Localização Sensor Temperatura Painel tubarão 93/94
- dutra s a
- Membro Classic SE (Nível 8)
- Mensagens: 2314
- Registrado em: 29 Abr 2010, 23:31
- Cidade: SP
- Estado: São Paulo-SP
- Modelo: Monza GLS
- Motor: 2.0
- Ano: 1994
- Combustível:: Etanol
- Injeção: EFi
Re: Localização Sensor Temperatura Painel tubarão 93/94
mais facil que isso tudo e ate esqueci de mencionar acima é apenas fazer o furo pra esse sensor na carcaça da valvula termostatica que ALIAS rsrsrja fiz uma vez no meu antes de trocar de motor , de frente ja se mostra que da pra fazer , so nao sei se com esse cavalete com saida lateral pra esse sensor da pra por a capa de cprreia do 94 porque o meu e´com capa quadrada 2013 e nao tive problema pra instalar o sensor ,
abs estamos ai
abs estamos ai
CAÇA 94 GLS F 18WR+ ETANOL X 2.0 E.F.I. - DCR
- organus
- Monzeiro Jr. (Nível 0)
- Mensagens: 18
- Registrado em: 27 Jul 2012, 16:21
- Cidade: Ponta Grossa
- Estado: Paraná-PR
- Modelo: Monza GL
- Motor: 1.8
- Ano: 1993
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: EFi
Re: Localização Sensor Temperatura Painel tubarão 93/94
Salve Nação monzeira.agradeço pela ajuda prestada.minha solução foi ate simples.
Meu Monza 87 Classic tem o bucal da válvula termostática com uma rosca compativel .o Numero gm é 90220435.vou postar uma foto para mostrar.dai foi so trocar o bucal um do outro e deu certinho.so tive que aumentar o tamanho do fio para chegar la
Mais fico muito agradecido pela ajuda
Grande abraço
Fabricio
Meu Monza 87 Classic tem o bucal da válvula termostática com uma rosca compativel .o Numero gm é 90220435.vou postar uma foto para mostrar.dai foi so trocar o bucal um do outro e deu certinho.so tive que aumentar o tamanho do fio para chegar la
Mais fico muito agradecido pela ajuda
Grande abraço
Fabricio
- organus
- Monzeiro Jr. (Nível 0)
- Mensagens: 18
- Registrado em: 27 Jul 2012, 16:21
- Cidade: Ponta Grossa
- Estado: Paraná-PR
- Modelo: Monza GL
- Motor: 1.8
- Ano: 1993
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: EFi
Re: Localização Sensor Temperatura Painel tubarão 93/94
Mais apos isso me deu uma super duvida,como estou de ferias e com tempo sobrando estou dando uma super geral no monzão,polindo,limpando e afins
Dai fui ver o cebolão para testar os reles fazendo jump nos terminais dele,bom descobri que não tem cebolão kkkk .blz ja vi em outros topicos que ele usa o sensor na valvula termostatica .ate ai tudo bem.Mais como testo se ta tudo beleza? do rele na caixa de fusiveis pra frente sei que ta ok.tava com um rele quebrado a tampinha e como ia subestituir coloquei ele na posição A e no F da caixa de fusiveis e como estava sem a tampa com uma chave de fenda forcei o a ligação e virou de boa.ainda não rodei muito com ele (devido ao sensor do painel) mais gostaria de testar antes de pegar os 3500 sinaleiros e o transito aky da minha cidade(existe uma versão especial de todos os carros para minha cidade,vem sem seta e não passa de 30 na via de 60 e pega 100 na via de 40..kkkk).Se puderem me dar uma luz ou indicar algum topico fico grato
obs:no teste lampejante notei que liga a ventoinha quando viro a chave o teste corre normal fornecendo os codigos mais a ventoinha fica ligada em baixa durante o teste ,e não vi nenhuma referencia a isto nos topicos que li
grande abraço
Fabricio
Dai fui ver o cebolão para testar os reles fazendo jump nos terminais dele,bom descobri que não tem cebolão kkkk .blz ja vi em outros topicos que ele usa o sensor na valvula termostatica .ate ai tudo bem.Mais como testo se ta tudo beleza? do rele na caixa de fusiveis pra frente sei que ta ok.tava com um rele quebrado a tampinha e como ia subestituir coloquei ele na posição A e no F da caixa de fusiveis e como estava sem a tampa com uma chave de fenda forcei o a ligação e virou de boa.ainda não rodei muito com ele (devido ao sensor do painel) mais gostaria de testar antes de pegar os 3500 sinaleiros e o transito aky da minha cidade(existe uma versão especial de todos os carros para minha cidade,vem sem seta e não passa de 30 na via de 60 e pega 100 na via de 40..kkkk).Se puderem me dar uma luz ou indicar algum topico fico grato
obs:no teste lampejante notei que liga a ventoinha quando viro a chave o teste corre normal fornecendo os codigos mais a ventoinha fica ligada em baixa durante o teste ,e não vi nenhuma referencia a isto nos topicos que li
grande abraço
Fabricio
- Carlos A. Freire
- MODERADOR
- Mensagens: 17773
- Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
- Cidade: SAO PAULO
- Estado: São Paulo-SP
- Modelo: Monza GLS
- Motor: 2.0
- Ano: 1996
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: EFi
Re: Localização Sensor Temperatura Painel tubarão 93/94
Fabrício, bom dia.
