Monza 94/95 Cinza Bartok do VRSilva.

Fotos e Vídeos de Monza! Envie imagens do seu carro!
vrsilva
Membro Hi-Tech (Ní­vel 10)
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Monza 94/95 Cinza Bartok do VRSilva.

Mensagem não lida por vrsilva »

Galera depois do ocorrido com o radiador de ar quente, meu monza parou de baixar o nível dágua...

Parou entre aspas "".

A água continua baixando, porém deve estar baixando coisa de uns 2mm por semana no reservatório, ou seja, MUITO pouco...!!!

Domingão 25/12/2012 nada pra fazer, pensei, vou tirar as velas para dar uma limpada, pois o motor estava soluçando um pouco para subir o giro nos arranques.

Sem mais palavras, pois imagens falam mais...

Estão na sequencia dos cilindros.
Imagem

Imagem

Coincidentemente olhem isso...
Imagem

Fiz uma limpeza com minha Dremel e uma escovinha que se foi limpando as velas...
Imagem

Limpei mais que isso, e depois apliquei wd pra ajudar a rosquear novamente no local e para proteger de ferrugem.

Seguinte, porque tem esse anel no terceiro cilindro? Será que conseguiram ferrar a rosca do bloco?
E por coincidência a vela está com oxidação, será devido a esse anel, ou está entrando pelo cabeçote?

É possível que a junta do cabeçote tenha queimado e o motor ainda funcionar "liso" sem falhas e com força?

Ontem 26/12/2012 passei num posto colocar um "cinquentão" de "arco" no caminho pra casa, e pedi a nota fiscal pro rapaz, ele me entregou a nota e o canhotinho do cartão.
No caminho a menos de 1km de casa, peguei a nota fiscal pra verificar o preço do alcool, e vi que o "bendito" do frentista, tirou uma nota de gasolina e ainda de 20 reais, sendo que eu pedi cinquentão, pensei, "ele deve ter pego uma notinha já impressa lá e me deu pra não encher o saco". Achei estranho...

Cheguei em casa esperei o motor esfriar, baixar o sol, e fui dar um belo e merecido banho no monzão, dei aquele trato na lavagem.
Daí comecei a descontaminar a pintura dele com a Claybar da 3M que comprei e não tinha usado ainda.

Como estava escuro o local, fui por o carro na garagem, pois é bem melhor iluminada, dei a partida no carro, tudo normal, dei uma pisada, o carro quase apagou, achei estranho, dei outra pisada, mesma coisa, fiquei com o nariz torcido...
Notei que pisando e mantendo o acelerador puxado, ele dava uma falhada monstra mas depois subia o giro, coloquei o carro na garagem...

Desci do carro e fui cheirar o escape, "-Cheiro estranho" pensei eu. Abri o capô, e no mesmo instante meu pai veio até a garagem e me disse, "-Eita que cheiro estranho esse!", já com uma cara de quem ia me condenar, achando que o motor tinha ido pro pau... kkk!!!

Falei pra ele, "- Pai, acho que o cara abasteceu gasolina."
Ele retrucou, "-Tenho certeza que ele colocou gasolina."

Estranhando pelo fato do carro estar funcionando com lenta "estável", pensei, e lembrei que no tanque devia ter uns 9 litros de alcool ainda, e que a gasolina tem 25% de alcool, e que foram 19 litros de gasolina, pelo menos uns 4 desses 19 é alcool, então ficou 13 de alcool com 15 de gasolina, quase meio a meio, o carro falhava e tals...

Peguei as notinhas e fui ao posto, depois de aquecido o motor, não falhava mais, porém era só para um tempo em semáforos que ao arrancar falhava, detalhe que na ida pra casa saindo do posto o carro aparentava estar normal.

Cheguei lá reclamei, e o próprio frentista que tinha feito a cagada me atendeu.
Com muita prontidão eles estavam dispostos a resolver o problema, peguei mais confiança ainda no posto, pois os funcionários passam confiança.

Colocamos o carro no elevador e esgotamos a gasolina removendo o pescador.

