Cambagem ?? cuidado pessoal...

Assuntos específicos relacionados à freios e suspensão.
Amauri RJ
Membro SL/E (Ní­vel 3)
Mensagens: 236
Registrado em: 12 Dez 2006, 09:51
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Cambagem ?? cuidado pessoal...

Mensagem não lida por Amauri RJ »

Bom, como muitos por aqui, sou adepto da manutenção preventiva em meu MONZA GLS 94, e faz praticamente uns 9 meses que tinha dado uma bela revisão na suspensão do meu carro, eu mesmo troquei balanças botando as novas da marca cofa que ja vem com as buchas, pivo´s, ponteiras de direção, bieletas, amortecedores, batentes e etc... depois fui alinhar o carro na DPASCHOAL no RJ da Av. Brasil na altura de Bonsucesso ( que por sinal muito bem atendido e sem enrrolação ) ficou perfeito e a cambagem estava em ordem.

Agora de férias em casa e rodando com o carro senti a direção puxar um pouquinho pra direita, coisa mínima, e lá fui eu para a DPASCHOAL novamente conferir o alinhamento e pasmem, o rapaz fez todas as medições e falou que tava certinho e que poderia ser pneus ou molas com problemas, me recomendou fazer o rodizio de pneus e fui eu pra casa fazer este rodizio.

O carro parou de puxar e ficou perfeito, tendo apenas que fazer o balanceamento das rodas.

Então galera, abrem o olho, certamente se fosse em outro lugar e não tivesse sido o rapaz da DPASCHOAL honesto :smt023 :smt023 , e claro se não tivesse nenhum conhecimento de mecânica sendo super leigo tinha sido enrrolado e perdido uma graninha e meu carro ainda não tinha ficado bom.

Só ratificando os valores passado pelo amigo Carlos Freire

Cambagem: -1º 15´ a +0º 15´

Fiquem atentos a pequenos detalhes com um simples rodizio de pneus. :) :D

Amauri
Atual - Ford Focus 2010/2011
26.000 km originais... único dono
Monza para sempre ...
teste
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 1560
Registrado em: 13 Fev 2011, 16:07
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Cambagem ?? cuidado pessoal...

Mensagem não lida por teste »

E dificil vc achar um lugar que alinhe seu carro e nao fale que a cambagem ta fora... ainda mais akeles que sao a laser. agora ja que vc criou o assunto.
O que eu posso dizer de cambagem. cuidado pessoal. e o seguinte. A maioria sabe que o telescopio do monza tem um procimento de montagem para ficar 100% e nem todos mecanicos sabem. ja aconteceu comigo de montar errado. ai na hora de alinhar. o cara falou que a cambagem tava fora.. eu falei blz pode deixa. ai. tive que faze uma manutenção coxim do amortecedor. na desmontagem reparei que estava errada. tive que ensinar o cara montar. na hora de alinhar. surpressa. cambagem perfeita. ai eh que ta. se vc for alinhar o carro. o cara fala pra vc que tem que fazer cambagem. pode ate ser que nao seja mentira. vo pode ver que a roda da um poco aberta. mas antes de pedir a cambagem. pede pra comferir a montagem do telescopio. ou melhor da uma pesquisada e veja vc como monta. pq se vc pedir pro cara conferir, e capaz de nem ele nao souber montar. ele nao vai te dizer isso. ele vai tirar e fala que ta certo. Entao fica a dica. Cambagem so depois que tive certeza que o telescopio esta montado. segundo o manual de reparação do monza.
FALTA SÓ MAIS 1 IPVA :)
Avatar do usuário
jesuino b ferreira
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3066
Registrado em: 09 Ago 2011, 22:29
Cidade: goiania
Estado: Goiás-GO
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1986
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Cambagem ?? cuidado pessoal...

