DÚVIDA - Óleo Lubrificante em motor novo

Sobre o motor e suas partes internas (pistões, bielas, válvulas, etc).
Felipe Lichirgu
Membro GL (Ní­vel 2)
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1993
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: DÚVIDA - Óleo Lubrificante em motor novo

Mensagem não lida por Felipe Lichirgu »

Bauditz escreveu: 14 Jul 2024, 14:29 Pessoal, boa tarde de domingo.

Estou revivendo o tópico para tirar uma dúvida com vocês. Alguém já utilizou o óleo Motul 7100 20W50 sintético no Monza tubarão?
Vi nas pesquisas que poderia utilizar em motor de carro, apesar de ser destinado para motos. Utilizava na minha Dragstar, era ótimo.

Queria manter o 20W50 que o meu pai usa e trocar somente a questão de ser mineral para sintético, principalmente pelas características já citadas no tópico anteriormente.

Posso ter algum problema em trocar do nada o mineral pelo sintético?
Sei que alguns motores precisam atender algumas especificações.

Tenho receio de trocar a viscosidade do óleo, mas cogitei usar os óleos sugeridos antes por vocês.

O meu pai tem um 1991 carburado, queria começar a ter mais atenção com esses detalhes.

Abraços!

Boa tarde,

Então, eu criei esse tópico há alguns anos quando fiz o motor do meu Monza. Então, desde 2020 estou usando o 5W30 sintético ACDelco no motor (novo) do meu Monza. E está com quase 24 mil km de uso diário, ininterrupto, e sem problemas. Muito pelo contrário, muito satisfeito com a qualidade do óleo. Nível de ruído baixíssimo no motor, nunca mais bateu tuchos hidráulicos de manhã cedo e o motor aparenta girar muito mais leve que antes. Periodicamente faço aferição da pressão de óleo e está OK: acima até do valor tabelado no Manual de Serviço.

De fato, o óleo de base sintético é muito melhor que o mineral. Este último tem mais tendência a formar depósitos no motor e tem tecnologia mais antiga. Mas em contrapartida, temos muitos Monzas rodando com óleo mineral há trocentos anos e sem problemas. Não vejo o óleo mineral como ruim, pois era o que tinha disponível na época do Monza. As coisas evoluíram e no meu caso, optei em usar um óleo mais compatível as folgas do meu motor, a minha realidade de uso e a realidade atual do mercado. Atualmente em Curitiba/PR (onde moro) estamos com certa dificuldade em encontrar óleo 20W50 mineral, desde o ano de 2023. Os locais onde eu frequento, esse óleo tem o mesmo preço do sintético, ou pouca coisa menos, do que eu uso no meu Monza. Minha mulher tem SL/E 1989, onde ainda utilizamos o 20w50 mineral. Pois se trata de um motor muito antigo e usa esse óleo a vida toda dele.

No seu caso, optaria pela troca de um óleo mineral para o sintético, mantendo a viscosidade em 20w50. Uma outra opção, seria utilizar um 15w40 semisintético, em que a viscosidade não foge do indicado em 1991 para o Monza. Na época, indicavam 15w40, 20w40 (extinto) ou 20w50. Em alguns casos, 10w30.

Para fazer essa troca, sugiro que esgote bem o cárter, remova ele, lave-o, inclusive a trompa de aspiração (mais conhecida como pescador) e monte novamente. O ideal é não misturar óleo mineral com sintético. Isso pode virar uma borra tremenda dentro do motor, se acontecer. Pois o óleo sintético tem detergentes poderosos para soltar borras e crostas do motor. Agora se sobrar pouquissimo residuo de oleo mineral com sintético, não vejo problemas. Pois para remover todo o óleo só desmontando o motor inteiro e dando banho químico em tudo.

Outra opção, sem fazer desmontes é fazer a troca. Rodar um pouco (500 km), esgotar o óleo. Colocar óleo e filtro novos, rodar mais uns 2000 km, esgotar novamente. E sugiro que ande em regimes que gere aquecimento no motor, de modo que o óleo entre em seu regime de autolimpeza. Trajetos curtos, só oxida o óleo e piora a situação.

Óleo da Motul é muito bom! E sendo sintético, melhor ainda. Há muitos anos não temos disponível facilmente óleos na viscosidade 20W50 com base sintética. Antigamente, nos anos 90 e até início dos anos 2000 tinha um óleo da Petronas chamado HPX, que era na viscosidade 20w50 e sintético. Ele tinha coloração verde. Meu Monza quando novo (meu pai comprou ele novo) até meados de 2001/2002, usamos esse óleo nele.

Mal não vai fazer! Lembrando que todo óleo, independente se for mineral, semi ou sintético, tem de ser respeitado os prazos de troca previstos no Manual do Proprietário do veículo. O mineral 20w50, feito as trocas certinhas não tem estresse. O sintético é mais por uma questão de tecnologia e acessibilidade.

Espero ter ajudado. Boa sorte! Depois nos conte como foi a experiência.
FelipeLichirgu
Bauditz
Estado: Santa Catarina-SC
Modelo: Monza SL
Injeção: Carburador

Mensagem não lida por Bauditz »

Valeu Felipe!

