MOTOR ATRASADO MESMO COM O DISTRIBUIDOR TODO A FRENTE
-
- Membro SR (Nível 4)
- Mensagens: 309
- Registrado em: 22 Mar 2009, 18:57
- Cidade:
- Estado: - SELECIONE --------
- Modelo: - SELECIONE --------
MOTOR ATRASADO MESMO COM O DISTRIBUIDOR TODO A FRENTE
Para quem esta acompanhando meu drama com meu carro aki inicia mais um capítulo dessa novela.
Como ja tinha feito dois tópicos sobre minha central e estavam meio manjados e com mtas respostas criei esse para esse último prblema(espero que seja), acabei de vir do eletricista e ele pos minha central para funcionar denovo, eram uns terminais soltos no rele que corta o bico quando mpassa pro gas. Mas vamos ao que interessa:
O motor esta atrasado mesmo com o distribuidor todo adiantado, os pontos da correia dentada estao certos, mas ele esta tao atrasado que mesmo com o dist. todo a frente o carro nao esta batendo pino...alguma sugestao?
Como ja tinha feito dois tópicos sobre minha central e estavam meio manjados e com mtas respostas criei esse para esse último prblema(espero que seja), acabei de vir do eletricista e ele pos minha central para funcionar denovo, eram uns terminais soltos no rele que corta o bico quando mpassa pro gas. Mas vamos ao que interessa:
O motor esta atrasado mesmo com o distribuidor todo adiantado, os pontos da correia dentada estao certos, mas ele esta tao atrasado que mesmo com o dist. todo a frente o carro nao esta batendo pino...alguma sugestao?
Diogo Leenze
SLE/E 93, 2.0 E.F.I. Completo todo orginal
SLE/E 93, 2.0 E.F.I. Completo todo orginal
- Carlos A. Freire
- MODERADOR
- Mensagens: 17869
- Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
- Cidade: SAO PAULO
- Estado: São Paulo-SP
- Modelo: Monza GLS
- Motor: 2.0
- Ano: 1996
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: EFi
Re: MOTOR ATRASADO MESMO COM O DISTRIBUIDOR TODO A FRENTE
Não tem como... o ponto é mecânico... se o distribuidor não atinge o ponto de avanço inicial correto, a correia dentada está fora de posição. Fique atento, pois muitos reparadores experientes erram o ponto da correia dentada do Monza e, pior, acreditam estar certo.
Abs,
Carlos Freire
Abs,
Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
São Paulo-SP
-
- MODERADOR
- Mensagens: 11324
- Registrado em: 14 Dez 2006, 14:48
- Cidade: Fortaleza
- Estado: Ceará-CE
- Modelo: Monza GLS
- Motor: 2.0
- Ano: 1996
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: EFi
Re: MOTOR ATRASADO MESMO COM O DISTRIBUIDOR TODO A FRENTE
Veja com atenção... o do monza eu ainda não desmontei, mas já desmontei da minha s10 2.4, gasolina... A polia de cima tem duas marcas, pelo menos essa s10 tinha duas marcas, cuidado, pois pode estar na marca, mas na marca errada.
No caso dessa s10, uma marca ficava a 180º de distância da outra... Veja se na polia do seu monza não tem duas marca também, se tiver, a outra marca deve ser a correta. No meu caso, tinha um número diferente em cada uma das marcas da polia, que eram: 1 e 2... a marca que estava lá, fazendo o sincronismo da correia era a 2. Ja a polia de baixo, tinha somente uma marca. :smt023
No caso dessa s10, uma marca ficava a 180º de distância da outra... Veja se na polia do seu monza não tem duas marca também, se tiver, a outra marca deve ser a correta. No meu caso, tinha um número diferente em cada uma das marcas da polia, que eram: 1 e 2... a marca que estava lá, fazendo o sincronismo da correia era a 2. Ja a polia de baixo, tinha somente uma marca. :smt023
Monza GLS 96/96 - Verde Rousseau - COMPLETO
Omega CD 4.1 98/98 - Preto Liszt - COMPLETO + Teto Solar
Opala Diplomata SE - 91/91 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Monza Classic SE 92/92 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Opala Comodoro SL/E 90/90 - Cinza Berílio - COMPLETO
Omega CD 4.1 98/98 - Preto Liszt - COMPLETO + Teto Solar
Opala Diplomata SE - 91/91 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Monza Classic SE 92/92 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Opala Comodoro SL/E 90/90 - Cinza Berílio - COMPLETO
-
- Membro Classic SE (Nível 8)
- Mensagens: 2601
- Registrado em: 27 Dez 2008, 19:57
- Cidade:
- Estado: - SELECIONE --------
- Modelo: - SELECIONE --------
Re: MOTOR ATRASADO MESMO COM O DISTRIBUIDOR TODO A FRENTE
Verifique o balanço cruzado das válvulas para conferir a sincronia
Tire a vela dos cilindros, com o dedo no buraco da vela vá virando o motor com a mão até que perceba que o cilindro número 1 esteja no ponto mais alto (PMS - Ponto Morto Superior), como a ordem de ignição é 1-3-4-2, verifique no distribuidor se o rotor está apontando para o primeiro ou o quarto ciindros, se estiver apontando para o 1º, o 4º cilindro deverá estar com as válvulas em balanço, ou seja o V dos cames do comando deverá estar virado de cabeça para baixo (para isso precisa tirar a tampa do comando para poder ver), se não estiver a correia está fora de sincronia.
