Pistão a álcool no EFI 2.0 gasolina

Assuntos relacionados à performance, conversão para álcool, etc.
Fariaswolf
Membro Classic (Ní­vel 7)
Modelo: - SELECIONE --------

Re: SL/e Sleeper 2.0 EFI (pistão flex,taxa,alcool)

Mensagem não lida por Fariaswolf »

fiquei aliviado ao ler isso de vcs pessoal, de verdade.

as vezes ficava pensando nisso ai, e tirava o sono... mas se vcs fazem igual, bora pro clube! :D

fiquei pensando esses dias, denovo sobre a bomba de óleo, e o porque daquele kadett do cara ter pressão tão baixa na marcha lenta.

os furos das bielas! o meu tinha bronzina furada originalmente, o dele provavelmente também, por isso a pressão era baixa. o de vcs, motor moderno e corrigido com as bronzinas tapadas, não dá pressão baixa na marcha lenta.

amanhã continuo que eu to desmaiando aqui e nem deu pra responder vcs direito.
Rafaelo
MODERADOR
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Mensagem não lida por Rafaelo »

é normal marcar pobre... a minha marca isso quando aquece tb. da >1.3 lambda

sobre o plug é chato e é assim uma merd-a mesmo. ali onde tava tua unha tu poem uma fecha chave se empurra aquela presilha e puxa devagar o plug, olhando direito ali tu vai notar como ta preso a trava. cuidado pra nao baber pq ali tem um tipo de circuito no plug da sonda. é onde se faz a calibraçao... sim muito bem feitinho esse controlador. gostei e o preço muito bom pra ser integrado condicionador + visualizador.

aquele sensor é de luminosidade, com o carro a noite e tudo escuro ele rebaixa a luz automaticamente...
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
DÉCO
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1989
Injeção: Carburador

Mensagem não lida por DÉCO »

.
Ia te falar que tem uma trava pra soltar o plug, mas o Rafaelo ja explicou.

Esse furinho é um sensor que "le" a luminozidade do ambiente e diminue a iluminaçao, o fabricante informa para nao tampar senao ele nao consegue fazer a leitra da iluminaçao, acredito que o plastico nao atrapalhe a leitura deste sensor, mas c fosse meu cortava um pedaçinho do plastico para deixar ele livre.

abraço
CABEÇOTE LFVT, INSTALADO, BURA 2E , VIDE (Partir da pag, 25 ) AVATAR : NIKOLA TESLA
FOTOS :http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=33&t=14369
Nunca esqueça que voce nao é imune aos pecados que condena...
Fariaswolf

pc desligou na hora que eu tava digitando aqui..... dai-me paciência.

Rafaelo, vc disse que a lenta ideal pra E100 é 0.950, mas como ficaria em alta então? o EFI tem alguma correção de mistura conforme a borboleta abre ou conforme o motor sente carga?

o que quero dizer é, os 0.950 são fixos independente da rotação, ou isso é variavel?

---------------------------------

deco, não vou tampar não, eu nem tinha visto ele logo de cara, depois que fui ver no manual!

---------

chegou hoje:

Imagem

o cara errou e me mandou BPR7ES... eu deixei claro que era BPR8ES..
Fariaswolf

galera, me ajudem por favor.

- a barra de direção tem lado dir. esq.? não consegui rosquear o parafuso do terminal de direção (Aquele que faz a regulagem de convergencia), eu estou ciente de que ele tem a rosca inversa, mas é só de um lado, correto?

- quantos litros de fluido de direção hidraulico eu compro, 1 garrafinha de 500ml, ou 1 litro dá pra tudo? como fazer a sangria e tirar as bolhas?

- 20mkgf na porca da homocinetica da torre, é suficiente? apertei com isso

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
jesuino b ferreira
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: Goiás-GO
Modelo: Monza SLE
Ano: 1986
Injeção: Carburador

Mensagem não lida por jesuino b ferreira »

quantos litros de fluido de direção hidraulico eu compro, 1 garrafinha de 500ml, ou 1 litro dá pra tudo? como fazer a sangria e tirar as bolhas?
01 litro da para tudo.
para sangrar,levante ele e esterça todo para a direita e todo para a esquerda com o carro funcionando.
depois de feito isto,torna a conferir o nivel e esta finalizado a montagem.
a barra de direção tem lado dir. esq.? não consegui rosquear o parafuso do terminal de direção (Aquele que faz a regulagem de convergencia), eu estou ciente de que ele tem a rosca inversa, mas é só de um lado, correto?
segundo o cepchev,elas tem lado sim.
veja se consegue visualizar a numeraçao delas e depois busca pelo cepchev para verificar o lado correto :smt023
Rafaelo
MODERADOR
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Ano: 1982
Injeção: MPFi

Mensagem não lida por Rafaelo »

