DÉCO - MEU CARRO

Fotos e Vídeos de Monza! Envie imagens do seu carro!
DÉCO
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4204
Registrado em: 31 Mai 2010, 21:42
Cidade: Matao
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1989
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: DÉCO - MEU CARRO

Mensagem não lida por DÉCO »

.
Valeu pela força Leocastro, to precisando mesmo viu .

Bom , pelo menos o problema esta identificado , a dificuldade esta quando a gente nao consegue descobrir a raiz do problema né ? Se nao esta 100% resolvido é por dificuldade financeira mesmo, no momento oportuno eu resolvo , infelizmente vou ter que continuar poluindo o meio ambiente, porem, minimamente.

Como disse , agora é torcer para nao piorar (nao acredito) .

valeu :ok:
CABEÇOTE LFVT, INSTALADO, BURA 2E , VIDE (Partir da pag, 25 ) AVATAR : NIKOLA TESLA
FOTOS :http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=33&t=14369
Nunca esqueça que voce nao é imune aos pecados que condena...
Avatar do usuário
Gilmar Martins
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 982
Registrado em: 13 Jan 2015, 07:49
Cidade: Novo Horizonte
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1991
Combustível:: Gasolina
Injeção: MPFi

Re: DÉCO - MEU CARRO

Mensagem não lida por Gilmar Martins »

Legal, é muito frustrador quando dão esses problemas, é muito fácil estressar, mas se saiu muito bem. Párabéns.
Gilmar
Vectra 97 GLS
DÉCO
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4204
Registrado em: 31 Mai 2010, 21:42
Cidade: Matao
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1989
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: DÉCO - MEU CARRO

Mensagem não lida por DÉCO »

.
Deu tudo certo , temperatura ok , ta canhao igual sempre hehe (to pegando leve), ta em Observaçao , ainda, outros problemas q ia atacar depois parecem q sumiram . . .

A vibe d vcs amigos faz diferença, obrigado :ok:

vou limpar as velas velhas q estao em uso e muito boas pelo caso, vou tirar fotos (video ta mais facil ) , passei cola junta nas bordas da bobina mi q tava vazando, piorou com o problema das velas bosch (minha experiencia) , tenho bobina reserva no carro, como disse , nao ta falhando , ta beleza , gaças a Deus tambem . . .

tamo ai
CABEÇOTE LFVT, INSTALADO, BURA 2E , VIDE (Partir da pag, 25 ) AVATAR : NIKOLA TESLA
FOTOS :http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=33&t=14369
Nunca esqueça que voce nao é imune aos pecados que condena...
Avatar do usuário
500EF
MODERADOR
Mensagens: 6031
Registrado em: 24 Ago 2007, 17:13
Cidade: BH
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: DÉCO - MEU CARRO

Mensagem não lida por 500EF »

Não é de hoje que eu falo que bobina mi + tempo de carga alto (eu já medi 12ms no meu distribuidor aranha em marcha-lenta) = problema na certa.

No sistema original do Mi, se não me engano, ela recebe coisa de 3ms fixos.

Aqui uma medição do meu carro, mostrando as senoides geradas pelo distribuidor aranha e o chaveamento da caixinha bosch acompanhando:

Imagem
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: DÉCO - MEU CARRO

Mensagem não lida por Rafaelo »

o problema dele pra mim está claro desde o começo, foi depois que ele colocou as velas e cabos diretos sem resistencia que deu esse problema, como falei acima, alem de aumentar a corrente gera muito ruido EMI fazendo isso é uma pratica bem arriscada fora a sujeira eletromagnetica que voces lançam no ar fazendo isso rsrsrs, e logo alguma coisa vai ou pode queimar :wink:


vou por oque o Deco disse !

IMPORTANTE :

Nao sei c é por que nunca gostei da fama das velas comuns bosch , mas instalei umas velas R0 (erre zero) resistencia zero], e tive graves problemas de falha , simplismente fui viajar e tive que voltar pra traz com menos de 30 km de viagem prevista para 1200 km ida e volta, chegando em casa confirmei o sincronismo achando q poderia ter pulado dente, mas nao era, estava tudo ok, entao parti para as velas, peguei as usadas e instalei no carro (troquei por kilometragem 20 k nao por defeito ) bp7es, e o carro funcionou normal, entao acabei viajando no dia seguinte (perdi um precioso dia) .


problema resolvido... senao tivesse posto direto sem resistencia, nao daria essas falhas e ao que consta nao queimou modulo nem a bobina senao me engano arrumou o problema ao por velas normais.
500EF escreveu:Não é de hoje que eu falo que bobina mi + tempo de carga alto (eu já medi 12ms no meu distribuidor aranha em marcha-lenta) = problema na certa.
se tu tivesse colocado a bobina asfáltica teria o mesmo resultado. ou seja se tem 12ms em velocidade baixa com a bobina plastica vai ter o mesmo com a asfaltica.

nao é a bobina que comanda o tempo do chaveamento e sim o modulo, o indutor so transfere a energia de forma mutual pro campo secundário e a multiplica.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Avatar do usuário
500EF
MODERADOR
Mensagens: 6031
Registrado em: 24 Ago 2007, 17:13
Cidade: BH
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: DÉCO - MEU CARRO

Mensagem não lida por 500EF »

Fato é que, independente de que vela usar, a bobina Mi foi projetada para ser carregada por um tempo fixo na casa dos 3ms, em qualquer rotação.

O sistema dos nossos carburados chaveia por muito mais tempo do que isso em marcha-lenta (normal de 2 a 3 vezes mais que o esperado pela Mi) ou rotação baixa (o tempo vai caindo com a rotação, já que as senoides se aproximam).

