Monza Classic 500 EF Turbo Legalizado
- 500EF
- MODERADOR
- Mensagens: 6031
- Registrado em: 24 Ago 2007, 17:13
- Cidade: BH
- Estado: Minas Gerais-MG
- Modelo: Monza 500 EF
- Motor: 2.0
- Ano: 1990
- Combustível:: Etanol
- Injeção: MPFi
Re: Monza Classic 500 EF Turbo Legalizado
Ele mesmo mpx4250ap.
É bem comum mesmo... Bastante usado nestes tipos de projeto.
E como rodo com 1 bar, a escala dá e sobra.
É bem comum mesmo... Bastante usado nestes tipos de projeto.
E como rodo com 1 bar, a escala dá e sobra.
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
-
- MODERADOR
- Mensagens: 10170
- Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
- Cidade: serra gaúcha
- Estado: Rio Grande do Sul-RS
- Modelo: Monza Hatch
- Motor: 2.0
- Ano: 1982
- Combustível:: Etanol
- Injeção: MPFi
Re: Monza Classic 500 EF Turbo Legalizado
nao é por isso... tem que pensar pelo conversor analogico -> digital e nao pelo oque o sensor pode suportar.
o ideal seria ter ele mais proximo da pressao maxima de serviço(o modelo 2.5 dava bem pra isso), mas blz! vai funcionar, porem limitado. sempre é ideal ele(sensor) trabalhar na mesma escala do ADC(5v) assim pega a escala toda e nao pela metade como seria teu caso 5v.
alias teu arduino é 5v ne?, use a funçao MAP pra criar um mapa ADC conforme tua limitaçao tecnica ae. nao sei qual a tensao de saida do sensor a 1kg, de qualquer forma vai precisar por no mapa a variaçao completa 0 a 333 ADC se fosse 1.6v
5 / 1024 = 0,0048v
1,6 / 0,0048 = 333 ADC esse seria o maximo da escala no teu MAP
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
- 500EF
- MODERADOR
- Mensagens: 6031
- Registrado em: 24 Ago 2007, 17:13
- Cidade: BH
- Estado: Minas Gerais-MG
- Modelo: Monza 500 EF
- Motor: 2.0
- Ano: 1990
- Combustível:: Etanol
- Injeção: MPFi
Re: Monza Classic 500 EF Turbo Legalizado
Ja fiz alguns programas usando conversao ADC e tambem DAC.
Quanto ao sensor, ainda nao estudei a fundo, mas como marcou 1,6v na pressao atmosferica, acredito que abaixo deste valor ate 0v funcione como vacuometro e acima de 1,6v, ate os 5v, sera = (2,5bar da escala maxima do sensor-pressao atmosferica inicial).
Aí mapeio com base nestas referencias.
Quando fizer o teste da seringa em serie com um manometro analogico, mato a charada na hora... Hehehe
Como é so para mostrar a pressao no painel, acho que ja terei resolucao suficiente usando o adc interno do arduino. Mas se precisasse de mais, poderia usar o modulo ADC externo de 16bits que tenho (acho que é ads1115... Aquele que usei para o teste de ler o sensor map do palio com motor funcionando) .
Quanto ao sensor, ainda nao estudei a fundo, mas como marcou 1,6v na pressao atmosferica, acredito que abaixo deste valor ate 0v funcione como vacuometro e acima de 1,6v, ate os 5v, sera = (2,5bar da escala maxima do sensor-pressao atmosferica inicial).
Aí mapeio com base nestas referencias.
Quando fizer o teste da seringa em serie com um manometro analogico, mato a charada na hora... Hehehe
Como é so para mostrar a pressao no painel, acho que ja terei resolucao suficiente usando o adc interno do arduino. Mas se precisasse de mais, poderia usar o modulo ADC externo de 16bits que tenho (acho que é ads1115... Aquele que usei para o teste de ler o sensor map do palio com motor funcionando) .