Agora cheguei na parte boa da história, com o pescador fora, iria ter que trocar o anel de vedação, como eu estava com o pré-filtro e anel no carro, fiz o que aquele "velho deitado dizia" uni o útil ao agradável.
Troquei o pré-filtro, e como estava IMUNDO e tapado o antigo, e pior, RASGADOOO!! Levando sujeiras do tanque pro filtro, bomba e motor consequentemente.

E por falar em sujeira do tanque, O QUE QUE É AQUILOOO!?!?!!?
A gasolina saiu PRETA, sim isso mesmo PRETAAA!!!
Ainda assim ficou um pouco de sujeira no tanque...

Depois descemos o carro e o frentista camarada colocou os "cinquentão" de "arco" que eu tinha pedido, isso as 23:00 da noite. Dei a partida, o carro ficava oscilando muito, até que o motor apagou, dei partida novamente, e dei uma pisada no acelerador, dai estabilizou, acho que era ar...
Antes de sair com o carro, fui verificar se não estava vazando alcool pelo anel de vedação do pescador, e estava tudo OK, bem vedado aparentemente.

Sai com o monzão de lá, e sai esticando bem...

OUTRO carro... ou melhor, estou com o monzão de volta...

Preciso verificar essa questão de água no segundo e terceiro cilindro.

É isso aí galera, chegando em casa tirarei fotos do filtro do pescador que estava lá, imagens fortes se preparem...

Abraços!
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
Carlos A. Freire
MODERADOR
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Se tivesse ferrugem um pouco em cada vela, poderia dizer que é o combustível. Como tem muito ferrugem na vela do segundo cilindro e pouca na vela do terceiro, tem indícios de ser problemas com a junta de cabeçote. Fique atento.

As velas nova vem um banho para evitar que ferrugens possa danificar rosca ou prender no cabeçotes. Se passar escova de aço ou alguns tipos de banho químico, poderá remover essa banho. Assim poderá criar ferrugem e travar no cabeçote.

O anel que mencionou é que possivelmente a rosca estragou e colocaram uma outra rosca nesse cilindro. O estranho é que está parecendo estar um pouco acima do normal, como acontece com tuchos para velas.

PS: Eu coloco água no meu Monza aproximadamente a cada 6 meses e bem pouco. Uso o carro todos os dias e uma média de 20.000km por ano. Se estiver completando várias vezes dentro de 1 mês, pode procurar que há vazamentos, ou está colocando água acima do normal e, quando esquenta é jogado fora para ficar no nível. Como acha que baixo do que colocou, entende que possa está com problemas e baixando a água.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
vrsilva

Carlos eu sempre coloco água naquele veio do reservatório, onde uma seta indica nível frio.

Sim esse anel deixa a vela afastada da posição original, tem uma maneira que fique mais original que isso, sei disso porque meu outro monza teve problemas de vela emperrar no cabeçote.

Mas pode acontecer de dar problemas na junta e o motor funcionar aparentemente redondo?

Eu preciso mandar meu mecanico dar uma geral nesse motor, e trocar várias juntas, porque deve vazar óleo pela junta do carter, do tubo da vareta e da tampa do cabeçote, está melando o motor todo...
Rafaelo
MODERADOR
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Mensagem não lida por Rafaelo »

Vinicius, ainda esta "queimando" agua. se observar as vela proximas ao problema sao as que enferrujaram. nao é por culpa do alcool, senao as outras estariam no mesmo estado.

vrsilva escreveu:Seguinte, porque tem esse anel no terceiro cilindro? Será que conseguiram ferrar a rosca do bloco?
E por coincidência a vela está com oxidação, será devido a esse anel, ou está entrando pelo cabeçote?
sim detonaram a rosca e colocaram um esquema de rosca. alguma coisa aconteceu nesse cabeçote que tentaram contorna e nao obtiveram sucesso.
vrsilva escreveu:É possível que a junta do cabeçote tenha queimado e o motor ainda funcionar "liso" sem falhas e com força?
nao digo queimar de fato,mais falta de vedaçao interna mesmo. o vacuo deve tar puxando um pouco de agua das galeria dos cilindros 2 e 3 onde enferrujou as velas.

