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Re: CINTOS DE SEGURANÇA SEM SEGURANÇA!!!

Enviado: 09 Set 2016, 10:32
por DecoSRPQ
Ola pessoal, quanto tempo não passo por aqui. Hoje vim pedir a ajuda do conhecimento de vocês. To precisando trocar o cinto do meu Monza 88, alguém saberia me dizer se esse modelo vendido no Mercado Livre serve ou precisa de alguma adaptação. Obrigado.
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... sca-ka-_JM

Re: CINTOS DE SEGURANÇA SEM SEGURANÇA!!!

Enviado: 09 Set 2016, 10:49
por jorgeAP
Só testando para ver amigo, tem uns cintos por aí que não são ruins, o problema deles é que não destravam não permitindo você esticar a fita para afivelar, mas dá para fazer um ajuste nele.
O problema deles é que os mecanismo de liberar a cinta, é mal acabado e tem rebarba por dentro do alojamento da esferinha, é só desmontar e dar uma lixada por dentro para a esfera correr solto. MAS CUIDADO PARA NÃO LIXAR DEMAIS E FICAR SOLTO O TEMPO TODO NÃO PERMITINDO O TRAVAMENTO QUANDO PRECISAR.... É IR LIXANDO E VERIFICANDO O ACIONAMENTO.
Não é que esse problema seja em todos os cintos mas pode acontecer em algumas peças. Acho que tenho fotos do mecanismo desmontado desse modelo mas não estou achando agora, se achar posto para você ver com a indicação da rebarba e onde lixar.

Re: CINTOS DE SEGURANÇA SEM SEGURANÇA!!!

Enviado: 09 Set 2016, 11:08
por DecoSRPQ
Entendi. O meu ainda são os originais e o fecho, que é duplo, está quebrado do lado do motorista. Comprei um fecho novo mas já é o padrão novo e o cinto original não encaixa no fecho. E como os cintos do Monza 88 não são muito seguros, já queria aproveitar para trocá-los.

Re: CINTOS DE SEGURANÇA SEM SEGURANÇA!!!

Enviado: 09 Set 2016, 13:28
por jorgeAP
Os cintos do Monza tem a fivela muito pesada, o que faz com que o retorno da cinta demore ou com o tempo precise de ajudar ela recolher, já os cintos modernos são bem mais leves e recolhem a cinta bem mais rápido sem ajuda.

Re: CINTOS DE SEGURANÇA SEM SEGURANÇA!!!

Enviado: 09 Set 2016, 14:34
por Carlos A. Freire
Os cintos do Monza tem a fivela muito pesada
Essa condição é até 92, pois de 93 diante não conta mais com o pré tensionador, que você consegue deixar frouxo na forma de ajuste, de forma que o cinto não fique puxando e incomodando. Esse cinto até 92, quando soltar a fivela é só puxar e depois soltar para que volte ao seu lugar recolhido.

Abs,

Carlos Freire

Re: CINTOS DE SEGURANÇA SEM SEGURANÇA!!!

Enviado: 09 Set 2016, 22:48
por jorgeAP
Valeu Carlos por mais essa informação, no caso do meu já estavam cansados mesmo demorava a volta e do lado do passageiro as vezes era preciso ficar conduzindo ele, daí fiz o reparo na máquina dele e troquei a cinta e a fivela por uma mais leve sem esse pré tensionador. Mas já faz algum tempo isso.

Re: CINTOS DE SEGURANÇA SEM SEGURANÇA!!!

Enviado: 17 Set 2017, 11:38
por PabloCSiqueira
Meu Monza é ano 90.
Não sei até que ano os cintos de segurança dianteiros saíram com sistema de "pêndulo". Esse sistema só trava o cinto com o carro em movimento. Se o carro estiver parado e vc puxar o cinto para verificar sua eficiência ele não irá travar a exemplo dos cintos com sistema moderno pois o pêndulo que ativa o sistema estará em repouso. Muitos "guardas" não sabem disso e multam o veículo como se o cinto estivesse com problema. É a tecnologia da época, rsrsrsr.
Espero ter ajudado.
Um bom profissional na área de cintos de segurança explica melhor e ainda mostra.

Re: CINTOS DE SEGURANÇA SEM SEGURANÇA!!!

Enviado: 17 Set 2017, 19:54
por Luiz Carlos (Rio)
...pois de 93 diante não conta mais com o pré tensionador, que você consegue deixar frouxo na forma de ajuste, de forma que o cinto não fique puxando e incomodando
Os carros modernos agora vêm com pré tensionadores, que na verdade, fazem um trabalho diferente ao dos Monzas mais antigos. No Monza serviam para aumentar o conforto, e no caso dos carros modernos serve para 'arrochar' o sujeito antes que o cinto trave pelo sistema normal.
Como o nome está dizendo, eles dão uma pré tensão ao cinto, na hora em que acontece uma colisão, de forma a não deixar o corpo do ocupante avançar como nos cintos atuais ou os de inércia (com o tal pêndulo).
Eles possuem um dispositivo explosivo que, antes do cinto travar, dá uma puxada no mesmo, colando o ocupante ao banco.
Por falar em pêndulo, eu fui tripulante de um avião em que os cintos e suspensórios dos tripulantes (piloto, copiloto, mecânico de voo e radiotelegrafista possuíam esse dispositivo de inércia (o pêndulo). Ele só travava se houvesse uma desaceleração do avião.
Muito tripulante novo sentava e tentava testar o cinto, dando aquela puxadinha para ver se travava. Como não travava, virava pra mim e dizia que o cinto estava defeituoso. E lá ia eu explicar que não era como em muitos outros aviões.
No caso do avião em questão, havia uma alavanca que travava manualmente o cinto. Era para ser acionada em caso de pouso forçado (antes do pouso, certamente), para garantir o travamento.
No caso do avião, ele não poderia usar cinto como nos Monzas mais novos, pois para alcançar alguns comandos era necessário esticar o corpo e o cinto prenderia. Mesmo não sendo, eu só prendia os suspensórios (que pegam nos ombros e puxam para baixo, não deixando o tripulante avançar o tronco), depois que estivesse tudo pronto para decolagem, com o avião alinhado na cabeceira da pista, para decolagem.
Abs