Lavagem e Conservação da Pintura!

Assuntos específicos relacionados à lataria e pintura.
Jovem Kadetteiro
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 22
Registrado em: 12 Ago 2011, 09:29
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Lavagem e Conservação da Pintura!

Mensagem não lida por Jovem Kadetteiro »

Lavagem E Limpeza Correta do Carro
Bom não é qualquer pessoa que sabe lavar um carro, isso pode constatar-se nas ruas para todos os lados existem carros cheios de marcas de uma lavagem mal feita. Nesse tópico estarei explicando uma forma correta de lavar o carro sem criar swirl’s mais conhecidos como Micro Riscos ou Redemoinhos, tudo isso em casa.
Imagem


Bom primeiro vamos ver o que precisamos inicialmente.

*Xampu automotivo:
Existem diversos tipos de Xampus para autos no mercados, porém ainda existem pessoas que talvez por falta de conhecimento ou por indicação de pessoas que se dizem profissionais lavam o carro com Detergente neutro. Antes de tudo vamos aos contras desse processo:
Retira a proteção que pode ter sido aplicada anteriormente, traduzindo se você faz o processo de Polimento e Cristalização, ou apenas o enceramento em seu carro e em seguida lava ele com detergente neutro em no Maximo três ou duas lavagens você retira toda a proteção feita anteriormente isso se a cera for de qualidade caso contrario piora a situação. Além de agredir o verniz o detergente tende a degradar a pintura pouco a pouco por isso sempre escolha xampus com cera, eles lubrificam a pintura e a lavagem fica mais leve e a sujeira mais solta o que já evita a formação dessas marcas.
No mercado existem diversos vou citar alguns:

* 3M auto Car Wash - Média de preço é de 16 R$
* Xampu lava auto Soft Wash Gel da Meguiar’s – Média de preço de 22 R$
* Mothers California Gold Car Wash – Média de preço de 21R$


Todos devem ser diluídos na quantidade especificada pelo fabricante, a grande vantagem é que eles tem o PH neutro não removem a proteção mesmo quando o carro é lavado freqüentemente. Mas não é só o Xampu, evite usar espumas, pois elas acumulam sujeira ao invés de absorvê-las com isso você começa a lavar e contamina e esponja passando ela suja no restante do carro. O ideal é usar uma Luva de micro-fibra ou pele de carneiro, como

*Aquart Swirl Free – Essa é bem difícil de encontrar vi apenas no site da MIROMI e custa 99R$
* Meguiar’s Luva de Microfibra Wash Mitt – Média de preço de 30 R$
* Eu uso uma Luxcar Comprei por 17R$ e não tenho do que reclamar!


Ou qualquer outra luva desde que seja de microfibra, pois a mesma, absorse as partículas de sujeiras para seu interior.
A secagem deve ser sempre feita com pano de microfibra, existem diversos no mercados desde as toalhas mágicas até os 3M, Meguiar’s e alguns outros, bom o importante desse pano no processo é que se você não riscou o carro na lavagem não vai querer riscar na secagem não é mesmo? Bom ele além de poupar muito tempo, pois seca já na primeira passagem sobre a água ainda evita riscos, pois é muito macio próprio para carros. Evite usar os famosos panos de saco usados em postos de gasolina. Agora que já falei dos produtos vou explicar como fazer o processo de lavagem. Importante ressaltar que todo o processo deve ser feito a sombra e com a lataria fria!

Processo de Lavagem com Dois baldes:
Bom você deve estar se perguntando dois Baldes para quê? Bom um vai conter seu xampu diluído com água e outro apenas água limpa, Pegue uma mangueira de preferência sem muita pressão e vá molhando o carro em um ângulo mais inclinado para que a água deslize sobre a carroceria do veiculo. Molhe sempre de cima para baixo igualmente como será feita a lavagem. Mergulhe sua luva de micro fibra no balde com xampu e comece fazendo movimentos leves sobre a peça, sem friccionar muito para não arranhar a pintura, volte no balde com água e limpe a luva de microfibra para eliminar a sujeira (Obs.: Quando notar que água esta suja troque-a) e volte e repita esse processo até a metade do carro, sempre enxaguando e nunca deixando o xampu secando sobre a carroceria. Como notamos a parte baixa do veiculo é a mais suja então lave sua luva e troque a água do balde com água. Feito isso iremos fazer a parte baixa do veiculo do mesmo modo que foi feita a outra parte. Bom agora o carro já está livre de sujeiras, vamos secá-lo, com seu pano de microfibra seque o carro inteiro e certifique-se de que ele está 100% seco antes de começar o processo de proteção e conservação da pintura.

