O que fazer? Cambio automatico ou manual

Assuntos específicos relacionados à direção e câmbio.
Marcel Murai
MODERADOR
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

O que fazer? Cambio automatico ou manual

Mensagem não lida por Marcel Murai »

Pessoal, meu monza veio com cambio automatico, mas.......
Minhas descobertas:
-Cambio não é original do carro.
-Cambio tem mais de 23 anos(cambio de 1985 ou 1987 nao dá pra ver direito na carcaça)
-Não tem TCC
-Meu monza era cambio manual.
-Modulo de injecao do monza cambio manual
Aí surgiram uns impasses fico ou não fico com o cambio automatico e tal, segue os custos para por um cambio manual:
-Trocar Semi-eixos(com homocineticas)
-Trocar Volante do Motor
-Cambio
-Radiador
-Pedais
-Manopla, trambulador
-Embreagem
Total calculo que fique uns R$ 1.500 para voltar o cambio manual.

Para corrigir o cambio automatico(deixar ele no carro):
-Motor está torto, não sei se realmente existe um coxim esquerdo para automatico ou é o mesmo para os 2 cambios,não achei nada a respeito no cepchev. Oque me surpreendeu foi que o suporte lado direito(motor) é diferente do automatico com manual. :smt017 Estranho, pois o motor ja tá erguido demais do lado esquerdo, vai subir o outro lado??? Tenho que corrigir isto urgente, pois os fios da bobina estão esfregando no capo e a cruzeta está trabalhando forçado(muito inclinado).
-Cambio quando frio, só engrena marchas à frente quando motor aquecido ou acelerando engrena-se bruscamente. Ré engrena imediatamente.
-Estou sem nenhuma referencia correta quanto o nivel do oleo, pois o medidor foi soldado. Hoje completei 500ml pois estava abaixo da marca dos 3cm(medido com motor ligado, ate 3min)
Imagem
Antes que questionem, eu vou providenciar a vareta nova, só peço que me digam onde deve ser o nivel do oleo mais ou menos. :D
-óleo está com cor marrom. Tem que trocar oleo, filtro e juntas.
-Cabo de aço do redutor das marchas partido.
Oque falta no carro:
-EGR, todo automatico EFI tem. Meu nao tem.
-Modulo de injecao para Cambio Automatico. (Até funciona esse aqui, manual, mas então por que fizeram outro para cambio automatico?)
-TCC. Todo monza pós 89 tem. Meu nao tem. Cambio deve ser do monza 85 ou 87
Bom de qualquer forma quero ouvir voces. oque acham? Recentemente comprei o cabo de aço do seletor do cambio. Foi um achado. Gosto do automatico, mas o caminho para acertar ele está dificil. :cry: Estou numa balança. não sei oq fazer. :? :smt017
2021-Monza GLS 94/95 2.0 efi Vermelho goya
2019-VW Santana 1996 2.0 EECIV Vermelho
2018- (rip) Monza Classic SE 1992/1993 Automatic Vermelho Maiorca 2.0 EFI Gasolina
2010-2019 Monza SL/E 2.0 MPFI 1992 Vermelho Ciprius Gasolina
2015-2018 Monza GLS 1994/1995 Preto Liszt 2.0 EFI Alcool
2005-2009 Monza Hitech 1993/1994 2.0 EFI Completo + ABS Azul Strauss
1992-1998 (Familia)Monza SL/E 1987/1988 2.0 Alcool Completo + Automatic + 5 Rodas Classic + Antena Elet.
eduardomonza1996
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Estado: Distrito Federal-DF

Re: O que fazer? Cambio automatico ou manual

Mensagem não lida por eduardomonza1996 »

não sei se te ajuda
eu nunca dirigi carro automático e nem sou muito fã
se eu fosse vc colocaria o câmbio manual novamente.
uma pergunta :
se deixar ele automático mesmo , quanto ficaria para deixar ele zero?
"Me perguntaram: Pq não compra um carro mais novo?
Respondi: 96 foi o último ano do Monza, não tem mais novo "
Fotos Do "Possante" : http://www.monzeiros.com/forum/viewtopic.php?f=5&t=8409
weuller

Mensagem não lida por weuller »

Marcel, pelo que entendi, você está com um carro que foi "adaptado" para necessidades especiais?
Se a resposta for sim talvez está aí a explicação do câmbio automático e módulo de injeção para câmbio manual!

Quanto aos coxins, não sei se os do caixote cabem no tubarão, já que pelo que, por exemplo, no meu SL/E 85/86 parece que os coxins se encaixam ou se acoplam nas logarinas? É isso mesmo? E tem alguma diferença nos encaixes do modelo caixote e do modelo tubarão? No tubarão são apenas 3?

Então! O coxin traseiro direito se parece bastante com o dianteiro esquerdo, porém me parece que a distância entre os parafusos de fixação são maiores!

Agora vou chutar uma opinião e quem conhecer bem do assunto pode explicar!
Levando em conta que a longarina do monza é muito resistente, não seria mais viável adaptar o encaixe do coxin, ao invés de voltar ele para manual? O retorno para manual vai sair muito caro!

