O que pretendo aqui é compartilhar com os amigos e ajudar a galera atual e futura em pequeno, médio e longo prazo, e comemorando a minha volta ao fórum (nossa, como sou moleque) depois de algum tempo fora e como primeiro tuto meu em 2012 venho com este que comecei ontem (03/01/12) às 10:00 e pretendo terminar hj às 13:00, ñ sou profissional, apênas leio o rótulo e aplico dedicação, então vamo que vamo ao tuto que é bem descontraído.
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O que?
Rodas de ferro aro 14 (alguem diga o modelo p/ alterar aqui), com pneus Firestone F77 185/70
Material utilizado

Esquerda para direita:
Não necessariamente estas marcas porém recomendo pelo menos os sprays.
1- Perol APC flotador universal F05.
2- Detergente Neutro.
3- Spray Colorgyn Decor preto brilhante (cor a sua escolha).
4- Spray Colorgyn Primer universal.
5- Spray Colorgyn Aluminio alta temperatura (cor a sua escolha).
6- Spray Colorgyn Metallik verniz incolor brilhante.
7- Lixas d'água 3M 320, 220 e 400.
8- Copo medição.
9- Escova de roupas.
10- Pulverizador de pressão prévia guarany.
11- Panos de algodão e microfibra.
12- Iron Cut descontaminante de ferro.
13- Secador de cabelos.
14- Luvas de vinil (apênas na lavgem).
15- Fita crepe 3M Tartan.
16- Jornais.
17- Esponja 3M.
18- Paciência.
Não tenho fotos do processo de lixamento (foi gasto um dia devido a chuva e de duas em duas rodas), mas não tem segredo, primeiro podem lixarcom a 220 depois com 320 para tirar os arranhões maiores e dar acabamento, lixei até demais na maior parte retirei tudo, tinha uma tinta prata depois preta porcima do ferro sem primer nem nda, resultado, ficou na "alma de ferro" mas sou enjoado com essas coisas acabo estrapolando :smt005. Depois a lavagem para remoção de sujidades, descontaminação da peça e secagem com panos. Aqui a unica que tirei no dia que lixei as danadas.

Aqui ja limpas e como podem ver essa parte cinza não é tinta é ferro :smt005




Mascaramento dos pneus, da um trabalinho mas é bem legal.Usem os jornais e a fita crepe

Esquentei as rodas antes e depois da aplicação do primer e tinta, estavam muito geladas devido a chuva e frio aqui em Goiás que ñ para (graças a Deus), mas tbm por recomendação do rótudo que diz "não aplicar em temperaturas menores de 18ºC ou com alta umidade relativa do ar..." caso o fassam use o secador em posição quente.

Aplicada primeira camada do primer spray em movimento cruzado a +/- 20cm de distância.

Enquanto seca caso queiram, e eu o fiz, passei primer +/- no tambor de freio, nem lixei, só passei pano úmido mas da próxima farei uma pintura melhor neles.

Primer aplicado em duas demãos.

Pintados com spray aluminio alta temperatura em duas demãos.


Voltando as rodas, segunda demão de primer aplicada e pronto para lixar, neste processo usem a lixa 400 como indicado no rótulo, não precisa água aqui e nem força, a ideia é deixar toda a superfície lisa, feito isso limpe cada canto da roda com pano, preferência de micro fibra ou material que não deixe fiapos.

Mais uma pausa p/ secagem. Comprei 16 parafusos para subistituir os velhos que eram de tamanhos diferentes e meio espanados.

Antigos.

Agora vamos a pintura, spray preto brilhante a uns 20cm da roda pintando cruzado na primeira demão, respeitanto o tempo de secagem indicado no rótulo, eu fiz duas demãos, fica a seu critério.

Uma roda ja concluida.

As duas prontas ( lente da câmera estava suja :smt005 ).

Faltando apênas o verniz.

Spray verniz aplicado em duas demãos caprichadas também cruzado, aparência esbranquiçada mas é o flash desrregulado.


Deixei secar no quarto fechado e anoite coloquei no lugar as rodas, na verdade estava com um receio em deixar o carro suspenso por 2 macacos sanfona durante a noite.Mas podem deixar secar conforme tempo indicado no rótulo.
Aqui o tambor de freio ja passado verniz spray em duas demãos.

Apliquei WD-40 nos furos dos parafusos e tbm nos mesmos.

Obs.: Pintar cruzado é uma técnica que caracterisa-se em pintar uma peça da direita para a esquerda em seguida de baixo para sima assim facilitando a ancoragem (adesão) da tinta aqui o fiz só na primeira demão de tinta, primer e verniz. No site da corlorgin na aba "dicas de uso" tem bastante informação consultem http://www.colorgin.com.br/
Amanha posto fotos de como ficaram as rodas traseiras, e farei a segunda parte do tutorial com as rodas dianteiras e pinças de freio.
E tbm alguns extras que postarei aqui.
No mais obrigado pela atenção e desculpem se o tutorial não ficou tão bom é que não tenho muita experiência.
Porém valeu o trabalho tanto com as rodas quanto com a montagem do tutorial e fica a experiência adquirida.
Abs a todos que por aqui passar.
2° Parte do tutorial.(postado 06/01/12)
As fotos a seguir são das duas rodas traseiras ja prontas e secas.



Ao fundo um irmão tuba de São Paulo.


Aproveitei p/ "jogar" uma tinta alta temp. no escape. :smt023

E aqui mais uma escapada do tema, retirei a antiga "antena" e a surpresa, só faltou nascer uma arvore ali.


Vamos ao que interessa, aqui a limpeza das rodas/pneu.

Antes


Durante

Depois



Enquanto seca vamos a arte.Aqui lixei com 220, limpei descontaminei as pinças de freio e todo o conjunto. Sequei e vim com um resto de tinta colorgin metallik dourado que tinha, fiz mais p/ teste p ver se descasca, passei 2 demãos em cada lado e tbm de verniz (até onde ñ precizava).


Iron cut descontaminante de ferro em ação, precizavam ver a inhaca que saiu.

Devolta as rodas, aqui pneus ja mascarados.

Primer, tinta e verniz aplicados com os mesmos procedimentos da parte um.





Antena shark ja fixa.

Aqui anoite com tudo seco.

Ainda ñ conseguí tirar as fotos das rodas juntas e instaladas, mas amanha vou dar um banho daqueles no filhote e tiro as fotos, isso se ñ chover como hj
Até!