Preciso de informações: Motor 2.0 Omega a álcool

Assuntos relacionados à performance, conversão para álcool, etc.
Avatar do usuário
500EF
MODERADOR
Mensagens: 6031
Registrado em: 24 Ago 2007, 17:13
Cidade: BH
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Preciso de informações: Motor 2.0 Omega a álcool

Mensagem não lida por 500EF »

TheRipper escreveu:Mas vejam os 2.0 Flex atuais, com catalisador, taxa de apenas 11,3:1 e com "127,5cv", sendo que provavelmente tem mais, pois 128cv é o limite para se enquadrar numa faixa inferior de imposto.
Era assim mesmo, mas mudaram isso alguns anos atrás...

Agora a faixa de imposto mais baixo (ou seria menos alto??? :roll: ) é para motores 2.0 ou inferior. E os 1.0 têm ainda uma redução maior.

Foi justamente nesta época que a GM resolveu "desenterrar" os 2.0, que já tinham sido substituídos pelos 2.2 nos Vectra / Omega e S10.

Edit: Achei uma notícia da época da volta do 2.0 ao Vectra:
http://icarros.uol.com.br/icarros/notic ... jsp?id=392
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
RicardoDS
MODERADOR
Mensagens: 6014
Registrado em: 14 Jan 2007, 13:52
Cidade: CWB
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1988
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: Preciso de informações: Motor 2.0 Omega a álcool

Mensagem não lida por RicardoDS »

TheRipper escreveu: Para descobrir se o Omega tinha comando mais bravo, a primeira dica é ver as faixas de torque de potência.
Testes da Revista 4 rodas apontam portência máxima a 5400rpm.
Monza SL/E 1.8 1988/1989
Astra 2.0 2009/2010
Uno Mille Economy 2009/2009 :oops:
TheRipper
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 942
Registrado em: 27 Jan 2008, 00:00
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Preciso de informações: Motor 2.0 Omega a álcool

Mensagem não lida por TheRipper »

RicardoDS escreveu:
TheRipper escreveu: Para descobrir se o Omega tinha comando mais bravo, a primeira dica é ver as faixas de torque de potência.
Testes da Revista 4 rodas apontam portência máxima a 5400rpm.
E torque máximo? Se for a mesma coisa dos modelos a gasolina, então já descarta o comando.
RicardoDS
MODERADOR
Mensagens: 6014
Registrado em: 14 Jan 2007, 13:52
Cidade: CWB
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1988
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: Preciso de informações: Motor 2.0 Omega a álcool

Mensagem não lida por RicardoDS »

Não estou em casa agora... estou na empresa, depois vejo detalhadamente e transcrevo aqui os dados.

Mas acho que o comando é diferente devido a 2 indicios:
- No CEP CHEV o único motor que não compartilha o mesmo comando com os outros da linha é o 2.0 a álcool do omega;
- No Astra Clube, li em algum tópico lá um cara falando que na preparação turbo de um Astra 1.8, ele colocou o comando do Omega 2.0 a álcool... segundo ele ficou um pouco melhor.... porém, em um fórum cada um escreve o que quer, então vai saber....

:smt023
Monza SL/E 1.8 1988/1989
Astra 2.0 2009/2010
Uno Mille Economy 2009/2009 :oops:
Bernardo Gaetani
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 1455
Registrado em: 16 Dez 2006, 00:28
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Preciso de informações: Motor 2.0 Omega a álcool

Mensagem não lida por Bernardo Gaetani »

A GM sempre fez de tudo para capar o motor família 2 no Brasil. Devemos lembrar que com gasolina sem álcool e de baixa octanagem (portanto combustível menos poderoso...) o Monza europeu tinha no 1.8 MPFI 115CV e o 2.0 MPFI 130CV.

O problema que a GM contínua capar o motor até hoje:

2.0 16V MPFI (Usado muito na Europa e usado aqui no Vectra A GSI) 150CV Gasolina
2.4 16V MPFI 146CV Gasolina com Álcool e 150CV Álcool
Você já possui o adesivo Oficial MONZEIROS.COM em seu carro?
Mais informações em: http://adesivos.monzeiros.com
RicardoDS
MODERADOR
Mensagens: 6014
Registrado em: 14 Jan 2007, 13:52
Cidade: CWB
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1988
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: Preciso de informações: Motor 2.0 Omega a álcool

Mensagem não lida por RicardoDS »

Dados da 4 patas:

Omega 2.0 a Álcool:

Taxa de Compressão: 12,1:1
130CV @ 5400RPM
18,6kgfm @ 4000rpm

Omega 2.0 a Gasolina
Taxa de Compressão: 9,2:1
116CV @ 5200RPM
17,3kgfm @ 2800rpm
Monza SL/E 1.8 1988/1989
Astra 2.0 2009/2010
Uno Mille Economy 2009/2009 :oops:
TheRipper
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 942
Registrado em: 27 Jan 2008, 00:00
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Preciso de informações: Motor 2.0 Omega a álcool

Mensagem não lida por TheRipper »

Bernardo Gaetani escreveu:A GM sempre fez de tudo para capar o motor família 2 no Brasil. Devemos lembrar que com gasolina sem álcool e de baixa octanagem (portanto combustível menos poderoso...) o Monza europeu tinha no 1.8 MPFI 115CV e o 2.0 MPFI 130CV.
Só o Monza S/R europeu tinha esse 8v de 130cv (129 na verdade). É o 20SEH, é muito parecido com o do Kadett GSI, só que com mais taxa (10:1 contra 9,2:1) e comando mais bravo que o usado no nosso Kadett GSi.
TheRipper
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 942
Registrado em: 27 Jan 2008, 00:00
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Preciso de informações: Motor 2.0 Omega a álcool

Mensagem não lida por TheRipper »

RicardoDS escreveu:Dados da 4 patas:

Omega 2.0 a Álcool:

Taxa de Compressão: 12,1:1
130CV @ 5400RPM
18,6kgfm @ 4000rpm

Omega 2.0 a Gasolina
Taxa de Compressão: 9,2:1
116CV @ 5200RPM
17,3kgfm @ 2800rpm
Eita, realmente o comando parece mais bravo. Pelo deslocamento da curva de torque, ele deve ter uma duração bem maior.
Responder