Murai se eu tiver falado coisa errada pode apagar minha resposta aí heim! :smt023
Abraço!
Marcel Murai
MODERADOR

eduardomonza1996 escreveu:...uma pergunta :
se deixar ele automático mesmo , quanto ficaria para deixar ele zero?
Acredito que para ficar Original Automatico, trocando esse cambio automatico por outro com TCC, EGR, Modulo, entre outros. estimo um custo de uns 3000 a 3500. Agora pra arrumar este, calculo algo em torno de 1000-1500. Só acertando o cambio e o motor inclinado e agumas coisinhas.
weuller escreveu:Marcel, pelo que entendi, você está com um carro que foi "adaptado" para necessidades especiais?
Se a resposta for sim talvez está aí a explicação do câmbio automático e módulo de injeção para câmbio manual!
Sim, descobri isso. Mas não estou descontente não. Apenas quero algo funcionando como deve. Não algo "meia boca" odeio isso.
weuller escreveu:Quanto aos coxins, não sei se os do caixote cabem no tubarão, já que pelo que, por exemplo, no meu SL/E 85/86 parece que os coxins se encaixam ou se acoplam nas logarinas? É isso mesmo? E tem alguma diferença nos encaixes do modelo caixote e do modelo tubarão? No tubarão são apenas 3?
Então! O coxin traseiro direito se parece bastante com o dianteiro esquerdo, porém me parece que a distância entre os parafusos de fixação são maiores!

Sim, os coxins do caixote(acredito que nenhum) não cabe no tubarao. O traseiro não tem nada a ver com o dianteiro esquerdo(tubarao)
weuller escreveu:Agora vou chutar uma opinião e quem conhecer bem do assunto pode explicar!
Levando em conta que a longarina do monza é muito resistente, não seria mais viável adaptar o encaixe do coxin, ao invés de voltar ele para manual? O retorno para manual vai sair muito caro!
Olha, até pensei descer 1 parafuso do coxim esquerdo deixando apenas com 1 parafuso, mas tenho medo que quebre o parafuso. deixar mais ou menos assim:
Imagem

tipó assim, desnivelar os 2 furos e descendo 1 furo do coxim sabe?
deixando somente 1 parafuso ali
weuller escreveu:Murai se eu tiver falado coisa errada pode apagar minha resposta aí heim! :smt023
Abraço!</font>
Cara, isso não existe! qualquer palpite é de grande ajuda.
Abraço
2018- (rip) Monza Classic SE 1992/1993 Automatic Vermelho Maiorca 2.0 EFI Gasolina
1992-1998 (Familia)Monza SL/E 1987/1988 2.0 Alcool Completo + Automatic + 5 Rodas Classic + Antena Elet.
david crozeta
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza Classic SE
Ano: 1988
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Mensagem não lida por david crozeta »

marcel.... eu tentaria concertar o câmbio automático. segundo o manual de reparações a caixa automática muda a posição do coxim. e quanto ao nível do óleo segundo o manual com a caixa fria deve ficar prox ao max do lado gravado 20º e com a caixa quente o nível de ve ficar entre o min e o max do lado com 94°.
MONZA CLASSIC-SE 1988
ImagemImagem
fotos viewtopic.php?f=33&t=11512
vídeo viewtopic.php?f=34&t=11886

Curta a página dos monzeiros de Curitiba no facebook
https://www.facebook.com/pages/Monzeiro ... 5958691479
Marcel Murai
MODERADOR

david crozeta escreveu:marcel.... eu tentaria concertar o câmbio automático. segundo o manual de reparações a caixa automática muda a posição do coxim. e quanto ao nível do óleo segundo o manual com a caixa fria deve ficar prox ao max do lado gravado 20º e com a caixa quente o nível de ve ficar entre o min e o max do lado com 94°.
Meu medidor tá sem marcaçao, por isso que postei aqui o problema. :?
Rafaelo
MODERADOR
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Mensagem não lida por Rafaelo »

Marcel antes de mais nada parabens pelo novo monza
1º tu gosta de automatico? eu como nao gosto nem um pouco de automatico me tira a tesao das esticadas nao pensaria 2 X e cataria uma caixa F22 moderno. agora isso é pessoal né

agora entendi pq foi adaptado essa caixa o antigo dono era deficiente ne? caso queira deixar parecido com de fabrica nao compensa, o custo vai ser bem elevado e as peças dificil de achar.

e mais facil voltar pro manual. muda o Radiador, Eletrica, Coxins, Molas entre outros ja citado. pense e avalie o melhor pra ti na minha opniao arrancava tudo fora e trocava a caixa 'taco a taco' numa manual
Editado pela última vez por Rafaelo em 28 Mar 2010, 21:55, em um total de 1 vez.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Marcel Murai
MODERADOR

Rafaelo escreveu:Marcel antes de mais nada parabens pelo novo monza
1º tu gosta de automatico? eu como nao gosto nem um pouco de automatico me tira a tesao das esticadas nao pensaria 2 X e cataria uma caixa F22 moderno. agora isso é pessoal né

agora entendi pq foi adaptado essa caixa o antigo dono era deficiente ne? agora se tu quer arrumar 100% de fabrica nao compensa. o custo vai ser bem elevado e as peças dificil de achar.

e mais facil voltar pro manual. como o pessoal falou o custo vai ser bem elevado tentanto fazer ele 100% automatico e muda o Radiador, Eletrica, Coxins, entre outros ja citado.
Obrigado Rafaelo, estou avaliando tudo, inclusive se caso eu coloque um cambio manual estive pensando no F18 Esse F22 será que encaixa? a relacoes dele sao longas?
Responder