Pistão a álcool no EFI 2.0 gasolina

Assuntos relacionados à performance, conversão para álcool, etc.
Fariaswolf
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Re: SL/e Sleeper 2.0 EFI (pistão flex,taxa,alcool)

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coy escreveu:
fica bem firme nesse lugar? todo caso vou passar uma fita dupla face por baixo da bobina só pra não vibrar muito e ficar batendo
sim fica firme, não vibra, não cede, não bate e fica com uma boa estetica.

sobre a bomba, te juro, a chapa da correia vai por cima dela, só fica a polia de fora, se vc quiser trocar a bomba, precisa soltar a polia do virabrequim, a do comando, tirar o tensionador, e aí retira a chapa de lata da correia pra acessar a bomba d'agua.
Ta certo, so que pra tencionar corretamente vc vai ter de desmontar tudo novamente e fazer um "pre ajuste" sem as proteções da CD.
veja o que eu ja tinha lhe dito antes:
para fixar a bomba em definitivo vc vai ter de estar com a CD ja no local (e tencionada).
Como vc tirou a bomba e não marcou um ponto de referencia para a tenção de sincronismo da CD o ideal é montar as polias, apontar a bomba (deixe ela livre para movimentar) colocar a polia do vira no ponto correto( conferir se o 1º pistão esta em cima), colocar polia do comando em seu ponto (alinhado com a marcaçao da capa da CD e conferir se neste momento o rotor esta apontando para o cabo da primeira vela), colocar o tensor no lugar porem encolhido( ele tem dois furos para travar ele encolhido) e colocar a CD, neste momento vc vai regular o tencionamento da CD pela bomba d'agua, quando encontrar o ponto de tenção correta aperte a bomba e solte a trava do tensor da CD, depois confira se não "estrangulou" a correia (não pode estar totalmente esticada tem de ter uma folga de 2 mm) marque o local correto da bomba. Retire a bomba novamente coloque seu anel de vedação e passe vaselina antes de montar em definitivo.
Ou seja a bomba d'agua vai ser uma das ultimas coisas a se montar.
Tensione corretamente a correia sem as capas marque com tinta a exata posição da bomba e so depois que tiver tencionado a correia vc monta tudo novamente em definitivo.
Com a bomba no lugar exato, vc ode fazer a troca da Cd sem ter de mexer nela novamente, sempre troco minha CD assim.
Por favor não inventa, refure as proteções e não arisca pular uma pedra na CD.
não precisou desmontar tudo. consegui soltar a bomba por lá mesmo, e virar ela tranquilamente (eu tinha passado vaselina no o'ring antes de montar pra ela não grudar no bloco)

deu uma tensão boa agora, vcs vão ver pela foto.

o unico "problema" ou não, é que a marca de cima do comando ficou um pouco desalinhada com a marca do comando, isso depois de dar duas voltas no virabrequim com a chave.

a tensão ficou boa eu acho, ta bem firme agora, mas consigo empurrar a correia com os dedos pra dentro fazendo um pouco de força, esse é o correto, certo?

da ultima vez a correia mal entrava no lugar de tão tensionada que tava, ficou esticada igual madeira.
Rafaelo escreveu:essa folga toda nao sao por apenas 2mm a menos, isso é pq a bomba dagua nao ta tensionando ela... tem muita folga ae.

eu tb aumentaria o diametro da proteçao pra da acerto(veja onde é preso e nao no pescoço do comando), é arriscado andar sem proteçao, pq uma pedrinha gruda no pneu e atira bem ali nas correias. ainda nao sei como a GM teve a cara de pau de larga monzas sem essa proteçao nas polias auxiliar. meu monza é aberto e isso tem me incomodado um pocado. o mesmo mal que faz sem a proteçao da correia de comando faz nas auxiliares que estao ate mais perto da caixa de roda lá embaixo. entao tape tudo que é melhor.
video top rafaelo, faz mais sobre estequiometria lá.

a capa nem saiu do lugar, tá firme, amassada, sem entradas de ar falsas, e sem raspar nas polias, mas o certo eu acho que é pegar uma capa moderna e por ali...

eu nunca fui com a cara dessa minha capa, pois quando tirei ela do carro, tava totalmente amassada e desalinhada, eu deixei ela reta na morsa + toco de madeira e martelo.

vejam as fotos e me digam o que acha da tensão, que já torqueio a bomba d'agua no lugar.

