Rebaixar cabeçote ou trocar pistões?

Assuntos de mecânica e manutenção não abordados nos fóruns abaixo.
Marcell 500 EF
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4091
Registrado em: 07 Mai 2007, 09:41
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Mensagem não lida por Marcell 500 EF »

>-Wilton-< escreveu:E ae Herro...
sumiu...
disculpe sair fora do assunto..

mas dia 14 de outubro tem Show Cars nu autodromo..eu vou correr denovo..se kiser tb fale comigo..
me add nu msn.. [email protected]

abrassss
Bem que eu gostaria de correr mas meu carro não passaria na vistoria e eu to sem dinheiro pra gastar com futilidades agora.
Marcel Murai
MODERADOR
Mensagens: 2409
Registrado em: 01 Fev 2007, 20:44
Cidade: CERQUILHO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Mensagem não lida por Marcel Murai »

Ah, se eu tivesse um Monza MPFI...ia logo atras de um modulo do Vectra..hehehe. :lol:
2021-Monza GLS 94/95 2.0 efi Vermelho goya
2019-VW Santana 1996 2.0 EECIV Vermelho
2018- (rip) Monza Classic SE 1992/1993 Automatic Vermelho Maiorca 2.0 EFI Gasolina
2010-2019 Monza SL/E 2.0 MPFI 1992 Vermelho Ciprius Gasolina
2015-2018 Monza GLS 1994/1995 Preto Liszt 2.0 EFI Alcool
2005-2009 Monza Hitech 1993/1994 2.0 EFI Completo + ABS Azul Strauss
1992-1998 (Familia)Monza SL/E 1987/1988 2.0 Alcool Completo + Automatic + 5 Rodas Classic + Antena Elet.
Avatar do usuário
500EF
MODERADOR
Mensagens: 6031
Registrado em: 24 Ago 2007, 17:13
Cidade: BH
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Mensagem não lida por 500EF »

Heero Maxwell escreveu: Pois bem, vamos por partes. Os bicos do meu, eu não consegui achar a numeração, mas eles não são verdes, são azuis com o conector amarelo.
Os originais deste carro são os verdes. Estes azuis, provavelmente são os do Kadett GSI.

Eles até podem ser usados, desde que retrabalhados, para a conversão deste carro para álcool. A principal diferença destes para os originais é que eles são de "furo" e não de "agulha" como os verdes.

O final do código dos bicos azuis do GSI é 935. Para ver este código, aperte e segure o "clipe" metálico que fica no conector amarelo (seta vermelha na foto), enquanto puxa ele pra cima (seta azul na foto).

Imagem

O código fica escrito em uma das laterais encobertas pelo plug amarelo.

O grande problema é que você teria que tirar estes bicos para ver o quanto eles abriram os furos, ou se nem abriram. Como eles são do GSI à gasolina, sem aumentar os furos na proporção certa, não alimentariam corretamente o motor à álcool, e ele pode ter ficado com mistura pobre ou rica demais.
Quanto ao ponto, não me lembro exatamente, mas me parece que ele estava 16 ou 18. Realmente eu não me lembro, qual o problema do ponto estar tão elevado assim? Ele não fico estourando nem nada, roda normalmente.
Se não estiver "grilando" em nenhuma situação, não tem problema nenhum. Eu fui mais conservador por causa do turbo mesmo.
Estou sem chave de vela, então não tenho como ver elas, sei que são bosch e brancas hehehe.
Particularmente eu prefiro as da NGK...

Mas, mesmo assim, era importante você tirar as velas para olhar, pois dependendo da coloração dá para deduzir como está a mistura...
A bobina é vermelha, inteira vermelha, sem nenhum adesivo. Talvez seja por isto que no frio ele peca um pouco em pegar, pq a faísca é menor. As vezes não pega de forma nenhuma na gasolina.
Como assim, na gasolina? Às vezes você abastece com gasolina?
Quanto a sonda, não sei te dizer, aonde eu posso ver isto?
Originalmente este carro não tem sonda lambda. Eu coloquei uma no meu para poder monitorar a mistura o tempo todo (turbo+mistura pobre = kbum... hehehe).

