Potenciometro CO
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Potenciometro CO
Tenho uma dúvida quanto o funcionamento do Potenciometro de CO.
Se diminuir a tensão para ex. 1.30V ele fica mais pobre ou mais rico ?
Ou aumentar para ex. 1.8V a 2.0V fica mais rico ou mais pobre?
Se diminuir a tensão para ex. 1.30V ele fica mais pobre ou mais rico ?
Ou aumentar para ex. 1.8V a 2.0V fica mais rico ou mais pobre?
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Re: Potenciometro CO
Quando fiz essa mesma pergunta a um mecãnico, o mesmo me respondeu que com o aumento da tensão no potenciometro torna a mistura mais rica.
Espero ter contribuido.
Espero ter contribuido.
- waldir
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Re: Potenciometro CO
Gazola,
Se aumentar a voltagem a mistura fica mais rica.
Sexta feira passada após a retifica do cabeçote e montagem o motor em lenta ficava oscilando diminuindo a rotação. Ao ser scaneado apresentou injeção insuficiente.
Aí, o 'bronco'-billy que me atendeu, abriu de tudo o potenciometro e estabilizou a lenta. Ontem eu medi a voltagem no fio azul e estava 5,0V reduzi para 2,0 e me pareceu que voltou a oscilar, pero no mucho, aí subi para 2,4V e ficou estável (O Doutor I.E. recomenta fazer a regulagem utilizando o analisador de CO para que fique bem ajustado).
Pode-se ainda corrigir se necessário, o ponto, com a pistola estroboscópica)
Abs
waldir
Se aumentar a voltagem a mistura fica mais rica.
Sexta feira passada após a retifica do cabeçote e montagem o motor em lenta ficava oscilando diminuindo a rotação. Ao ser scaneado apresentou injeção insuficiente.
Aí, o 'bronco'-billy que me atendeu, abriu de tudo o potenciometro e estabilizou a lenta. Ontem eu medi a voltagem no fio azul e estava 5,0V reduzi para 2,0 e me pareceu que voltou a oscilar, pero no mucho, aí subi para 2,4V e ficou estável (O Doutor I.E. recomenta fazer a regulagem utilizando o analisador de CO para que fique bem ajustado).
Pode-se ainda corrigir se necessário, o ponto, com a pistola estroboscópica)
Abs
waldir
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Re: Potenciometro CO
Se aumentar muito o CO a lenta fica mais acelerado? Ou a lenta so fica ocilando.
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- waldir
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Re: Potenciometro CO
Fhabio,
no caso recente do meu Monza a mistura rica 'equilibrou' a lenta que vinha caindo.
Os sensores passam os valores a computador Central corrige quando dá visando a melhor situação.
Hoje passada uma semana eu primeiro reduzi oa voltagem no potenciometro que estava 5V gerando uma mistura milionária
para uma rica em 2,4V
Fiz a troca da mangueira da ventilação do carter (tampa de válvulas/filtro e col. admissão) por ter pressentido quando da montagem do cabeçote que
a mangueira conectada no coletor estava ressecada e frouxa (tinha pra mais de 5 anos que não trocava essa mangueira tripla) com isso sanou uma provável entrada falsa de ar.
No mesmo dia eu adiantei o avanço em 1mm que pode parecer nada (?). Sexta passada descobri que a mangueira(de vácuo) que é conectada no plug que vai no sistema de freio estava com a abraçadeira frouxa... outra possivel entrada falsa de ar. Com isso a queda da lenta deixou de ocorrer.
Só falta amanhã conferir e ajustar o avanço no distribuidor via pistola estroboscópica.
Percebe-se que uma somatória de fatores positivos ou negativos fornecem informações à Central que efetua correções necessárias com os in put
Antes de achar a entrada falsa do vácuo do freio eu abaixei no potenciometro para 1,5V e voltou a oscilar a lenta no contagiros, então eu aumentei para 1,65V para estabilizar.
Pode ser que amanhã eu reduza novamente para 1,5 ou 1,55V que é o que deveria estar antes de começar a novela do cabeçote.
Acho que 1,5... 1,6V a mistura é classe média
e a central não corrige. Com entrada falsa de ar empobrece a mistura e a central corrige com mais tempo de injeção e fica nesse vai e vem e que acabamos por sentir no motor e visualmente no contagiros.
