duvida ventoinha.
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Re: duvida ventoinha.
amigos, somente para dizer, eu não desligo o carro enquanto a ventoinha está ligada, somente após a mesma desarmar, isso foi recomendação do meu mecânico (especialista GM).
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- waldir
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Re: duvida ventoinha.
filipenogueira escreveu:então avvsilva, o ponteiro sobe após desligar e ligar a chave pois a agua está parada no motor e antes de desligar ela estava circulando, se fizer esse teste novamente vai notar que vai subir novamente mas a partir do momento que der a partida no carro novamente logo o ponteiro desce, praticamente instantâneo pois a agua volta a circular e o motor recebe agua com temperatura inferior do que a que ficou dentro do motor.
No meu entendimento não não vejo´problema devido o bloco do motor ser de ferro-fundido e não alumínio.
Se houvesse problema a GM teria colocado um relé para manter a ventoinha ligada até a água atingir 90°C
Se parar o motor com a ventoinha funcionando, vai significar que a VT continua aberta e a água mesmo sem bomba impulsionando continua fluindo (em menor velociadade) por diferença de temperatura até o fechamento da VT.
Editando: Se tiver VT e aditivo de arrefecimento, o liquido reffrigerante não atinge 118ºC e não queima junta pq não está funcionando o motor.
Se não tiver válvula termostática e nem aditivo na refrigeração, muda-se o tom da conversa.
waldir
Editado pela última vez por waldir em 20 Jul 2011, 12:43, em um total de 1 vez.
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Re: duvida ventoinha.
eu acho que nao vai ter problemas no motor, pois com o motor ligado a tendencia e esquentar e entao a ventuinha esfria a agua e o motor, mas desligado a tendencia e esfriar, entao o que eu faço é nunca desligar com o ponteiro no meio ou acima do meio, sempre um pouco abaixo pois esta e a temperatura normal do motor. :smt023
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Re: duvida ventoinha.
Bem, como a bomba dágua só funciona com o motor funcionando, não tem necessidade da ventoinha funcionar com o motor desligado, correto?
E, o motor desligado, não vai ocorrer liberação de calor, logo, o sistema começa a esfriar, e não a esquentar, já que a fonte de calor foi cortada.
Nos carros que ligam a ventoinha, mesmo eles desligados, tem um aviso sobre a ventoinha dizendo que ela pode funcionar mesmo com o motor desligado!
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Re: duvida ventoinha.
é verdade amigo filipenogueira, testei no classic do meu pai e foi exatamente como vc disse :smt023 muito obrigado.filipenogueira escreveu:amigo, o normal do monza é desligar a ventoinha se desligar a chave, tanto que todos os carros GM são assim, mesmo o meriva, celta, corsa, etc. Já carros Fiat, VW ficam com a ventoinha acionada mesmo com o carro desligado. abraços
verdade amigo leocastro ... até no pregrama vrum do sbt , tem umas dicas da fiat apresentada por um engenheiro mecanico e ele disse sobre isso e até mostrou um adesivo desses ... faz uns 3 programas atras eu acho...Leocastro escreveu:Bem, como a bomba dágua só funciona com o motor funcionando, não tem necessidade da ventoinha funcionar com o motor desligado, correto?
E, o motor desligado, não vai ocorrer liberação de calor, logo, o sistema começa a esfriar, e não a esquentar, já que a fonte de calor foi cortada.
Nos carros que ligam a ventoinha, mesmo eles desligados, tem um aviso sobre a ventoinha dizendo que ela pode funcionar mesmo com o motor desligado!
bom amigos entao estou mais tranquilo parece que esta tudo normal!!
mas antes a ventoinha funcionava ate mesmo com o motor desligado, ai com o fim do ciclo ela desligava...
obrigado a todos pela ajuda até o presente momento :smt023
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Re: duvida ventoinha.
Pessoal, nunca me preocupei em desligar o carro somente após a ventoinha desarmar. Se a chevrolet quem projetou o carro dessa forma, quem sou eu para contestar...
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Re: duvida ventoinha.
Por falar em ventoinha, tenho notado que em dias muito quentes ela demora muito a desarmar; enquanto à noite ou em dias com temperaturas mais amenas ela desarma em menor espaço de tempo.
- waldir
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Re: duvida ventoinha.
Rafael,rafamts escreveu:Por falar em ventoinha, tenho notado que em dias muito quentes ela demora muito a desarmar; enquanto à noite ou em dias com temperaturas mais amenas ela desarma em menor espaço de tempo.
esta é uma situação normal. A ventoinha não só tira calor do radiador como também ventila o motor
fazendo a troca de calor... e na temperatura media de 28/30ºC quando não maior, influirá no tempo
de permanescer ligada.
Hoje no trajeto de 6 km a ventoinha ligou uma vez as 6:30h. Isso raramente ocorre. à tarde 5:45h ela liga
após 5 km no mesmo trajeto. se o transito estiver congestionado, a partir daí liga outras vezes até que
a velocidade ajude a refrigerar.
Abs
waldir
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