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
-
- MODERADOR
- Mensagens: 10170
- Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
- Cidade: serra gaúcha
- Estado: Rio Grande do Sul-RS
- Modelo: Monza Hatch
- Motor: 2.0
- Ano: 1982
- Combustível:: Etanol
- Injeção: MPFi
Re: Monza Classic 500 EF Turbo Legalizado
esse sensor que tu comprou é de 2.5 ou 4 kg?
se for de 2.5 desconsidere que falei antes.
fez bem em ter pego um proximo a pressao max de serviço
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
- 500EF
- MODERADOR
- Mensagens: 6031
- Registrado em: 24 Ago 2007, 17:13
- Cidade: BH
- Estado: Minas Gerais-MG
- Modelo: Monza 500 EF
- Motor: 2.0
- Ano: 1990
- Combustível:: Etanol
- Injeção: MPFi
Re: Monza Classic 500 EF Turbo Legalizado
É o de 2,5bar mesmo.
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
- 500EF
- MODERADOR
- Mensagens: 6031
- Registrado em: 24 Ago 2007, 17:13
- Cidade: BH
- Estado: Minas Gerais-MG
- Modelo: Monza 500 EF
- Motor: 2.0
- Ano: 1990
- Combustível:: Etanol
- Injeção: MPFi
Re: Monza Classic 500 EF Turbo Legalizado
So acrescentando, li rapidamente o datasheet e tambem alguns exemplos praticos com aplicaçao semelhante a que eu busco. E parece que fiz bem em trazer tambem um sensor de pressao atmosferica (bmp180).
Como eu supunha, o map lê 0v para vacuo absoluto e 5v para 250kPa. Entao, para saber qual valor será o meu "zero" (acima dele = pressao e abaixo = vacuo), eu preciso saber qual é a pressao atmosferica.
Muitos exemplos que eu achei usavam valores fixos, "hard coded". Mas com o sensor bmp180, eu posso ler o valor real do lugar onde o carro estiver.
Depois vou testar com a seringa para tirar a duvida...
Como eu supunha, o map lê 0v para vacuo absoluto e 5v para 250kPa. Entao, para saber qual valor será o meu "zero" (acima dele = pressao e abaixo = vacuo), eu preciso saber qual é a pressao atmosferica.
Muitos exemplos que eu achei usavam valores fixos, "hard coded". Mas com o sensor bmp180, eu posso ler o valor real do lugar onde o carro estiver.
Depois vou testar com a seringa para tirar a duvida...
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
-
- MODERADOR
- Mensagens: 10170
- Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
- Cidade: serra gaúcha
- Estado: Rio Grande do Sul-RS
- Modelo: Monza Hatch
- Motor: 2.0
- Ano: 1982
- Combustível:: Etanol
- Injeção: MPFi
Re: Monza Classic 500 EF Turbo Legalizado
nem verificar tu precisa hehehe. so o MAP é o suficiente.
por isso falei do site da MS
abaixo te mando o codigo do mapa correto e calibrado desse sensor motorola MPX450AP
valores reais e corretos desse sensor MPX450AP realmente é o mesmo que eu tenho aqui no estoque.
Código: Selecionar todos
; genmap 1.0 Motorola MPX4250A, Lance Gardiner Corrected.