Proteção e Brilho para a pintura:
Bom antes de começar vou fazer um resumo dos principais tipos de ceras existentes no mercado:
Cera protetora: Tem por função apenas proteger e dar brilho a pintura
Cera polidora: Tem por função apenas polir e retirar a oxidação da pintura não protege e seu uso em excesso pode causar danos à pintura como deterioração do verniz e perda do brilho por isso deve ser usada com cuidado.
Ceras Cleaner: Junta o processo de limpeza, polimento e proteção em apenas um produto.
Bom a gora que já sabemos os principais tipos de cera vamos começar? Ainda não, você ainda precisa de um selante para a pintura do seu carro, o selante impermeabiliza a pintura evitando o acumulo de sujeiras e também o acumulo de água na superfície e também nivela a superfície disfarçando pequenos riscos,
por ser sintético e não conter carnaúba ele consegue uma proteção de até 20 lavagens (Corretas) além de facilita-las já que a água e a sujeira escorrem com mais facilidade. Vou citar alguns que podem ser usados:

* PLC Da Lincoln – Média de preço de 20R$.
* Meguiar’s Mirror Glaze Selante Sintético-Média de preço de 60R$.


http://www.youtube.com/watch?v=Qy-S6nq_ ... re=related
http://www.youtube.com/watch?v=jU_3t6A8ZKQ

Além de acrescentar brilho e proteger a pintura facilitam as próximas lavagens. Bom com um Algodão (Ou aplicador de poliespuma) aplique uma pequena quantidade do produto e retire em seguida, fazendo esse processo peça por peça no carro inteiro. Antes de passar a cera devemos respeitar o tempo de cura do produto que é no mínimo 6 horas. Passado esse tempo agora sim podemos aplicar a cera. Que cera escolher? Preferencialmente ceras a base de carnaúba e sem abrasivos. (Abrasivos são responsáveis por afinar a camada de verniz muito comuns em ceras polidoras e cleaner’s) aqui vai uma lista das minhas sugestões:

*3M Perfect – it Past Wax.
* Collinete Cera de Carnaúba Marque D’Elegance.
* Meguiar’s Mirror Glaze Cera de Carnaúba Hi-tech.
* Mothers California Gold Cera de Carnaúba.
* Carnaúba Premium da lincoln

Algumas já vem com aplicador de poli espuma, porém os mesmo podem ser comprados em qualquer loja de tintas automotivas.
Bom agora que você já aplicou o selante, a cera será o toque final para o brilho e ainda mais proteção do seu carro, com o aplicador de poli espuma aplique uma PEQUENA (Obs.: Quanto menos cera melhor o resultado, use apenas o suficiente) aplique peça por peça sempre esperando o tempo de secagem da cera que pode variar de 2 a 5 minutos, após a aplicação retire com o pano de micro fibra SECO e lustre até obter o brilho. Para quem gosta de passar duas camadas espere no mínimo 12 Horas para aplicar a segunda camada. Dessa forma você consegue conservar a pintura do veiculo intacta por bastante tempo e sempre com um brilho incomparável.
http://www.youtube.com/watch?v=kgETklny ... r_embedded
http://www.youtube.com/watch?v=gb-dybNg ... r_embedded
http://www.youtube.com/watch?v=m3B5bkTi ... r_embedded
http://www.youtube.com/watch?v=X-R67fQH ... r_embedded
By: Jovem Kadetteiro
Tecnica de 2baldes by Detail Brasil
Dinheiro compra qualquer carro, só não compra os momentos que você viverá junto dele, pois esse além de únicos
NÃO TEM PREÇO.

Kadettão Pra sempre!!!
Kadett GLS 1998 - Hawke
Evandro Monza SR
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3775
Registrado em: 18 Fev 2010, 23:03
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Lavagem e Conservação da Pintura!

Mensagem não lida por Evandro Monza SR »

Muito bacana este topico!!!!

A gente acha que ja sabe tudo... mas olha quanto detalhe para lavar um carro sem destruir a pintura. E todo o passo a passo faz todo o sentido.

Parabens pela iniciativa. Muito bacana mesmo.

Abs
Visite meus tópicos de restauração:

Monza 500EF
viewtopic.php?f=43&t=26865

Monza S/R 2.0 89/89 Venezuela
http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=43&t=20319

Monza S/R 2.0 S 88/88
http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=43&t=16309
jcseujcs
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2030
Registrado em: 15 Ago 2008, 20:38
Cidade: Assis Chateaubriand
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1992
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Lavagem e Conservação da Pintura!

