Vazamento de água no cabeçote
-
- Membro SL (Nível 1)
- Mensagens: 35
- Registrado em: 22 Mar 2008, 23:26
- Cidade:
- Estado: - SELECIONE --------
- Modelo: - SELECIONE --------
Re: Vazamento de água no cabeçote
Luiz Carlos, obrigado pela sua resposta!
Você viu isso no ChepChev? Tenho realmente que instalar esse programa!
Interessante ter uma válvula aí. Era justamente o que suspeitava, ou melhor, esperava, pois se o cabeçote estiver realmente furado alí, coisa deve estar bem feia lá dentro.
Agora, se tiver mesmo essa válvula, como procedo para trocá-la?
Em todos os mecânicos que levei o carro para perguntar se tem alguma válvula ou selo alí me falaram que não tem nada disso e que teria que mandar para uma retífica tentar soldar o cabeçote, além de me dar bem pouca esperança de conserto..
Alguém do fórum já passou por isso antes?
Muito obrigado pelas respostas!
Abraços,
Luis Fernando.
Você viu isso no ChepChev? Tenho realmente que instalar esse programa!
Interessante ter uma válvula aí. Era justamente o que suspeitava, ou melhor, esperava, pois se o cabeçote estiver realmente furado alí, coisa deve estar bem feia lá dentro.
Agora, se tiver mesmo essa válvula, como procedo para trocá-la?
Em todos os mecânicos que levei o carro para perguntar se tem alguma válvula ou selo alí me falaram que não tem nada disso e que teria que mandar para uma retífica tentar soldar o cabeçote, além de me dar bem pouca esperança de conserto..
Alguém do fórum já passou por isso antes?
Muito obrigado pelas respostas!
Abraços,
Luis Fernando.
--------------------------------------------------------------------
Monza SL/E 87 2.0 Álcool - Branco 2 Portas, DH original.
Monza SL/E 87 2.0 Álcool - Branco 2 Portas, DH original.
- waldir
- Membro 500EF (Nível 9)
- Mensagens: 3638
- Registrado em: 18 Mai 2008, 09:19
- Cidade: Campinas
- Estado: São Paulo-SP
- Modelo: Monza GLS
- Motor: 2.0
- Ano: 1995
- Combustível:: Etanol
- Injeção: EFi
Re: Vazamento de água no cabeçote
Luis, bom dia!
tinha verificado no cepchev e na Net e a tal válvula não é cara, é a mesma do Corsa
90136113 Válvula Alivio 11,35 GM - Corsa / Chevette. (e no Monza de 1982/1996 GKLM)
O problema maior é desenroscá-la devido surpresas, como rosca frágil e corroida do bloco e se desfazer... aí só soldando e abrindo rosca novamente.
As válvulas novas são mais robustas e tem um sextavado em baixo relêvo para (des)aperto e no centro o furo onde enrosca o sensor.
Desejo-lhe sorte e que seja apenas um anel de borracha rompido.
Abraços
waldir
tinha verificado no cepchev e na Net e a tal válvula não é cara, é a mesma do Corsa
90136113 Válvula Alivio 11,35 GM - Corsa / Chevette. (e no Monza de 1982/1996 GKLM)
O problema maior é desenroscá-la devido surpresas, como rosca frágil e corroida do bloco e se desfazer... aí só soldando e abrindo rosca novamente.
As válvulas novas são mais robustas e tem um sextavado em baixo relêvo para (des)aperto e no centro o furo onde enrosca o sensor.
Desejo-lhe sorte e que seja apenas um anel de borracha rompido.
Abraços
waldir
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
- Felippe Delgado
- Membro SR (Nível 4)
- Mensagens: 338
- Registrado em: 27 Set 2007, 22:05
- Cidade: Manaus
- Estado: Amazonas-AM
- Modelo: Monza GLS
- Motor: 2.0
- Ano: 1996
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: EFi
Re: Vazamento de água no cabeçote
Esse problema ainda nao tinha visto...
Mas diretor...para resolver nao deve ser complicado...eh so procurar um reparador responsavel e competente para fazer o reparo...agora de verdade ainda nao tinha visto issoo....probleminha bem diferente....
Abracos...
Mas diretor...para resolver nao deve ser complicado...eh so procurar um reparador responsavel e competente para fazer o reparo...agora de verdade ainda nao tinha visto issoo....probleminha bem diferente....
Abracos...
Felippe Delgado
Continuando...
Continuando...
