Controle Ar Condicionado derretendo
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Controle Ar Condicionado derretendo
Meu ar parou de funcionar, verifiquei que o controle do ar derreteu o plástico embaixo das trilhas, fazendo o mesmo perder o contato elétrico. Desliguei o conector e fiz alguns testes fazendo "jumper" diretamente no conector de 3 pinos:
- Ligando somente a ventilação, ela funciona e ocorre o aquecimento dos fios;
- Ligando somente o compressor do ar, ele funciona normalmente e não aquece os fios;
- Ligando o ar e a ventilação juntos, também funciona, porém ocorre um aquecimento nos fios a ponto de derreter.
O estranho é que não ocorre a queima de nenhum fúsivel e os relés também não possuem sinais de derretimento nos terminais. Já fiz a substituição dos relés e o problema persiste. Será algum problema de aterramento? Se alguém tiver alguma informação eu agradeço.
- Ligando somente a ventilação, ela funciona e ocorre o aquecimento dos fios;
- Ligando somente o compressor do ar, ele funciona normalmente e não aquece os fios;
- Ligando o ar e a ventilação juntos, também funciona, porém ocorre um aquecimento nos fios a ponto de derreter.
O estranho é que não ocorre a queima de nenhum fúsivel e os relés também não possuem sinais de derretimento nos terminais. Já fiz a substituição dos relés e o problema persiste. Será algum problema de aterramento? Se alguém tiver alguma informação eu agradeço.
Monza Classic SE 1992 Cinza Quebec
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Re: Controle Ar Condicionado derretendo
Verifique se o motor de ventilação não está muito pesado. Não esqueça de verificar também as condições da ventoinha do radiador. Fora isso, mal contato no chicote pode ser a causa.
Abs,
Carlos Freire
Abs,
Carlos Freire
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Re: Controle Ar Condicionado derretendo
Cara que droga hen!!
Pior que isto é comum no monza, o meu mesmo ja estava derretendo.
Dá uma olhada nestes topicos que vai te ajudar:
viewtopic.php?f=14&t=17494#p198952
viewtopic.php?f=15&t=20401#p235713
Espero que ajude!
Abraços.
Edit:
vou pedir desculpas pois não tinha me atentado ao fato:
abraços
Pior que isto é comum no monza, o meu mesmo ja estava derretendo.
Dá uma olhada nestes topicos que vai te ajudar:
viewtopic.php?f=14&t=17494#p198952
viewtopic.php?f=15&t=20401#p235713
Espero que ajude!
Abraços.
Edit:
vou pedir desculpas pois não tinha me atentado ao fato:
Acho que novamente o mestre Carlos está certo, eu só me atentei após ler o comentario do mestre, pois enquanto eu estava escrevendo(até este momento não tinha nenhuma resposta para a pergunta do nosso amigo) ele postou .exonwf escreveu:Desliguei o conector e fiz alguns testes fazendo "jumper" diretamente no conector de 3 pinos:
- Ligando somente a ventilação, ela funciona e ocorre o aquecimento dos fios;
.
abraços
http://www.monzeiros.com/forum/viewtopic.php?t=28526
MARCONI ALBERT
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Re: Controle Ar Condicionado derretendo
O motor da ventilação funciona bem em todas as velocidades, não parece estar pesado nem trancando. A ventoinha funciona normalmente nas duas velocidades, na 1ª com + ou + 6 volts e na 2ª com 13,6 volts. Não há queda de tensão entre a bateria e aterramento principal nem com o bloco do motor. Percebi que os fios não aquecem quando a ventilação interna está na última velocidade. Não poderia ser algum problema com a resistência das velocidades?
Ligando o ar condicionado com a 4ª velocidade, funciona perfeitamente sem aquecer nada.
Ligando o ar condicionado com a 4ª velocidade, funciona perfeitamente sem aquecer nada.
Monza Classic SE 1992 Cinza Quebec
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Re: Controle Ar Condicionado derretendo
Uma pergunta galera. meu ar so gela bem. se eu ligar ele ja na garem assim que saio de casa. depois disso ja era. nao gela mais. se aqueceer akele bujaozinho prata ja era.. alguma dica? pode ser pouco gas no sistema?
FALTA SÓ MAIS 1 IPVA 

- Carlos A. Freire
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Re: Controle Ar Condicionado derretendo
exonwf escreveu:O motor da ventilação funciona bem em todas as velocidades, não parece estar pesado nem trancando. A ventoinha funciona normalmente nas duas velocidades, na 1ª com + ou + 6 volts e na 2ª com 13,6 volts. Não há queda de tensão entre a bateria e aterramento principal nem com o bloco do motor. Percebi que os fios não aquecem quando a ventilação interna está na última velocidade. Não poderia ser algum problema com a resistência das velocidades?
Ligando o ar condicionado com a 4ª velocidade, funciona perfeitamente sem aquecer nada.
Removeu os motores e fez inspeção manual e visual? Caso os motores estejam em ordem, como mencionei lá em cima o sintoma pode ser de mal contato no chicote e não falta de aterramento. Mal contato cria resistência o que causa o aquecimento dos fios, sem que abra o fusível de proteção.
Abs,
Carlos Freire
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- Carlos A. Freire
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Re: Controle Ar Condicionado derretendo
O sintoma é de pouca gás. Passe em uma oficina especializada em A/C automotivo para verificar as pressões das linhas de alta e baixa.teste escreveu:Uma pergunta galera. meu ar so gela bem. se eu ligar ele ja na garem assim que saio de casa. depois disso ja era. nao gela mais. se aqueceer akele bujaozinho prata ja era.. alguma dica? pode ser pouco gas no sistema?
Abs,
Carlos Freire
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Re: Controle Ar Condicionado derretendo
Ainda não removi o motor, deixei como última opção rs. Notei uma queda de 1,5 volt entre a bateria e a entrada do motor da ventilação. Na 1ª vel. entra 3 volts, na 2ª 6 volts e na 3ª 9 volts. E medindo diretamente no conector de 3 pinos do controle do ar há uma queda de tensão ainda maior em relação aos valores de entrada. Realmente começo a desconfiar do motor da ventilação.Carlos A. Freire escreveu:exonwf escreveu:O motor da ventilação funciona bem em todas as velocidades, não parece estar pesado nem trancando. A ventoinha funciona normalmente nas duas velocidades, na 1ª com + ou + 6 volts e na 2ª com 13,6 volts. Não há queda de tensão entre a bateria e aterramento principal nem com o bloco do motor. Percebi que os fios não aquecem quando a ventilação interna está na última velocidade. Não poderia ser algum problema com a resistência das velocidades?
Ligando o ar condicionado com a 4ª velocidade, funciona perfeitamente sem aquecer nada.
Removeu os motores e fez inspeção manual e visual? Caso os motores estejam em ordem, como mencionei lá em cima o sintoma pode ser de mal contato no chicote e não falta de aterramento. Mal contato cria resistência o que causa o aquecimento dos fios, sem que abra o fusível de proteção.
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