Bom dia JorgeAP.jorgeAP escreveu: ↑02 Jan 2025, 21:13 Boa noite Carlos. O meu carro está parado por problemas com a ventoinha (nova da marca Gauss).
Parou de ligar do nada depois de algum tempo funcionando.
Tem energia no plug macho. Medindo com o multímetro.
Porém a ventoinha não liga, se jogar um fio da bateria direto no plug fêmea da ventoinha ela liga. Se chega energia no plug macho porque não liga então (pontas do multímetro dentro do contato fêmea medem um valor pouco abaixo da medição direto no Borne da bateria).
Bateria está medindo 10,5v e plug fêmea dá um valor de 9,8,v
Puxando os dois fios espetado no plug macho e levando direto por fora no plug fêmea não liga.
Amanhã cedo vou fazer um teste puxando somente o positivo do plug macho e o neutro da bateria. Acredito que assim tiro a dúvida do aterramento.
Vamos iniciar pela luz de carga da bateria. Nos modelos com A/C, se não acender as ventoinhas interna e externa não funcionarão, pois o alternador não estará carregando a bateria.
Se a luz de carga da bateria acende ao ligar a ignição e apaga assim que o motor entra em funcionamento, ok. O próximo passo é verificar se a linha 15 pós chave está funcionando. São duas linhas, a 15 e a 15a, as duas vem do comutador de partida.
Estando Ok as linhas pós chave, ai se verifica o aterramento da ventoinha e depois a alimentação dos relês, de baixa e de alta. Esses relês são acionados pela UCE (terminais A3 baixa e C1 alta) nos terminais 85 dos relês. Se não tiver scanner para ativar a ventoinha em ambas velocidades via software, pode fazer aterrando cada terminal 85 dos relês ou fazendo jumper entre os terminais 30 e 87 desses relês.
Se a ventoinha funcionar do relê para frente está tudo OK e esqueça lá na frente. Se não funcionar terá de verificar o chicote até a ventoinha.
Se funcionar, saberemos que a UCE não está comandando os relê, ainda assim com motor funcionando, solte o conector do sensor de temperatura CTS. Se não funcionar a parte de comando não está funcionando se não funcionar é bem possível que a UCE esteja com defeito, ai deve verificar as alimentações de entrada e as saídas da UCE.
Se funcionar ao soltar o conector do VSS, pode ser que a UCE não recebeu a informação do sensor de temperatura CTS para quando atingir 101ºC a ventoinha do radiador se ativada. Nesse caso recomendo o uso de um scanner e um termômetro de mira a laser para aferir a temperatura do motor. Muitos casos são erros no marcador de temperatura e assim não deixamos o motor atingir os 101ºC para ligar a ventoinha, pois o indicador d painel está lá nas alturas. Com o scanner e o termômetro irá ter a ideia do que está errado.
Obs: Vale lembrar que modelos com A/C, só de ligar o ar condicionado, a ventoinha deve entrar no mesmo momento, mesmo com motor frio.
Espero que esse roteiro ajude a avaliar o defeito do seu Monza.
Corrigindo: Imaginei que se tratava de um Monza Club 94 e agora que vi se tratar de um Monza Classic 91 carburado.
Nesse caso esqueça o comando da UCE e no lugar terá o interruptor térmico do radiador ligado em paralelo com interruptor de solicitação da ventoinha ao ligar o A/C
A ventoinha com ar desligado vai acionar na temperatura indicada no IT (cebolão do radiador) e ao invés de soltar o VSS, faça o jumper entre os terminais do Interruptor Térmico do radiador.
OBS: Use o esquema elétrico do Monza 90. Ele deve auxiliar na sua avaliação. Se não tiver, ele deve estar na seção de manuais desse fórum
Abs,
Carlos Freire