Eixo do distribuidor.

Assuntos de mecânica e manutenção não abordados nos fóruns abaixo.
Jose JJ
Membro Class (Ní­vel 5)
Mensagens: 509
Registrado em: 04 Jan 2010, 15:21
Cidade: Campinas
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1988
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Eixo do distribuidor.

Mensagem não lida por Jose JJ »

Bom amigos, revirei o forum, mas não achei informações específicas sobre minha dúvida.
É o seguinte: eu estava dando uma revisada no motor ontem e quando estava limpando o distribuidor, percebi que o eixo onde vai o cachimbo tem uma folga de uns 4 mm (girando pra frente e pra trás). Quando o motor está funcionando, faz um barulho de algo batendo e pelo que reparei, esse barulho vem justamente do distribuidor. É normal haver folga nesse eixo?? :smt017
Agradeço a ajuda. Abçs.
Antes eu era feio, agora tenho um MONZA
Rick1991
Membro GLS (Ní­vel 6)
Mensagens: 596
Registrado em: 02 Dez 2008, 20:54
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Eixo do distribuidor.

Mensagem não lida por Rick1991 »

Jose JJ escreveu:Bom amigos, revirei o forum, mas não achei informações específicas sobre minha dúvida.
É o seguinte: eu estava dando uma revisada no motor ontem e quando estava limpando o distribuidor, percebi que o eixo onde vai o cachimbo tem uma folga de uns 4 mm (girando pra frente e pra trás). Quando o motor está funcionando, faz um barulho de algo batendo e pelo que reparei, esse barulho vem justamente do distribuidor. É normal haver folga nesse eixo?? :smt017
Agradeço a ajuda. Abçs.
Grande amigo, ao meu ver Não é normal, o eixo tem que ser justo, pelo menos no meu carro não tem essa folga !

Abraços

Rick
Monza sl/e vinho pintura original gasolina 4 portas completo.

Som Philips (upgrade recente)..Falantes traseiros Bomber Dub 150 wrms, super tweeter, triaxiais seleniun, 2 caixas dutadas com 2 subwoofer 160 wrms corneta e tweeter. Novo projeto de som 2 UXP em caixa dutada sob medida empurrados por sd1500.


Fotos aqui :D http://www.monzeiros.com/forum/viewtopi ... =33&t=6063
ErnaneRamos
Monzeiro Jr. (Nível 0)
Mensagens: 15
Registrado em: 25 Dez 2011, 22:22
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Eixo do distribuidor.

Mensagem não lida por ErnaneRamos »

Cara...não é normal não...

Vc tem uma foto de como está? Se tiver, coloca ai quem sabe posso ajudar...mas normalmente vai um parafuso com uma ruela nele...tem que preso, e bem preso isso hein...

Abs
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4249
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Eixo do distribuidor.

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Josejj
Em distribuidores com platinado ou ignição eletrônica (sem ser o EFI), o eixo do distribuidor possui um movimento no sentido da rotação do eixo, mas qdo se força o eixo a girar, com a mão, sente-se a pressão oposta exercida pelas molas dos contrapesos de avanço.
Se a folga a que vc se refere é no sentido de girar o eixo, e o referido eixo gira sem nenhuma resistência, é possível que uma das molas, ou as duas, estejam quebradas.
Para descobrir qual a causa desse movimento livre só abrindo o distribuidor.

Abraços
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Jose JJ
Membro Class (Ní­vel 5)
Mensagens: 509
Registrado em: 04 Jan 2010, 15:21
Cidade: Campinas
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1988
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Eixo do distribuidor.

Mensagem não lida por Jose JJ »

Amigos, obrigado pelas dicas, ainda não consegui tirar umas fotos por causa da chuva, mas hoje mais tarde se não chover eu faço isso. Farei esse teste de tentar girar o eixo, como o Luiz disse.
Até mais.
Antes eu era feio, agora tenho um MONZA
monzamon
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 1641
Registrado em: 21 Fev 2009, 10:07
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Eixo do distribuidor.

Mensagem não lida por monzamon »

o meu estava assim , e fui mexer e acabei estragando , mas ja vi varios com essa mesma folga , entao se nao esta prejudicando o carro , deixe do jeito que esta !!




michael firmino
MONZEIROS.COM CRISTO
Fotos do meu Monza: viewtopic.php?f=33&t=13200
Avatar do usuário
david crozeta
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2395
Registrado em: 09 Ago 2009, 18:53
Cidade: Curitiba
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1988
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Eixo do distribuidor.

Mensagem não lida por david crozeta »

Uma pequena folga no sentido de rotação é normal....
E no sentido do eixo tbm tem uma pequenina folga....
Se tiver com muita folga deve ser alguma das arruelas que se quebraram,desgastaram...ele tem umas arruelas que são feitas tipo de plástico, não sei qual material é...
São intercaladas arruelas de metais e essas arruelas frágeis...não sei qual o motivo disso..
Se desmontar ele vai ver como é....
No manual de reparação tem o desenho das arruelas, mas não fala desse detalhe...

Abraço
MONZA CLASSIC-SE 1988
ImagemImagem
fotos viewtopic.php?f=33&t=11512
vídeo viewtopic.php?f=34&t=11886


Curta a página dos monzeiros de Curitiba no facebook
https://www.facebook.com/pages/Monzeiro ... 5958691479
Responder