Marcador de combustivel oscilando,mal de monza?
- luiz sle
- Monza-Man (Nível 11)
- Estado: São Paulo-SP
- Modelo: Monza S/R
- Motor: 2.0
- Ano: 1988
- Combustível:: Etanol
- Injeção: Carburador
Re: Marcador de combustivel oscilando,mal de monza?
Alguém??????????? rs
Monza, a relação do homem e a máquina.
Ex: Monza SL/E 1986
Atual: Monza S/R 1988
Monza 500EF 1990
Polo TSi 2019
Up! TSi 2020
Monza 500EF 1990
Polo TSi 2019
Up! TSi 2020
-
- Membro Hi-Tech (Nível 10)
- Modelo: - SELECIONE --------
Acho mais fácil e mais prático colocar o capacitor direto nos terminais da boia, além de ser MUITO mais fácil de tirar o banco em comparação ao painel por conta do cabo do velocimêtro, você pode andar com o carro e ir testando os valores...
Eu não sei o porque, mas eu queria entender o porque do ponteiro do tanque ser tão lerdo em comparação aos outros, no meu entender todos os manômetros de sensores recebem uma tensão e de acordo com essa tensão que eles alteram os ponteiros. Como por exemplo o marcador da temperatura, igualmente ao marcador de combustível, ele recebe uma tensão que varia de acordo com a resistência no sensor de temperatura que vai no cabeçote, o funcionamento entre o sensor de temperatura e a boia do tanque de combustível é praticamente o mesmo, varia a tensão de acordo com a leitura do processo, no caso temperatura dágua pro sensor de temperatura, e nível de combustível no tanque. Mas ambos variam a resistência, e de acordo com a resistência, chega um valor de tensão diferente no manômetro do painel.
Porque que o ponteiro de combustível é TÃO lerdão...
Acho que deve ser pra evitar dele ficar balançando de acordo com o movimento do combustível dentro do tanque...
É Luiz... Acho que o jeito é aceitar isso...
Pior é os Palios, tive um 2001, e ele chegava a acender reserva com mais de 1/4 do tanque... não era NADA legal andar mais de 100km com aquela luz acesa, prefiro não ter essa luz como é no monza, do que ter ela acendendo antecipadamente...
Pra isso agora tenho o Pc de bordo funcionando direitinho, só preciso calibrar a quantidade de combustível nele...
Eu não sei o porque, mas eu queria entender o porque do ponteiro do tanque ser tão lerdo em comparação aos outros, no meu entender todos os manômetros de sensores recebem uma tensão e de acordo com essa tensão que eles alteram os ponteiros. Como por exemplo o marcador da temperatura, igualmente ao marcador de combustível, ele recebe uma tensão que varia de acordo com a resistência no sensor de temperatura que vai no cabeçote, o funcionamento entre o sensor de temperatura e a boia do tanque de combustível é praticamente o mesmo, varia a tensão de acordo com a leitura do processo, no caso temperatura dágua pro sensor de temperatura, e nível de combustível no tanque. Mas ambos variam a resistência, e de acordo com a resistência, chega um valor de tensão diferente no manômetro do painel.
Acho que deve ser pra evitar dele ficar balançando de acordo com o movimento do combustível dentro do tanque...
Pior é os Palios, tive um 2001, e ele chegava a acender reserva com mais de 1/4 do tanque... não era NADA legal andar mais de 100km com aquela luz acesa, prefiro não ter essa luz como é no monza, do que ter ela acendendo antecipadamente...
Pra isso agora tenho o Pc de bordo funcionando direitinho, só preciso calibrar a quantidade de combustível nele...
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
- luiz sle
- Monza-Man (Nível 11)
Cara, os Monzas aqui são o contrário, movimentam-se muito rápido! Por isso eu quero colocar o capacitor, pra funcionar devagar. Qualquer mexidinha no carro ele movimenta junto, é um saco! Virou a chave ele já pula pro lugar dele, nos dois Monza. Vi um vídeo de um Kadett 98 bem novo onde o ponteiro era lerdão também, fiquei abismado, nunca tinha visto aquilo. :smt005vrsilva escreveu:Acho mais fácil e mais prático colocar o capacitor direto nos terminais da boia, além de ser MUITO mais fácil de tirar o banco em comparação ao painel por conta do cabo do velocimêtro, você pode andar com o carro e ir testando os valores...
Cara, essa tampa para a bóia só tem no tubarão. Como eu não tive paciência de descer o tanque fiz o furo em baixo do banco do S/R e no SL/E do meu pai. Muuuuuuitas vezes infinitas mais fácil. kkkkkkkkkkkkk Virou o banco mexeu na bóia acabou. rs
Como seria a colocação esse transistor na bóia? No caixote é só um fio ligado, o aterramento se dá no parafuso que prende a bóia ao tanque. O transistor tem uma perna negativa e uma positiva, é só encaixar na bóia, sem cortar fio algum?
Monza 500EF 1990
Polo TSi 2019
Up! TSi 2020
Monza 500EF 1990
Polo TSi 2019
Up! TSi 2020
-
- Membro 500EF (Nível 9)
- Estado: Minas Gerais-MG
- Modelo: Não tenho Monza :(
Luiz, não é transístor, é capacitor!
E, não pode ser usado na saída da boia, senão ele iria fechar um curto circuito.
Você tem que usar ele no próprio instrumento, ligando o positivo no positivo do marcador e em paralelo.
Tem que testar pra ver qual é o fio positivo lá no painel.
Use um deste 25V 1000uF (Mil micro Farad), já dá pra quebrar o galho, caso ainda oscile, vá aumentando valor dele, e, uF (Micro Farad).

