Ajuste potenciometro co2

Assuntos específicos sobre Injeção eletrônica e Carburador.
teste
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Ajuste potenciometro co2

Mensagem não lida por teste »

Galera uma duvida rapida. pra ajustar o nivel de co2 pelo potenciometro tem que jumpear a central de ie?? vlw
FALTA SÓ MAIS 1 IPVA :)
danilo-sn
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Re: Ajuste potenciometro co2

Mensagem não lida por danilo-sn »

ta cheio de topico aki falando disso da uma procurada...
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jesuino b ferreira
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Re: Ajuste potenciometro co2

Mensagem não lida por jesuino b ferreira »

verifique se o potenciometro de CO não está muito aberto tornando a mistura muito rica. A voltagem que retorna pelo fio azul (do meio) deve estar no seu caso bem próximo a 2,0 VDC. Para um ajuste perfeito deve ser feito com analisador de gases (alguns casos o ideal está em 1,8 ~1,9 VDC) E tal ajuste deve ser feito com o jump no A e B

Quanto ao ponto/avanço da ignição é preciso checar com a pistola estroboscópica após jumpear o conector ALDL no AeB

Ponto atrasado prejudica o rendimento do motor. MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya

waldir
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Re: Duvida Ponto de Ignição
por mk_pontes » 13 Ago 2011, 14:32

waldir escreveu:
henez escreveu:
Pessoal..fiz um quilometragem aproximada do que meu monza ta fazendo..e deu +- 7km/l...eu acho pouco... já que o versailes do meu pai que é 2.0i faz 10 na cidade...bom...ae eu e meu pai entramos numa discussão..e veio uma duvida....o que afeta no ponto de ignição de um carro?tipo,um motor com alguns anos,mesmo retificado,não vai apresentar o mesmo ponto de um carro novo?pq?por exemplo,o versa do meu pai ta adiantado,e anta super bem...bom...se alguém souber ae compartilhe.... Vlw

henez,

verifique se o potenciometro de CO não está muito aberto tornando a mistura muito rica. A voltagem que retorna pelo fio azul (do meio) deve estar no seu caso bem próximo a 2,0 VDC. Para um ajuste perfeito deve ser feito com analisador de gases (alguns casos o ideal está em 1,8 ~1,9 VDC) E tal ajuste deve ser feito com o jump no A e B

Quanto ao ponto/avanço da ignição é preciso checar com a pistola estroboscópica após jumpear o conector ALDL no AeB

Ponto atrasado prejudica o rendimento do motor.
Amigo, o ajuste de CO tem q ser feito com o jumper no conector ? isso está no manual rochester ? mk_pontes
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Re: Duvida Ponto de Ignição
por waldir » 13 Ago 2011, 14:53

Amigo, o ajuste de CO tem q ser feito com o jumper no conector ? isso está no manual rochester ?

Creio que sim, pq o Doutor I.E. de onde tirei a mensagem abaixo consta.
A tendência é a ECU 'puxar' para o registro que está na memória e ou corrigindo em torno de...
O mesmo se dá quando corrige o avanço da ignição (ponto) se não 'jumpear' não vai ficar bom, seria o mesmo que acertar pelo ouvido.

Eu quando mexi para corrigir uma furada de um aprendiz de feeiticeiro que escancarou o meu potenciometro eu fiz e jump e recentemente testando
o scanner que o Maiko disponibilizou no forum, lá está 1,65 V (se no escape está saindo 1% de CO é outra história que não paguei para ver)



Abs

waldir
amigo.a sua resposta esta ai.creditos ao valdir.se quiser conferir o assunto todo viewtopic.php?f=49&t=20171&hilit=potenc ... e6e3169357,boa leitura amigo :smt023
marcosgregio
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Re: Ajuste potenciometro co2

Mensagem não lida por marcosgregio »

