Ar Condicionado !

Assuntos específicos relacionados ao sistema de ar e arrefecimento.
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17768
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

mmurai escreveu:Num tem como aumentar o tempo? 5 Segundos é muito pouco.
Ou o monza acelera de 80-120 em 4 segundos?
Esses 5 segundos com pé na "tabua", é tempo suficiênte para o motor "encher" e assim o motorista sair da situação de emergência. Não sei se reprogramando o módulo, podemos aumentar esse tempo.

Abs,

Carlos Freire
SID_MARTINS

PRECISO DE UMA AJUDA TÉCNICA NO AC DO MEU MONZA

Mensagem não lida por SID_MARTINS »

De: SID_MARTINS
Para: Carlos A. Freire
Enviada: Seg Set 03, 2007 9:10 am
Assunto: PROBLEMAS NO MEU AC.
BOM DIA, TENHO UM MONZA SL 1.8 EFI 1992 SEM AC, MAS QUANDO COMPREI MEU CARRO VI QUE ELE TINHA UM AC INSTALADO PELA DUPLO AR, O AR FUNCIONA LEGAL MESMO SENDO ADAPTADO, GELA BEM, MAS QUANDO EU LIGO O CARRO EM MARCHA LENTA FICA OSCILANDO, E SE ANDO COM O AC LIGADO E PARO EM UM SINAL A MARCHA LENTA OSCILA, QUASE APAGA O MOTOR, EU LI ESSE TOPICO QUE VOCES ESTAVAM COMENTANDO SOBRE A CENTRAL COMANDAR A SOLICITAÇÃO DE AC, MEU MONZA TEM CENTRAL MULTEC 700, E TEM AR COND, ADAPTADO, LI NESTE LINK http://www.kadettclube.com/homemade/Arcond/Cap41.htm
QUE QUANDO O PINO B8 RECEBE 12V A CENTRAL RECONHECE AC, E PINO C9 TAMBEM RECEBE AC, MINHA DUVIDA, SERA QUE MINHA CENTRAL MESMO NÃO TENDO AC DE FABRICA TEM COMO EU FAZER ESSA ADAPTAÇÃO, POIS SE EU ENERGIZAR O PINO B8 O MOTOR VAI CORRIGIR A ROTAÇÃO DO MOTOR, ASSIM MEU MOTOR NÃO VAI OSCILAR A MARCHA LENTA, O PINO C9 EU NÃO SEI PARA QUE SERVE, POIS TENHO MEDO DE ENERGIZAR COM 12V OS PINOS B8 E C9 E QUEIMAR MINHA CENTRAL, SE PUDER ME AJUDE, POIS MOTOR SEM LENTA É TERRIVEL, E MEU AC FUNCIONA BEM MESMO SENDO ADAPTADO, SÓ NÃO TEM ESSA FUNÇÃO DE CORRIGIR A LENTA.....
ABRAÇOS

_________________
MONZA T 1.8 EFI
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17768
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: PRECISO DE UMA AJUDA TÉCNICA NO AC DO MEU MONZA

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

SID_MARTINS escreveu:De: SID_MARTINS
Para: Carlos A. Freire
Enviada: Seg Set 03, 2007 9:10 am
Assunto: PROBLEMAS NO MEU AC.
BOM DIA, TENHO UM MONZA SL 1.8 EFI 1992 SEM AC, MAS QUANDO COMPREI MEU CARRO VI QUE ELE TINHA UM AC INSTALADO PELA DUPLO AR, O AR FUNCIONA LEGAL MESMO SENDO ADAPTADO, GELA BEM, MAS QUANDO EU LIGO O CARRO EM MARCHA LENTA FICA OSCILANDO, E SE ANDO COM O AC LIGADO E PARO EM UM SINAL A MARCHA LENTA OSCILA, QUASE APAGA O MOTOR, EU LI ESSE TOPICO QUE VOCES ESTAVAM COMENTANDO SOBRE A CENTRAL COMANDAR A SOLICITAÇÃO DE AC, MEU MONZA TEM CENTRAL MULTEC 700, E TEM AR COND, ADAPTADO, LI NESTE LINK http://www.kadettclube.com/homemade/Arcond/Cap41.htm
QUE QUANDO O PINO B8 RECEBE 12V A CENTRAL RECONHECE AC, E PINO C9 TAMBEM RECEBE AC, MINHA DUVIDA, SERA QUE MINHA CENTRAL MESMO NÃO TENDO AC DE FABRICA TEM COMO EU FAZER ESSA ADAPTAÇÃO, POIS SE EU ENERGIZAR O PINO B8 O MOTOR VAI CORRIGIR A ROTAÇÃO DO MOTOR, ASSIM MEU MOTOR NÃO VAI OSCILAR A MARCHA LENTA, O PINO C9 EU NÃO SEI PARA QUE SERVE, POIS TENHO MEDO DE ENERGIZAR COM 12V OS PINOS B8 E C9 E QUEIMAR MINHA CENTRAL, SE PUDER ME AJUDE, POIS MOTOR SEM LENTA É TERRIVEL, E MEU AC FUNCIONA BEM MESMO SENDO ADAPTADO, SÓ NÃO TEM ESSA FUNÇÃO DE CORRIGIR A LENTA.....
ABRAÇOS

