Relé de advertência de alta temperatura

Assuntos específicos relacionados à parte elétrica, ignição e iluminação.
leeloy
Membro SL/E (Ní­vel 3)
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Relé de advertência de alta temperatura

Mensagem não lida por leeloy »

Oi pessoal depois deste tópico viewtopic.php?f=6&t=10823 e ter conseguido reativar o PTC irei descrever o que aprendi sobre o Relé de advertência de alta temperatura.

O código dele é 52267685 e o seu correspondente da marca DNI é 0343.

Ele é responsável por dois sistemas, o da luz de advertência de alta temperatura e para comandar o Aquecedor da mistura do coletor de admissão (52267583), este para veículos a álcool.

Veja os pinos dele:
Imagem

-O pino 30 é a alimentação do relé (+12V) e tem como proteção o fusível N4.
-O pino 31 é a alimentação do relé (Terra).

Agora o sistema da luz de advertência de alta temperatura...
-O pino S recebe sinal do SENSOR de baixa temperatura no cabeçote (03439088).
-E o relé verifica este sinal e qdo o motor está aquecendo o relé manda sinal para a Lâmpada de alta temperatura do motor pelo pino L.
Então quem comanda a lâmpada é esse relé que está recebendo sinal do sensor de baixa temperatura no cabeçote.

Obs.: O painel analógico recebe e usa o sinal do sensor de baixa temperatura no cabeçote para o indicador de temperatura e recebe o sinal do relé de advertência de alta temperatura para a lâmpada de alta temperatura do motor.

Obs2.: Pelo o que observei nos painéis digitais não é utilizado este relé, pois o mesmo controla o aviso de alta temperatura do motor pelo sensor de baixa temperatura no cabeçote. Portanto este só utiliza o sinal do sensor de baixa temperatura no cabeçote e o utiliza para o indicador de temperatura e para o aviso de alta temperatura do motor.

Agora o sistema do Aquecedor da mistura do coletor de admissão (para Monzas a álcool).
-Os pinos 85 e 15 são responsáveis pelo chaveamento da alimentação do aquecedor. A UCE manda sinal para o pino 85 que vai para o pino 15, este é protegido por um fusível K3, e qdo energizado fecha o ckt do pino 30 (mesmo da alimentação +12V) com o pino 87, permitindo a passagem de tensão para o 87 que vai para o aquecedor.

Eu inventei um pequeno check list para este relé.
1- Está chegando +12V da bateria no pino 30? (A cor do fio é vermelha)
Não -> Verifique o fusível N4 e se o fio está intacto.

2- Teste continuidade com o pino 31 com um terra.

3- Veja se chega +12V no pino 15 ao girar a chave (não é necessário ligar o motor, apenas a parte a parte elétrica).
Não -> Verifique o fusível K3 e se o fio está intacto.

4- Com o relé inserido teste continuidade entre o pino 15 e 85.
Aberto -> relé com defeito.

5- Teste continuidade do pino 85 para o pino da central da injeção D12. O fio que sai do relé é de cor verde claro, mas chega a central azul claro.

6- Teste continuidade do pino L com o fio marrom/branco no painel.

7- Teste continuidade do pino S com o fio que vai para o sensor de baixa temperatura no cabeçote.

8- Teste continuidade do pino 87 com o fio que vai para o Aquecedor da mistura do coletor de admissão.

Abrçs. :smt023
Monza GLS 94/95 2.0 EFI Álcool
Marcel Murai
MODERADOR
Estado: São Paulo-SP
Combustível:: Gasolina

Re: Relé de advertência de alta temperatura

Mensagem não lida por Marcel Murai »

hmmm....eu instalei no meu ex monza o coletor do alcool. Engraçado que meu tinha o rele :smt017 Só faltou 1 fusivel e uma chave a parte pois minha central nao manda sinal pra ativar o rele.

Mas mesmo com comando manual, na fase fria, minha nossa pode se dizer um original à alcool.

abcs,
2021-Monza GLS 94/95 2.0 efi Vermelho goya
2019-VW Santana 1996 2.0 EECIV Vermelho
2018- (rip) Monza Classic SE 1992/1993 Automatic Vermelho Maiorca 2.0 EFI Gasolina
2010-2019 Monza SL/E 2.0 MPFI 1992 Vermelho Ciprius Gasolina
2015-2018 Monza GLS 1994/1995 Preto Liszt 2.0 EFI Alcool
2005-2009 Monza Hitech 1993/1994 2.0 EFI Completo + ABS Azul Strauss
1992-1998 (Familia)Monza SL/E 1987/1988 2.0 Alcool Completo + Automatic + 5 Rodas Classic + Antena Elet.
Fhabyo Dias Neves
Membro Classic (Ní­vel 7)
Modelo: - SELECIONE --------

Mensagem não lida por Fhabyo Dias Neves »

Galera no meu a central não está mandando pulso do D12, para o pino 85, já testei continuidade e não é o chicote é a central, tó ferrado !
Painel Digital, freio a disco na quatro, MPFI VectraA com Pandoo...
Suspensão regularizada.
Um sonho sobre Rodas......