E qualquer coisa além do tempo de carga necessário, só vai fazer a bobina saturar e gerar calor.

Quanto tempo ela vai aguentar? Só Deus... Pode ser 1 hora, 1 mês ou 1 ano. Mas em algum momento, pode ter certeza que vai perder o isolamento interno, furar, começar a vazar, etc.

Além disso, a bobina Mi recebe originalmente a tensão direta do alternador e a resistência do primário dela é de cerca de 0,5 ohm (a dos nossos carburados é de 1,5ohm + outro tanto desses adicionados pelo pré-resistor).

Então, se simplesmente ligar a Mi no monza, direto sem pré-resistor, isso dá mais de 27A (I=V/R => I=13,8/0,5 = 27,6A).

Se fizer isso no monza, sem colocar resistor, a caixinha bosch vai fritar em algum momento, já que originalmente ela deve fornecer uns 6A a 8A no máximo.

Para não acontecer, tem que colocar resistor. E, neste caso, já estará 'matando' qualquer eventual vantagem que a bobina Mi teria sobre a original.

Onde eu continuo insistindo que usar a Mi no original não vale a pena.

Mas aí, cada um, cada um, né? rsrsrs
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: DÉCO - MEU CARRO

Mensagem não lida por Rafaelo »

500EF escreveu:Além disso, a bobina Mi recebe originalmente a tensão direta do alternador e a resistência do primário dela é de cerca de 0,5 ohm (a dos nossos carburados é de 1,5ohm + outro tanto desses adicionados pelo pré-resistor).

Então, se simplesmente ligar a Mi no monza, direto sem pré-resistor, isso dá mais de 27A (I=V/R => I=13,8/0,5 = 27,6A).

Se fizer isso no monza, sem colocar resistor, a caixinha bosch vai fritar em algum momento, já que originalmente ela deve fornecer uns 6A a 8A no máximo.
tu acabou pulando um monte de coisa nesse meio tempo.

vamos la.
1° que nao 27 A essa conta alem de ser teorica tu ta esquecendo do basico. indutores(bobina pra nome popular) sao opositores de corrente, ela nao deixa a corrente subir de imediato. a propria corrente criada pelo condutor ao criar o campo magnetico no arredor do fio comprime o campo externo do solenoide.

resumindo, no momento T=0 nao vai ter os teus 27A precisa de tempo pra atingir essa corrente :wink:
e pode ter certeza que nao vai atingir 27A (corrente maxima limitada pelo circuito) tem outras resistencia no caminho

entao esquece isso!

2° o transistor de potencia desse modulo bosch é muito forte, é antigo e duravel, ele segura cargas de pico maior que 27A eu mesmo ja postei aqui o datasheet dele um tempo a atras mostrando a corrente max que ele suporta entre o C e o E desse transistor NPN. nao é atoa que ele é usado em carregador de bateria

3° o dissipador termico desse transistor é enorme, pra chegar ao limite de saturaçao termica do transistor o dissipador precisa esta a mais de 80°C e me desculpa ! pra fazer isso so metendo um maçarico nele.

4° denovo é teorico o calculo, indutores sao imprevisíveis nem sempre sai oque esta no papel. tanto é que é so tu olhar pro teu scope e ver que nem sempre sai a mesma tensao no primario.

repito denovo, o dele nao queimou nada, e se tivesse taria queimado a pelo menos 3 anos atras
500EF escreveu: Mas aí, cada um, cada um, né? rsrsrs
eu vejo da forma tecnica, como falei antes senao queimou nesse tempo todo nao queima mais, e novamente tu esqueceu que o dele nao queimou e sim deu um pequeno problema por alguem ter dito a ele em usar sem resistencia nas velas e nos cabos. tu leu a fala que coloquei dele? no momento que voltou as velas normais terminou o problema, ou seja nao queimou nada :ok:

tu ta loco pra que queime e diz: Nao disse ! rsrsrsrs
essa é uma forma facil e barata do que gastar com amplificador de centelha. isso quebra as vendas desses cara kkkkkk

eu particularmente faria bem diferente no caso dele, nao usaria amplificador de centelha e tao pouco bobinas especificas. eu projetaria um modulo de igniçao digital com IGBT e com programação e ajuste no corte do sinal AC (rpm do sensor) mudando o tempo de carga. dessa forma se ajusta como é o caso das ECU prog, a minha ECU opera o tempo todo em 4ms. sem contar que existem IGBT com flyback de 500V (multiplica isso pra ver oque da)

o meu IGBT (driver da PROecu) corta e estabiliza a tensao do primario em 400V, porem nao sai 40kv na vela pq a bobina tem fator menor que 100:1
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Avatar do usuário
500EF
MODERADOR
Mensagens: 6031
Registrado em: 24 Ago 2007, 17:13
Cidade: BH
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: DÉCO - MEU CARRO

Mensagem não lida por 500EF »

Eu só falei tudo isso porque li em algum lugar ali no post dele, que a bobina tinha vazado.

Isso é sinal de superaquecimento e de que o isolamento interno dela já está indo embora.

Ou eu entendi errado o que ele quis dizer com o tal vazamento...

E só para ilustrar com a experiência que eu tive recentemente, estou com uma Mi no meu carro, já que a CDI Plus está ligada.

Estes dias eu desliguei a CDI plus e deixei a indutiva chaveando diretamente na bobina. Em poucos segundos a temperatura foi na estratosfera... Não dava para encostar a mão nem no módulo, nem na bobina.

E estava sem pré-resistor.
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Responder