Fotos do meu ex-Vectra, discussões & preparações em geral
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Re: Fotos do meu Vectra, discussões & preparações em geral
Calculei na epoca, para ter uma ideia de para quanto iria a taxa com os pistoes do X20XEV no 2.2 16v:
Para os calculos, considerei os valores STD do motor e como fiz o calculo de tras para frente, chamo de volume da camara todo o espaço que sobra quando os pistoes estiverem em PMS, ou seja, estao ai a espessura da junta, ressalto/rebaixo do pistao, etc.
E os cabeçotes do 2.0 e 2.2 sao iguais.
2.0 16v - X20XEV - STD:
admissao
curso: 86mm
diametro: 86mm
volume: 499,56ml
volume câmara
taxa: 10,8:1
volume da camara: 50,98ml
------------------------------------------------------
2.2 16v - STD:
admissao
curso: 94,6mm
diametro: 86mm
volume: 549,51ml
volume câmara
taxa: 9,6:1
volume da camara: 63,9ml
------------------------------------------------------
E agora, usando os pistoes do X20XEV no 2.2 16v:
2.2 16v - Modificado:
admissao
curso: 94,6mm
diametro: 86mm
volume: 549,51ml
volume câmara
volume da camara com pistoes do X20XEV: 50,98ml
taxa: 11,8:1
------------------------------------------------------
Para os calculos, considerei os valores STD do motor e como fiz o calculo de tras para frente, chamo de volume da camara todo o espaço que sobra quando os pistoes estiverem em PMS, ou seja, estao ai a espessura da junta, ressalto/rebaixo do pistao, etc.
E os cabeçotes do 2.0 e 2.2 sao iguais.
2.0 16v - X20XEV - STD:
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diametro: 86mm
volume: 499,56ml
volume câmara
taxa: 10,8:1
volume da camara: 50,98ml
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curso: 94,6mm
diametro: 86mm
volume: 549,51ml
volume câmara
taxa: 9,6:1
volume da camara: 63,9ml
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E agora, usando os pistoes do X20XEV no 2.2 16v:
2.2 16v - Modificado:
admissao
curso: 94,6mm
diametro: 86mm
volume: 549,51ml
volume câmara
volume da camara com pistoes do X20XEV: 50,98ml
taxa: 11,8:1
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Eduardo Rettore
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Re: Fotos do meu Vectra, discussões & preparações em geral
Eduardo, vc poderia calcular para mim o quanto ficou a taxa de compressão do meu motor?
Obviamente o curso não mudou, mas o diâmetro é 0,50 maior. A taxa original é 9,6:1. Não precisa nem considerar as cavas das válvulas, até pq não sei quanto foi tirado.
Obviamente o curso não mudou, mas o diâmetro é 0,50 maior. A taxa original é 9,6:1. Não precisa nem considerar as cavas das válvulas, até pq não sei quanto foi tirado.
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Re: Fotos do meu Vectra, discussões & preparações em geral
Nao da porque os cabeçotes 8v e 16v podem nao ter o mesmo volume e para fazer a conta assim como eu fiz, de tras para frente, eles precisam ser iguais...
Fora isso, so medindo mesmo...
Fora isso, so medindo mesmo...

Eduardo Rettore
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Re: Fotos do meu Vectra, discussões & preparações em geral
Eduardo, eu não entendi bem o que vc quiz dizer. A altura do pistão muda entre os cabeçotes 8V e 16V? Ou vc se esqueceu que meu cabeçote é 16V tb? 
Ah, sim, só para constar: vou ter que usar a partida a fio mesmo. Hj foi difícil para pegar.

Ah, sim, só para constar: vou ter que usar a partida a fio mesmo. Hj foi difícil para pegar.
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Re: Fotos do meu Vectra, discussões & preparações em geral
Jose, eu calculei o volume da camara (lembrando que chamo de camara tudo que sobra quando o pistao esta em cima), usando os dados do fabricante e a formula:
Taxa de compressao = (volume cilindro + volume da camara) / volume da camara.
Por exemplo, sei que o X20XEV tem 10,8:1 de taxa (divulgado pela fabrica) e sei que o volume do cilindro é 499,56ml ( (TT x D2 / 4) x deslocamento ).
Entao, substituindo os valores na formula temos que o volume da camara do X20XEV é de 50,98 ml.
Como o cabeçote do X20XEV é igual ao do 2.2 16v e eu ia usar os mesmos pistoes tambem, entao o volume da camara continuaria sendo os mesmos 50,98ml. So que o volume admitido pelo 2.2 é maior, entao, substituindo os valores na formula, encontrei a taxa de 11,8:1 nesta configuraçao.
Mas, como eu disse, so foi possivel fazer este calculo porque o cabeçote é igual. No seu caso, nao tenho como saber qual o volume da camara com os pistoes do 8v, entendeu?
Se fosse uma situaçao de usar o conjunto cabeçote+pistoes de um 2.0 8v em um 2.2 8v, por exemplo, o raciocinio seria o mesmo e daria certo.
Mas com pistoes do 8v e cabeçote de 16v nao. Ai so medindo mesmo.
Nao sei se expliquei ou se compliquei mais... kkkkk
Taxa de compressao = (volume cilindro + volume da camara) / volume da camara.
Por exemplo, sei que o X20XEV tem 10,8:1 de taxa (divulgado pela fabrica) e sei que o volume do cilindro é 499,56ml ( (TT x D2 / 4) x deslocamento ).
Entao, substituindo os valores na formula temos que o volume da camara do X20XEV é de 50,98 ml.
Como o cabeçote do X20XEV é igual ao do 2.2 16v e eu ia usar os mesmos pistoes tambem, entao o volume da camara continuaria sendo os mesmos 50,98ml. So que o volume admitido pelo 2.2 é maior, entao, substituindo os valores na formula, encontrei a taxa de 11,8:1 nesta configuraçao.
Mas, como eu disse, so foi possivel fazer este calculo porque o cabeçote é igual. No seu caso, nao tenho como saber qual o volume da camara com os pistoes do 8v, entendeu?
Se fosse uma situaçao de usar o conjunto cabeçote+pistoes de um 2.0 8v em um 2.2 8v, por exemplo, o raciocinio seria o mesmo e daria certo.
Mas com pistoes do 8v e cabeçote de 16v nao. Ai so medindo mesmo.
Nao sei se expliquei ou se compliquei mais... kkkkk