_________________
MONZA T 1.8 EFI

Sid,

esse esquema é de um veículo com AC original de fábrica, resta saber (não tenho a informação) se o módulo da para Monza com AC e sem o acessório são iguais internamente, acredito que sejam diferentes, pois além do controle de marcha lenta, o módulo de injeção ativa duas velocidades no eletro-ventilador do radiador. Também o radiador para modelo com ar-condicionado é diferente do modelo sem ar.
Entendo que se você fizer a ligação conforme o esquema, se não tiver os componentes no módulo não vai funcionar, se tiver ficará a contento, mas não estragará o equipamento por isso, desde que faça as ligações corretamente.
Como havia lhe falado em outra situação, fazer adaptações que não sejam originais de fábrica, sempre dá "dor de cabeça" até acertar, embora neste caso você não tem culpa, pois a adaptação foi do dono anterior.

Abs,

Carlos Freire
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4221
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Obs: A msg postada anteriormente foi por mim modificada, visto ter sido escrita de maneira que poderia ser interpretada como provocação, coisa que não era minha intenção.

Então aqui vai a nova redação :D :

Luiz Henrique, direcionando suas dúvidas para um usuário em especial, vc pode fazer com que outros usuários se sintam ofendidos, por terem seus conhecimentos menosprezados, e também diminui o leque de respostas. Muitos usuários, eu incluído, consideram falta de educação se meter em conversas particulares.

Dito isso, permitindo-me desta vez me meter na tal conversa, vamos ao caso propriamente dito do ar condicionado:

Embora algumas publicações mostrem que no sistema de ar condicionado existam 2 pressostatos, na verdade, no Monza, existem 3.
Então, por conta disso, a descrição feita por vc sobre o funcionamento do sistema não é totalmente correta, no que se refere a comando de velocidade do eletroventilador.
Existe um pressostato cuja única função é solicitar a alta velocidade do eletro-ventilador. ele faz isso qdo a pressão no lado de alta pressão atinge 217PSI. O ventilador então é solicitado a aumentar o fluxo de ar no condensador, o que faz a pressão baixar.
Qto ao controle de temperatura, não existe no Monza um termostato que controle a temperatura de saída do ar frio, o que as vezes causa desconforto a nós, usuários, e nos obriga a fechar algumas saídas de ar frio ou mesmo desligar o ar frio.
Segundo andei lendo, nos sistemas digitais modernos, esse controle é feito misturando ar quente ao ar frio.
Em sistemas de aviões, onde trabalhei, era feito isso. O botão de controle de temperatura comandava uma válvula dupla, que abria mais o ar quente ou o frio, de acordo com a solicitação.
Então, eu costumo usar a alavanca de ar quente para diminuir um pouco o frio, qdo alguém reclama. Embora isso possa parecer uma incongruência, já que o compressor está mandando ar frio e eu misturo ar quente a ele, não prejudica em nada, visto que o compressor estará ciclando da mesma maneira, visto que só atende a mudanças de pressão internas.

Abraços 8)
Editado pela última vez por Luiz Carlos (Rio) em 08 Set 2007, 21:56, em um total de 2 vezes.
Luiz Henrique
Membro SL/E (Ní­vel 3)
Mensagens: 222
Registrado em: 26 Jul 2007, 22:32
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Mensagem não lida por Luiz Henrique »

Luiz Carlos (Rio)"]Luiz Henrique, se vc está tentando descobrir o funcionamento do ar condicionado do seu carro, eu sugiro que, ao invés de fazer pergunta específica a um determinado usuário do fórum, faça a pergunta para todos.
O Carlos Freire sem dúvida é um profundo conhecedor de Monzas, mas temos muitos outros usuários aqui, e algum deles pode já ter pesquisado isso que vc quer saber.
A descrição do funcionamento do ar condicionado descrita por vc está errada.
Por outro lado, existe um modo simples de controlar a temperatura de saída de ar frio do sistema de ar condicionadodo Monza. Se sua pergunta tivesse sido dirigida a todos, eu poderia lhe dar a dica :)
Mas como é falta de educação se meter em conversa particular...vc vai ficar sem a dica.

Que isso xara? !
Creio q as peguntas, dicas e qq coisa a mais aqui, são de dominio de todos os participantes.

