Seletor AC, aquecimento e ventilação

Assuntos específicos relacionados ao sistema de ar e arrefecimento.
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4220
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Já tive dois Monzas, um que comprei em 1998, com 3 anos de uso e 28.000km (GLS 94/95) e o que tenho agora (GLS 94), que comprei há 2 anos, com 88.000km.
Nesses dois Monzas, isso de ar quente nos pés e frio no peito nunca funcionou.
O resto sempre funcionou legal, com exceção do ar frio máximo do primeiro Monza, que as vezes não desligava o compressor qdo eu colocava a alavanca em 'off'.
No caso, era folga na chave giratória. Para confirmar, amarrei um barbante na danada e qdo o compressor não desligava eu puxava o barbante.
Não tive tempo de substituir a tal chave, pois em seguida apareceu um vazamento de gás no sistema, e enqto eu procurava uma oficina honesta e competente, meu carro sofreu um acidente com perda total.

Abraços
Marcel Murai
MODERADOR
Mensagens: 2409
Registrado em: 01 Fev 2007, 20:44
Cidade: CERQUILHO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Mensagem não lida por Marcel Murai »

Luiz Carlos (Rio) escreveu:Já tive dois Monzas, um que comprei em 1998, com 3 anos de uso e 28.000km (GLS 94/95) e o que tenho agora (GLS 94), que comprei há 2 anos, com 88.000km.
Nesses dois Monzas, isso de ar quente nos pés e frio no peito nunca funcionou.
O resto sempre funcionou legal, com exceção do ar frio máximo do primeiro Monza, que as vezes não desligava o compressor qdo eu colocava a alavanca em 'off'.
No caso, era folga na chave giratória. Para confirmar, amarrei um barbante na danada e qdo o compressor não desligava eu puxava o barbante.
Não tive tempo de substituir a tal chave, pois em seguida apareceu um vazamento de gás no sistema, e enqto eu procurava uma oficina honesta e competente, meu carro sofreu um acidente com perda total.

Abraços

Essa chave giratória é um problema... Por sua Alta amperagem acaba aquecendo-o e deformando, causando o mal contato.

Seria interessante instalar um Relê junto com a chave.
2021-Monza GLS 94/95 2.0 efi Vermelho goya
2019-VW Santana 1996 2.0 EECIV Vermelho
2018- (rip) Monza Classic SE 1992/1993 Automatic Vermelho Maiorca 2.0 EFI Gasolina
2010-2019 Monza SL/E 2.0 MPFI 1992 Vermelho Ciprius Gasolina
2015-2018 Monza GLS 1994/1995 Preto Liszt 2.0 EFI Alcool
2005-2009 Monza Hitech 1993/1994 2.0 EFI Completo + ABS Azul Strauss
1992-1998 (Familia)Monza SL/E 1987/1988 2.0 Alcool Completo + Automatic + 5 Rodas Classic + Antena Elet.
Taranto

Mensagem não lida por Taranto »

O mecanismo que faz a divisão da ventilação dentro do veículo funciona por vacuo.
Desmontei o porta luvas e verifiquei que há um acumulador de vacuo (uma especie de bola de plastico) onde se conecta uma mangueira que atravessa o painel corta fogo e uma outra, mais fina, que é ligada na chave seletora do AC.
Minha duvida é:
Onde que é ligada essa mangueira que sai do acumulador de vacuo e atravessa o painel corta fogo em direção ao cofre do motor???

Grato.
Diego Paiva
MODERADOR
Mensagens: 11324
Registrado em: 14 Dez 2006, 14:48
Cidade: Fortaleza
Estado: Ceará-CE
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Mensagem não lida por Diego Paiva »

Taranto escreveu:O mecanismo que faz a divisão da ventilação dentro do veículo funciona por vacuo.
Desmontei o porta luvas e verifiquei que há um acumulador de vacuo (uma especie de bola de plastico) onde se conecta uma mangueira que atravessa o painel corta fogo e uma outra, mais fina, que é ligada na chave seletora do AC.
Minha duvida é:
Onde que é ligada essa mangueira que sai do acumulador de vacuo e atravessa o painel corta fogo em direção ao cofre do motor???