Só para ter certeza faça o teste para todos os cilindros lembrando que a relação é 1-4; 3-2; 4-1; 2-3.
É desta forma que se sincroniza o comando, sem as marcas de referência!
Tire a vela dos cilindros, com o dedo no buraco da vela vá virando o motor com a mão até que perceba que o cilindro número 1 esteja no ponto mais alto (PMS - Ponto Morto Superior), como a ordem de ignição é 1-3-4-2, verifique no distribuidor se o rotor está apontando para o primeiro ou o quarto ciindros, se estiver apontando para o 1º, o 4º cilindro deverá estar com as válvulas em balanço, ou seja o V dos cames do comando deverá estar virado de cabeça para baixo (para isso precisa tirar a tampa do comando para poder ver), se não estiver a correia está fora de sincronia.
Só para ter certeza faça o teste para todos os cilindros lembrando que a relação é 1-4; 3-2; 4-1; 2-3.
É desta forma que se sincroniza o comando, sem as marcas de referência!
-
- MODERADOR
- Mensagens: 10170
- Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
- Cidade: serra gaúcha
- Estado: Rio Grande do Sul-RS
- Modelo: Monza Hatch
- Motor: 2.0
- Ano: 1982
- Combustível:: Etanol
- Injeção: MPFi
Re: MOTOR ATRASADO MESMO COM O DISTRIBUIDOR TODO A FRENTE
se tem GNV fica dificil da um acerto via forum. tu nao tem variador de ponto nao? pode ser que o variador nao ta deixando avançar ou atrasar. tendo ele na parada eu ia direto nele pq isso gosta de estragar e oque dizem.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
-
- Membro SR (Nível 4)
- Mensagens: 309
- Registrado em: 22 Mar 2009, 18:57
- Cidade:
- Estado: - SELECIONE --------
- Modelo: - SELECIONE --------
Re: MOTOR ATRASADO MESMO COM O DISTRIBUIDOR TODO A FRENTE
Carlos as posicoes da dentada estao corretas, foi eu mesmo q verifiquei, pois nao confio aos outros oq eu sei fazer, e para desencargo de consciencia eu retirei a correia dei uma volta no motor e coloquei novamante...a marcacao no comando com a placa praca q fica atras e a engrenagem do virabrequim com a placa e a bomva de oleoCarlos A. Freire escreveu:Não tem como... o ponto é mecânico... se o distribuidor não atinge o ponto de avanço inicial correto, a correia dentada está fora de posição. Fique atento, pois muitos reparadores experientes erram o ponto da correia dentada do Monza e, pior, acreditam estar certo.
Abs,
Carlos Freire
Diogo Leenze
SLE/E 93, 2.0 E.F.I. Completo todo orginal
SLE/E 93, 2.0 E.F.I. Completo todo orginal
-
- Membro SR (Nível 4)
- Mensagens: 309
- Registrado em: 22 Mar 2009, 18:57
- Cidade:
- Estado: - SELECIONE --------
- Modelo: - SELECIONE --------
Re: MOTOR ATRASADO MESMO COM O DISTRIBUIDOR TODO A FRENTE
a do monza tem apenas uma marcacaoDiego Paiva escreveu:Veja com atenção... o do monza eu ainda não desmontei, mas já desmontei da minha s10 2.4, gasolina... A polia de cima tem duas marcas, pelo menos essa s10 tinha duas marcas, cuidado, pois pode estar na marca, mas na marca errada.
No caso dessa s10, uma marca ficava a 180º de distância da outra... Veja se na polia do seu monza não tem duas marca também, se tiver, a outra marca deve ser a correta. No meu caso, tinha um número diferente em cada uma das marcas da polia, que eram: 1 e 2... a marca que estava lá, fazendo o sincronismo da correia era a 2. Ja a polia de baixo, tinha somente uma marca. :smt023
Diogo Leenze
SLE/E 93, 2.0 E.F.I. Completo todo orginal
SLE/E 93, 2.0 E.F.I. Completo todo orginal
-
- Membro SR (Nível 4)
- Mensagens: 309
- Registrado em: 22 Mar 2009, 18:57
- Cidade:
- Estado: - SELECIONE --------
- Modelo: - SELECIONE --------
Re: MOTOR ATRASADO MESMO COM O DISTRIBUIDOR TODO A FRENTE
mas o carro estava andando normal e ficou sem forca em movimento, nao acredito q isso possa ter acontecido, mas vou fazer esse teste para desencargo de conscienciaMonzaClub20EFICHZ escreveu:Verifique o balanço cruzado das válvulas para conferir a sincronia
Tire a vela dos cilindros, com o dedo no buraco da vela vá virando o motor com a mão até que perceba que o cilindro número 1 esteja no ponto mais alto (PMS - Ponto Morto Superior), como a ordem de ignição é 1-3-4-2, verifique no distribuidor se o rotor está apontando para o primeiro ou o quarto ciindros, se estiver apontando para o 1º, o 4º cilindro deverá estar com as válvulas em balanço, ou seja o V dos cames do comando deverá estar virado de cabeça para baixo (para isso precisa tirar a tampa do comando para poder ver), se não estiver a correia está fora de sincronia.
Só para ter certeza faça o teste para todos os cilindros lembrando que a relação é 1-4; 3-2; 4-1; 2-3.
É desta forma que se sincroniza o comando, sem as marcas de referência!
Diogo Leenze
SLE/E 93, 2.0 E.F.I. Completo todo orginal
SLE/E 93, 2.0 E.F.I. Completo todo orginal