ATENÇÃO: OBSERVE QUE O NEGATIVO DO CAPACITOR É A PARTE QUE TEM A TARJA, NUNCA O COLOQUE COM POLARIDADE INVERTIDA, POIS PODE EXPLODIR.
E, não pode ser usado na saída da boia, senão ele iria fechar um curto circuito.
Você tem que usar ele no próprio instrumento, ligando o positivo no positivo do marcador e em paralelo.
Tem que testar pra ver qual é o fio positivo lá no painel.
Use um deste 25V 1000uF (Mil micro Farad), já dá pra quebrar o galho, caso ainda oscile, vá aumentando valor dele, e, uF (Micro Farad).

ATENÇÃO: OBSERVE QUE O NEGATIVO DO CAPACITOR É A PARTE QUE TEM A TARJA, NUNCA O COLOQUE COM POLARIDADE INVERTIDA, POIS PODE EXPLODIR.
Atual: Astra G 2002 CD
EX - Monza Classic SE 2.0 MPFI 1991 2012-2017 80.000 km rodados nesse tempo!
EX - Astra Belga SW
EX - Monza SL/E 2.0 1990
EX - Astra Belga SW
EX - Monza SL/E 2.0 1990
-
Luiz não é transistor e sim CAPACITOR...
Luiz falei besteiras, não dá pra colocar o capacitor nos terminais da boia... Tem que ser no positivo e negativo do ponteiro mesmo...
Mas veja bem, o ponteiro do combustível é alimentado pela alimentação geral do painel, o que ele recebe de "sinal da boia" que chamamos assim, é na verdade somente um aterramento, acontece que o ponteiro é uma resistência também (na verdade é um medidor de tensão) e, é ligada em série com a resistência da boia, conforme a resistência da boia aumenta a tensão no ponteiro cai também.
Isso é lei de Ohm, associação de resistência em série, tecnicamente conhecido como circuito divisor de tensão.
Portanto Luiz, acho que terá que fazer como o David Crozeta havia dito em 08/07/2010...
Luiz falei besteiras, não dá pra colocar o capacitor nos terminais da boia... Tem que ser no positivo e negativo do ponteiro mesmo...
Mas veja bem, o ponteiro do combustível é alimentado pela alimentação geral do painel, o que ele recebe de "sinal da boia" que chamamos assim, é na verdade somente um aterramento, acontece que o ponteiro é uma resistência também (na verdade é um medidor de tensão) e, é ligada em série com a resistência da boia, conforme a resistência da boia aumenta a tensão no ponteiro cai também.
Isso é lei de Ohm, associação de resistência em série, tecnicamente conhecido como circuito divisor de tensão.
Portanto Luiz, acho que terá que fazer como o David Crozeta havia dito em 08/07/2010...
- luiz sle
- Monza-Man (Nível 11)
Então seria só soltar as porquinhas que prendem o marcador, colocar o capacitor e apertar de novo?
Léo, vou comprar pela internet, por aqui não tem pra vender. Então, terá que ser o valor correto, já que o cara só vende kit de 5 por R$20,00. rs
Léo, vou comprar pela internet, por aqui não tem pra vender. Então, terá que ser o valor correto, já que o cara só vende kit de 5 por R$20,00. rs
Monza 500EF 1990
Polo TSi 2019
Up! TSi 2020
Monza 500EF 1990
Polo TSi 2019
Up! TSi 2020
-
- Membro 500EF (Nível 9)
- Estado: Minas Gerais-MG
- Modelo: Não tenho Monza :(
Silva, o ponteiro é um Indicador, e não tem resistência! Já a boia, tem um potenciometro, que, varia a resistencia (creio eu que no negativo).
Não tehnho como fazer este teste no meu Monza pois ele usa o PD, mas, já fiz o teste da boia e ele tem um grande Delay, tu baixa a boia e ele demora a responder no Painel, isso não me incomoda!
Não tehnho como fazer este teste no meu Monza pois ele usa o PD, mas, já fiz o teste da boia e ele tem um grande Delay, tu baixa a boia e ele demora a responder no Painel, isso não me incomoda!
Atual: Astra G 2002 CD
EX - Astra Belga SW
EX - Monza SL/E 2.0 1990
EX - Astra Belga SW
EX - Monza SL/E 2.0 1990
-
Entendo Leo, eu disse de maneira grosseira e simplista para ficar fácil de uma pessoa não conhecedora do assunto entender...
Como eu havia dito, o ponteiro é um medidor de tensão, só isso, porém ele junto com a boia formam um circuito divisor de tensão que, conforme aumenta a resistência da boia, diminui a tensão do ponteiro.
Ahhh, o ponteiro deve ter alguma limitação mecanica para mexer devagar, pois quando eu estava ligando a boia no computador de bordo, eu mexi o ponteiro com o dedo, e ele demora a cair, ou seja, não é limitação eletrônica e sim mecânica mesmo... Mas com o capacitor deve diminuir as oscilações quando o tanque está abaixo de 1/4 que é quando ele começa a ficar doido... kkk!!!
Como eu havia dito, o ponteiro é um medidor de tensão, só isso, porém ele junto com a boia formam um circuito divisor de tensão que, conforme aumenta a resistência da boia, diminui a tensão do ponteiro.
Ahhh, o ponteiro deve ter alguma limitação mecanica para mexer devagar, pois quando eu estava ligando a boia no computador de bordo, eu mexi o ponteiro com o dedo, e ele demora a cair, ou seja, não é limitação eletrônica e sim mecânica mesmo... Mas com o capacitor deve diminuir as oscilações quando o tanque está abaixo de 1/4 que é quando ele começa a ficar doido... kkk!!!