É um instrumento legal de se ter no carro, mas vamos ver primeiro a coloração das velas... Assim evita de gastar dinheiro atoa...
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Avatar do usuário
500EF
MODERADOR
Mensagens: 6031
Registrado em: 24 Ago 2007, 17:13
Cidade: BH
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Mensagem não lida por 500EF »

E aí, conseguiu mais alguma informação?
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Marcell 500 EF
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4091
Registrado em: 07 Mai 2007, 09:41
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Mensagem não lida por Marcell 500 EF »

500EF escreveu:E aí, conseguiu mais alguma informação?
Ainda não, ontem, sai com o carro, e quando estava voltando para casa, andando bem tranquilo, começou a sair uma fumaça do capô, fui abrir ele, e tava cheio de água espalhada e um barulho de vasamento, como um cilindro de gás aberto, mas depois de 1 minuto ou 2 parou pq o carro esfriou um pouco. Acho que pode ser algo no radiador pq sujou bastante, e a água que tava meio alaranjada. Além disto, o reservatório de água zerou, ficou seco pra mais de metro. Agora eu pus água, mas depois de 5min não baixou nada, com o carro desligado é claro. Muito estranho isto.
Diego Paiva
MODERADOR
Mensagens: 11324
Registrado em: 14 Dez 2006, 14:48
Cidade: Fortaleza
Estado: Ceará-CE
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Mensagem não lida por Diego Paiva »

Heero Maxwell escreveu:
500EF escreveu:E aí, conseguiu mais alguma informação?
Ainda não, ontem, sai com o carro, e quando estava voltando para casa, andando bem tranquilo, começou a sair uma fumaça do capô, fui abrir ele, e tava cheio de água espalhada e um barulho de vasamento, como um cilindro de gás aberto, mas depois de 1 minuto ou 2 parou pq o carro esfriou um pouco. Acho que pode ser algo no radiador pq sujou bastante, e a água que tava meio alaranjada. Além disto, o reservatório de água zerou, ficou seco pra mais de metro. Agora eu pus água, mas depois de 5min não baixou nada, com o carro desligado é claro. Muito estranho isto.
Quanto ao vazamento, troca a tampa do reservatorio, pode ser ela que esteja ruim, compre somente a original... é baratinha uns 15 reais.... no meu monza era a tampa :D

Abraço.
Monza GLS 96/96 - Verde Rousseau - COMPLETO
Omega CD 4.1 98/98 - Preto Liszt - COMPLETO + Teto Solar
Opala Diplomata SE - 91/91 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Monza Classic SE 92/92 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Opala Comodoro SL/E 90/90 - Cinza Berílio - COMPLETO
Marcell 500 EF
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4091
Registrado em: 07 Mai 2007, 09:41
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Mensagem não lida por Marcell 500 EF »

Diego Paiva escreveu:
Heero Maxwell escreveu:
500EF escreveu:E aí, conseguiu mais alguma informação?
Ainda não, ontem, sai com o carro, e quando estava voltando para casa, andando bem tranquilo, começou a sair uma fumaça do capô, fui abrir ele, e tava cheio de água espalhada e um barulho de vasamento, como um cilindro de gás aberto, mas depois de 1 minuto ou 2 parou pq o carro esfriou um pouco. Acho que pode ser algo no radiador pq sujou bastante, e a água que tava meio alaranjada. Além disto, o reservatório de água zerou, ficou seco pra mais de metro. Agora eu pus água, mas depois de 5min não baixou nada, com o carro desligado é claro. Muito estranho isto.
Quanto ao vazamento, troca a tampa do reservatorio, pode ser ela que esteja ruim, compre somente a original... é baratinha uns 15 reais.... no meu monza era a tampa :D

Abraço.
Impossível ser a tampa, pq o sentido do respindo é indo pro reservatório, e não vindo de lá, veio da frente.
Diego Paiva
MODERADOR
Mensagens: 11324
Registrado em: 14 Dez 2006, 14:48
Cidade: Fortaleza
Estado: Ceará-CE
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Mensagem não lida por Diego Paiva »

Faz uma revisão no sistema e uma limpeza geral, manda varetar o radiador( eles desmontam o radiador e fazem a limpeza), trocar mangueiras se necessario... Depois coloque água destilada e aditivo nas proporções indicadas.

Manda o mecânico fazer o teste do sistema. Existe uma bombinha que coloca pressao no sistema, vc coloca ela ali no reservatorio de expansão, no lugar da tampa, enrosca ali e vai bombeando, se existir vazamentos, com ctz ele aparecerão. Com esta bombinha, fica bem mais facil de achar os vazamentos

Em um de seus post's, vc fala que a tampa do reservatorio ainda é original.... seu carro tem aproximadamente 18 anos.... mesmo que a tampa n esteja com problema, se o carro fosse meu, eu trocaria a tampa por segurança.... A tampa ja trabalhou demais nesses 18 anos, heim?

Mas analise ai, e veja o que é melhor pro seu monzão.

Com água e óleo n se brinca... são coisas que NUNCA deixo de olhar em meu monza.

Abraço.
Monza GLS 96/96 - Verde Rousseau - COMPLETO
Omega CD 4.1 98/98 - Preto Liszt - COMPLETO + Teto Solar
Opala Diplomata SE - 91/91 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Monza Classic SE 92/92 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Opala Comodoro SL/E 90/90 - Cinza Berílio - COMPLETO
Responder