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Re: SL/e Sleeper 2.0 EFI (pistão flex,taxa,alcool)

Mensagem não lida por Rafaelo »

muito bom, nao sei quanto de força tu fez ali, mas da pra tensionar mais um pouco, o meu ficou pouco mais firme que o teu. muito esticado nao pode, tem que flexionar. como é novo a correia ela sede um pouco quando estica bem ela, entao deixa um pouco mais que isso. no manual tem o maximo de deflexao... da uma olhada lá.

pode deixar, to montando novos videos.

as capa moderna pelo menos do meu motor tu poderia rebaixar 5mm que ainda daria pra por a capa, ela é presa no bloco por 3 parafusos com arruelas grande, dae tem um espaço enorme pra apertar e dar folga, nao é justinho centro do furos, tipo, o furo da capa tem 8mm e a arruela uns 16mm, porem essa capas so servem pra sistema trapezoidal, teria que trocar todo teu sistema, engrenagem, comando, tensor, correia, bomba dagua.
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Re: SL/e Sleeper 2.0 EFI (pistão flex,taxa,alcool)

Mensagem não lida por 500EF »

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Se isto aqui foi com o vira no lugar, acho que vai querer uma regulavel para enquadrar o comando "zerado" logo, logo... Rsrsrs

Mas sua correia é dente meia-lua. Acha mais facil no mercado... ;)
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Re: SL/e Sleeper 2.0 EFI (pistão flex,taxa,alcool)

Mensagem não lida por coy »

Farias pra esticar a correia pela bomba não se esqueça de travar o "tensor " pois depois que vc destravar o mesmo, ele serve pra ir mantendo a tenção da CD quando ela começar a ceder e nas variaçoes de aceleração.
Não concegui ver aqui a folga, mas tem de ser coisa minima, quando coloco a correia nova no lugar mesmo com tensor travado tenho de soltar a polia do comando e levar a CD montada na polia pro lugar pois fica muito justo dai depois de tudo montado vc sente uma pequena folga na CD (isso com a bomba ja travada).
Em todos monzas que troquei a CD teve uma pequena diferença no alinhamento da marca da polia do comando.
http://www.monzeiros.com/forum/viewtopic.php?t=28526
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Re: SL/e Sleeper 2.0 EFI (pistão flex,taxa,alcool)

Mensagem não lida por Fariaswolf »

coy escreveu:Farias pra esticar a correia pela bomba não se esqueça de travar o "tensor " pois depois que vc destravar o mesmo, ele serve pra ir mantendo a tenção da CD quando ela começar a ceder e nas variaçoes de aceleração.
Não concegui ver aqui a folga, mas tem de ser coisa minima, quando coloco a correia nova no lugar mesmo com tensor travado tenho de soltar a polia do comando e levar a CD montada na polia pro lugar pois fica muito justo dai depois de tudo montado vc sente uma pequena folga na CD (isso com a bomba ja travada).
Em todos monzas que troquei a CD teve uma pequena diferença no alinhamento da marca da polia do comando.
nossa senhora, escrevi um texto aqui, falei tudo que fiz, e sem querer fechei a aba e perdi tudo. pqp!

vamo lá denovo...

eu fiz essa pré tensão com o tensionador travado com uma chave allen, depois soltei ele, dei duas voltas, e ela ficou desse jeito ai.

com o tensor travado, foi bem dificil de colocar a correia no lugar com a polia montada, a polia não foi torqueada ainda. esse nível tá bom ou mais um pouco msm?
500EF escreveu:Imagem

Se isto aqui foi com o vira no lugar, acho que vai querer uma regulavel para enquadrar o comando "zerado" logo, logo... Rsrsrs

Mas sua correia é dente meia-lua. Acha mais facil no mercado... ;)
é isso ai mesmo, usei como referência a bomba de óleo, ela tem uma marcação que a bomba antiga não tinha. como essa capa foi literalmente mastigada por algum dinossauro e recuperada, não dá pra confiar nas marcações originais.

agora não sei nem se o comando tá no ponto certo e a capa torta.

a polia é de boa, tem umas aqui opr 100 pilas, mas no caso iria precisar de um relogio comparador pra deixar tudo 100%, não?
Rafaelo escreveu:muito bom, nao sei quanto de força tu fez ali, mas da pra tensionar mais um pouco, o meu ficou pouco mais firme que o teu. muito esticado nao pode, tem que flexionar. como é novo a correia ela sede um pouco quando estica bem ela, entao deixa um pouco mais que isso. no manual tem o maximo de deflexao... da uma olhada lá.

pode deixar, to montando novos videos.

as capa moderna pelo menos do meu motor tu poderia rebaixar 5mm que ainda daria pra por a capa, ela é presa no bloco por 3 parafusos com arruelas grande, dae tem um espaço enorme pra apertar e dar folga, nao é justinho centro do furos, tipo, o furo da capa tem 8mm e a arruela uns 16mm, porem essa capas so servem pra sistema trapezoidal, teria que trocar todo teu sistema, engrenagem, comando, tensor, correia, bomba dagua.
cara, o motor tá bem leve! tá girando facil na chave, mesmo tracionando o comando, deu pra dar 2 voltas tranquilamente sem fazer força, isso com as velas só com meia rosca no cabeçote (só pra não entrar sujeira dentro)

o do opala tava bem amarrado, mas acho que era por causa dos anéis... os anéis do opala tem uns 2,5mm de espessura, e são mto pesados tanto pra abrir, quanto pra fechar.

sobre a capa, nem a do vectra dá certo? sei que ela é trapezoidal, mas de todas que olhei, foi a que tem o desenho mais parecido. o problema é o lugar do tensor? dremel não resolve?

essa é do vectra:

