Monza Classic 500 EF Turbo Legalizado

Fotos e Vídeos de Monza! Envie imagens do seu carro!
Avatar do usuário
500EF
MODERADOR
Mensagens: 6031
Registrado em: 24 Ago 2007, 17:13
Cidade: BH
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Monza Classic 500 EF Turbo Legalizado

Mensagem não lida por 500EF »

Só agora consegui terminar de assistir.

Entendi perfeitamente a sua abordagem de contar os pulsos até o anterior ao 1 metro e completar apenas o que falta para chegar usando o tempo.

É sempre bom ter mais opções de estratégia para resolver o problema.

Vou esperar chegar os componentes para montar algo menos improvisado no carro para poder testar diferentes abordagens na rua. Talvez com um GPS para comparação, sei lá...

Valeu por compartilhar sua idéia (e pela citação no início do vídeo... hehehe). ;)
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Monza Classic 500 EF Turbo Legalizado

Mensagem não lida por Rafaelo »

o video eu tive que editar ele pq removi muita coisa senao iria virar um filme rsrsrsr 1 hora de filmagem é muita coisa ate pra se ver, mas quem gosta e quer aprender esses 60 min passam voando. muita coisa ali nao cheguei abordar. filmei ao longo de varios dias e juntei tudo.

exato, ele trabalha nas duas formas em conjunto. o que falta pra chegar a 1000mm é via tempo, assim nao existe margem de erro, ate existe mas é algo esperado devido as "folgas", ele fraciona o comprimento de cada pulso momentaneamente pra pegar a diferença faltante.

oque acabei nao falando, é a capacidade de precisão que esse sistema tem.
se o carro estiver a 222,3 km/h (4000usec periodo no sensor 8P roda 16R) ele consegue captar uma diferença <1mm a essa velocidade. se 1mm já é uma precisão absurda, imagem voces operar em decimal 0.1mm porem nao foi projetado pra isso. deixei 1mm sendo mínimo pra fechar a diferença, ali na saida das variaveis a precisão foi limitada, poderia ser mais, é desnecessário para esse proposito, as folgas mecanicas, variaveis físicas, eletronica acaba nao tendo efeito pratico menor que 1mm. e esta sem filtragem a saida, ou seja valores brutos mostrados oque captou. essa é outra coisa que tem que ser feito um amortecedor leve pra deixar um ''debouncing''

--------------------------------

isso, use varias estrategias, comece pela mais facil que é aquela que te falei em so contar os pulsos porem de outra forma, senao ficar bom, esse video pra te ajudar a projetar algo como esse, so que um 16 bits teria que ter, 8 é mais trabalhoso. sim GPS tem que ser usado, aqui na bancada ta perfeito, eu tb irei usar pra ter certeza, mas GPS vai marcar pelo menos 100 a 100m com exatidão em ambos os casos assim esperamos.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Avatar do usuário
Gilmar Martins
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 982
Registrado em: 13 Jan 2015, 07:49
Cidade: Novo Horizonte
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1991
Combustível:: Gasolina
Injeção: MPFi

Re: Monza Classic 500 EF Turbo Legalizado

Mensagem não lida por Gilmar Martins »

arnaldo silva escreveu: 05 Mai 2015, 20:06 Como é difícil encontrar um distribuidor bosch com hall, montei um distribuidor reserva para meu MPFI, com a carcaça do distribuidor carburado que sobrou. Onde tem o avanço, na parte de baixo do distribuidor, tem umas abas que apertadas, inutilizam a parte de baixo. Com a mesa do próprio distribuidor carburado, da para fixar o sensor hall bosch perfeitamente. Só fica o aberto na parte externa onde tem (nem sei o nome) avanço???. Mas, tampei com uma borracha e ficou bom.
Então Arnaldo, eu estou com um problema com o distribuidor do meu MPFI, está passando óleo pelo eixo chegando até a tampa onde fica os contatos do rotor. Eu assisti alguns vídeos sobre manutenção de distribuidor no youtube, mas esse que é do MPFI é diferente, tem um tal de sensor hall. É muito complicado faze o conserto? Acho que deve ser apenas trocar algum retentor ou ori ng, por que aparentemente o eixo não tem folga e estava funcionando bem. É que estou com o cabeçote desmontado, fazendo a reparação, gostaria de aproveitar e dar uma geral.
Aguardo,
Abraços,
Gilmar
Vectra 97 GLS
Avatar do usuário
500EF
MODERADOR
Mensagens: 6031
Registrado em: 24 Ago 2007, 17:13
Cidade: BH
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Monza Classic 500 EF Turbo Legalizado

Mensagem não lida por 500EF »

