Gilberto,
tirar o conector não é pista não.
Toda vez que o motor estiver funcionando e tirar o conector a ventoinha é acionada.
Tem liquido refrigerante suficiente no reservatório de expansão?
Fazer sangria, pode ser bolha de ar no pé do sensor. Ligue o motor, tire o conector e a ventoinha vai ser acionada.
Com a chave apropriada desaperte o sensor e vá afrouxando-o até vazar liquido... CUIDADO PARA NÃO QUEIMAR O DEDO E OU COM JATO D'ÁGUA ESPIRRADO,
complete o nivel no reservatório, feche a tampa e conecte o sensor, e observe se está ligando a ventoinha.
Verificando a temperatura do liquido refrigerante: ligue o motor e deixe aquecer até passar do meio da escala no painel (ponto em que deveria ligar a ventoinha)
Desligue o motor e meça a resistência do sensor e compare com a tabela do diagrama abaixo.
Com isso é possível verificar se o sensor está funcionando corretamente, pq a temperatura para ligar a ventoinha é de 100ºC +/- 2% e desliga com 90ºC
isto acompanha mais ou menos a abertura da VT que vai de 92º a 107ºC
