Motor N20XF no Monza

Assuntos relacionados à performance, conversão para álcool, etc.
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17770
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Motor N20XF no Monza

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Rafaelo, não estou falando em atravessar alagamentos. Como disse, carro não é barco, mas acontece ao passar em simples possa de água grande, comum em qualquer chuva forte. E muitos carros dá sim calço hidráulico sem atravessar alagamentos. Vejo muito isso em oficinas.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Motor N20XF no Monza

Mensagem não lida por Rafaelo »

Carlos A. Freire escreveu:Rafaelo, não estou falando em atravessar alagamentos. Como disse, carro não é barco, mas acontece ao passar em simples possa de água grande, comum em qualquer chuva forte. E muitos carros dá sim calço hidráulico sem atravessar alagamentos. Vejo muito isso em oficinas.

Abs,

Carlos Freire
Carlos não sei qual tipo de carro é esse, ou como fizeram tal feito(será que é verdade o oque o cliente contou? como será que foi de fato? tem tudo isso... lembre-se que usuarios de carros sao maioria leigos), um carro normal nao acontece isso de forma alguma. ele foi projetado pra nao acontecer isso. se é que pode o spray dagua jogado pelo outros ate pode ser que aconteça no monza tb pode acontecer. nos mais novos idem, to mostar uma foto do I30 se por ventura cair tudo no lado do farol certamente ou na grade vai sugar agua, mas nao quer dizer que vai dar calço. a quantia é o fator determinante. nao so monza como outros, nosso I30 tem aspiraçao bem na grade, entao se entrar agua ali no spray, ou na chuva? acho dificil o motor quebrar pq choveu hehehe ninguem iria botar um selo em algo duvidoso. eu tenho muita cautela quando o assunto sao "erros aleatorios" tem que ver como aconteceu e de que forma pra julgar.

em baixo do capo numa chuva nao acredito que possa sugar agua, talvez se passar dentro de um spray dagua de outro carros. mas é preciso de testes científicos pra confirmar isso.
Imagem

como te falei acima, ja passamos por poças dagua grande, aquelas que pega a banda da roda e trava o carro ao passar e joga agua no assoalho com tamanho de um carro +- no omega mesmo, e nunca entrou agua ou falhou o motor. la na altura do parachoque, e alias, a boca de aspiração fica dentro do parachoque bem escondido, se me der tempo hoje eu tiro uma foto pra mostrar pra voces. no omega foi bem projetado, nem com chuva, nem agua alguma vai dar calço hidráulico. agora se tentar atravessar um rio e usar como barco em alagamentos pode ter certeza que vai apagar.

ja no meu caso do monza é parecido, esta na altura do parachoque, bem protegido, o filtro fica um pouco mais exposto é verdade mas pra mim agua não faz parte do show e mesmo que faça vai estar protegido pra isso, porem como disse antes, vai ter uma capa que envolve ele todo 360° e embaixo fica aberto, e ali é impossivel ele aspirar agua, a agua escorre pela capa e nao é sugada, e mesmo que seja um pouco nao faz mal, procura na net tem varios videos de carros expelindo agua feito lava jato e funcionando sem dar calço. uam vez vi uma moto que entrou num lago e ligou assim mesmo.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Avatar do usuário
dutra s a
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2314
Registrado em: 29 Abr 2010, 23:31
Cidade: SP
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Motor N20XF no Monza

Mensagem não lida por dutra s a »

acho que voces tao se bagunçando no termo altura da agua , eu passei por isso 2 x e garanto que meia garrafinha de agua ( 250ml )bem gelada ou fria ja é suficiente pra apagar o motor , uma coisa é altura de agua na roda e outra é na meia roda , uma coisa é garoa e outra é diluvio

altura da roda como dizem na tv é a roda coberta por agua , so que as bestas da tv nao falam metade da roda e sim altura da roda querendo se referir a metade da roda

altura de agua na metade roda é outra coisa e mesmo assim nao se aconselha
altua do perfil do pneu que é relativo , ate dá más vai de cada cabeça

outra coisa , voces sabem como estao saindo a aspiraçao dos carros hoje , ja nao é tao direto e sim muitas curvas e sobe e desce ate chegar na caixa de filtro , obrigaram os carros sair de fabrica com abs e balao anti-impacto , porque nao com um mecanismo identificador de agua no sistema de aspiraçao ? dai se fecha o fluxo e respira por um ponto mais alto , é besteira o que eu disse ? é , mas deveria ser assim sabendo pra onde aquele projeto vai ser vendido e funcionando

foram projetados pra suportar ate um determidado limite anti-calço , mas nao que sejam invulneráveis , pelo contrario ,e pode ser de ultima geraçao ou nao e podem dar calço e quebrar como pode apagar e só funcionar quando tirar velas , oleo ... aquela limpeza como foi o meu caso

abs estamos ai
CAÇA 94 GLS F 18WR+ ETANOL X 2.0 E.F.I. - DCR
Avatar do usuário
dutra s a
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2314
Registrado em: 29 Abr 2010, 23:31
Cidade: SP
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Motor N20XF no Monza

Mensagem não lida por dutra s a »

i-30 2009 ou 2010 , o sistema de aspiraçao dele ja diz o que eu falei , pega de cima da caixa , e entra da frente alta pra baixo , se pegar agua vai se acumular embaixo da caixa e se o cara pisar nessa hora facilmente vai apagar o motor , a imagem vi agora depois da minha ultima postagem

abs estamos ai
CAÇA 94 GLS F 18WR+ ETANOL X 2.0 E.F.I. - DCR
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Motor N20XF no Monza

Mensagem não lida por Rafaelo »

nunca vi um carro apagar pq choveu, sinceramente é a primeira vez que estou lendo isso. se isso fosse uma verdade apagar o motor pq choveu(ninguem projeta um carro pra garoa) entao teriamos um processo histórico contra a montadora do determinado carro.