Gilmar Martins escreveu: 04 Jun 2017, 21:23
arnaldo silva escreveu: 05 Mai 2015, 20:06 Como é difícil encontrar um distribuidor bosch com hall, montei um distribuidor reserva para meu MPFI, com a carcaça do distribuidor carburado que sobrou. Onde tem o avanço, na parte de baixo do distribuidor, tem umas abas que apertadas, inutilizam a parte de baixo. Com a mesa do próprio distribuidor carburado, da para fixar o sensor hall bosch perfeitamente. Só fica o aberto na parte externa onde tem (nem sei o nome) avanço???. Mas, tampei com uma borracha e ficou bom.
Então Arnaldo, eu estou com um problema com o distribuidor do meu MPFI, está passando óleo pelo eixo chegando até a tampa onde fica os contatos do rotor. Eu assisti alguns vídeos sobre manutenção de distribuidor no youtube, mas esse que é do MPFI é diferente, tem um tal de sensor hall. É muito complicado faze o conserto? Acho que deve ser apenas trocar algum retentor ou ori ng, por que aparentemente o eixo não tem folga e estava funcionando bem. É que estou com o cabeçote desmontado, fazendo a reparação, gostaria de aproveitar e dar uma geral.
Aguardo,
Abraços,
Gilmar
Da uma olhada neste tópico:
viewtopic.php?f=6&t=29819
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Avatar do usuário
Gilmar Martins
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 982
Registrado em: 13 Jan 2015, 07:49
Cidade: Novo Horizonte
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1991
Combustível:: Gasolina
Injeção: MPFi

Re: Monza Classic 500 EF Turbo Legalizado

Mensagem não lida por Gilmar Martins »

500EF escreveu: 06 Jun 2017, 08:46
Gilmar Martins escreveu: 04 Jun 2017, 21:23
arnaldo silva escreveu: 05 Mai 2015, 20:06 Como é difícil encontrar um distribuidor bosch com hall, montei um distribuidor reserva para meu MPFI, com a carcaça do distribuidor carburado que sobrou. Onde tem o avanço, na parte de baixo do distribuidor, tem umas abas que apertadas, inutilizam a parte de baixo. Com a mesa do próprio distribuidor carburado, da para fixar o sensor hall bosch perfeitamente. Só fica o aberto na parte externa onde tem (nem sei o nome) avanço???. Mas, tampei com uma borracha e ficou bom.
Então Arnaldo, eu estou com um problema com o distribuidor do meu MPFI, está passando óleo pelo eixo chegando até a tampa onde fica os contatos do rotor. Eu assisti alguns vídeos sobre manutenção de distribuidor no youtube, mas esse que é do MPFI é diferente, tem um tal de sensor hall. É muito complicado faze o conserto? Acho que deve ser apenas trocar algum retentor ou ori ng, por que aparentemente o eixo não tem folga e estava funcionando bem. É que estou com o cabeçote desmontado, fazendo a reparação, gostaria de aproveitar e dar uma geral.
Aguardo,
Abraços,
Gilmar
Da uma olhada neste tópico:
viewtopic.php?f=6&t=29819
Pois é 500EF, eu já havia visto esse tópico mencionado por você, mas acontece que o o distribuidor do meu Classic não tem avanço à vácuo, uma vez que tem sensor hall. Não consegui encontrar na web nenhum com a vista explodida. Gostaria de saber se não tem avanço centrífugo também. Pois acho que seria mais fácil tentar desmontar para trocar algum retentor. pois tenho medo de que não consiga montar novamente se tiver aquelas molinhas do avanço centrífugo. Mais tarde vou tentar colocar uma foto no tópico que você mencionou.
Muito obrigado pela ajuda . :ok:
Abraços,
Gilmar
Vectra 97 GLS
Avatar do usuário
500EF
MODERADOR
Mensagens: 6031
Registrado em: 24 Ago 2007, 17:13
Cidade: BH
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Monza Classic 500 EF Turbo Legalizado

Mensagem não lida por 500EF »

Não tem. Nos carros equipados com EZK, todo o controle de avanço é feito pelo módulo eletrônico. ;)
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Avatar do usuário
500EF
MODERADOR
Mensagens: 6031
Registrado em: 24 Ago 2007, 17:13
Cidade: BH
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Monza Classic 500 EF Turbo Legalizado

Mensagem não lida por 500EF »

Sensor MAP já está na mão (literalmente...rsrsr)

Imagem

Imagem

Testei rapidamente aqui, apenas alimentando com +5v pela USB do PC e li o sinal com um multímetro. Ele mostrou 1.63v parado e com a boca eu simulei pressão e vácuo, com as esperadas variações no sinal para mais e para menos.

Outra hora ligo em série com um manômetro e uma seringa para ver se eles mostram valores coerentes.
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Monza Classic 500 EF Turbo Legalizado

Mensagem não lida por Rafaelo »

esse modelo é pra 4 kg ? esse tipo de sensor é o mesmo usado nas MS, eu tenho um sensor desse no estoque porem o meu é o 250 (senao me engano) 2.5kg

2.5 deve fornecer os 5v com uma manometro e a seringa tu consegue criar essa pressao.

se precisar mais detalhes lá tem tudo.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Responder