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essa é do kadett (repara que ela já tem o buraco do comando oblongo, parece que pensaram nisso na época):

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e o melhor de tudo, a capa da correia do Kadett tá por R$29,00!!!

http://www.preciolandia.com/br/capa-pro ... 888-a.html

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galera, ficou quase 3 meses com gasolina no tanque e provavelmente nas mangueiras... queria dar um "flush" no sistema assim:

- boto alcool com aditivo no tanque, ligo a bomba, e deixo circular dentro de um galão de combustivel, quando acabar o tanque, repito isso, até ficar bem sujo (ou não)

a pergunta é: como faço pra ligar a bomba de combustivel de um jeito que fique ligada direta? só mandar um positivo na caixa de fusiveis, no fusivel da bomba?
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coy
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Re: SL/e Sleeper 2.0 EFI (pistão flex,taxa,alcool)

Mensagem não lida por coy »

Com relação a folga da CD não tenho como opinar pois não estou tendo uma percepção de tal folga pela foto, mas fica sim uma pequena folga.

é isso ai mesmo, usei como referência a bomba de óleo, ela tem uma marcação que a bomba antiga não tinha. como essa capa foi literalmente mastigada por algum dinossauro e recuperada, não dá pra confiar nas marcações originais.

agora não sei nem se o comando tá no ponto certo e a capa torta.
Eu sei que vc sabe disto mais e sempre bom reforçar:
Pra conferir se o ponto da Cd esta correto, coloque a polia do eixo do vira coincidindo a marcação da polia com a marcação do bloco e verifique se primero pistão esta em cima neste momento.
pra conferir se o comando esta no ponto tambem, alinhe as duas polias (vira e comando) em suas marcações, monte o distribuidor alinhando a marca de ponto da carcaça do mesmo(se for original é mais certo) e coloque o rotor para verificar se neste momento estara apontando para o cabo do primeiro cilindro

A bomba de combustivel eletrica vc pode desligar a tomada da mesma e meter 12 volts nela, respeitando a polaridade.
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Re: SL/e Sleeper 2.0 EFI (pistão flex,taxa,alcool)

Mensagem não lida por 500EF »

Bom, se a referência da capa não estiver destruída, você pode usar a original, sem a correia, para colocar o comando na marca e depois travá-lo de alguma forma.

Então vem com a regulável e sem deixar o centro girar, usa a regulagem da "coroa" para esticar o lado direito da correia.

Prende tudo e pronto.

Claro que concordo com o que o rafaelo escreveu por aí estes dias, que isso não é algo preciso. Tudo no "olhômetro", com base em referências que podem estar fora da posição, como no caso de uma capa torta.

No astra eu serrei a capa que tampa a correia. Agora ela tem duas partes porque se quiser mexer na regulagem, só preciso tirar a caixa do filtro de ar e a parte de cima dela. Nem preciso soltar a correia/tensor. É só bambear os parafusos da polia regulável, colocar na posição mexendo a polia do virabrequim com a 17 e depois aperto tudo novamente.

Com a capa inteira, teria que desmontar uma pá de coisas para fazer isso... Não é difícil. Mas é chatinho... Dá preguiça... rsrsrs
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Re: SL/e Sleeper 2.0 EFI (pistão flex,taxa,alcool)

Mensagem não lida por Rafaelo »

500EF escreveu:Se isto aqui foi com o vira no lugar, acho que vai querer uma regulavel para enquadrar o comando "zerado" logo, logo... Rsrsrs
meu motor original fez o quase mesmo Eduardo, pena que nao tirei foto pq quando montei achei bem estranho, tava muito parecido com o dele, e repito é tudo novinho, como disse antes, essas marcaçoes sao brutas, nao sao precisas e não foram pra ser. pra ser preciso teriamos que ter dois disco de grau, um no comando e outro do virabrequim.

e mesmo assim isso deve mudar quase nada na pratica. e oque tb nao é problema, é solução. um pouco mais atrasado vai melhora e o torque extra da taxa vai preencher muito mais que a marca anterior, se é que era muito diferente.

sem contar que o comando em relaçao ao virabrequim se mexe com o motor em funcionamento, nao é 100% fiel.

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o meu é facinho Eduardo, nao tenho o suporte do meio como o teu tem, hehehe, as vezes menos é mais kkkkkk mas é chato, alias ja tenho que desmontar pra ver se assentou a correia e ver se esta tudo certinho la dentro.

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pra liga a bomba liga a igniçao e faça um jumper do plug da ECU, procura aqui que tem, ou fala com waldir. ele te fala em 10 seg oque precisa fazer... coloca num galao a gasolina, quando a bomba aumentar o giro é pq limpou o tanque, depois coloca mais uns 5 litros de alcool puro pra limpar o filtro e a bomba e o fundo tanque. esse alcool joga "fora" mais nada e depois so por alcool definitivo e ligar.

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as capa modernas seria interessante, é preciso trocar tudo pra por, nao vai caber teu tensor atual... ate pelo fato dessas capas serem moldadas conforme as peças que ela tem, e tb muda uns esquema ali. ou troca tudo, ou escolhe outra capa.

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