Temos muitos tópicos sobre esses assuntos, que com a ajuda da ferramenta de pesquisa aqui do fórum, vai encontrar as informações que precisa.
No Monza EFI não há interruptor térmico, como percebeu. Quem ativa a ventoinha do radiador é a UCE (Unidade de Controle Eletrônico), basada nas informações recebidas do sensor de temperatura CTS.
Com scanner em conjunto com um termômetro de mira laser, se faz o teste se a ventoinha liga e desliga na temperatura correta (liga em 101ºC e desliga em 94ºC - liga com ponteiro de temperatura no 1/2 de escala e desliga em 1/4 de escala).
Quando o modo de serviço da IE é acionado através do jumper, para conferir os códigos lampejantes ou mesmo para conferir e ou ajustar o ponto de avanço inicial, a ventoinha liga na segunda velocidade nos veículos com A/C ou na única velocidade dos veículos sem A/C.
Se a ventoinha funcionou ao colocar o jumper, indica que a UCE está ativando o relê e dali para frente, tudo está funcionando. Só resta saber se ativa na temperatura correta e o teste e os equipamentos foi indicado acima, nessa mensagem.
Abs,
Carlos Freire
Temos muitos tópicos sobre esses assuntos, que com a ajuda da ferramenta de pesquisa aqui do fórum, vai encontrar as informações que precisa.
No Monza EFI não há interruptor térmico, como percebeu. Quem ativa a ventoinha do radiador é a UCE (Unidade de Controle Eletrônico), basada nas informações recebidas do sensor de temperatura CTS.
Com scanner em conjunto com um termômetro de mira laser, se faz o teste se a ventoinha liga e desliga na temperatura correta (liga em 101ºC e desliga em 94ºC - liga com ponteiro de temperatura no 1/2 de escala e desliga em 1/4 de escala).
Quando o modo de serviço da IE é acionado através do jumper, para conferir os códigos lampejantes ou mesmo para conferir e ou ajustar o ponto de avanço inicial, a ventoinha liga na segunda velocidade nos veículos com A/C ou na única velocidade dos veículos sem A/C.
Se a ventoinha funcionou ao colocar o jumper, indica que a UCE está ativando o relê e dali para frente, tudo está funcionando. Só resta saber se ativa na temperatura correta e o teste e os equipamentos foi indicado acima, nessa mensagem.
Abs,
Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
São Paulo-SP
- organus
- Monzeiro Jr. (Nível 0)
- Mensagens: 18
- Registrado em: 27 Jul 2012, 16:21
- Cidade: Ponta Grossa
- Estado: Paraná-PR
- Modelo: Monza GL
- Motor: 1.8
- Ano: 1993
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: EFi
Re: Localização Sensor Temperatura Painel tubarão 93/94
Salve Nação Monzeira
Quero mais uma vez agradecer a vcs pela atenção dada ao meu caso e a todos os outros que vem aky com suas duvidas
Como prometido segue as fotos do bocal da válvula termostática do monza 87 que coloquei no monza 93 para adaptar o sensor
Saida valvula termostatica do 87 com o parafuso allen,pense no trabalho pra tirar no final precisei esquentar a peça um pouco e colocar oleo nela quente soltou rapidinho depois
parafuso ja retirado
ja com o sensor
detalhe do sensor dentro do bocal acredito que resolva o problema
a peça ficou escura pois esquentei ela para soltar o parafuso mais vou dar um trato nela e vai ficar biita kkk
Abração
Fabricio
Quero mais uma vez agradecer a vcs pela atenção dada ao meu caso e a todos os outros que vem aky com suas duvidas
Como prometido segue as fotos do bocal da válvula termostática do monza 87 que coloquei no monza 93 para adaptar o sensor
Saida valvula termostatica do 87 com o parafuso allen,pense no trabalho pra tirar no final precisei esquentar a peça um pouco e colocar oleo nela quente soltou rapidinho depois
parafuso ja retirado
ja com o sensor
detalhe do sensor dentro do bocal acredito que resolva o problema
a peça ficou escura pois esquentei ela para soltar o parafuso mais vou dar um trato nela e vai ficar biita kkk
Abração
Fabricio
- Luiz Carlos (Rio)
- Membro 500EF (Nível 9)
- Mensagens: 4223
- Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
- Cidade: Rio de Janeiro
- Estado: Rio de Janeiro-RJ
- Modelo: Monza GLS
- Motor: 2.0
- Ano: 1994
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: EFi
Re: Localização Sensor Temperatura Painel tubarão 93/94
Fabricio
Sem querer tirar sua alegria...mas já tirando...
O ponto onde o seu sensor vai atuar fica depois da válvula termostática, isto é, vai indicar a temperatura do lado do radiador.
Essa temperatura não é a temperatura da água em torno das camisas dos cilindros, onde originalmente o sensor deve atuar.