Antes o pontenciometro de co2 do meu monza estava acusando 1,5 volts, sentia que o carro nao rendia sem contar o ponto de igniçao que estava totalmente fora de ponto, a polia do meu monza tem somente duas marcas nao achei nenhuma referencia dessa polia no site, nem os caras da concessionaria souberam me informar qual das marcas era a correta, mas o cara da concessionaria me deu uma dica, eu afastei um pouco a tampa da correia dentada e vi que a marca de referencia da polia do comando de valvulas estava totalmente desalinhada com a marca da polia, alinhei ela com a marca superior e fiz uma marca com tinta na polia do virabrequim, com a lampada de ponto com avanco digital acertei o distribuidor em 10 graus, meu carro esta andando pra caramba melhorou 70 %, depois coloquei o valor de 2,0 volts no potenciometro de co2 com base em alguns sites que pesquisei, nao senti diferenca de 1,5 volts, resolvi colocar em 1,8 volts e senti uma melhora consideravel no desempenho e economia, quando estava em 2,0 volts, nao sentia o odor caracteristico do co2 perto do escape e agora consigo sentir, mas nao sei se esse odor é sinal de uma queima de combustivel eficiente, mas o correto mesmo e com analisador de gases mas aqui em minha cidade ninguem tem isso
DÉCO
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Re: Ajuste potenciometro co2

Mensagem não lida por DÉCO »

.
Amigo, o ajuste correto de CO2 deve ser feito depois de um minunciosa verifiçao de todo o ajuste do carro (sistema de igniçao todo :bobina, cabos,velas, sincronismo de correia, etc) sistema de IE todo (teste de todos os sensores).
Estando tudo ok , o correto é com medidor de CO2 acoplado ao escape (que tambem tem que estar perfeito, sem vazamentos) e ser ajustado dentro dos parametros da monta dora (no manual do carro existem estes parametros que variam de alcool para gasolina) no alcool eu lembro, é de 0,7 de CO2.
com o medidor acoplado é muito facil regular atraves do jampeamento da central A+B e um muiltimetro no fio azul do regulador, vai girando até chegar no valor necessario.

Nao existem valores em volts divulgados, porem, encontrei a informaçao de que funcionarios da chevrolet pesquisaram varios KADETS 0km (que compartilhamos a mesma EFI) e saiam de fabrica com valor em volts (alcool) entre 1,8 e 1,9. gasolina eu nao lembro, mas deve ser em torno de 2,4 (o correto é procurar a informaçao exata para gasolina).

O ajuste "a olho" por voltagem, NAO É CORRETO, o correto é com medidor de CO2, e dentro dos paramentros da montadora.

Todos os créditos para que hoje eu conheça estas informaçoes sao para o CARLOS FREIRE E RAFAELLO que tiveram boa vontade de me ajudar quando precisei :smt023
CABEÇOTE LFVT, INSTALADO, BURA 2E , VIDE (Partir da pag, 25 ) AVATAR : NIKOLA TESLA
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Nunca esqueça que voce nao é imune aos pecados que condena...
Ricardo Pessoa
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Re: Ajuste potenciometro co2

Mensagem não lida por Ricardo Pessoa »

QUERIA TIRAR UMA DÚVIDA , O MECÃNICO AJUSTOU O POTENCIOMENTRO PELO SCANNER COLOCANDO A MEDIÇAO EM 1,9, MAIS PELO SCANNER A MEDIÇAO É FEITA EM VOLTS OU PORCENTAGEM DE CO.
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Carlos A. Freire
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Re: Ajuste potenciometro co2

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Pelo scanner é em volts.
Alguns scanners mostra o valor A/F que ajuda um pouco no ajuste, mas o ideal é fazer o ajuste com analisador de gases no escapamento.

Abs,

Carlos Freire
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Rafaelo
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Re: Ajuste potenciometro co2

Mensagem não lida por Rafaelo »

Ricardo Pessoa escreveu:QUERIA TIRAR UMA DÚVIDA , O MECÃNICO AJUSTOU O POTENCIOMENTRO PELO SCANNER COLOCANDO A MEDIÇAO EM 1,9, MAIS PELO SCANNER A MEDIÇAO É FEITA EM VOLTS OU PORCENTAGEM DE CO.
nao tem como um scanner mostrar a relaçao AFR sem uma sonda banda larga ou analisador. seria o mesmo que adivinhar a temperatura de uma panela no fogão. sao esses scanner generico que é feito pra tudo que ECU, se ele fez isso ou ele nao sabe oque ta fazendo, ou ele acha que esta fazendo certo.

multec 700 é malha aberta nem sonda tem, impossivel adivinhar AFR, alias AFR é so com wideband(sonda lambda banda larga que analisa separação de uma queima)

so vao conseguir medir a AF/R com um analisador de gases ou com uma sonda lambda wideband no coletor de escape(nesse caso nao é pra voces usuário comum) caso contrario é suposição.


obs: esses scanner que mostram AFR(fake) a ECU precisa ser de malha fechada que tenha sonda narrow no escape. o monza nao tem isso, por tanto esse campo do scanner nao é valido pra essa situação.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
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