Valvula termostatica ou Bomba D'agua > Ruim

Assuntos de mecânica e manutenção não abordados nos fóruns abaixo.
Diogo Ponci
Membro SL (Ní­vel 1)
Modelo: - SELECIONE --------

Valvula termostatica ou Bomba D'agua > Ruim

Mensagem não lida por Diogo Ponci »

Ah Temperatura do meu Monza 2.0 alcool naum sao do azul so no inverno ai o carro naum desenvolve legal sera que é a valvula termostatica ou bomba d'agua ? abrass
bodinho
Membro SR (Ní­vel 4)

Re: Valvula termostatica ou Bomba D'agua > Ruim

Mensagem não lida por bodinho »

Provavelmente seu carro encontra-se sem a valvula termostatica.
Diogo Ponci
Membro SL (Ní­vel 1)

Mensagem não lida por Diogo Ponci »

Daew Bodinho sussi ? ah então vo ver nesse fds se tem ou naum, mais ano passado meu monza fikava normal ....?
Rafaelo
MODERADOR
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Mensagem não lida por Rafaelo »

bem provavel que esteja sem a valvula termostatica ou com ela travada em fim... se fosse bomba com defeito seria o contrario aqueceria rapido de mais. desmonte ela e verifica com os teste no manual de serviço.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
carlos wagner
Membro GL (Ní­vel 2)

Mensagem não lida por carlos wagner »

Olá!
A melhor coisa que você faz é vericar três coisas:
1- Válvula termostática - Muitos falam que sem essa peça é melhor, pois o carro não esquenta, etc..
Isso é o maior engano, pois o motor para funcionar corretamente precisa trabalhar numa temperatura ideal, o que no monza significa trabalhar quando o ponteiro estiver entre o meio e 1/4 da escala da temperatura, se não me falha a memória´, os valores da VT são 82 e 97ºC ( ou seja ela começa a abrir com 82º e abre totalmente com 97ºC ).

2 - Cebolão da temperatura - Responsável por armar e desarmar a ventoinha - 87 - 92ºC ( arma com 92ºC e desarma com 87ºC ).

3 - Aditivo - Procure fazer a limpeza ( procure um mecânico ) e adicionar na proporção correta o aditivo. Esse aditivo serve para evitar ferrugens e aumentar o ponto de ebulição da água, protegendo o motor.
O meu monza estava sem a VT, com cebolão com valor baixo e sem aditivo.
Eu fiz esses três procedimentos no meu monzão, e pude observar que o carro melhorou em desempenho, consumo e o óleo lubrifica muito melhor o motor. Nunca arranque a VT ( A GM jamais colocaria essa peça se desnecessário ), compre de preferência da marca Magnetti Mareli, que é a original e custa em torno de R$ 55,00.
Um abraço!
strackemi
Membro Classic (Ní­vel 7)
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza Classic SE
Ano: 1989
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Mensagem não lida por strackemi »

carlos wagner escreveu:Olá!
A melhor coisa que você faz é vericar três coisas:
1- Válvula termostática - Muitos falam que sem essa peça é melhor, pois o carro não esquenta, etc..
Isso é o maior engano, pois o motor para funcionar corretamente precisa trabalhar numa temperatura ideal, o que no monza significa trabalhar quando o ponteiro estiver entre o meio e 1/4 da escala da temperatura, se não me falha a memória´, os valores da VT são 82 e 97ºC ( ou seja ela começa a abrir com 82º e abre totalmente com 97ºC ).

2 - Cebolão da temperatura - Responsável por armar e desarmar a ventoinha - 87 - 92ºC ( arma com 92ºC e desarma com 87ºC ).

3 - Aditivo - Procure fazer a limpeza ( procure um mecânico ) e adicionar na proporção correta o aditivo. Esse aditivo serve para evitar ferrugens e aumentar o ponto de ebulição da água, protegendo o motor.
O meu monza estava sem a VT, com cebolão com valor baixo e sem aditivo.
Eu fiz esses três procedimentos no meu monzão, e pude observar que o carro melhorou em desempenho, consumo e o óleo lubrifica muito melhor o motor. Nunca arranque a VT ( A GM jamais colocaria essa peça se desnecessário ), compre de preferência da marca Magnetti Mareli, que é a original e custa em torno de R$ 55,00.
Um abraço!
falo tudo... Carlos :wink: Troquei eu mesmo a uns 2 anos a valvula do Monza do meu pai e até hj nao incomodou estava com o mesmo problema e lembro q tava frio pra caramba :lol: !!! Manter o sistema de arrefecimento em ordem e com aditivo é a melhor coisa q tem!!! evita-se transtornos!! :smt023
Michael Stracke :smt069
Monza Classic 2.0 1989 / XL 700 Transalp ABS 2013
Imagem Imagem
Monza viewtopic.php?f=33&t=12515
Carlos A. Freire
MODERADOR
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Só para completar as informações:

Monza de 87 a 91, a válvula termostática é 92/103ºC, ou seja, início de abertura aos 92ºC e abertura total aos 103ºC
Monza EFI, todos, a válvula termostática é 92/107ºC, ou seja, início de abertura aos 92ºC e abertura total aos 107ºC.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
bodinho
Membro SR (Ní­vel 4)

Mensagem não lida por bodinho »

Td na santa paz, entao estava com este problema a minha valvula travou fechada entao o carro comecou a subir muito a temperatura, sem saber compreiu um cebolao novo e nada, entao resolvi mexer na valvula tirei e acabou o defeito, agora preciso comprar uma para colocar novamente, pois nao esquenta neste frio é horrivel.rs
Responder