COROA E PINHÃO DO VELOCÍMETRO - CAIXA MANUAL

Assuntos específicos relacionados à direção e câmbio.
pablopttm
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1988
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: COROA E PINHÃO DO VELOCÍMETRO - CAIXA MANUAL

Mensagem não lida por pablopttm »

a minha pessoa eu me concedo o

Imagem

e a pergunta é :

preciso d + detalhes sobre essa peça COROA E PINHAO que no meu ela kebrou

só encontro o kit COROA E PINHAO para monza automatic ... monza manual eu nao encontro , nem sei qntos dentes tem a engrenagem ..possivelmente ela esta no fundo do "carter" da caixa !

alguem tem + informaçoes sobre ela , pois agora q meu hodometro tava funcionando ,. ele parou pois kebrou essa p.orra !
Monza SL/E 1.8 4p 1988 - verde amazônia '
FOTOS
MonzaClub20EFICHZ
Modelo: - SELECIONE --------

Mensagem não lida por MonzaClub20EFICHZ »

Antes de mais nada, e só para ter certeza antes de começar a abrir tudo, tire as rodas dianteiras do chão (ponha em cavaletes), retire o cabo do velocímetro junto a caixa, ligue o motor e engate 5ª em ponto morto, verifique se está girando ou não o pino interno junto a caixa, isso vai dar certeza se é realmente a coroa.

Para ver como é baixe o manual de reparação do Monza da seção manuais lá deve ter um esquema mostrando.

Agora se a tua caixa não tiver a "tampa de cárter" preta na parte inferior, (era o caso do 83) esqueça de fazer em casa, precisa desmontar tudo.
pablopttm
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1988
Injeção: Carburador

ESPECIFICANDO MELHOR :D

Mensagem não lida por pablopttm »

Carlos ,

acho q nao fui muito especifico , mas agora vou dar + detalhes

olhe essa imagem

Imagem

o quadrado PRETO da imagem eu simplesmente puxei ele com a mao e ele saiu de dentro do furo da caixa , ja a parte que esta com o quadrado em VERMELHO COM CERTEZA esta ''navegando" dentro da caixa , ou ja esta todo moido por ser de plastico ! e a minha caixa tem SIM a tampa do carter !

a mao de obra nao me desanima , o problema é encontrar a engrenagem , e nem sei quantos dentes ela tem nem suas dimensoes
Monza SL/E 1.8 4p 1988 - verde amazônia '
FOTOS
MonzaClub20EFICHZ

Mensagem não lida por MonzaClub20EFICHZ »

Faz vinte anos que eu a vi, mas ela é plástica cheia de dentes e tem a dimensão aproximada em diâmetro de uma homocinética e a largura de 1,5 cm, abrindo a tampa tampa não tem como não enxergar.
bodinho
Membro SR (Ní­vel 4)

Mensagem não lida por bodinho »

Galera estava com problemas no velocimetro.

Comprei um cabo novo e coloquei e nada de funcionar!!! resolvir comprar outro pinhao e funcionou por 50 km depois parou novamente. fui verificar o que ocorreu, para o meu descuido deixei cair o pinhao inteiro dentro do cambio!!! e o problema estava no cabo que quebrou , devo ter passado ele por lugar errado

A pergunta é???
posso deixar esta peça dentro do cambio???? ele é de plastico. pois vai ser muito trabalhoso abrir a tampa do carter do cambio para esgotar o oleo e tirar o pinhao e depis colocar o oleo novamente.

estava pensando em comprar outro pinhao novo e um cabo novo e colocar novamente o que vcs acham????
Carlos A. Freire
MODERADOR
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Injeção: EFi

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Para mim qualquer corpo estranho dentro do câmbio deve ser removido. Não considero a remoção e recolocação do carter do câmbio e do óleo uma operação trabalhosa.

Na recolocação do cabo no painel, evite deixar de forma que montado o cabo faça curva muito acentuada. Se ficar desta forma em pouco tempo ele quebra, como já foi descrito em muitos tópicos sobre esse assunto.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Responder