-
- Membro SL (Nível 1)
- Mensagens: 35
- Registrado em: 22 Mar 2008, 23:26
- Cidade:
- Estado: - SELECIONE --------
- Modelo: - SELECIONE --------
Re: Vazamento de água no cabeçote
Realmente é um problema bastante diferente.
Inclusive, todos os mecânicos em que passei me disseram que esse problema que descrevi era impossível. Só quando olhavam para o carro esguichando água é que entendiam a dimensão do que eu estava falando.
Estava vazando tanta água que tive que passar silicone de alta temperatura no buraco para poder tirar o carro da garagem. Antes estava gastando quase 1 litro de água a cada 100 metros. Parecia uma cachoeira sobre rodas.
Com o silicone consegui chegar em uma rua com diversos mecânicos e nenhum deles quis sequer palpitar sobre o problema. Praticamente todos me mandaram procurar um lugar especializado em retífica!
O pior é que conheço poucos mecânicos em Campinas. Inclusive, se alguém tiver uma sugestão de mecânico na região eu agradeço!
Abraços,
Luis Fernando.
Inclusive, todos os mecânicos em que passei me disseram que esse problema que descrevi era impossível. Só quando olhavam para o carro esguichando água é que entendiam a dimensão do que eu estava falando.
Estava vazando tanta água que tive que passar silicone de alta temperatura no buraco para poder tirar o carro da garagem. Antes estava gastando quase 1 litro de água a cada 100 metros. Parecia uma cachoeira sobre rodas.
Com o silicone consegui chegar em uma rua com diversos mecânicos e nenhum deles quis sequer palpitar sobre o problema. Praticamente todos me mandaram procurar um lugar especializado em retífica!
O pior é que conheço poucos mecânicos em Campinas. Inclusive, se alguém tiver uma sugestão de mecânico na região eu agradeço!
Abraços,
Luis Fernando.
--------------------------------------------------------------------
Monza SL/E 87 2.0 Álcool - Branco 2 Portas, DH original.
Monza SL/E 87 2.0 Álcool - Branco 2 Portas, DH original.
- Felippe Delgado
- Membro SR (Nível 4)
- Mensagens: 338
- Registrado em: 27 Set 2007, 22:05
- Cidade: Manaus
- Estado: Amazonas-AM
- Modelo: Monza GLS
- Motor: 2.0
- Ano: 1996
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: EFi
Re: Vazamento de água no cabeçote
Se fosse em Manaus-AM..... :smt023lfgomez escreveu:Realmente é um problema bastante diferente.
Inclusive, todos os mecânicos em que passei me disseram que esse problema que descrevi era impossível. Só quando olhavam para o carro esguichando água é que entendiam a dimensão do que eu estava falando.
Estava vazando tanta água que tive que passar silicone de alta temperatura no buraco para poder tirar o carro da garagem. Antes estava gastando quase 1 litro de água a cada 100 metros. Parecia uma cachoeira sobre rodas.
Com o silicone consegui chegar em uma rua com diversos mecânicos e nenhum deles quis sequer palpitar sobre o problema. Praticamente todos me mandaram procurar um lugar especializado em retífica!
O pior é que conheço poucos mecânicos em Campinas. Inclusive, se alguém tiver uma sugestão de mecânico na região eu agradeço!
Abraços,
Luis Fernando.
Felippe Delgado
Continuando...
Continuando...
- Luiz Carlos (Rio)
- Membro 500EF (Nível 9)
- Mensagens: 4249
- Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
- Cidade: Rio de Janeiro
- Estado: Rio de Janeiro-RJ
- Modelo: Monza GLS
- Motor: 2.0
- Ano: 1994
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: EFi
Re: Vazamento de água no cabeçote
Essa válvula consta nos outros modelos da GM como válvula de alivio ou bypass, mas todas no circuito de óleo.
Então, acho que meu chute sobre ela pertencer ao circuito de água não me parece muito viável.
No meu Monza 94 essa peça também, no lugar dos furos, tem um sextavado em baixo relevo, para ser girada com um tarugo alen.
Fico aqui matutando sobre qual seria a finalidade desses 4 furos...seria para inserir alguma ferramenta de remoção?
Esses furos são transpassantes? Os outros 3, já que um pelo menos está deixando passar água.
Caso os outros 3 não sejam transpassantes, podem estar aí mesmo só para poder ser girada a peça.
Talvez (análise otimista), se for substituido esse tampão, ou vedado o furo por onde está vazando água, o problema seja resolvido.