Dutra, se teu carro apaga com um xixi de 250ml pq o Carlos que mora na mesma cidade que a tua nunca apagou ? :D

meio contraditório essas coisa.... mas em fim.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Avatar do usuário
dutra s a
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2314
Registrado em: 29 Abr 2010, 23:31
Cidade: SP
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Motor N20XF no Monza

Mensagem não lida por dutra s a »

tche , tu nao ta entendendo rsrsr, o meu com ja falei aqui no forum apagou por enchentes , nao chuvas , e o filtro tava como teu , alias mais alto , ele tava atraz da mini-frente , as 2 x foi por alagamento e puxou agua porai , na primeira vez parou por causa de um busao que atravessou na minha frente e formou uma baita onda e eu tava indo bem , mas como os semaforos estava apagados no cruzamento , entao valia a lei do mais esperto e desesperado , so por causa da onda que entao puxou a agua , era 3 da manha , ate o freire deve lembrar desse temporal que nao costuma dar por volta dessa hora aqui em sp , dai estacionei num hipermecado , levei mulher e filha na chuva pra casa a pé por nao haver taxi e voltei torcendo pra que o motor nao tivesse dado calço , dai amanheci o dia demontando tbi, velas, correias , secando , limpando etc.... ao virar o motor na mao dei garças a deus kkkkkkkk dai montei tudo , dei partida , fui pra casa troquei o oleo / filtro porque virou caputino e pronto

na segunda vez no mesmo ano mas em outro local que era proximo de moema e brooklin , foi em segundos que desabou agua e o lugar que eu tava era uma regiao de rampa , era 4 da tarde e como eu tava numa via de mao unica eu tinha de subir pegando a enchurrada de frente , foi batata , ele apagou , ou seja as 2 x foi por enchente e nao so por chuva comum e o filtro tava como falei acima

nessa segunda vez , desconectei o hei e fiquei na chave ate secar , depois dei uma injetada e pegou falhando mas depois que esquentou denovo ficou normal ,

nas 2x quando tive de desmontar tudo pois ando com uma oficina no porta malas , o que ele sugou e ficou no coletor , enchia facil uma garrafinha de agua , se quando isso ocorreu eu tivesse com a frigideira original , acho que iria ser muito dificil de sugar toda agua 100%

esse xixi de 250 ml estando frio numa sugada pro motor , ele nao pode apagar estando bem quente ???????

no caso desse i-30 , se pegasse de frente como eu peguei , ele iria acumular no chao da caixa de filtro , so iria demorar mais tempo pra apagar porque da caixa o tubo sobe de novo , isso na lenta , se der uma puxada federal , com certeza iria apagar ,

cara o que mais tem aqui é carro sugando agua em enchentes , seja o modelo que for moderno ou antigo , lembrando enchentes !!!!

abs estamos ai
CAÇA 94 GLS F 18WR+ ETANOL X 2.0 E.F.I. - DCR
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Motor N20XF no Monza

Mensagem não lida por Rafaelo »

ok Dutra entendi agora, ja ta explicado os fatos. senao o topico vai fica muito off mais do que ja ficou.

chuva forte nao da calço nao, agora passar em spray que alguem levantou é bem possivel. lembre-se que é preciso ter coluna dagua se pegar onde esta a sucção nao tem jeito, pode apagar com calço ou afogar e voltar a funcionar depois que limpou.

eu sinceramente nunca atravessaria uma enchente. dou meia volta e acho outra alternativa, seja qual carro for, a nao ser que eu esteja com um jipe. entao nao importa se esta na altura do parachoque ou no teto. molhou ate mesmo o motor pode desligar o motor e da um calço por inercia(pistao).
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Avatar do usuário
dutra s a
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2314
Registrado em: 29 Abr 2010, 23:31
Cidade: SP
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Motor N20XF no Monza

Mensagem não lida por dutra s a »

eu entendi tche , aqui nao tem muito essa de tentar fazer outro caminho por causa de enchentes , so com sorte mesmo , o que ajuda é saber dos pontos onde é propicio a isso e tentar ,,, tentar ,,, evitar , muitas vezes por obrigaçao temos que arriscar e estando com uma frota atraz sem deixar voce dar a volta

nas 1 vez fiz tudo que nao era pra fazer , tentar pegar na chave, tranco etc..... tudo mesmo , e mesmo assim ele ta funcionando com bem sabe , por isso gosto de gm em especial o monza kkkkkkk

a unica coisa que fiquei ferrado nas 2 vezes é que so entrou pra dentro do carro , só do meu lado , do outro lado tava sequinho , que ódio , pois fica com um cheiro que nao queira saber , em fim é isso
abs estamos ai
CAÇA 94 GLS F 18WR+ ETANOL X 2.0 E.F.I. - DCR
Responder