Problema com 1º estágio do limpador
-
- Membro GL (Nível 2)
- Mensagens: 179
- Registrado em: 18 Dez 2008, 00:18
- Cidade:
- Estado: - SELECIONE --------
- Modelo: - SELECIONE --------
Problema com 1º estágio do limpador
Amigos, meu limpador de pára-brisa simplesmente não funciona na 1ª velocidade, aquele que dá uma limpada e pára. Também não tem o desligamento automático, se eu deixar na 2ª ou 3ª velocidade e depois desligar a palheta pára bem onde se encontra no momento.
O que pode ser? Algum relé ou a chave está com problema?
Obrigado a todos!
O que pode ser? Algum relé ou a chave está com problema?
Obrigado a todos!
Monza SL/E 90 AC/DH/VE 4 portas
MegaSquirt 2 + cabeçote roletado + escape 2" inox!
MegaSquirt 2 + cabeçote roletado + escape 2" inox!
-
- Membro SL/E (Nível 3)
- Mensagens: 279
- Registrado em: 06 Jul 2007, 15:10
- Cidade: Presidente Prudente
- Estado: São Paulo-SP
- Modelo: Monza SLE
- Motor: 2.0
- Ano: 1986
- Combustível:: Etanol
- Injeção: Carburador
Re: Problema com 1º estágio do limpador
Eu abri o motor do limpador e la tem uma engrenagem e contatos eletricos que controla aonde as palhetas vão parar.
Monza SL/E 86/87 - 2.0 - 2P - Cinza - Álcool
"Gastei quase todo o meu dinheiro com meu Monza SL/E, o resto eu desperdicei..."
"Gastei quase todo o meu dinheiro com meu Monza SL/E, o resto eu desperdicei..."
-
- Membro SL (Nível 1)
- Mensagens: 58
- Registrado em: 18 Mar 2009, 21:47
- Cidade:
- Estado: - SELECIONE --------
- Modelo: - SELECIONE --------
Re: Problema com 1º estágio do limpador
Olá amigo! Pra não ter o desligamento automático, acredito que teu motorzinho não esta dando o sinal da parada automática, se ele não tem esse sinal de dentro do motor também não funcionara o temporizador, que seria o primeiro estágio da chave. Pode ser que falta um positivo no motor do limpador, se não estiver faltando é prvavel que esteja interrompido o sistema dentro do motorzinho mesmo...
Sem ver ao vivo é dificil dizer, mas acho que seria uma das duas opçoes: ou falta de positivo ou motorzinho mesmo.
Qualquer dúvida posta aí. :smt023
Abraço.
Sem ver ao vivo é dificil dizer, mas acho que seria uma das duas opçoes: ou falta de positivo ou motorzinho mesmo.

Qualquer dúvida posta aí. :smt023
Abraço.
Quem gosta de motorzinho é dentista! Quer econômia? Anda de moto!


-
- Membro GL (Nível 2)
- Mensagens: 179
- Registrado em: 18 Dez 2008, 00:18
- Cidade:
- Estado: - SELECIONE --------
- Modelo: - SELECIONE --------
Re: Problema com 1º estágio do limpador
Perfeito! Amanhã mesmo vou testar esses ligamentos e venho postar aqui.
Muito obrigado pela atenção!
Muito obrigado pela atenção!
Monza SL/E 90 AC/DH/VE 4 portas
MegaSquirt 2 + cabeçote roletado + escape 2" inox!
MegaSquirt 2 + cabeçote roletado + escape 2" inox!
- Carlos A. Freire
- MODERADOR
- Mensagens: 17857
- Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
- Cidade: SAO PAULO
- Estado: São Paulo-SP
- Modelo: Monza GLS
- Motor: 2.0
- Ano: 1996
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: EFi
Re: Problema com 1º estágio do limpador
Esse é um sintoma de problemas com relê temporizador do limpador.lc_ss escreveu:Amigos, meu limpador de pára-brisa simplesmente não funciona na 1ª velocidade, aquele que dá uma limpada e pára. Também não tem o desligamento automático, se eu deixar na 2ª ou 3ª velocidade e depois desligar a palheta pára bem onde se encontra no momento.
