Vazamento de água no cabeçote

Assuntos de mecânica e manutenção não abordados nos fóruns abaixo.
lfgomez
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Re: Vazamento de água no cabeçote

Mensagem não lida por lfgomez »

Luiz Carlos, obrigado pela sua resposta!
Você viu isso no ChepChev? Tenho realmente que instalar esse programa!
Interessante ter uma válvula aí. Era justamente o que suspeitava, ou melhor, esperava, pois se o cabeçote estiver realmente furado alí, coisa deve estar bem feia lá dentro.
Agora, se tiver mesmo essa válvula, como procedo para trocá-la?
Em todos os mecânicos que levei o carro para perguntar se tem alguma válvula ou selo alí me falaram que não tem nada disso e que teria que mandar para uma retífica tentar soldar o cabeçote, além de me dar bem pouca esperança de conserto..
Alguém do fórum já passou por isso antes?
Muito obrigado pelas respostas!

Abraços,
Luis Fernando.
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waldir
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Re: Vazamento de água no cabeçote

Mensagem não lida por waldir »

Luis, bom dia!
tinha verificado no cepchev e na Net e a tal válvula não é cara, é a mesma do Corsa
90136113 Válvula Alivio 11,35 GM - Corsa / Chevette. (e no Monza de 1982/1996 GKLM)

O problema maior é desenroscá-la devido surpresas, como rosca frágil e corroida do bloco e se desfazer... aí só soldando e abrindo rosca novamente.
As válvulas novas são mais robustas e tem um sextavado em baixo relêvo para (des)aperto e no centro o furo onde enrosca o sensor.
Desejo-lhe sorte e que seja apenas um anel de borracha rompido.

Abraços

waldir
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Felippe Delgado
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Re: Vazamento de água no cabeçote

Mensagem não lida por Felippe Delgado »

Esse problema ainda nao tinha visto...

Mas diretor...para resolver nao deve ser complicado...eh so procurar um reparador responsavel e competente para fazer o reparo...agora de verdade ainda nao tinha visto issoo....probleminha bem diferente....

Abracos...
Felippe Delgado

Continuando...
lfgomez
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Re: Vazamento de água no cabeçote

Mensagem não lida por lfgomez »

Realmente é um problema bastante diferente.
Inclusive, todos os mecânicos em que passei me disseram que esse problema que descrevi era impossível. Só quando olhavam para o carro esguichando água é que entendiam a dimensão do que eu estava falando.
Estava vazando tanta água que tive que passar silicone de alta temperatura no buraco para poder tirar o carro da garagem. Antes estava gastando quase 1 litro de água a cada 100 metros. Parecia uma cachoeira sobre rodas.
Com o silicone consegui chegar em uma rua com diversos mecânicos e nenhum deles quis sequer palpitar sobre o problema. Praticamente todos me mandaram procurar um lugar especializado em retífica!
O pior é que conheço poucos mecânicos em Campinas. Inclusive, se alguém tiver uma sugestão de mecânico na região eu agradeço!

Abraços,
Luis Fernando.
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Felippe Delgado
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Re: Vazamento de água no cabeçote

Mensagem não lida por Felippe Delgado »

lfgomez escreveu:Realmente é um problema bastante diferente.
Inclusive, todos os mecânicos em que passei me disseram que esse problema que descrevi era impossível. Só quando olhavam para o carro esguichando água é que entendiam a dimensão do que eu estava falando.
Estava vazando tanta água que tive que passar silicone de alta temperatura no buraco para poder tirar o carro da garagem. Antes estava gastando quase 1 litro de água a cada 100 metros. Parecia uma cachoeira sobre rodas.
Com o silicone consegui chegar em uma rua com diversos mecânicos e nenhum deles quis sequer palpitar sobre o problema. Praticamente todos me mandaram procurar um lugar especializado em retífica!
O pior é que conheço poucos mecânicos em Campinas. Inclusive, se alguém tiver uma sugestão de mecânico na região eu agradeço!

Abraços,
Luis Fernando.
Se fosse em Manaus-AM..... :smt023
Felippe Delgado

Continuando...
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Luiz Carlos (Rio)
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Re: Vazamento de água no cabeçote

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Essa válvula consta nos outros modelos da GM como válvula de alivio ou bypass, mas todas no circuito de óleo.
Então, acho que meu chute sobre ela pertencer ao circuito de água não me parece muito viável.
No meu Monza 94 essa peça também, no lugar dos furos, tem um sextavado em baixo relevo, para ser girada com um tarugo alen.
Fico aqui matutando sobre qual seria a finalidade desses 4 furos...seria para inserir alguma ferramenta de remoção?
Esses furos são transpassantes? Os outros 3, já que um pelo menos está deixando passar água.
Caso os outros 3 não sejam transpassantes, podem estar aí mesmo só para poder ser girada a peça.
Talvez (análise otimista), se for substituido esse tampão, ou vedado o furo por onde está vazando água, o problema seja resolvido.
Mas acho que para uma solução confiável seria necessário, por exemplo, abrir rosca no furo e inserir aí um parafuso, com silicone ou uma gaxeta em volta dele.
Abraços
Luiz Carlos
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lfgomez
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Re: Vazamento de água no cabeçote

Mensagem não lida por lfgomez »

Estava tentando justamente o que você sugeriu agora.
Pouco depois do almoço procurei um parafuso que entrasse no furo sem folgas e, com silicone dentro do buraco, apertei ele alguns milímetros para dentro. Se isso se mostrar uma boa solução, pretendo cortar ele e colocar um o-ring, enquanto não encontro alguma solução definitiva. O silicone deve estar seco agora. Daqui a pouco digo o resultado.
Só não sei como isso vai se comportar quando o motor esquentar. Será que o parafuso dilata mais ou menos que o buraco no motor? Esse estresse não pode acabar trincando o cabeçote?
Então, a princípio, me parece que todos os furos não entram muito no cabeçote. A impressão que dá é que eles foram feitos para parafusar algo alí. Por outro lado, também não me parece que essa peça saí do cabeçote, ele parece completamente inteiriço nessa região.
Bom, em breve posto novidade!
Obrigado!

Abraços,
Luis Fernando.
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Carlos A. Freire
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Re: Vazamento de água no cabeçote

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Pessoal,

acho que vocês estão fazendo confusão. Essa válvula é de óleo, e fica atrás do selo que está acima do local mencionado, ou seja, está acima da sensor de temperatura do painel.
Se não estiver enganado, essa válvula e outra igual que fica na bomba de óleo, servem para reter óleo dentro do cabeçote com o motor parado, para que os tuchos hidráulico não descarreguem totalmente ou para carregarem rapidamente.

Abs,

Carlos Freire
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