Problema com Injeção - Monza MPFI 1992
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Problema com Injeção - Monza MPFI 1992
e ai galera do monzeiros !!
Antes de mais nada quero deichar o meu MUITO OBRIGADO pela a juda de todos deste forum, graças a vocês estou conseguindo deichar o meu monza ''do jeito que eu quero''. Valew monzeiros
Bom é o seguinte o meu é um monza classic se mpfi 92 original a gasolina e pelo que sei ele usa aquele módulo analógico le jetronic da bosh correto ?, porém quando comprei ele estava ''passado a alcool'', o rapaz disse que foi ''chipado'' e não sabe mais nada a respeito, até ai tudo bem o cara trocou o CI do mapeamento do módulo ou reprogramou pra alcool, mas pra andar no alcool com ele tava horrível, a primeira idéia foi colocar um pouco de gasolina junto, ai beleza funcionou ficou com ''cara de 2.0'', mas não está certo né, depois de um tempo e de ''quebrar a cara com mecânicos que não entendem nada do meu carro'' resolvi mecher por conta, consegui regular o sensor da borboleta, e com ajuda de uns tópicos aqui no fórum consegui regular o sensor de ''fluxo ou vazão, massa, ou MAF'' aquele que é uma palheta presa num potênciometro que detecta a ''quantidade de ar'' e fica junto ao filtro de ar, consegui e ficou ótimo, agora tenho as seguintes dúvidas:
Os bicos que estão no meu carro são pra alcool ou gasolina ?, como faço pra identificar?
a marcha lenta depois que ajustei o sensor da borboleta está meio estranha de acordo com a temperatura do motor, de manha quando está frio fica menor que 1000 RPM ( ele tem painel digital ) ai quando vai esquentando vai subindo e estaciona um pouco acima de 1000RPM acredito que uns 1200 +/-, é normal ? disconfio da ''valvula auxiliar de ar'' aquela que tem uma resistencia dentro e auxilia a entrada de ar quando o carro está frio.
E a ultima é o seguinte, independente do motor quente ou não, quando estou em 3º em uma determinada rotação do motor proximo pra passar pra 4º acontece como se fosse uma ''engasgada'', tipo, o motor não falha mas da pra sentir que a força o ''torque'' do motor diminiu e se pisar mais um pouquinho volta ao normal, isso acontece desde quando eu comprei e depois de ajustar tudo isso que descrevi continua do mesmo jeito.
Tentei ser o mais claro possível galera, daqui pra frente que meche no meu carro sou eu, ja gastei 4000 em mecânico e nenhum teve a coragem de ver ao minimo se o sensor da borboleta estava ajustado.
O moza está bom, na minha opinião ótimo, mas ainda existem essas coisas que descrevi que eu desconheço.
se eu estiver em ''tópico'' errado me corrijam
Desde já agradeço a todos
Antes de mais nada quero deichar o meu MUITO OBRIGADO pela a juda de todos deste forum, graças a vocês estou conseguindo deichar o meu monza ''do jeito que eu quero''. Valew monzeiros
Bom é o seguinte o meu é um monza classic se mpfi 92 original a gasolina e pelo que sei ele usa aquele módulo analógico le jetronic da bosh correto ?, porém quando comprei ele estava ''passado a alcool'', o rapaz disse que foi ''chipado'' e não sabe mais nada a respeito, até ai tudo bem o cara trocou o CI do mapeamento do módulo ou reprogramou pra alcool, mas pra andar no alcool com ele tava horrível, a primeira idéia foi colocar um pouco de gasolina junto, ai beleza funcionou ficou com ''cara de 2.0'', mas não está certo né, depois de um tempo e de ''quebrar a cara com mecânicos que não entendem nada do meu carro'' resolvi mecher por conta, consegui regular o sensor da borboleta, e com ajuda de uns tópicos aqui no fórum consegui regular o sensor de ''fluxo ou vazão, massa, ou MAF'' aquele que é uma palheta presa num potênciometro que detecta a ''quantidade de ar'' e fica junto ao filtro de ar, consegui e ficou ótimo, agora tenho as seguintes dúvidas:
Os bicos que estão no meu carro são pra alcool ou gasolina ?, como faço pra identificar?