uma dica, usem "graxa de rosca" com base aluminio na rosca. é uma graxa que aguenta acima de 600° muio longe de um vela na rosca. e tem base de aluminio perfeito pra cabeçotes de aluminio. eu uso da loctite que é a melhor do mercado. e utilizo muito nos parafuso do cabeçote. isso evita ingripamento da rosca, e o torque nao mente :smt023
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
vrsilva

Uma coisa que notei também e esqueci de mencionar, é que, para retirar as velas eu não precisei fazer muita força não, coloquei o sacador de velas e nem fiz esforço, saíram com facilidade, ao recolocar eu dei um aperto legal... não exagerado mas apertei bem, e a vela desse terceiro cilindro tem uma folga lateral nessa "nova" rosca que colocaram...

Será que o fato dessa vela estar afastada influencia no motor?
Acho que não pois quando pegamos o carro, o motor estava muito redondo, ficou assim porque não troquei ainda o coxim do motor, e por conta da trepidação e vibração deve estar soltando os parafusos aos poucos, e causando alguns problemas.

Ainda farei uma limpeza no TBI e no distribuidor, trocando os reparos.
Diego Paiva
MODERADOR
Estado: Ceará-CE
Modelo: Monza GLS
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Mensagem não lida por Diego Paiva »

Isso pode ser indício de problemas no cabeçote. Se o carro fosse meu, no mínimo eu mandaria um jg. novo de velas... Sou a favor de não mexer nas velas... esse negocio de limpeza, pra mim, não rola. No máximo uma regulagem no eletrodo...

Meu carro tinha uma trinca no cabeçote... funcionava "normal".... depois ficou ruim por conta da vedação insuficiente das válvulas. Se seu carro tiver alguns furos no cabeçote, ele PODE funcionar "normal". O certo seria analisar tudo direito, se necessário, abrir o motor. Se for preciso intervenção no cabeçote, eu procuraria outro... pois esse alojamento da vela nunca mais tem saúde.... Eu acho que a vela mais afastada, deve, de alguma forma, alterar a queima do combustível. :smt023

Ah, e vela folgada, pode alterar a compressão do motor, pois vai deixar vazamentos.... Se a vela não está vedando bem, certamente o motor terá alteração de comportamento. :smt023
Monza GLS 96/96 - Verde Rousseau - COMPLETO
Omega CD 4.1 98/98 - Preto Liszt - COMPLETO + Teto Solar
Opala Diplomata SE - 91/91 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Monza Classic SE 92/92 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Opala Comodoro SL/E 90/90 - Cinza Berílio - COMPLETO
vrsilva

Então Diego, existe cabeçote novo pro monza ainda?

Eu não acho que deva ser algo de tão sério, pois o carro nunca teve problemas do tipo, o que não quer dizer nada, mas não descarto a possibilidade de ter queimado a junta, ou estar com a vedação ruim por conta do dia que andei com pouca água.

Preciso levar no meu mecanico, mas só ano que vem agora... LOL!!!

As velas eu apertei bem, quero ver se compro sim um jogo novo para trocar, pois apesar de eu ter limpado, não ficaram boas não, eu fiz isso só para dar um folego ($$$)...
Como apertei bem a vela, acho que não terá problema em perder compressão, se tivesse mesmo ruim, o motor não funcionaria tão bem como está, acho que o que tem mesmo é mais por conta de estar "queimando" água do que problemas de compressão ou problemas de trinca no cabeçote...

Uma dúvida, quando o carro aspira água no cilindro, essa água sai no escape? Ou fica no escape fazendo ele oxidar?
Pergunto porque, coloquei a mão no escape por alguns minutos no dia que eu limpei as velas, e a mão ficava levemente úmida depois de um tempo... Será que é normal por ser alcool ou é a água que está sumindo do reservatório?

Não chega a pingar nem nada, só deixa a mão úmida...
Rafaelo
MODERADOR
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Mensagem não lida por Rafaelo »

nao vai notar se esta queimando agua, pq isso muda conforme o motor esquenta, e a rotaçao do motor devido o vacuo idem. mais é certo que ta com problemas isso nao é normal. cabeçote se acha novo porem é caro. tenta ver se acha um reficado em bom estado. dica, compre um do ultimo convencional <08 serve no teu se o teu nao tiver EGR.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Responder