500 EF automatico
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500 EF automatico
galera tenho uma duvida sera que foi porduzido o 500 ef automatico pois nunca vi nen ao vivo nen en revistas de epoca mas acho que deve ter ums guardados por ai ate mais
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Re: 500 EF automatico
Não, amigo, nunca houve, oficialmente, monza automático com injeção multiponto. Só não me pergunte por que.
Abs, LCD

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Re: 500 EF automatico
á não ser que seje adaptado, mais é muito difícil!
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Re: 500 EF automatico
Tenho algumas hipóteses para o "porque", tentando pensar como os executivos da época (gosto dos debates "filosóficos" com o LCD...rsrs).LCDBEST escreveu:Não, amigo, nunca houve, oficialmente, monza automático com injeção multiponto. Só não me pergunte por que.![]()
Abs, LCD
Os motivos reais nunca serão sabidos, mas podemos arriscar palpites. Vamos a eles:
1 - Marketing: A injeção multiponto talvez tenha tido o apelo de desempenho, o que não casa com a capacidade dos câmbios automáticos da época, e/ou
2 - Técnica: a GM pode ter sido conservadora e, baseada nas experiências da VW com o GTi, onde a injeção teve problemas de adaptação, tenha decidido manter o câmbio manual, pois um câmbio automático multiplicaria um potencial problema com a injeção.
3 - Custos (+ Marketing). Essa para mim é a hipótese mais provável: O câmbio automático era um acessório extremamente caro no fim dos anos 80 e início dos 90. Somando-se o custo adicional de sistemas de injeção, o custo ficaria inviável. Não podemos esquecer que em 90 já se falava da abertura do mercado automotivo brasileiro, o que de fato aconteceu em 91. Custo era crucial para as montadoras sobreviverem. Então, somando-se a questão de custo com Marketing: para focar no apelo da novidade da injeção, deixou-se o câmbio automático de lado, oferecendo-se somente a injeção.
Talvez desdobrando essa "hipótese 3", podemos dizer que em 1990 o AT + IE não saiu devido a um problema técnico (não juntar 2 tecnologias complexas, sendo uma delas muito nova e pouco confiável). E de 1991 em diante, não saiu pela questão de custo + competitividade do mercado.
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Re: 500 EF automatico
com certeza foi por falta de tecnologia, o sistema de IE do monza mpfi sao defasados ao extremo e nao era pq estavam em 1990Evandro Monza SR escreveu:2 - Técnica: a GM pode ter sido conservadora e, baseada nas experiências da VW com o GTi, onde a injeção teve problemas de adaptação, tenha decidido manter o câmbio manual, pois um câmbio automático multiplicaria um potencial problema com a injeção.

digo pelo seguinte fatos, essa ECU nao tinha processador. o sistema era analogico feito por pre programação e integrados.
exemplo A: o CB era analogico a leitura de vazao era analogica pq a ECU nao tinha como se comunicar e calcular a taxa do pulso.
exemplo B: o rele do eletroventilador do radiador era analogico tb. via interruptor o tal do cebolao = carburador.
exemplo C: era um injeção totalmente adaptada de fabrica usaram peças do carburado, misturando peças de injeção = salada mixta de problemas
exemplo D: o acionamento do AC ainda era analogico sem interação com a ECU
em fim, da pra tira uma base da encrenca que era isso, usar isso com um cambio AT seria mais problematico ainda e tb seria feito de forma analogica aumentando o risco de problema e podendo cair no gosto popular como um fiasco. tudo isso pq que nao tinha capacidade tecnica de se comunicar com a ECU.
ae vcs vao me falar

EFI tem AT pq é um sistema digital, mesmo com suas limitaçoes tecnica mas tem.
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Re: 500 EF automatico
Rafaelo
Muito interessante seu comentário.
Ou seja, partindo do que o LCD disse, e entendo as limitações tecnológicas da época, a gente pode traçar a história do carro e das decisões que a montadora tomou há mais de 20 anos atrás.
Isso que é bacana aqui no site. Essas trocas de idéias, experiências e conhecimento, gerando em muitos casos discussões de alto nível!!!!
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Re: 500 EF automatico
lendo as respostas acho que tirei uma conclusão pode nao ser a certa mas vai o a questao da injeçao analogica acho que nao é pois ja vi classic mpfi 91 e 92 que tem a mesma ie do 500 ef é ser automatico talvez seria questao de valor um 500ef automatico teria um preço abusurdo. não sou fã de carro automatico mas nao ter o 500 ef automatico foi uma pisada de bola enorme da gm
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Re: 500 EF automatico
Olá, tenho aqui em casa uma revista "oficina Mecanica" de 1990, no qual testa o Santana 2000 EX e Monza classic 500 EF, na materia fica claro que os unicos opcionais do 500 EF é o cambio automatico de 3 marchas, e dois anos atraz em sorocaba vi um monza com as inscrições " 2.0i automatic" vinho 2portas,meio caido,com bagageiros,calotas etc,mas com as lanternas trazeiras e apliques,e as faixas laterais do 500 EF em bom estado, apenas não pude ver por dentro ,pois estava dirigindo e não tinha como parar pois estava ocupadissimo. Sei lá, acho que derepente teve sim essa opção do cambio automatico,, Mas fica ai as duvidas não é.
Abraços.
Abraços.