Estou pensando em colocar o óleo sintético da Motul, que teoricamente é destinado a motos. Ou partir para um 15W40 sintético.
Moro no litoral catarinense, então as temperaturas sempre giram na faixa dos 10ºC até os 30ºC. Se eu fosse manter o 20W50 partiria para o Castrol GTX que até onde vi, é semi, com fóco em limpeza de borra (mas creio que todos os óleos mais novos tenham essa função mais detergente também).

Como é carburado, estava com um pé atrás em relação na mudança, mas sei que não há relação com o carburador e o óleo (eu acho).

O carro está bem cuidado de lataria, restauradinho. Só tem detalhes nos forros das portas (modelo duas portas). Então planejo fazer um flush do sistema de arrefecimento, usar algum aditivo para limpar o motor por dentro, comprar um kit reparo para o carburador e dar um geralzão nesses detalhes.

O que acha dos aditivos, já usou algum?
Será que é realmente necessário?
Me aconselharam a trocar o óleo com o motor quente, para o óleo escoar mais fácil e limpar melhor as passagens do óleo.

Ainda planejo colocar uma injeção prog.
Claiton
Membro SL (Ní­vel 1)
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Não tenho Monza :(

Mensagem não lida por Claiton »

Acionamento por tucho mecânico ou hidráulico não dá para fugir de 15W40 e 20W50 de API SL, pois esse API tem a maior proporção de zinco onde sempre vai ocorrer a queda do filme lubrificante no eixo de comando ao acionar o balancim. Se quiser utilizar um SAE 40, coloque um Valvoline ADVANCED MST 5W40 100% Sintético 946 ml (ACEA C3 - Gas/Etanol/ Diesel com DPF) Dexos2. A normal Dexos 2 é superior ao API SP. Existe um curso do Eduardo Polati onde se comenta que não importa a viscosidade a frio, desde que você mantenha a quente no 40.
Se quiser manter a viscosidade atual, usaria um Shell Helix HX3 20W-50 que tem classificação API SL/CF, ou seja superior a lubrificantes somente à gasolina.
Gilmar Martins
Membro Classic (Ní­vel 7)
Modelo: Monza Classic SE
Ano: 1991
Injeção: MPFi

Mensagem não lida por Gilmar Martins »

Olá pessoal, hoje fiz a primeira troca de óleo depois da retífica completa do meu possante. Rodei cerca de 850 km e tive que fazer a troca antes dos mil km porquê o tempo de validade já esgotou e eu não andei muito com ele.
Parece que ficou bom, óleo aparentemente não apresentou nenhum sinal de limalha ou alguma coisa suspeita, como pedaços de cola ou qualquer outra coisa. Estou utilizando o 15W40 semi sintético.
Estou com um probleminha na parte de arrefecimento. Embora tenha trocado todas as mangueiras e o tubo de distribuição, há um pequeno vazamento insistente na entrada do tubo que vem da mangueira do radiador. Tá difícil de tirar, já troquei mangueiras e abraçadeiras, mas o vazamento insiste. Estou desconfiado que o tubo está trincado.
Alguma sugestão?
Abraços.

Gilmar.
Vectra 97 GLS
tyo
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Ano: 1989
Injeção: Carburador

Mensagem não lida por tyo »

Gilmar Martins escreveu: 20 Dez 2024, 21:13 Olá pessoal, hoje fiz a primeira troca de óleo depois da retífica completa do meu possante. Rodei cerca de 850 km e tive que fazer a troca antes dos mil km porquê o tempo de validade já esgotou e eu não andei muito com ele.
Parece que ficou bom, óleo aparentemente não apresentou nenhum sinal de limalha ou alguma coisa suspeita, como pedaços de cola ou qualquer outra coisa. Estou utilizando o 15W40 semi sintético.
Estou com um probleminha na parte de arrefecimento. Embora tenha trocado todas as mangueiras e o tubo de distribuição, há um pequeno vazamento insistente na entrada do tubo que vem da mangueira do radiador. Tá difícil de tirar, já troquei mangueiras e abraçadeiras, mas o vazamento insiste. Estou desconfiado que o tubo está trincado.
Alguma sugestão?
Abraços.

Gilmar.
Com certeza o problema está no tubo. Troque ele e seja feliz, kkk!
monza classic se 1989 a/c, direção hidráulica, vidros,travas,espelhos elétricos,computador de bordo e uma beleza Incomparável.
Gilmar Martins
Membro Classic (Ní­vel 7)
Ano: 1991
Injeção: MPFi

Mensagem não lida por Gilmar Martins »

Olá, tyo, obrigado pela sugestão, assim que puder vou fazer o reparo. Já comprei novas mangueiras e outro tubo. Quem sabe dará certo.
Abraços,

Gilmar
Vectra 97 GLS
Felipe Lichirgu
Membro GL (Ní­vel 2)
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza SLE
Ano: 1993
Injeção: EFi

Mensagem não lida por Felipe Lichirgu »

Atualização sobre o óleo lubrificante:

Motor do meu Monza EFI 93, atualmente, está com 27.200 km rodados. Uso diário, ininterrupto.

Utilizando óleo 5w30 sintético ACDelco + filtro ACDelco.

Resultado: Sem intercorrências até o momento. Nunca bateu tuchos nesses 27 mil km. Pressão de óleo, ótima. Estado interno do motor, limpíssimo. Sem borras. Condição de novo, quando montei ele. Funcionamento suave e perfeito.
FelipeLichirgu
Responder