a marcha lenta depois que ajustei o sensor da borboleta está meio estranha de acordo com a temperatura do motor, de manha quando está frio fica menor que 1000 RPM ( ele tem painel digital ) ai quando vai esquentando vai subindo e estaciona um pouco acima de 1000RPM acredito que uns 1200 +/-, é normal ? disconfio da ''valvula auxiliar de ar'' aquela que tem uma resistencia dentro e auxilia a entrada de ar quando o carro está frio.
E a ultima é o seguinte, independente do motor quente ou não, quando estou em 3º em uma determinada rotação do motor proximo pra passar pra 4º acontece como se fosse uma ''engasgada'', tipo, o motor não falha mas da pra sentir que a força o ''torque'' do motor diminiu e se pisar mais um pouquinho volta ao normal, isso acontece desde quando eu comprei e depois de ajustar tudo isso que descrevi continua do mesmo jeito.
Tentei ser o mais claro possível galera, daqui pra frente que meche no meu carro sou eu, ja gastei 4000 em mecânico e nenhum teve a coragem de ver ao minimo se o sensor da borboleta estava ajustado.
O moza está bom, na minha opinião ótimo, mas ainda existem essas coisas que descrevi que eu desconheço.
se eu estiver em ''tópico'' errado me corrijam
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Re: Problema com Injeção - Monza MPFI 1992
Já corrigi. Movi sua mensagem para o fórum correto e separei ela do tópico onde você tinha postado. :smt023paitz escreveu:se eu estiver em ''tópico'' errado me corrijam
Vamos ao problema, Qual a cor dos bicos?
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Re: Problema com Injeção - Monza MPFI 1992
olha o bico do monza e bosch. corpo de metal inoxidavel. acredito que o problema do seu carro é a trilha do adicionador de ar. ela faz acontecer esta variação de rotacao e os cortes bruscos de força.
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Re: Problema com Injeção - Monza MPFI 1992
Veja a cor dos bico primeiramente. Que eu saiba injecao analogica nao pode ser chipado.
Pode ser então que os bicos foram abertos para maior vazao. Torça para que nao tenha que trocar eles, outro dia vi no mercadolivre por 500,00!
Eu particularmente por se tratar de injecao rustica, voltaria para gasolina ajustaria 100% o funcionamento para daí tentar ajustar no alcool.
Tinha um usuario com injecao mpfi que usou bicos da suprema alcool. Ah sim, entre em contato com moderador 500EF ele possui um monza 500 ef com injecao MPFI igual a sua e poderá te orienta-lo melhor.
Pode ser então que os bicos foram abertos para maior vazao. Torça para que nao tenha que trocar eles, outro dia vi no mercadolivre por 500,00!
Eu particularmente por se tratar de injecao rustica, voltaria para gasolina ajustaria 100% o funcionamento para daí tentar ajustar no alcool.
Tinha um usuario com injecao mpfi que usou bicos da suprema alcool. Ah sim, entre em contato com moderador 500EF ele possui um monza 500 ef com injecao MPFI igual a sua e poderá te orienta-lo melhor.
2021-Monza GLS 94/95 2.0 efi Vermelho goya
2019-VW Santana 1996 2.0 EECIV Vermelho
2018- (rip) Monza Classic SE 1992/1993 Automatic Vermelho Maiorca 2.0 EFI Gasolina
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2015-2018 Monza GLS 1994/1995 Preto Liszt 2.0 EFI Alcool
2005-2009 Monza Hitech 1993/1994 2.0 EFI Completo + ABS Azul Strauss
1992-1998 (Familia)Monza SL/E 1987/1988 2.0 Alcool Completo + Automatic + 5 Rodas Classic + Antena Elet.
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Re: Problema com Injeção - Monza MPFI 1992
Devem ter "chipado" colocando resistor no sensor de temperatura ou outra gambiarra à altura dessa...
