junta da tampa d valvulas

Assuntos de mecânica e manutenção não abordados nos fóruns abaixo.
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JCRR
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junta da tampa d valvulas

Mensagem não lida por JCRR »

........Ola pessoal.........
estou com um probleminha............
essa semana precisei trocar o filtro do respiro do motor......aquele q fica na tampa de valvulas........e após td pronto e a tampa ja colocada com junta e cola,após um tempinho,mal encostei os parafusos da tampa e depois de um tempo rodando com o carro a junta raxou no meio e veio a vazar um monte de óleo.......verificado o problema fui lá conprei outra junta,desmontei,limpei e montei td denovo..............e agora encostando menos o parafuso.............e ....hje xeguei aki no traampo,abri o capô....e ví lá........a junta partida em outro canto............vazando óleo novamente e fazendo a temperatura do meu sangue subir a mil :smt011 ............como as duas juntas q comprei foi na mesma loja..........pensei q a junta poderia ser d estoque antigo da loja e com mto tempo guardado ela receque a cortiça fazendo raxar mto facil.....................será q se eu colocasse junta original isso naum iria acontecer comigo? :smt017
..................alguém já passou por isso........ou tem a explicação para isso ter acontecido comigo ?..........

agradeço desde já galera.................
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steck
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Re: junta da tampa d valvulas

Mensagem não lida por steck »

Bem, pra estar cortando a junta pode ser o fato de apertar o parafuso muito. Porém se vc disse que não está apertando demais verifique a qualidade da junta.
Pode ser que realmente a troca por uma original resolva seu problema. Eu uso somente peça original. Além de qualidade, fico mais tranquilo.
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Rafaelo
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Re: junta da tampa d valvulas

Mensagem não lida por Rafaelo »

qual junta ta usando borracha ou cortiça? ambas nao se deve usar cola alguma so atrapalha escorrega na hora de aperta e nao a nescessidade.

eu ja usei a cortiça e atualmente borracha em nenhuma das duas vazou sem usar cola alguma.

o segredo ta na sequencia de aperto... e no torque.

a de borracha e so em costar o parafuso e da uma leve apertada(imagina aperta com o minginho :) ) de leve isso com sequencia. ja a de cortiça precisa de mais torque 5Nm.

alias ja usei marca vagabunda e nunca deu problema tua junta foi esmagada por exesso de torque ta na cara. a cortiça rasga facil

ah nao esqueça de passar thinner na face da tampa e da torre pra tirar a gordura
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JCRR
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Re: junta da tampa d valvulas

Mensagem não lida por JCRR »

kara..............mau encostei os parafusos........passei a cola e encostei a tampa.....depois q secou um pouco eu dei uma encostada nos parafusos.........sempre usei cola.............entaum sem cola é o serto????????vou fazer sem cola...........e o aperto é do do meio pras pontas ou inverso?
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danilo-sn
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Re: junta da tampa d valvulas

Mensagem não lida por danilo-sn »

no monza a junta de tampa de vavulas não c passa cola nenhuma!!!
eu tbm troquei do meu monza a poko tempo coloquei da marca SABÓ com limitadores q nao deixa vc esmagar a junta e ate agora nao deu nenhum vazamento e na hora do aperto eu fui fazendo ele cruzando os parafusos apertando em zigui-zague.

abs.
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Rafaelo
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Re: junta da tampa d valvulas

Mensagem não lida por Rafaelo »

so um jeito de rasga a junta de cortiça aperto ou alguma coisa rebarba na tampa nao tem outra. eu ja ferrei com uma do carter por causa de aperto.

faz assim compra a de borracha, e coloca ela sem nada de cola. sim e do centro pra periferia. use a sequencia de aperto do cabeçote ou entao baixa o manual de reparação aqui do forum que tem o processo todo.
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Luiz Carlos (Rio)
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Re: junta da tampa d valvulas

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Em alguns motores, como o do Chevette, é obrigatório colocar veda juntas nas juntas de cortiça. Isso porque no Chevette as duas tampas são seguras por somente 2 parafusos cada uma, o que não dá aperto decente.
Já no Monza, no meu anterior usei junta de cortiça e não vazou. Aliás, vazou num parafuso somente, e depois eu descobri que o referido parafuso era maior que os outros, não dava aperto na junta (o parafuso atingia o fundo da rosca sem dar aperto no junta).
No meu Monza atual vaza um pouco, mas estou juntando coragem e disposição para trocar a junta. Até já comprei uma, de borracha, junto com um filtro novo do respiro do óleo.
Eu gosto mais de junta de borracha, de preferencia com limitadores de aperto (tenho a mão pesada para apertar parafusos e porcas) :smt021 .

Abraços
Luiz Carlos
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jhsantana
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Re: junta da tampa d valvulas

Mensagem não lida por jhsantana »

Luiz Carlos (Rio) escreveu:Em alguns motores, como o do Chevette, é obrigatório colocar veda juntas nas juntas de cortiça. Isso porque no Chevette as duas tampas são seguras por somente 2 parafusos cada uma, o que não dá aperto decente.
Já no Monza, no meu anterior usei junta de cortiça e não vazou. Aliás, vazou num parafuso somente, e depois eu descobri que o referido parafuso era maior que os outros, não dava aperto na junta (o parafuso atingia o fundo da rosca sem dar aperto no junta).
No meu Monza atual vaza um pouco, mas estou juntando coragem e disposição para trocar a junta. Até já comprei uma, de borracha, junto com um filtro novo do respiro do óleo.
Eu gosto mais de junta de borracha, de preferencia com limitadores de aperto (tenho a mão pesada para apertar parafusos e porcas) :smt021 .

Abraços
Caro Luiz, se quiser acabar com o problema praticamente de vez, manda colocar aquelas roscas helicoil nos alojamentos das roscas dos parafusos, fiz isso no meu e não vazou mais.
ABS
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