KPAFACTOR: ; KPA ADC Volts (* = out of sensor range)
DB 100T ; 0 - 0.000*
DB 12T ; 1 - 0.020
DB 13T ; 2 - 0.039
DB 14T ; 3 - 0.059
DB 15T ; 4 - 0.078
DB 16T ; 5 - 0.098
DB 17T ; 6 - 0.118
DB 18T ; 7 - 0.137
DB 19T ; 8 - 0.157
DB 20T ; 9 - 0.176
DB 21T ; 10 - 0.196
DB 22T ; 11 - 0.216
DB 23T ; 12 - 0.235
DB 24T ; 13 - 0.255
DB 25T ; 14 - 0.275
DB 26T ; 15 - 0.294
DB 27T ; 16 - 0.314
DB 28T ; 17 - 0.333
DB 29T ; 18 - 0.353
DB 30T ; 19 - 0.373
DB 31T ; 20 - 0.392
DB 32T ; 21 - 0.412
DB 33T ; 22 - 0.431
DB 34T ; 23 - 0.451
DB 35T ; 24 - 0.471
DB 36T ; 25 - 0.490
DB 37T ; 26 - 0.510
DB 38T ; 27 - 0.529
DB 39T ; 28 - 0.549
DB 40T ; 29 - 0.569
DB 41T ; 30 - 0.588
DB 42T ; 31 - 0.608
DB 43T ; 32 - 0.627
DB 44T ; 33 - 0.647
DB 45T ; 34 - 0.667
DB 46T ; 35 - 0.686
DB 47T ; 36 - 0.706
DB 48T ; 37 - 0.725
DB 49T ; 38 - 0.745
DB 50T ; 39 - 0.765
DB 51T ; 40 - 0.784
DB 52T ; 41 - 0.804
DB 52T ; 42 - 0.824
DB 53T ; 43 - 0.843
DB 54T ; 44 - 0.863
DB 55T ; 45 - 0.882
DB 56T ; 46 - 0.902
DB 57T ; 47 - 0.922
DB 58T ; 48 - 0.941
DB 59T ; 49 - 0.961
DB 60T ; 50 - 0.980
DB 61T ; 51 - 1.000
DB 62T ; 52 - 1.020
DB 63T ; 53 - 1.039
DB 64T ; 54 - 1.059
DB 65T ; 55 - 1.078
DB 66T ; 56 - 1.098
DB 67T ; 57 - 1.118
DB 68T ; 58 - 1.137
DB 69T ; 59 - 1.157
DB 70T ; 60 - 1.176
DB 71T ; 61 - 1.196
DB 72T ; 62 - 1.216
DB 73T ; 63 - 1.235
DB 74T ; 64 - 1.255
DB 75T ; 65 - 1.275
DB 76T ; 66 - 1.294
DB 77T ; 67 - 1.314
DB 78T ; 68 - 1.333
DB 79T ; 69 - 1.353
DB 80T ; 70 - 1.373
DB 81T ; 71 - 1.392
DB 82T ; 72 - 1.412
DB 83T ; 73 - 1.431
DB 84T ; 74 - 1.451
DB 85T ; 75 - 1.471
DB 86T ; 76 - 1.490
DB 87T ; 77 - 1.510
DB 88T ; 78 - 1.529
DB 89T ; 79 - 1.549
DB 90T ; 80 - 1.569
DB 91T ; 81 - 1.588
DB 92T ; 82 - 1.608
DB 93T ; 83 - 1.627
DB 94T ; 84 - 1.647
DB 95T ; 85 - 1.667
DB 96T ; 86 - 1.686
DB 97T ; 87 - 1.706
DB 98T ; 88 - 1.725
DB 99T ; 89 - 1.745
DB 100T ; 90 - 1.765
DB 101T ; 91 - 1.784
DB 102T ; 92 - 1.804
DB 103T ; 93 - 1.824
DB 104T ; 94 - 1.843
DB 105T ; 95 - 1.863
DB 106T ; 96 - 1.882
DB 107T ; 97 - 1.902
DB 108T ; 98 - 1.922
DB 109T ; 99 - 1.941
DB 109T ; 100 - 1.961
DB 110T ; 101 - 1.980
DB 111T ; 102 - 2.000
DB 112T ; 103 - 2.020
DB 113T ; 104 - 2.039
DB 114T ; 105 - 2.059
DB 115T ; 106 - 2.078
DB 116T ; 107 - 2.098
DB 117T ; 108 - 2.118
DB 118T ; 109 - 2.137
DB 119T ; 110 - 2.157
DB 120T ; 111 - 2.176
DB 121T ; 112 - 2.196
DB 122T ; 113 - 2.216
DB 123T ; 114 - 2.235
DB 124T ; 115 - 2.255
DB 125T ; 116 - 2.275
DB 126T ; 117 - 2.294
DB 127T ; 118 - 2.314
DB 128T ; 119 - 2.333
DB 129T ; 120 - 2.353
DB 130T ; 121 - 2.373
DB 131T ; 122 - 2.392
DB 132T ; 123 - 2.412
DB 133T ; 124 - 2.431
DB 134T ; 125 - 2.451
DB 135T ; 126 - 2.471
DB 136T ; 127 - 2.490
DB 137T ; 128 - 2.510
DB 138T ; 129 - 2.529
DB 139T ; 130 - 2.549
