(Manifold Absolute Pressure) Sensor da pressão absoluta no coletor de admissão
O MAP está localizado embaixo na lateral da “panela” do filtro de ar.

Quando a UCE registra o código de defeitos do MAP temos:
33 – tensão alta no MAP = pressão alta = pode ser mangueira furada.
34 – tensão baixa no MAP = pressão baixa = pode ser mangueira entupida.
No caso 33 troque a mangueirinha, dê a partida e veja se solucionou.
No caso 34 examine o apêndice do MAP onde encaixa a mangueira se não está entupido. O mesmo para o encaixe no TBI e no furinho (pode ocorrer da mangueira esfarelar e entupir).
As mangueirinhas devem ser examinadas com regularidade ou na limpeza do TBI ou da ventilação forçada do carter.
Para descobrir rapidamente se é o MAP que está provocando falhas no motor faça:
Desligue o conector elétrico (verde)
Dê a partida no motor e se a falha sumir ou for amenizada é um indicativo para a troca deste sensor.
Na dúvida, efetue os seguintes testes:
Bateria carregada e conector (verde) encaixado.
Voltagem de entrada com o multímetro na escala 20 VDC (corrente contínua)
Ponta negativa do multímetro na massa ou negativo da bateria e a ponta positiva no fio cinza ou no “C” indicado no diagrama que segue. A Voltagem deverá estar ao redor de 5V (4,6 a 5,2 VDC)

fonte: Doutor IE
O fio preto amarelo “A” deve ter polaridade negativa. (ponta positiva do multímetro no polo positivo da bateria e o negativo no fio “A” deve acusar a carga da bateria 12,6V.
Verifique se há mau contado do conector, fio solto etc. Se estiver OK siga:
Voltagem de Retorno:
Conector e mangueira encaixada corretamente. Ligar o motor, deixar aquecer um pouco.
Ponteira negativa na massa e ponteira positiva no fio do meio do conector (verde) a voltagem deve estar em 1,2V ou no máximo 2,0 VDC. Voltagens superior a 2,0V pode estar condenado o MAP (são medições ao nível do mar) Quem estiver no planalto acima de 700m a voltagem menor poderá estar em 0,75 V
Provocam Variações no MAP:
Entrada falsa de ar pelo servo-freio (válvula ou retentor); tomada de vácuo do canister; posicionamento indevido da mangueira no TBI; falta de sincronismo na Correia Dentada.
Defeitos característicos:
Motor pega e morre em seguida; motor falhando; motor não abre giro/amarrado; alto consumo.
fonte: Doutor IE
waldir