O que pode ser? Algum relé ou a chave está com problema?
Obrigado a todos!
Abs,
Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
São Paulo-SP
- Luiz Carlos (Rio)
- Membro 500EF (Nível 9)
- Mensagens: 4243
- Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
- Cidade: Rio de Janeiro
- Estado: Rio de Janeiro-RJ
- Modelo: Monza GLS
- Motor: 2.0
- Ano: 1994
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: EFi
Re: Problema com 1º estágio do limpador
O motor do limpador recebe em um dos seus polos 12 volts positivos o tempo todo em que a chave de ignição estiver ligada.
Se um teste no plugue do motorzinho, com chave de ignição ligada, não acusar pelo menos um pino com 12 volts, com certeza o limpador não vai parar na posição de descanso, vai parar na posição em que estiver no momento em que o interruptor for desligado. O problema nesse caso é externo ao motor.
Se os 12 volts estão presentes, aí o problema deve ser interno ao motor.
Nota: isso tudo que eu escrevi é baseado em motores de limpador de outros tipos de carro. O do Monza não tenho certeza de que seja igual.
Abraços
Se um teste no plugue do motorzinho, com chave de ignição ligada, não acusar pelo menos um pino com 12 volts, com certeza o limpador não vai parar na posição de descanso, vai parar na posição em que estiver no momento em que o interruptor for desligado. O problema nesse caso é externo ao motor.
Se os 12 volts estão presentes, aí o problema deve ser interno ao motor.
Nota: isso tudo que eu escrevi é baseado em motores de limpador de outros tipos de carro. O do Monza não tenho certeza de que seja igual.
Abraços
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
-
- Membro GL (Nível 2)
- Mensagens: 179
- Registrado em: 18 Dez 2008, 00:18
- Cidade:
- Estado: - SELECIONE --------
- Modelo: - SELECIONE --------
Re: Problema com 1º estágio do limpador
Carlos, tem algum relê desse mesmo tipo que posso encontrar na caixa de fusíveis pra fazer um teste? Ou seja, fazer uma substituição só pra ver se reolve o problema?Carlos A. Freire escreveu:Esse é um sintoma de problemas com relê temporizador do limpador.lc_ss escreveu:Amigos, meu limpador de pára-brisa simplesmente não funciona na 1ª velocidade, aquele que dá uma limpada e pára. Também não tem o desligamento automático, se eu deixar na 2ª ou 3ª velocidade e depois desligar a palheta pára bem onde se encontra no momento.
O que pode ser? Algum relé ou a chave está com problema?
Obrigado a todos!
Abs,
Carlos Freire
Monza SL/E 90 AC/DH/VE 4 portas
MegaSquirt 2 + cabeçote roletado + escape 2" inox!
MegaSquirt 2 + cabeçote roletado + escape 2" inox!
- Carlos A. Freire
- MODERADOR
- Mensagens: 17857
- Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
- Cidade: SAO PAULO
- Estado: São Paulo-SP
- Modelo: Monza GLS
- Motor: 2.0
- Ano: 1996
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: EFi
Re: Problema com 1º estágio do limpador
lc_ss »,Carlos, tem algum relê desse mesmo tipo que posso encontrar na caixa de fusíveis pra fazer um teste? Ou seja, fazer uma substituição só pra ver se reolve o problema?
não mencionou os dados do seu Monza como ano/modelo.
No Monza de 82 até 93, tem um relê (93203242) na caixa de fusíveis que faz o temporizador do lavador do para brisas. Normalmente esse relê faz toda parte temporizada do limpador e intermitência e também voltar a sua posição de descanso. Não tenho certeza no Monza até 93, mas nos Passat eram assim.
No Monza de 94 em diante, tem um módulo com vários relês temporizados, entre eles é o do limpador de para brisas, o qual faz todas as funções acimas além de ajustar o tempo da intermitência (meu Monza GLS 96 é assim).
Se seu Monza for até 1993, verifique o relê com código original: 93203242 que está na parte de trás da caixa de fusíveis.
Abs,
Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
São Paulo-SP