Mensagem não lida por jesuino b ferreira »

eu ja ouvi falar que monza nao da cambagem.a coluna dele nao volta sem quebrar,
tive problema em uma e troquei a coluna com medo de dar problemas futuros.
eu nao sei ai em sao paulo.mas aqui em goiania o pessoal e bem mal informado.
tive passat e fazia cambagem.gol tambem fazia.
monza eles sempre me mostravam.mas para fazer tinham que tirar a coluna fora e levar na prensa pois a ferramenta nao conseguia puxar.
e depois tinha que soldar ela na emenda.como nao sabia a verdade e nao conheçia o monzeiros nunca fiz.
mas afinal.monza faz cambagem ou nao? :smt017
e se fizer.e uma cambagem igual os outros carros?
me tirem esta duvida por favor meus amigos :smt024
teste
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 1560
Registrado em: 13 Fev 2011, 16:07
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Cambagem ?? cuidado pessoal...

Mensagem não lida por teste »

Uma coisa e certa. se o pivo, kit amortecedor, amortecedor, molas, tiver tudo novo, e montado 100% acho muito dificil nao dar cambagem. a unica opção era o cara passa em um buraco sinistro.
FALTA SÓ MAIS 1 IPVA :)
Avatar do usuário
jesuino b ferreira
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3066
Registrado em: 09 Ago 2011, 22:29
Cidade: goiania
Estado: Goiás-GO
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1986
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Cambagem ?? cuidado pessoal...

Mensagem não lida por jesuino b ferreira »

no meu caso era coluna mesmo.fui alinhar e deu cambagem.voltei,troquei e fui de novo e ficou 100%.
mas eles mesmo falam que monza nao da cambagem.tanto que se alinhar e nao pedir eles nem conferem.
ja estao naquela que nao empena que nem conferem.
eu toda vez que alinho mando conferir.
e nao tem este negoçio de falar.tem que mostrar e me explicar.
queria saber dos amigos se eles tambem ja fizeram cambagem.
e se monza realmente aceita cambagem
Avatar do usuário
david crozeta
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2395
Registrado em: 09 Ago 2009, 18:53
Cidade: Curitiba
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1988
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Cambagem ?? cuidado pessoal...

Mensagem não lida por david crozeta »

Hoje em dia o pessoal quer levar vantagem em tudo, por isso é bom conhecer pelo menos um pouquinho...
O bom mesmo é geometria computadorizada, não tem erro.

Que eu saiba monza não se faz cambagem, o certo é substituir o telescópio.Mas quem faz isso? Então o menos pior é desmontar e alinhar na bancada.
Quando faz no carro montado acaba forçando a aste do amortecedor!

Abraço
MONZA CLASSIC-SE 1988
ImagemImagem
fotos viewtopic.php?f=33&t=11512
vídeo viewtopic.php?f=34&t=11886


Curta a página dos monzeiros de Curitiba no facebook
https://www.facebook.com/pages/Monzeiro ... 5958691479
mk_pontes
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 176
Registrado em: 30 Jun 2010, 18:57
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Cambagem ?? cuidado pessoal...

Mensagem não lida por mk_pontes »

Mais ou menos um mês atrás fui alinhar meu monza em uma conceituada empresa do ramo aqui em manaus-am, o rapaz que estava fazendo o serviço me chamou e disse que a roda direita dianteira estava um pouco deitada para dentro, algo mínimo, ele me falou que era a coluna do amortecedor que estava empenada, será que era isso mesmo, como faço para ter certeza?
teste
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 1560
Registrado em: 13 Fev 2011, 16:07
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Cambagem ?? cuidado pessoal...

Mensagem não lida por teste »

Tem que ver se ela esta pra fora ou pra dentro. o monza e normal ela trabalhar um pouco pra dentro
OBS: PRA DENTRO A PARTE QUE TOCA O SOLO.
Editado pela última vez por teste em 19 Jan 2012, 00:21, em um total de 1 vez.
FALTA SÓ MAIS 1 IPVA :)
Responder