Mas acho que para uma solução confiável seria necessário, por exemplo, abrir rosca no furo e inserir aí um parafuso, com silicone ou uma gaxeta em volta dele.
Abraços
Então, acho que meu chute sobre ela pertencer ao circuito de água não me parece muito viável.
No meu Monza 94 essa peça também, no lugar dos furos, tem um sextavado em baixo relevo, para ser girada com um tarugo alen.
Fico aqui matutando sobre qual seria a finalidade desses 4 furos...seria para inserir alguma ferramenta de remoção?
Esses furos são transpassantes? Os outros 3, já que um pelo menos está deixando passar água.
Caso os outros 3 não sejam transpassantes, podem estar aí mesmo só para poder ser girada a peça.
Talvez (análise otimista), se for substituido esse tampão, ou vedado o furo por onde está vazando água, o problema seja resolvido.
Mas acho que para uma solução confiável seria necessário, por exemplo, abrir rosca no furo e inserir aí um parafuso, com silicone ou uma gaxeta em volta dele.
Abraços
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
-
- Membro SL (Nível 1)
- Mensagens: 35
- Registrado em: 22 Mar 2008, 23:26
- Cidade:
- Estado: - SELECIONE --------
- Modelo: - SELECIONE --------
Re: Vazamento de água no cabeçote
Estava tentando justamente o que você sugeriu agora.
Pouco depois do almoço procurei um parafuso que entrasse no furo sem folgas e, com silicone dentro do buraco, apertei ele alguns milímetros para dentro. Se isso se mostrar uma boa solução, pretendo cortar ele e colocar um o-ring, enquanto não encontro alguma solução definitiva. O silicone deve estar seco agora. Daqui a pouco digo o resultado.
Só não sei como isso vai se comportar quando o motor esquentar. Será que o parafuso dilata mais ou menos que o buraco no motor? Esse estresse não pode acabar trincando o cabeçote?
Então, a princípio, me parece que todos os furos não entram muito no cabeçote. A impressão que dá é que eles foram feitos para parafusar algo alí. Por outro lado, também não me parece que essa peça saí do cabeçote, ele parece completamente inteiriço nessa região.
Bom, em breve posto novidade!
Obrigado!
Abraços,
Luis Fernando.
Pouco depois do almoço procurei um parafuso que entrasse no furo sem folgas e, com silicone dentro do buraco, apertei ele alguns milímetros para dentro. Se isso se mostrar uma boa solução, pretendo cortar ele e colocar um o-ring, enquanto não encontro alguma solução definitiva. O silicone deve estar seco agora. Daqui a pouco digo o resultado.
Só não sei como isso vai se comportar quando o motor esquentar. Será que o parafuso dilata mais ou menos que o buraco no motor? Esse estresse não pode acabar trincando o cabeçote?
Então, a princípio, me parece que todos os furos não entram muito no cabeçote. A impressão que dá é que eles foram feitos para parafusar algo alí. Por outro lado, também não me parece que essa peça saí do cabeçote, ele parece completamente inteiriço nessa região.
Bom, em breve posto novidade!
Obrigado!
Abraços,
Luis Fernando.
--------------------------------------------------------------------
Monza SL/E 87 2.0 Álcool - Branco 2 Portas, DH original.
Monza SL/E 87 2.0 Álcool - Branco 2 Portas, DH original.
- Carlos A. Freire
- MODERADOR
- Mensagens: 17866
- Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
- Cidade: SAO PAULO
- Estado: São Paulo-SP
- Modelo: Monza GLS
- Motor: 2.0
- Ano: 1996
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: EFi
Re: Vazamento de água no cabeçote
Pessoal,
acho que vocês estão fazendo confusão. Essa válvula é de óleo, e fica atrás do selo que está acima do local mencionado, ou seja, está acima da sensor de temperatura do painel.
Se não estiver enganado, essa válvula e outra igual que fica na bomba de óleo, servem para reter óleo dentro do cabeçote com o motor parado, para que os tuchos hidráulico não descarreguem totalmente ou para carregarem rapidamente.
Abs,
Carlos Freire
acho que vocês estão fazendo confusão. Essa válvula é de óleo, e fica atrás do selo que está acima do local mencionado, ou seja, está acima da sensor de temperatura do painel.
Se não estiver enganado, essa válvula e outra igual que fica na bomba de óleo, servem para reter óleo dentro do cabeçote com o motor parado, para que os tuchos hidráulico não descarreguem totalmente ou para carregarem rapidamente.
Abs,
Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
São Paulo-SP