alquini escreveu:Bateria é um caso serio. :smt017
Ja tive uma bateria marca tabajara de 36Ah num opala que durou muito tempo, algo em torno de 3 anos, e ja tive bateria boa em carro 0km aqui em casa que estragou com 6meses.
Depois de escolher a bateria, vc deve olhar regularmente o nivel da água da bateria, nao existe bateria livre de manutenção.
Eu coloquei uma bateria especial para som no meu carro, de 90Ah, marca desconhecida mas de muita qualidade (Leyzer acho q é assim) e a cada 3 meses eu vou na loja onde comprei e peço pro cara dar uma olhada na água, faço teste de corrente de partida e verifico a tensão do alternador para evitar sobre carga.
É algo rapido e facil que evite dores de cabeça mais tarde.
Pois é cara... O Landau também ficou uns belos anos com essa Cral e nunca tive problemas com ela. Só agora, 3 anos depois, é que ela resolveu arriar no Monza, porque a Tudor que estava no Monza quando comprei, acabei passando pro Landau quando ela começou a dar sinais de que não duraria muito tempo, e não durou. Mas, ela já deveria ser bem "rodada".
O problema de se ter uma bateria selada é que depois de um certo tempo ela baixa o nível de água e não tem como repor :smt011 e o da com manutenção é que ela vaza com muita facilidade, tem que ficar MUITO esperto com o nível da água, pois se fica meio alto, vaza quando esquenta e se fica baixo, reduz a vida útil. E... Se vaza, dá pra imaginar a "..." que faz no cofre, né? Experiência própria...
Mesmo assim, vão aí os preços que encontrei (só os "melhorzinhos")
* AC Delco - R$ 250,00 (70ah) s/m, b/t (max: R$ 378,00)
* Moura - R$ 280,00 (75ah) s/m, b/t (max: R$ 340,00)
* Tudor - R$ 315,00 (70ah) s/m, b/t (max: R$ 382,00)
Aí, pras "segunda linha" temos:
* Ranger R$ 190,00 (70ah) c/m, b/t
* Cral R$ 200,00 (70ah) c/m, b/t
* Reidiba R$ 200,00 (70ah) c/m, b/t
* MAX R$ 200,00 (70ah) c/m, b/t
* Reifor R$ 209,00 (70ah) c/m, b/t
* MAX R$ 235,00 (70ah) s/m, b/t
* Zetec (segunda linha da moura) (70ah) R$ 270,00 c/m, b/t
- Legenda:
s/m (sem manutenção)
c/m (com manutenção) [/b]b/t[/b] (à base de troca)
Sinceramente? Pelo preço, acho que a mais viável é a Ac Delco... Pois, por 50 reais a mais de uma com manutenção, dá pra pegar uma selada de qualidade que, inclusive, é (ou pelo menos era) original da GM. Como segunda opção fica a moura, 80 reais de diferença de uma com manutenção mas com amperagem maior. Se por acaso a AC não servir, vou de Moura, o que vocês acham?
Ps.: acho que, pela pequena pesquisa, dá pra perceber o quanto VALE A PENA dar uma boa pesquisada antes de comprar qualquer coisa, né?
Valeu!