Você deve instalar o sensor do outro lado da termostática. Acho que pode ser no cavalete, como sugeriu o Dutra (se bem que tenho dúvidas se naquele ponto a temperatura é a mesma do ponto original, no cabeçote), mas tem de ser do outro lado da válvula termostática.
Abs
Sem querer tirar sua alegria...mas já tirando...
O ponto onde o seu sensor vai atuar fica depois da válvula termostática, isto é, vai indicar a temperatura do lado do radiador.
Essa temperatura não é a temperatura da água em torno das camisas dos cilindros, onde originalmente o sensor deve atuar.
Você deve instalar o sensor do outro lado da termostática. Acho que pode ser no cavalete, como sugeriu o Dutra (se bem que tenho dúvidas se naquele ponto a temperatura é a mesma do ponto original, no cabeçote), mas tem de ser do outro lado da válvula termostática.
Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
- organus
- Monzeiro Jr. (Nível 0)
- Mensagens: 18
- Registrado em: 27 Jul 2012, 16:21
- Cidade: Ponta Grossa
- Estado: Paraná-PR
- Modelo: Monza GL
- Motor: 1.8
- Ano: 1993
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: EFi
Re: Localização Sensor Temperatura Painel tubarão 93/94
Obrigado pela preocupação Luiz,mais válvula termostática é a primeira coisa que retiro de qualquer carro,já perdi 2 motores por isso,se vc faz uma manutenção preventiva a risca é claro que a válvula é bem vinda mais no corre do dia a dia, a verdade que ela fica em 5º plano e se travar fechada não tem ventoinha que ajude,ate aky no sul ela faz falta no inverso ja que vou rodar abaixo de geada de manha,mais acredito que seja um risco operacional razoável
abraço
abraço
- dutra s a
- Membro Classic SE (Nível 8)
- Mensagens: 2314
- Registrado em: 29 Abr 2010, 23:31
- Cidade: SP
- Estado: São Paulo-SP
- Modelo: Monza GLS
- Motor: 2.0
- Ano: 1994
- Combustível:: Etanol
- Injeção: EFi
Re: Localização Sensor Temperatura Painel tubarão 93/94
acredito que o junper na uce ativa uma unica velocidade que corresponde a segunda na ventoinha do radiador , assim como a uniao do fios de um pressostato do sistema de ar condicionado e tambem quando despluga a tomada do cts , ambos tambem acredito entrar a segunda velocidade indiferente da temperatura , mas acredito nao estou dando certeza no meu mesmo que tem ar/c é assim ,
tambem fiz o furo na carcaça da vt como mostra a foto quando tinha o antigo motor , nao me lembro exatamente mas acho que passava um pouco do meio quando acionava a ventoinha e abaixava demais quando resfriava e desativava a ventoinha pois vai ter mais contato com metal do que agua , mas a refrigeraçao do motor como disse o professor freire era controlada pelo cts entao eu andava despreocupado
no meu tem o cavalete com saida pros sensores , segundo o mapa de fluxo de agua e acumulo de agua no cabeçote acho que sim , acompanha a graduaçao de temperatura da uce , pois o meu aciona no meio e para perto de 1/4, mas todos sabem que existe uma pequena margem de erro que nao sincroniza exatamente com a uce ,mas é aceitavel e muitas vezes nao da pra perceber apenas por leitura com a laser e scaner alem do que tem saber se o radiador tem muita sugeira , paredes com crostas etc... isso tambem ajuda a mudar o comportamento no painel e nunca na uce pois ja é calibrada de fabrica , ou seja querendo ou nao vai acionar a ventoinha com x temperatura e desativar com y temperatura seja com ponteiro colado em cima ou embaixo ,
o que importa e nao andar sem agua rsrsrsr
abs estamos ai
tambem fiz o furo na carcaça da vt como mostra a foto quando tinha o antigo motor , nao me lembro exatamente mas acho que passava um pouco do meio quando acionava a ventoinha e abaixava demais quando resfriava e desativava a ventoinha pois vai ter mais contato com metal do que agua , mas a refrigeraçao do motor como disse o professor freire era controlada pelo cts entao eu andava despreocupado
no meu tem o cavalete com saida pros sensores , segundo o mapa de fluxo de agua e acumulo de agua no cabeçote acho que sim , acompanha a graduaçao de temperatura da uce , pois o meu aciona no meio e para perto de 1/4, mas todos sabem que existe uma pequena margem de erro que nao sincroniza exatamente com a uce ,mas é aceitavel e muitas vezes nao da pra perceber apenas por leitura com a laser e scaner alem do que tem saber se o radiador tem muita sugeira , paredes com crostas etc... isso tambem ajuda a mudar o comportamento no painel e nunca na uce pois ja é calibrada de fabrica , ou seja querendo ou nao vai acionar a ventoinha com x temperatura e desativar com y temperatura seja com ponteiro colado em cima ou embaixo ,
o que importa e nao andar sem agua rsrsrsr
abs estamos ai
CAÇA 94 GLS F 18WR+ ETANOL X 2.0 E.F.I. - DCR