RESTAURAÇÃO MONZA 96 2.0 EFI MOTOR 2.4 flex ou EFI Turbo?

Assuntos relacionados à performance, conversão para álcool, etc.
vrsilva
Membro Hi-Tech (Ní­vel 10)
Modelo: - SELECIONE --------

Re: RESTAURAÇÃO MONZA 96 2.0 EFI MOTOR 2.4 flex ou EFI Turbo

Mensagem não lida por vrsilva »

Deixar o monza um trator, com funcioamento do motor e tudo... quadradão que só.. mas... tem gosto pra tudo.. kkkkK!!
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
Rafaelo
MODERADOR
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Mensagem não lida por Rafaelo »

500EF escreveu:Não sei se cabe no cofre sem adaptações por causa do bloco mais alto e também não sei como seria para regularizar uma modificação destas no documento.
é pra caber... o meu motor eu subi ele 6mm no novo projeto dos suportes pra nao bater o carter na travessa. assim evitei adaptaçao como mexendo nos suportes originais ou lixando a travessa. não gosto desse tipo de coisa, alem de ser feio é inseguro e irreversível.

os 4 suportes que projetei eles são OEM(engenharia original) foram feitos pra essa aplicação N20XF no monza A... e mesmo assim sobra 1 dedo ainda com capo fechado, resumindo da e sobra :smt023

se ele quiser por o N24XF vai ter algumas complicaçoes alem das tradicionais que ja sabemos. sendo 2.4 acredito que tenha aquela arvore do inferno de balanceamento(acho eu nao posso confirmar pq nao vi ainda um bloco desse pelado), caso tenha isso, ele nao vai poder por o carter antigo do monza.... resumindo ele vai ter que subir o motor de alguma forma, e como esse motor é mais alto tem esse agravante. ou ele faz oque todo mundo faz adaptar os suportes originais cortando, soldando, entortando, colando. ou faz oque eu fiz que desenhei 4 suportes novos pra subir o motor e poder usar o carter original do N20XF... no meu caso nao tive problema algum nem precisei adaptar e o sistema funciona perfeitamente sem esbarrar em nada em funcionamento. agora no N24XF tem esse detalhe, e pra piora ou melhora o dele é monza B não sei como ficaria.... so medindo e testando na pratica mesmo. é um risco.

a unica simples forma é usar o carter antigo nesse motor e tirar o balanceador caso tenha. dae fica tudo igual, tem que estudar bem antes de fazer as coisa. talvez o carter seja o mesmo do 2.0
cada um cada um ! eu faria oque eu fiz. N20XF se tem grana e conhecimento Prog nele...

------------------------

assim como tu fez no teu monza. pede expedição especial como aumento de potencia que superam os 10% originais, pela troca de motor, ja me informei ate pelo meu. gasta mais pq tem um laudo tecnico, entra na categoria de modificados. turbo,suspensao,potencia,etc tem essa caminho se quiser...

na expedição normal do documento so é permitido ate +10% da potencia dae nao pode trocar o motor(isso tb se descobrirem pq ninguem desmontar teu motor). alias, se a pessoa for esperta ate da, so troca o bloco e a parte de cima deixa original pra enganar, é so alegar que é peça de reposiçao, por lei eles nao podem fazer nada! oque vao alegar? eu vou tentar fazer isso se nao der pela porta da frente (apresentaçao da NF apenas), ninguem é engenheiro na quela mesa do detran rsrsrs. senao der faço o outro metodo que esse é certo que funciona. esse é outro caminho....

e tem o terceiro caminho.... o Leandro e o Marconi trocaram de bloco de "outro carro" so apresentaram a nota fiscal nova da revendedora autopeça. so apresentou a NF nova da rede GM e foi cadastrado facilmente sem mesmo olharem o carro ou remarcar o bloco(ele ja vem pronto de fabrica, não precisa de 3°) entao ninguem faz vistoria alguma. e esse bloco supera os 10% da potencia original.... alias meu bloco tem NF original e esta escrito bloco parcial, nem cilindrada tem descrito, nem codiname, so o codigo dele. ou seja, nao precisa levar o carro, nem vistoria, nem marcar bloco, so apresentar a NF e eles dao baixa no antigo e poem esse no sistema. seria peça de reposição isso entende? la na mesa aquelas mulheres so sabem lidar com papel e pic-a. esses dias vi no ML um chevette com motor 4.1 do omega e o cara era legalizado coisa atual. entao sei la né....... se passou um negocio desse, oque vai dizer de um bloco igual visualmente ao original...

agora uma nota fiscal de baixa detran(informando o carro do motor) e uma de FV(visada por furtos) chama bem mais atenção das mocinhas, ou dos piá de escritorio. eu desconfio que nao da certo... mas tudo é possivel como foi esse exemplo que dei acima, tem varios. dae teria que ser pelo caminho de modificados... e tem um outro 4° caminho obscuro ainda kkkkkkkkkk(pistolao, propina, e o escambau)

negocio é so dizer que o motor fundiu e teve que trocar só isso, la na mesa do balcao e apresenta os documento. quanto mais informaçao voces derem pior é. tem que se fazer de burrao mesmo.

eu ja comprei novo direto da GM pra evitar qualquer problema e ser mais seguro.

500EF escreveu:E ainda tem as adaptações que teria que fazer (suportes, embreagem, sensor de velocidade).