O fato de eu ter perguntado a ele é pq justamente como voce disse ele entende bastande de nossos queridos Monzas, mas isto não desqualifica qq outro praticipante a tb responder e participar da questão por mim colocada, como tb em qq outro assunto...

Todos tem direito a divagar sobre os assuntos aqui, senão, simplesmente enviaria qq pergunta ou asunto a ele ou a qq participante por mensagem privada,e não foi isso q eu fiz...

Se errei na descrição do funcionamento do AC, tudo bem, não se pode acertar sempre né?!

Posso ficar sem dica sim brother, e realmente é melhor ser "educado" do que solicito....

Sorte e saude....
Monza 94 GLS 2.0 E.F.I. completo
Rodas Scorro 14''. Painel Digital...
Luiz Henrique
Membro SL/E (Ní­vel 3)
Mensagens: 222
Registrado em: 26 Jul 2007, 22:32
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Mensagem não lida por Luiz Henrique »

Luiz Carlos (Rio) escreveu:Obs: A msg postada anteriormente foi por mim modificada, visto ter sido escrita de maneira que poderia ser interpretada como provocação, coisa que não era minha intenção.

Então aqui vai a nova redação :D :

Luiz Henrique, direcionando suas dúvidas para um usuário em especial, vc pode fazer com que outros usuários se sintam ofendidos, por terem seus conhecimentos menosprezados, e também diminui o leque de respostas. Muitos usuários, eu incluído, consideram falta de educação se meter em conversas particulares.

Dito isso, permitindo-me desta vez me meter na tal conversa, vamos ao caso propriamente dito do ar condicionado:

Embora algumas publicações mostrem que no sistema de ar condicionado existam 2 pressostatos, na verdade, no Monza, existem 3.
Então, por conta disso, a descrição feita por vc sobre o funcionamento do sistema não é totalmente correta, no que se refere a comando de velocidade do eletroventilador.
Existe um pressostato cuja única função é solicitar a alta velocidade do eletro-ventilador. ele faz isso qdo a pressão no lado de alta pressão atinge 217PSI. O ventilador então é solicitado a aumentar o fluxo de ar no condensador, o que faz a pressão baixar.
Qto ao controle de temperatura, não existe no Monza um termostato que controle a temperatura de saída do ar frio, o que as vezes causa desconforto a nós, usuários, e nos obriga a fechar algumas saídas de ar frio ou mesmo desligar o ar frio.
Segundo andei lendo, nos sistemas digitais modernos, esse controle é feito misturando ar quente ao ar frio.
Em sistemas de aviões, onde trabalhei, era feito isso. O botão de controle de temperatura comandava uma válvula dupla, que abria mais o ar quente ou o frio, de acordo com a solicitação.
Então, eu costumo usar a alavanca de ar quente para diminuir um pouco o frio, qdo alguém reclama. Embora isso possa parecer uma incongruência, já que o compressor está mandando ar frio e eu misturo ar quente a ele, não prejudica em nada, visto que o compressor estará ciclando da mesma maneira, visto que só atende a mudanças de pressão internas.

Abraços 8)
Ok, Luiz Carlos, entendi oq voce disse, sem crise brother...
Bem, sobre o acionamento e velocidade do eletro-ventilador, no meu carro esta funcionando exatamente como voce descreveu.
Mas a questão do desligamento do compressor quando é solicitada mais potência do motor como em caso de ultrapassagens, isso continua sem acontecer no meu carro, seria possivel que pressostato responsável por essa função esteja com problemas???
Como voce disse, é realmente possivel controlar a temperatura interna misturando o ar quente com o frio, incoerente né, mas funciona...rsrs...
Valeu cara e desculpe qq coisa...Abraços....
Monza 94 GLS 2.0 E.F.I. completo
Rodas Scorro 14''. Painel Digital...
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4221
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Luiz Henrique, nessas minhas pesquisadas por aí, nunca achei nada que me dissesse exatamente como o sistema desliga o compressor por 5 segundos qdo numa aceleração para ultrapassagem, por exemplo.
Mas acho que não entra nenhum pressostato nessa tarefa.
Acredito que o módulo esteja programado para, qdo sentir uma grande aceleração do motor (através do sensor da borboleta de aceleração) e ao mesmo tempo a informação de que o compressor está acoplado (embreagem do compressor alimentada) ele promova o desligamento da mesma por 5 segundos.
Claro que, após esses 5 segundos, se o módulo ainda estiver recebendo a informação do motor acelerado, ele não alimente a embreagem, só o fazendo qdo o motor cair de rotação (acho que 2/3 da aceleração total).

Mas tudo isso são elucubrações minhas, nada documentado.

Abraços 8)
Responder