Imagem
bomtorim
Membro SL (Ní­vel 1)

Mensagem não lida por bomtorim »

Fhabyo Dias Neves escreveu:Galera no meu a central não está mandando pulso do D12, para o pino 85, já testei continuidade e não é o chicote é a central, tó ferrado !
Ressucitando esse topico... A central do meu tbm nao ta mandando sinal (pulso) para o relé. Tipo, nao tem como por um relé somente para acionar o relé do aquecedor do coletor? Ja que a central nao ta fazendo isso. Vi um topico que um camarada deu essa ideia, de por um relé do desembaçador traseiro no pós chave, por exemplo, pois ele vai ligar qndo girar a chave e desligar sozinho uns 15 minutos dpois. Que acham? Seria viavel?
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)

Mensagem não lida por waldir »

Reavivando esse tópico emitido pelo leeloy

Quero agradecer ao leeloy o check list que permitiu que eu reativasse a ligação do PTC
Re: PTC?
por Carlos A. Freire » Qui, 22/10/2009 - 11:12 AM
Em inglês: Positive Temperature Coefficient - é um termistor ou componente eletrônico semicondutor sensível a temperatura. Utilizado para controle, medição ou polarização de circuitos eletrônicos. Possui um coeficiente de variação de resistência que varia positivamente conforme a temperatura aumenta, ou seja, a sua resistência elétrica aumenta com o aumento da temperatura. Ele é usado em veículos movido a álcool, no pré aquecimento do coletor de admissão. Abs, Carlos Freire
No meu caso o fio do pino 87 se perdia pelo chicote...e o relé está/va avariado conf. o check list do leeloy.

Comprei um novo relé R$ 35,00 numa autoeletrica m/conhecida - R$10,00 a mais que o mercado :wink: porém perto de casa

e para não gastar mais tempo, coloquei um terminal fêmea, encaixei no fio do coletor de admissão e o puxei para dentro através de um vãozinho que achei na parede corta fogo com uma luz e olhando debaixo do panel... coloquei outro terminal fêmea e substitui no porta relé e encaixei o relé novo.

Coloquei um led-piloto e após a partida ele acendeeu e permaneceu aceso até pouco antes do ponteiro de temperatura atingir 1/4

Vamos conferir a performance do aqueciment/estabilidade do motor amanhã pelas 6:10h da matina.

Penso que o fio está escondido no chicote desde 96/97 quando o veículo ficou 2 semanas na concessionária para achar um defeito e acho que mexeram na fiação.
ou algum zé-mané na instalação do positron... vai saber?! só sei que o conector do aquecedor tinha fuligem do seculo passado.

Estou participando isso pq já vi aqui no forum vários comentários sobre o PTC estar desligado, faltando até o relé de temperatura,
faltando o fio 87, rabicho do aquecedor desligado etc

Abs

waldir
Editado pela última vez por waldir em 19 Jul 2011, 19:09, em um total de 1 vez.
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
vrsilva
Membro Hi-Tech (Ní­vel 10)

Mensagem não lida por vrsilva »

Interessante, todos os monzas a alcool tem aquecimento no coletor de admissão? mesmo sendo E.F.I com partida a frio?
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)

Mensagem não lida por waldir »

vrsilva escreveu:Interessante, todos os monzas a alcool tem aquecimento no coletor de admissão? mesmo sendo E.F.I com partida a frio?
Todos EFIs originais a Etanol tem o aquecedor 92 ~ 96

Carburados 1990 com certeza tinha os anteriores eu não sei... provavelmente o Carlos Freire saiba.
Inclusive o rele do PTC e fusível ficava no curvão da parede corta fogo

Abs

Imagem

waldir
Editado pela última vez por waldir em 19 Jul 2011, 20:20, em um total de 1 vez.
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
Carlos A. Freire
MODERADOR
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Todo Monza original a álcool, a partir de 1987, tem a resistência de pré aquecimento do coletor de admissão.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Responder