duvida ventoinha.

Assuntos específicos relacionados ao sistema de ar e arrefecimento.
filipenogueira
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2318
Registrado em: 19 Jul 2010, 19:45
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: duvida ventoinha.

Mensagem não lida por filipenogueira »

amigos, somente para dizer, eu não desligo o carro enquanto a ventoinha está ligada, somente após a mesma desarmar, isso foi recomendação do meu mecânico (especialista GM).
Monza 2.0 GLS Verde 1995 (Gasolina / GNV)

VENDO COLETOR 4x1 E ABAFADOR TRASEIRO: viewtopic.php?f=30&t=23278

Tópico de fotos do meu monzão (vulgo Jô): viewtopic.php?f=33&t=18106

Tópico agitando encontro no Vale do Paraíba: viewtopic.php?f=25&t=21267
VAMO QUE VAMO GALERA!!!
Avatar do usuário
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3638
Registrado em: 18 Mai 2008, 09:19
Cidade: Campinas
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: duvida ventoinha.

Mensagem não lida por waldir »

filipenogueira escreveu:então avvsilva, o ponteiro sobe após desligar e ligar a chave pois a agua está parada no motor e antes de desligar ela estava circulando, se fizer esse teste novamente vai notar que vai subir novamente mas a partir do momento que der a partida no carro novamente logo o ponteiro desce, praticamente instantâneo pois a agua volta a circular e o motor recebe agua com temperatura inferior do que a que ficou dentro do motor.

No meu entendimento não não vejo´problema devido o bloco do motor ser de ferro-fundido e não alumínio.

Se houvesse problema a GM teria colocado um relé para manter a ventoinha ligada até a água atingir 90°C

Se parar o motor com a ventoinha funcionando, vai significar que a VT continua aberta e a água mesmo sem bomba impulsionando continua fluindo (em menor velociadade) por diferença de temperatura até o fechamento da VT.

Editando: Se tiver VT e aditivo de arrefecimento, o liquido reffrigerante não atinge 118ºC e não queima junta pq não está funcionando o motor.

Se não tiver válvula termostática e nem aditivo na refrigeração, muda-se o tom da conversa.

waldir
Editado pela última vez por waldir em 20 Jul 2011, 12:43, em um total de 1 vez.
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
Avatar do usuário
ian
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 79
Registrado em: 16 Set 2010, 17:10
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: duvida ventoinha.

Mensagem não lida por ian »

eu acho que nao vai ter problemas no motor, pois com o motor ligado a tendencia e esquentar e entao a ventuinha esfria a agua e o motor, mas desligado a tendencia e esfriar, entao o que eu faço é nunca desligar com o ponteiro no meio ou acima do meio, sempre um pouco abaixo pois esta e a temperatura normal do motor. :smt023
Leocastro
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 5569
Registrado em: 27 Nov 2009, 08:15
Cidade: Montes Claros
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Não tenho Monza :(

Re: duvida ventoinha.

Mensagem não lida por Leocastro »

Bem, como a bomba dágua só funciona com o motor funcionando, não tem necessidade da ventoinha funcionar com o motor desligado, correto?
E, o motor desligado, não vai ocorrer liberação de calor, logo, o sistema começa a esfriar, e não a esquentar, já que a fonte de calor foi cortada.

Nos carros que ligam a ventoinha, mesmo eles desligados, tem um aviso sobre a ventoinha dizendo que ela pode funcionar mesmo com o motor desligado!
Imagem
Atual: Astra G 2002 CD
EX - Monza Classic SE 2.0 MPFI 1991 2012-2017 80.000 km rodados nesse tempo!
EX - Astra Belga SW
EX - Monza SL/E 2.0 1990
gleidson
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 1714
Registrado em: 31 Ago 2008, 11:25
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: duvida ventoinha.

Mensagem não lida por gleidson »

filipenogueira escreveu:amigo, o normal do monza é desligar a ventoinha se desligar a chave, tanto que todos os carros GM são assim, mesmo o meriva, celta, corsa, etc. Já carros Fiat, VW ficam com a ventoinha acionada mesmo com o carro desligado. abraços
é verdade amigo filipenogueira, testei no classic do meu pai e foi exatamente como vc disse :smt023 muito obrigado.

Leocastro escreveu:Bem, como a bomba dágua só funciona com o motor funcionando, não tem necessidade da ventoinha funcionar com o motor desligado, correto?
E, o motor desligado, não vai ocorrer liberação de calor, logo, o sistema começa a esfriar, e não a esquentar, já que a fonte de calor foi cortada.

Nos carros que ligam a ventoinha, mesmo eles desligados, tem um aviso sobre a ventoinha dizendo que ela pode funcionar mesmo com o motor desligado!
Imagem
verdade amigo leocastro ... até no pregrama vrum do sbt , tem umas dicas da fiat apresentada por um engenheiro mecanico e ele disse sobre isso e até mostrou um adesivo desses ... faz uns 3 programas atras eu acho...


bom amigos entao estou mais tranquilo parece que esta tudo normal!!
mas antes a ventoinha funcionava ate mesmo com o motor desligado, ai com o fim do ciclo ela desligava...

obrigado a todos pela ajuda até o presente momento :smt023
MONZEIROS DE GUARULHOS !


Monza sl/e 1988 1.8 ETANOL 95cv
Imagem
Avatar do usuário
rafamts
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 1537
Registrado em: 04 Abr 2007, 17:41
Cidade: São Gonçalo
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GL
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: duvida ventoinha.

Mensagem não lida por rafamts »

Pessoal, nunca me preocupei em desligar o carro somente após a ventoinha desarmar. Se a chevrolet quem projetou o carro dessa forma, quem sou eu para contestar...
Avatar do usuário
rafamts
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 1537
Registrado em: 04 Abr 2007, 17:41
Cidade: São Gonçalo
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GL
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: duvida ventoinha.

Mensagem não lida por rafamts »

Por falar em ventoinha, tenho notado que em dias muito quentes ela demora muito a desarmar; enquanto à noite ou em dias com temperaturas mais amenas ela desarma em menor espaço de tempo.
Avatar do usuário
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3638
Registrado em: 18 Mai 2008, 09:19
Cidade: Campinas
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: duvida ventoinha.

Mensagem não lida por waldir »

rafamts escreveu:Por falar em ventoinha, tenho notado que em dias muito quentes ela demora muito a desarmar; enquanto à noite ou em dias com temperaturas mais amenas ela desarma em menor espaço de tempo.
Rafael,
esta é uma situação normal. A ventoinha não só tira calor do radiador como também ventila o motor
fazendo a troca de calor... e na temperatura media de 28/30ºC quando não maior, influirá no tempo
de permanescer ligada.

Hoje no trajeto de 6 km a ventoinha ligou uma vez as 6:30h. Isso raramente ocorre. à tarde 5:45h ela liga
após 5 km no mesmo trajeto. se o transito estiver congestionado, a partir daí liga outras vezes até que
a velocidade ajude a refrigerar.

Abs
waldir
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
Responder