DB 140T ; 131 - 2.569
DB 141T ; 132 - 2.588
DB 142T ; 133 - 2.608
DB 143T ; 134 - 2.627
DB 144T ; 135 - 2.647
DB 145T ; 136 - 2.667
DB 146T ; 137 - 2.686
DB 147T ; 138 - 2.706
DB 148T ; 139 - 2.725
DB 149T ; 140 - 2.745
DB 150T ; 141 - 2.765
DB 151T ; 142 - 2.784
DB 152T ; 143 - 2.804
DB 153T ; 144 - 2.824
DB 154T ; 145 - 2.843
DB 155T ; 146 - 2.863
DB 156T ; 147 - 2.882
DB 157T ; 148 - 2.902
DB 158T ; 149 - 2.922
DB 159T ; 150 - 2.941
DB 160T ; 151 - 2.961
DB 161T ; 152 - 2.980
DB 162T ; 153 - 3.000
DB 163T ; 154 - 3.020
DB 164T ; 155 - 3.039
DB 165T ; 156 - 3.059
DB 165T ; 157 - 3.078
DB 166T ; 158 - 3.098
DB 167T ; 159 - 3.118
DB 168T ; 160 - 3.137
DB 169T ; 161 - 3.157
DB 170T ; 162 - 3.176
DB 171T ; 163 - 3.196
DB 172T ; 164 - 3.216
DB 173T ; 165 - 3.235
DB 174T ; 166 - 3.255
DB 175T ; 167 - 3.275
DB 176T ; 168 - 3.294
DB 177T ; 169 - 3.314
DB 178T ; 170 - 3.333
DB 179T ; 171 - 3.353
DB 180T ; 172 - 3.373
DB 181T ; 173 - 3.392
DB 182T ; 174 - 3.412
DB 183T ; 175 - 3.431
DB 184T ; 176 - 3.451
DB 185T ; 177 - 3.471
DB 186T ; 178 - 3.490
DB 187T ; 179 - 3.510
DB 188T ; 180 - 3.529
DB 189T ; 181 - 3.549
DB 190T ; 182 - 3.569
DB 191T ; 183 - 3.588
DB 192T ; 184 - 3.608
DB 193T ; 185 - 3.627
DB 194T ; 186 - 3.647
DB 195T ; 187 - 3.667
DB 196T ; 188 - 3.686
DB 197T ; 189 - 3.706
DB 198T ; 190 - 3.725
DB 199T ; 191 - 3.745
DB 200T ; 192 - 3.765
DB 201T ; 193 - 3.784
DB 202T ; 194 - 3.804
DB 203T ; 195 - 3.824
DB 204T ; 196 - 3.843
DB 205T ; 197 - 3.863
DB 206T ; 198 - 3.882
DB 207T ; 199 - 3.902
DB 208T ; 200 - 3.922
DB 209T ; 201 - 3.941
DB 210T ; 202 - 3.961
DB 211T ; 203 - 3.980
DB 212T ; 204 - 4.000
DB 213T ; 205 - 4.020
DB 214T ; 206 - 4.039
DB 215T ; 207 - 4.059
DB 216T ; 208 - 4.078
DB 217T ; 209 - 4.098
DB 218T ; 210 - 4.118
DB 219T ; 211 - 4.137
DB 220T ; 212 - 4.157
DB 221T ; 213 - 4.176
DB 221T ; 214 - 4.196
DB 222T ; 215 - 4.216
DB 223T ; 216 - 4.235
DB 224T ; 217 - 4.255
DB 225T ; 218 - 4.275
DB 226T ; 219 - 4.294
DB 227T ; 220 - 4.314
DB 228T ; 221 - 4.333
DB 229T ; 222 - 4.353
DB 230T ; 223 - 4.373
DB 231T ; 224 - 4.392
DB 232T ; 225 - 4.412
DB 233T ; 226 - 4.431
DB 234T ; 227 - 4.451
DB 235T ; 228 - 4.471
DB 236T ; 229 - 4.490
DB 237T ; 230 - 4.510
DB 238T ; 231 - 4.529
DB 239T ; 232 - 4.549
DB 240T ; 233 - 4.569
DB 241T ; 234 - 4.588
DB 242T ; 235 - 4.608
DB 243T ; 236 - 4.627
DB 244T ; 237 - 4.647
DB 245T ; 238 - 4.667
DB 246T ; 239 - 4.686
DB 247T ; 240 - 4.706
DB 248T ; 241 - 4.725
DB 249T ; 242 - 4.745
DB 250T ; 243 - 4.765
DB 251T ; 244 - 4.784
DB 252T ; 245 - 4.804
DB 253T ; 246 - 4.824
DB 254T ; 247 - 4.843
DB 255T ; 248 - 4.863
DB 255T ; 249 - 4.882*
DB 255T ; 250 - 4.902*
DB 255T ; 251 - 4.922*
DB 255T ; 252 - 4.941*
DB 255T ; 253 - 4.961*