Fariaswolf escreveu:Rafaelo, vc disse que a lenta ideal pra E100 é 0.950, mas como ficaria em alta então? o EFI tem alguma correção de mistura conforme a borboleta abre ou conforme o motor sente carga?

o que quero dizer é, os 0.950 são fixos independente da rotação, ou isso é variavel?
é variavel.
funciona assim... não é uma regra isso que falei.
todo motor tem uma queima "correta" pra que o motor se mantenha em pé sem oscilar. isso depende de cada motor, de cada tecnologia, motores carburador como agente sabe é um sistema de baixa eficiencia, e um motor de injeçao direta sequencial é um motor de alta eficiencia. sao 2 ponta distante um do outro, o EFI esta 1 degrau acima dos carburador.

geralmente motores EFI operam melhor com mistura mais ricas, e se for alcool ainda mais, algo como 0.95 ou 0.94 em motores de um injetor, talvez gasolina consiga mais estequiométrica 0.97 ou quem sabe 1.0

quem vai determinar isso é teu motor, tu vai sentir isso no momento do acerto. acertar quase ligando a ventoinha. com ele bem quente... tente colocar o mais proximo da estequiométrica possível pra evitar desperdício e poluição. porem se começar oscilar muito ou soltar pequenos tiros no escape é hora de meter mais combustivel, tu vai notar isso na hora do ajuste. logo de cara deixe em 0.95 que ele vai ficar bem economico e não vai oscilar.

a alta fica igual, a qual foi programado a ECU, pq o ajuste(potenciometro) é feito em areas "corriqueiras" lenta, cruzeiro... as áreas media e alta carga o potenciometro(ajuste) nao interfere. justamente por isso.

não tem correçao, oque tem é um mapa pre determinado(quantidade combustivel) já que a queima é variavel, conforme a pressao e a rotaçao do motor. oque pode alterar essas areas(carga) acontece porem nao no ajuste fino do potenciometro, e sim no regulador de pressao por exemplo. esse mexe em todo o sistema melhor dito.

quando tu ajustar vai notar isso que te falei, quanto mais perto ou mais longe da estequiometria mais ele vai oscilar e dar estouro no escape(sinais claro de pobreza na queima)

-------------------

hoje depois de 4 meses, algumas semanas antes de perder meu pai eu tinha ligado o motor do monza, de la pra ca nao me deu pra fazer isso, e hoje resolvi ligar ele pq se tinha passado muito tempo com ele desligado, pois bem, resolvi deixar ele bem quente mesmo e fiz um teste simples de como o avanço interfere na eficiência do motor! eu ja queria ter feito isso a um tempo, e em 5 minutos eu mostrei isso pra voces.

Farias: te serve como literatura, veja como o meu com 1.0 não oscila E100. cada motor tem um ajuste, talvez o teu ate consiga 1.0 com essa taxa, mas so vai saber mesmo no momento de ligar e ajustar ele, senao é so palpite nosso mesmo. não te recomendo a avançar mais que 10 APMS físico. mas repare a diferença que faz colocando mais ponto :smt023 eu compenso a falta de taxa com avanço. apesar que 11.7:1 não é tao pouco assim.

PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Fariaswolf

gente, desculpe a demora.

o Edu me alertou pra ficar de olho que talvez eu vá precisar de uma polia regulavel, ela ja estava nos planos de compra, mas vou deixar pra depois isso.

amanhã vou comprar as velas corretas e a termostática (pego a gasolina né? pra manter o motor mais frio abrindo antes), o fluido DOT 5 em silicone o cara da loja de óleo disse que não vou encontrar mais, mas é balela dele acho.

não quero por o 5.1 que é de etilenoglicol, quero por o de silicone.

chegou a junta, os tensores, etc. montei a torre de acessorios, acho que montei o alternador na posição certa, eu não lembro como ele estava antes de tirar. podem dizer se está correto?

comprei tensores e bomba d'agua da marca SKF. tem algum segredo pra colocar a bomba no bloco e fazer ela não grudar? pensei em pintar a parte de trás da bomba com um spray, o que vcs acham?

outra coisa, o rafaleo me disse pra usar graxa de aluminio nos parafusos do cabeçote, mas aqui na cidade não existe ou não sabem o que é. a graxa que veio com as coifas, ela é prateada e bem levinha, posso usar isso?

acho que amanhã o cabeçote ja é torqueado no bloco, não tenho certeza ainda. preciso fazer algum teste pra ver se o pistão bate em valvula, algo assim?

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

------------------------------------------

Rafaelo, maravilha esse video!

pelo que entendi então quando for ligar, praticamente começamos com um ponto abaixo de 10º, pressão normal, e o CO2 tentando manter a estequiometria, e depois vai subindo o ponto até 10º, sem passar disso?

mas isso também varia de motor, não é? por ex. o meu poder aguentar mais avanço sem grilo, pode acontecer isso?

e quanto a pressão, quanto deve ser, 2bar padrão mesmo ou mais?
Responder