Eduardo Rettore
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Re: Fotos do meu Vectra, discussões & preparações em geral
Não complicou, ficou claro sim. Como estou usando os pistões de um cabeçote diferente do meu, poderia dar diferença nos valores.
Mudando um pouco de assunto, motivo de comemoração para mim:


Para quem passou batido, essas mangueiras são do sistema de ar quente do meu carro. Só eu sei o tanto que fiquei aborrecido em ter que isolar o sistema por não achar as mangueiras nem no mercado paralelo, nem em concessionária.
Agradeço especialmente o professor Carlos Freire, que me indicou o site http://www.pecasonline.com.br, onde encontrei as mangueiras originais na Nafil.
Mudando um pouco de assunto, motivo de comemoração para mim:


Para quem passou batido, essas mangueiras são do sistema de ar quente do meu carro. Só eu sei o tanto que fiquei aborrecido em ter que isolar o sistema por não achar as mangueiras nem no mercado paralelo, nem em concessionária.
Agradeço especialmente o professor Carlos Freire, que me indicou o site http://www.pecasonline.com.br, onde encontrei as mangueiras originais na Nafil.
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Re: Fotos do meu Vectra, discussões & preparações em geral
Parabens Ze, tudo de bom. achei alguem aqui no forum com minha idade praticamente (30)
show a peça agora sim peça original e completo ter carro e nao ter os bagulho pra funciona é ruim, mesmo que nao va usar ae mas tem que ter né. eu fiz um levantamento de peças original pro meu motor nesse site e achei todas e algumas com preços relativamente bom pra ser original. acho que eu tinha visto essa peça na nafil isso so nao lembro se era original.
obs: pena nao ter os dados pra agente calcular teoricamente a tua taxa. nao so a da camara do cabeçote mas tb do pistao as dimensoes do domo e se o pistao positivo a face bloco como no flex. os meus dados que tenho tb nao ajudariam nada

obs: pena nao ter os dados pra agente calcular teoricamente a tua taxa. nao so a da camara do cabeçote mas tb do pistao as dimensoes do domo e se o pistao positivo a face bloco como no flex. os meus dados que tenho tb nao ajudariam nada

PROecu - Injeções eletronica para monzas.
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Re: Fotos do meu Vectra, discussões & preparações em geral
Valeu, Rafaelo!
Meu sistema de AC está com uma "pane" muito esquisita. Os 3 servomotores que direcionam o ar para as saídas estão pifados. Passei o Tech2 e no momento do teste, o servomotor de direcionamento do ar para o painel funcionou. Na tela do Tech2 apareceu falha intermitente e depois de uns 5seg. apareceu falha presente (voltagem baixa para os 3). Foi resetado os erros, mas continuou o problema. Apareceu até troca da ECU do AC como defeito passado. O sistema de ar quente tb está inoperante. Na válvula que controla o vácuo para o sistema de ar quente, apareceu tb voltagem baixa. Isso deve significar que estão todos queimados, certo?
Pelo menos, agora está saíndo ar pelas janelas centrais (antes saía somente pelas janelas laterais) e está gelando muito! Só não está controlando a temperatura interna e nem direcionando... :smt011
A solenóide custa R$45,00 e cada servomotor R$650,00

Meu sistema de AC está com uma "pane" muito esquisita. Os 3 servomotores que direcionam o ar para as saídas estão pifados. Passei o Tech2 e no momento do teste, o servomotor de direcionamento do ar para o painel funcionou. Na tela do Tech2 apareceu falha intermitente e depois de uns 5seg. apareceu falha presente (voltagem baixa para os 3). Foi resetado os erros, mas continuou o problema. Apareceu até troca da ECU do AC como defeito passado. O sistema de ar quente tb está inoperante. Na válvula que controla o vácuo para o sistema de ar quente, apareceu tb voltagem baixa. Isso deve significar que estão todos queimados, certo?
Pelo menos, agora está saíndo ar pelas janelas centrais (antes saía somente pelas janelas laterais) e está gelando muito! Só não está controlando a temperatura interna e nem direcionando... :smt011
A solenóide custa R$45,00 e cada servomotor R$650,00


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