[Duvida]Qual eixo de comando usar!?

Assuntos de mecânica e manutenção não abordados nos fóruns abaixo.
*DEntinHo-Rj* Pp*
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 957
Registrado em: 03 Jun 2009, 12:19
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: [Duvida]Qual eixo de comando usar!?

Mensagem não lida por *DEntinHo-Rj* Pp* »

desse calculo quanto posso tirar no meu cabeçote,da pra tirar 1,3mm?ou posso tirar mais?
Monza Classic Se 90/90-2.0L- Gasolina-Gnv-Completo
Suspensão a Ar
viewtopic.php?f=33&t=11520
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: [Duvida]Qual eixo de comando usar!?

Mensagem não lida por Rafaelo »

so calcular agora fico facil. camara cabeçote atual 43ml = 8,8:1 pelo que vimos

camara cabeçote rebaixada(simulação) deixando só 38ml, conta abaixo...
deslocamento = 499,5
deck = 14
junta = 7
cabeçote= 35

499,5 + 56 / 56 = 9,9:1

e so nivelar o cabeçote e colocar 35ml e medir a altura ate a face do cabeçote com paquimetro, o numero que der é o quanto precisa tirar na fresa bem simples. mas so faça algo no cabeçote quando desmontar o motor e medir na pratica o deck, so estamos simulando valores aqui. tu pode fazer agora pra ver quanto vai precisar remover do cabeçote. chuto algo de 2mm

lembrando que o cabeçote será a ultima retifica fazendo -2mm pra pegar taxa 10:1 acho que daria pra usar a junta da S10 2.4 como 500ef fez assim poupando alguns mm do cabeçote. so nao sei se da pra usar... da Eduardo?
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
*DEntinHo-Rj* Pp*
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 957
Registrado em: 03 Jun 2009, 12:19
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: [Duvida]Qual eixo de comando usar!?

Mensagem não lida por *DEntinHo-Rj* Pp* »

desculpa a pergunta..mas fazendo issu tudo eu tenho algum ganho bom de potencia,da pra sair dos 99 poneis de potencia... :mrgreen:

uma duvida o pino do comando que centraliza a polia ele e fixo ou é movel?

pq o pino do comando que eu tenho ele entrou,se não tiver entrado ele ta amassado pra dentro... :?
Monza Classic Se 90/90-2.0L- Gasolina-Gnv-Completo
Suspensão a Ar
viewtopic.php?f=33&t=11520
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: [Duvida]Qual eixo de comando usar!?

Mensagem não lida por Rafaelo »

o Eduardo é prova que melhora, eu ja sabia mas na pratica tu consegue ver, consumo tb. claramente que melhora. tem dos 2 tipos com pino e com parafuso. coloca uma foto pra ver.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Avatar do usuário
500EF
MODERADOR
Mensagens: 6031
Registrado em: 24 Ago 2007, 17:13
Cidade: BH
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: [Duvida]Qual eixo de comando usar!?

Mensagem não lida por 500EF »

Rafaelo escreveu: lembrando que o cabeçote será a ultima retifica fazendo -2mm pra pegar taxa 10:1
Eu medi (de maneira improvisada, que fique bem claro), 6 ml em 0,8mm de rebaixo.

Por regra de 3, considerando que nesta parte a camara seja simetrica, com 2mm voce teria 15ml de reduçao.

Recalculando a taxa com 15 ml a menos, partindo do original que tem 8,8:1 de taxa temos:

Volume STD do 8,8:1: 64,046 - 15 = 49,046

Nova taxa:
(499,56+49,046)/49,046 = 11,2:1
acho que daria pra usar a junta da S10 2.4 como 500ef fez assim poupando alguns mm do cabeçote. so nao sei se da pra usar... da Eduardo?
Como o cilindro das 2.4 tem 87,5mm de diametro, o buraco da junta dela tem 88mm. Nao sei que tipo de problema isso poderia acarretar no cilindro de 86mm dos 2.0.

Alem disso, tirar folha da junta e' algo arriscado. Se nao for montado com muuuuuuito criterio nos apertos, pode começar a dar zica na vedaçao...

Se o objetivo do projeto e' taxa alta, nada mais facil que trocar os pistoes pelos a alcool e ainda tirar um pouco do cabeçote. :smt023
Rafaelo escreveu:o Eduardo é prova que melhora, eu ja sabia mas na pratica tu consegue ver, consumo tb. claramente que melhora.
Sem duvida melhora. E uma igniçao mais forte forma um casal perfeito com taxa+alcool... :evil:
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: [Duvida]Qual eixo de comando usar!?

Mensagem não lida por Rafaelo »

500EF escreveu:Alem disso, tirar folha da junta e' algo arriscado. Se nao for montado com muuuuuuito criterio nos apertos, pode começar a dar zica na vedaçao...
exatamente, foi por isso que fiquei na duvida se da pra usar com segurança mas como tu ta usando e nao reclamou ate agora. tu falou acima que tirou uma folha dessa junta s10 flex, assumiu os riscos entao ? a questao nao é do diametro do cilindro e sim esses problemas sitados.

eu sou contra a esse tipo de artificio por esses motivos vedação, planicidade, anel de corta fogo, facilidade na queima das borda ja que é fina. tem que se muito pirado pra tirar o pelego da junta :lol:
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Avatar do usuário
500EF
MODERADOR
Mensagens: 6031
Registrado em: 24 Ago 2007, 17:13
Cidade: BH
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: [Duvida]Qual eixo de comando usar!?

Mensagem não lida por 500EF »

A junta da S10 tem 3 "folhas"... As duas de fora sao bem finas e a do meio, mais grossa (0,7mm). Provavelmente fizeram assim para ajudar a destaxar, ja que ela e' 2.4 e tem 20% a mais de admissao em relaçao ao 2.0, mas usa o mesmo cabeçote.

Acho que se feito com criterio funciona bem (depois que acompanhei o sofrimento do Jose Leal com a montagem do motor do Vectra dele, fico com receio do tipo de mao-de-obra "profiÇional" que podemos encontrar nas "alficinas" por ai...).

Ainda bem que posso contar com o pessoal da MotorForteBH para fazer meus projetos sairem do papel... hehehe

Fiz este "up" na Blazer na semana anterior ao Natal, no ano passado. Ja fiz viagens curtas e longas com o carro e minha mulher usa diariamente, no transito pesado de BH (isso aqui esta virando um inferno para andar de carro...). Pelo menos por enquanto, nenhum sinal de problema... :smt023
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
*DEntinHo-Rj* Pp*
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 957
Registrado em: 03 Jun 2009, 12:19
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: [Duvida]Qual eixo de comando usar!?

Mensagem não lida por *DEntinHo-Rj* Pp* »

Eduardo 15ml é muito pra tirar do meu?

pq fiz uma medição e reduzindo pra 35ml baxo uns 0,8mm,acho que seu calculo ta correto,o quanto posso baxar ate chegar a taxa de 10:1 que a taxa maxima pro meu?

ja fiz umas contas aqui e so preciso de uma comfiemação... :mrgreen:
Monza Classic Se 90/90-2.0L- Gasolina-Gnv-Completo
Suspensão a Ar
viewtopic.php?f=33&t=11520
Responder