Mensagem não lida por jcseujcs »

Muito legal!!

Abraços

Julio Cesar da Silva
MONZEIROS.COM CRISTO

Ex-SL/e 92 2.0 alcool Completo
Album de Fotos: picasaweb.google.com/118269738781584223230/Monza?authkey=Gv1sRgCP3jzb2Y0Ju88AE

Atual XR3 89 1.6 cht alcool
viewtopic.php?f=23&t=25245
gleidson
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 1714
Registrado em: 31 Ago 2008, 11:25
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Lavagem e Conservação da Pintura!

Mensagem não lida por gleidson »

rapaz eu comprei um xampoo 3m e pensei que estava abafando!!!
nossa agora sim estou vendo como deve ser feita a lavagem de maneira correta!
parabens pela iniciativa e explicação muito bem detalhada...
vou comprar os produtos descritos aqui futuramente.... :smt023
MONZEIROS DE GUARULHOS !


Monza sl/e 1988 1.8 ETANOL 95cv
Imagem
gabri_hawk
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 886
Registrado em: 11 Mar 2008, 22:52
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Lavagem e Conservação da Pintura!

Mensagem não lida por gabri_hawk »

Putz , legal mesmo !! me amarrei !! sempre tive dúvidas quanto a esses produtos , valeu mesmo !!! :smt023
Imagem De pelado à completíssimo , tudo feito em casa. Tudo funcionando maravilhosamente bem !
vrsilva
Membro Hi-Tech (Ní­vel 10)
Mensagens: 6510
Registrado em: 12 Dez 2010, 11:47
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Lavagem e Conservação da Pintura!

Mensagem não lida por vrsilva »

Legal mesmo, eu também gostei, e tem outro detalhe, encerando o carro dessa maneira, até para lavar ele na proxima vez, fica muito mas muito mais facil, eu tenho a cera 3M alto brilho, e só com ela eu já sinto uma diferença enorme na hora de lavar o carro depois, mas como eu não faço da maneira correta não dura muito...
Vou comprar esses produtos e começar a fazer assim, pois do jeito que está a sujeira gruda com muita facilidade, fora que a pintura está aspera...

Valeu pelo post, muito bom... Parabéns, teve seus créditos...

Só faltou uma coisa, de quanto em quanto tempo é bom fazer o enceramento/proteção da pintura..???
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
Jovem Kadetteiro
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 22
Registrado em: 12 Ago 2011, 09:29
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Lavagem e Conservação da Pintura!

Mensagem não lida por Jovem Kadetteiro »

vrsilva escreveu:Legal mesmo, eu também gostei, e tem outro detalhe, encerando o carro dessa maneira, até para lavar ele na proxima vez, fica muito mas muito mais facil, eu tenho a cera 3M alto brilho, e só com ela eu já sinto uma diferença enorme na hora de lavar o carro depois, mas como eu não faço da maneira correta não dura muito...
Vou comprar esses produtos e começar a fazer assim, pois do jeito que está a sujeira gruda com muita facilidade, fora que a pintura está aspera...

Valeu pelo post, muito bom... Parabéns, teve seus créditos...

Só faltou uma coisa, de quanto em quanto tempo é bom fazer o enceramento/proteção da pintura..???
Cara isso é muito relativo depende muito do uso do carro..Se você mora em um lugar que não tem garagem e seu carro fica na rua
se você só sai Fim de semana, depende muito mas eu costumo fazer aplicação de cera a cada 15 dias mais por hobby mesmo mas ela dura bem mais
que isso só o selante são 20 lavagens... quando você sentir que a água não desliza legal na pintura você aplica mais uma camada... :smt023
Dinheiro compra qualquer carro, só não compra os momentos que você viverá junto dele, pois esse além de únicos
NÃO TEM PREÇO.

Kadettão Pra sempre!!!
Kadett GLS 1998 - Hawke
Avatar do usuário
jshawk
Membro GLS (Ní­vel 6)
Mensagens: 612
Registrado em: 06 Abr 2011, 20:03
Cidade: Norte
Estado: Espírito Santo-ES
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Lavagem e Conservação da Pintura!

Mensagem não lida por jshawk »

Meguiar’s, essa eu recomendo... :D
Monza 1995 - GLS / 2.0 EFI / 8V / Verde Durer
Vectra 1994 - GLS / 2.0 MPFI / 8V / Vermelho Schumann
Responder