Veja o código dos bicos, confira pressão da linha de combustível (podem ter aumentado) e depois você vai precisar de um multímetro, tabela com os valores de referência dos sensores da Le-jetronic (acha na internet) e paciência... muita paciência...
Ah! Podem também ter mexido na mola do MAF...
Veja o código dos bicos, confira pressão da linha de combustível (podem ter aumentado) e depois você vai precisar de um multímetro, tabela com os valores de referência dos sensores da Le-jetronic (acha na internet) e paciência... muita paciência...

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Eduardo Rettore
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Re: Problema com Injeção - Monza MPFI 1992
Valew por corrigir o tópico :smt023
Bom galera, fui ver a cor dos bicos: eles são de corpo metálico né e a parte plastica que fica o conector é azul, tentei postar uma foto deles vamos ver se deu certo, se não deu alguem me ajuda ai :smt028 .
[img]F:\Images\My%20Photo_1[/img]
Continuando:, bom galera eu sou técnico em eletronica e trabalho a anos com microcontroladores e microprocessadores, e compreendo como é o funcionamento do módulo, o problema estava nas partes mecânicas que eu não sabia onde ficava o sensor MAF o sensor da borboleta enfim, não sabia nada....agora ta se esclarecendo um pouco as coisas, pois então, a MOLA DO SENSOR MAF como o nosso amigo disse, eu mesmo ajustei, acredito que ficou bom pois agora to andando 100% a alcool e ta tranquilo, quando comprei se eu andasse só no alcool ele engasgava toda hora. ( descrevi isso na mensagem anterior )
Vou averiguar a valvula do Ar condicionado como vocês disseram
Com a foto do bico, ou a cor que eu tentei descrever fico no aguardo........, do resto ta na mesma, a marcha lenta está como descrevi na mensagem anterior, e tem o probleminha da 3º lá......
Não quero optar por voltar ele a gasolina, acredito que no ''pé'' que está falta pouco pra ''afinar'' o monza :smt023
valew galera
Bom galera, fui ver a cor dos bicos: eles são de corpo metálico né e a parte plastica que fica o conector é azul, tentei postar uma foto deles vamos ver se deu certo, se não deu alguem me ajuda ai :smt028 .
[img]F:\Images\My%20Photo_1[/img]
Continuando:, bom galera eu sou técnico em eletronica e trabalho a anos com microcontroladores e microprocessadores, e compreendo como é o funcionamento do módulo, o problema estava nas partes mecânicas que eu não sabia onde ficava o sensor MAF o sensor da borboleta enfim, não sabia nada....agora ta se esclarecendo um pouco as coisas, pois então, a MOLA DO SENSOR MAF como o nosso amigo disse, eu mesmo ajustei, acredito que ficou bom pois agora to andando 100% a alcool e ta tranquilo, quando comprei se eu andasse só no alcool ele engasgava toda hora. ( descrevi isso na mensagem anterior )
Vou averiguar a valvula do Ar condicionado como vocês disseram
Com a foto do bico, ou a cor que eu tentei descrever fico no aguardo........, do resto ta na mesma, a marcha lenta está como descrevi na mensagem anterior, e tem o probleminha da 3º lá......
Não quero optar por voltar ele a gasolina, acredito que no ''pé'' que está falta pouco pra ''afinar'' o monza :smt023
valew galera
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Re: Problema com Injeção - Monza MPFI 1992
No caso, seria a válvula adcionadora de ar, para correção da marcha-lenta.paitz escreveu:(...)Vou averiguar a valvula do Ar condicionado como vocês disseram(...)
Se seus bicos estiverem ruins, veja esses: http://lista.mercadolivre.com.br/0280150935 são os mesmos que estão no seu carro.
Hoje ando de Escort SW e tenho um filho maravilhoso!
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Re: Problema com Injeção - Monza MPFI 1992
Uma duvida rápida. os bicos da injecao mais modernas servem nessa analogica??
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