DB 255T ; 254 - 4.980*
DB 255T ; 255 - 5.000*
-----------------------------
obs: cada lugar é uma Atm. a temperatura influencia tb
já pra mim acusou 1790mV neste exato momento, pra essa Atm local. são 127 a 140m do nivel do mar. aqui nao é plano, é cidade montada em morro.
127m = 100 kPa
100 kPa = 1790mV
*BH é bem mais alto, são 850m do nivel do mar. por isso deu 1.6v pra ti, a tua Atm é 92kPa. sao 850m = 92 kPa, sao apenas 91% de oxigenio disponivel, contra quase 100% de onde estou. o aspirado aqui leva vantagem, alias, tenho 99% de VE no meu motor, esse aspirado respira muito bem sem perdas no caminho hehehe.
usando o mapeamento do MPX450AP....
92 kPa = 1608mV exatamente oque tu mediu ae! esse é tua Atm ou marco zero entre pressao NEGATIVA & POSITIVA
fontes:
http://www.altitude.org/air_pressure.php
https://github.com/djandruczyk/MegaTuni ... factor.inc
obs: esquece sensor barometrico, tu nao precisa disso, so vai complicar em vez de simplificar. era so ter visto o mapa oficial do sensor.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
- 500EF
- MODERADOR
- Mensagens: 6031
- Registrado em: 24 Ago 2007, 17:13
- Cidade: BH
- Estado: Minas Gerais-MG
- Modelo: Monza 500 EF
- Motor: 2.0
- Ano: 1990
- Combustível:: Etanol
- Injeção: MPFi
Re: Monza Classic 500 EF Turbo Legalizado
Ok. Posso pegar o valor do sensor MAP assim que virar a chave e considerar esta leitura como sendo a pressao atmosferica real no momento.
Mas aí eu saio com o carro e vou para o trabalho. Chega a dar quase 200m de diferença na altitude... Hehehe
Ou então, imagina que você mora no litoral e resolve ir passar o final de semana com a família no alto da serra... Quando ligar o carro, estará ao nível do mar, mas no final da viagem já estará a mais de 1.200m de altitude. Como a MegaSquirt faria as correções numa situação destas? Ela tem mais sensores para compensar ou se baseia na primeira leitura do MAP, antes do arranque girar?
Edit: offtopic - Veja que brinquedinho com custo x benefício interessante: http://br-arduino.org/2017/06/onion-ome ... -selo.html
Mas aí eu saio com o carro e vou para o trabalho. Chega a dar quase 200m de diferença na altitude... Hehehe
Ou então, imagina que você mora no litoral e resolve ir passar o final de semana com a família no alto da serra... Quando ligar o carro, estará ao nível do mar, mas no final da viagem já estará a mais de 1.200m de altitude. Como a MegaSquirt faria as correções numa situação destas? Ela tem mais sensores para compensar ou se baseia na primeira leitura do MAP, antes do arranque girar?
Edit: offtopic - Veja que brinquedinho com custo x benefício interessante: http://br-arduino.org/2017/06/onion-ome ... -selo.html
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.