É o que deduzi, mas posso estar errado
Abs
waldir
no caso recente do meu Monza a mistura rica 'equilibrou' a lenta que vinha caindo.
Os sensores passam os valores a computador Central corrige quando dá visando a melhor situação.
Hoje passada uma semana eu primeiro reduzi oa voltagem no potenciometro que estava 5V gerando uma mistura milionária

Fiz a troca da mangueira da ventilação do carter (tampa de válvulas/filtro e col. admissão) por ter pressentido quando da montagem do cabeçote que
a mangueira conectada no coletor estava ressecada e frouxa (tinha pra mais de 5 anos que não trocava essa mangueira tripla) com isso sanou uma provável entrada falsa de ar.
No mesmo dia eu adiantei o avanço em 1mm que pode parecer nada (?). Sexta passada descobri que a mangueira(de vácuo) que é conectada no plug que vai no sistema de freio estava com a abraçadeira frouxa... outra possivel entrada falsa de ar. Com isso a queda da lenta deixou de ocorrer.
Só falta amanhã conferir e ajustar o avanço no distribuidor via pistola estroboscópica.
Percebe-se que uma somatória de fatores positivos ou negativos fornecem informações à Central que efetua correções necessárias com os in put
Antes de achar a entrada falsa do vácuo do freio eu abaixei no potenciometro para 1,5V e voltou a oscilar a lenta no contagiros, então eu aumentei para 1,65V para estabilizar.
Pode ser que amanhã eu reduza novamente para 1,5 ou 1,55V que é o que deveria estar antes de começar a novela do cabeçote.
Acho que 1,5... 1,6V a mistura é classe média

É o que deduzi, mas posso estar errado
Abs
waldir
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Re: Potenciometro CO
Valeu mano a ideia é boa, vou anotar aqui no caderninho GM, abraços.
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- Carlos A. Freire
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Re: Potenciometro CO
Meu Monza GLS 96 2.0 EFI gasolina já teve ajuste em 1.8V, 1,5V 1,3V e hoje está em 1.8V até eu colocar novamente o analisador de gases no escapamento. Em todas essas tensões, não ficou variando a marcha lenta. Como teste, já cheguei a colocar 2,0V e também não variou a marcha lenta.
Acredito que no caso do Waldir, há um problema não diagnosticado, que ao aumentar a tensão em cima do potenciômetro de CO seja mascarado e resolvendo em partes o sintoma de marcha lenta instável.
Abs,
Carlos Freire
Acredito que no caso do Waldir, há um problema não diagnosticado, que ao aumentar a tensão em cima do potenciômetro de CO seja mascarado e resolvendo em partes o sintoma de marcha lenta instável.
Abs,
Carlos Freire
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- waldir
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Re: Potenciometro CO
Carlos,
como eu disse na outra mensagem, eu encontrei 2 entradas falsas de ar e as duas no coletor de admissão. As entradas falsas provocaavam a oscilação na lenta ( acho que essa informação é medida pelo sensor MAP que dá in put na Central) Com o fechaamento das entradas falsas a marcha lenta estabilizou.
Mas, naquele momento anterior que foi da entrega do carro na quinta feira pos montagem do cabeçote e até escanear o sitema pelo Bronco-billy que escancarou o potenciometro.
Com a provocação de uma mistura riquissima foi compensando a entrada falsa de ar.
Desde ontem até o presente momento não ocorreu mais a oscilação da lenta... a ultima vez que mexxi na voltagem está em 1,65V (sem análise de gás do escape)
Abs
waldir
como eu disse na outra mensagem, eu encontrei 2 entradas falsas de ar e as duas no coletor de admissão. As entradas falsas provocaavam a oscilação na lenta ( acho que essa informação é medida pelo sensor MAP que dá in put na Central) Com o fechaamento das entradas falsas a marcha lenta estabilizou.
Mas, naquele momento anterior que foi da entrega do carro na quinta feira pos montagem do cabeçote e até escanear o sitema pelo Bronco-billy que escancarou o potenciometro.
Com a provocação de uma mistura riquissima foi compensando a entrada falsa de ar.
Desde ontem até o presente momento não ocorreu mais a oscilação da lenta... a ultima vez que mexxi na voltagem está em 1,65V (sem análise de gás do escape)
Abs
waldir
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