Grato.
No caso do meu monza(injeção), tem uma pecinha q tem uns canos bem finos(distribuidor de vácuo)... ela fica em baixo do filtro de ar, do lado direito... não sei se no seu carro é assim.... se n me engano, este distribuidor de vácuo, é ligado ao hidrovácuo do carro...

Abs.
Monza GLS 96/96 - Verde Rousseau - COMPLETO
Omega CD 4.1 98/98 - Preto Liszt - COMPLETO + Teto Solar
Opala Diplomata SE - 91/91 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Monza Classic SE 92/92 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Opala Comodoro SL/E 90/90 - Cinza Berílio - COMPLETO
Taranto

Mensagem não lida por Taranto »

Pois é, realmente no coletor de admissão há uma peça que é uma tomada de vácuo. Dela sai a mangueíra de vácuo do servo freio e uma outra que esta pendurada no meio do coletor e que não esta conectada em nada, provalvelmente deva ser esta magueira a o sistema de vácuo do AC!!

Será que é essa, agora estou com mais uma duvida pois, há uma mangueira que sai de dentro do carro na altura do porta luvas só que esta conectada em duas outras valvulas pneumaticas, uma atraz do servo ferio e outra perto da caixa automatica. Acredito que esteja tudo ligado errado.

Vou perguntar para o Carlos Freire qual é a ligação correta das valvulas pneumaticas localizadas uma atraz do cervo freio e a outra acima do coxim da caixa automatica.

Tenho fotos neste forum:
viewtopic.php?t=1240

Abraço!!
Diego Paiva
MODERADOR
Mensagens: 11324
Registrado em: 14 Dez 2006, 14:48
Cidade: Fortaleza
Estado: Ceará-CE
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Mensagem não lida por Diego Paiva »

Taranto escreveu:Pois é, realmente no coletor de admissão há uma peça que é uma tomada de vácuo. Dela sai a mangueíra de vácuo do servo freio e uma outra que esta pendurada no meio do coletor e que não esta conectada em nada, provalvelmente deva ser esta magueira a o sistema de vácuo do AC!!

Será que é essa, agora estou com mais uma duvida pois, há uma mangueira que sai de dentro do carro na altura do porta luvas só que esta conectada em duas outras valvulas pneumaticas, uma atraz do servo ferio e outra perto da caixa automatica. Acredito que esteja tudo ligado errado.

Vou perguntar para o Carlos Freire qual é a ligação correta das valvulas pneumaticas localizadas uma atraz do cervo freio e a outra acima do coxim da caixa automatica.

Tenho fotos neste forum:
viewtopic.php?t=1240

Abraço!!
Cara, a valvula q fica prox ao hidrovácuo, se n estou enganado, é ela quem regula a aceleração do carro qd o AC é ligado... faz isso justamente pro carro n "morrer".
Monza GLS 96/96 - Verde Rousseau - COMPLETO
Omega CD 4.1 98/98 - Preto Liszt - COMPLETO + Teto Solar
Opala Diplomata SE - 91/91 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Monza Classic SE 92/92 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Opala Comodoro SL/E 90/90 - Cinza Berílio - COMPLETO
Alex
ADMINISTRADOR
Mensagens: 1627
Registrado em: 11 Dez 2006, 12:40
Cidade: Canoas
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Não tenho Monza :(

Mensagem não lida por Alex »

Olá Taranto! Chegou a mandar o carro em algum mecânico de A/C? Chegando o verão quero arrumar o meu tb... se vc tiver alguma dica, me ajuda! 8)
Fórum MONZEIROS.COM
Desde 2006 com tudo sobre o Chevrolet Monza! :D
Raul

Chave do Ar

Mensagem não lida por Raul »

Alex escreveu:Olá Taranto! Chegou a mandar o carro em algum mecânico de A/C? Chegando o verão quero arrumar o meu tb... se vc tiver alguma dica, me ajuda! 8)
Alguém sabe qual o esquma de ligação da mangueira coloridas na chave do A/C, pois as minhas estão desconectadas, e eu não sei como ligar corretamente pois tem várias mangueiras.
Responder