Isso tudo para ter 141cv na gasolina / 147cv no álcool @ 5200 rpm.
tem mais coisa...
* embreagem/plato/caixa pode usar a do monza. F18 é a F17 sao identicos praticamente.
* VSS te obrigaria a por a roda fonica da F17 e o sensor(29P). e mesmo assim ficaria adaptado pq nao vai bater com a relaçao... e fora que perderia o velocimetro. ECU OEM é isso ae :D so diversao kkkkk
* suporte ou se projeta um OEM do zero no papel ou se faz como todos fazem 99.9% das vezes, corta, fura, acetileno no suporte original(modifica o original virando adaptaçao)
* falta pedal eletronico que tem soldar e adaptar o eletronico
* filtro de ar original do N20XF, a nao ser que se use do monza MPFI ou faça um CAI OEM como foi meu caso, tira e porem quando quiser sem estragar o carro.
* escapamentos e catalisador vai adaptar o original
* eletrica
* destravamento dos erros dos codigos, precisa de Scanner
* imobilizador, ou se pendura o imobilizador colado com o transponder(chave) ou se manda destravar fisicamente vai gasta 300,00 so pra isso rsrsrs

é oque falo. mais facil programavel, e essa potencia ridicula não condiz com o motor bom que é, se supera facilmente fazendo uma nova engenharia de programaçao do motor e especial monocombustivel. e tudo que falei acima nao precisa...

500EF escreveu:Eu acho muito trovão para pouca chuva... Mas, cada um, cada um... hehehe
não pense so pela potencia, se for pela potencia eu tb acho. mas ta esquecendo da eficiencia volumetrica, gastaria pouco combustivel pra ter essa potencia aspirado...
não adianta meter um turbo e achar que vai fica economico, pq nao vai ficar. fora oque ja sabemos das adaptações pra ter turbo funcional.

e convenhamos 2.4 mudando apenas 7cv pra o 2.0 é muita falcatrua. 7cv a mais da pra fazer facilmente mexendo nos mapas da ECU prog, alias nao so apenas 7cv, joga mais avanço pra ver se vem so 7cv... ou voces acham que a diferença da gasolina X alcool no flex vem de onde :wink:

------------------------------

posso dar minha opniao de quem tem um motor desse instalaçao e nao adaptado? olha meus videos pra ter uma ideia de como é clean e facil.
compra um N20XF e uma megasquirt v3.0 EUA MS2, que eu te forneço a algumas peças OEM e a engenharia eletronica dela (hardmode e firmware) ja programado pronto pra usar o carro. :smt023

te garanto que vai gastar menos que isso tudo, e terá um carro com cara de original, vai ter mais retorno, mais segurança, mais potencia e torque, mais economia. eu sou a prova disso. faltam 20% pra terminar o Firmware do cadastramento total de um motor com funcionamento original de passeio.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
vrsilva
Membro Hi-Tech (Ní­vel 10)
Modelo: - SELECIONE --------

Mensagem não lida por vrsilva »

Acho que o caminho mais seguro e sem encheção de saco é, colocar o bloco e legalizar esse bloco, depois faz o que quiser em cima, pois no documento o que importa é bloco, se o resto parece original eles nem veem... Se perguntarem da injeção é só dizer que colocou a injeção do Monza MPFI, como vão saber as diferenças de uma Le-Jectronic pra uma atual, ou programada, ainda mais poliça de rua que nem sabe diferença de motor AP pra motor de opala... kkkkK!!!
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
500EF
MODERADOR
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Ano: 1990

Mensagem não lida por 500EF »

A regularização do meu foi feita em 2007 e por isso ainda pegou a lei antiga, resolução 25/98.

Logo depois saiu a resolução 292/2008 que piorou a situação.

Mas é verdade que até hoje eu não vi na lei (ou portarias / resoluções) onde está escrito este limite de 10%. Parece que alguém do detran vomitou este número e acabou virando regra geral.

De qualquer forma, acredito que na nota fiscal / baixa do motor da S10 do FV deve vir escrito que o motor é 2.4... Não sei se vai ser tão fácil passar desapercebido. Se tiver como evitar de constar muita informação, aumenta a chance de passar batido.

Ninguém aqui é ingênuo para não saber que se molhar algumas mãos pelo caminho, a conversa muda. Mas sou radicalmente contra isso (levei meses para regularizar o meu monza turbo porque não quis de jeito nenhum entrar em nenhum esquema desses... Até porque, não tinha absolutamente nada de errado no carro, nem no cumprimento das leis vigentes na época)...

E o 2.4 8v, pelo que sei, não tem árvore de balanceamento. Só os 16v. ;)
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Rafaelo
MODERADOR

vrsilva escreveu:Acho que o caminho mais seguro e sem encheção de saco é, colocar o bloco e legalizar esse bloco, depois faz o que quiser em cima, pois no documento o que importa é bloco, se o resto parece original eles nem veem... Se perguntarem da injeção é só dizer que colocou a injeção do Monza MPFI, como vão saber as diferenças de uma Le-Jectronic pra uma atual, ou programada, ainda mais poliça de rua que nem sabe diferença de motor AP pra motor de opala... kkkkK!!!
exatamente, tanto que os dois caras que fizeram isso nao tiveram problema algum,. um de minas e outro do rio.

eles nem abrem o capo Vinicius, so em caso de vistoria. ao que me parece o leo e o marconi so mostraram NF,RG, documento do carro, e pagaram uma taxa de tramite da baixa e do cadastro. facil demais... eles nem ve nada no sistema.

a injeçao eletronica eles nao podem fazer nada. tu pode falar oque quiser é um acessorio como qualquer outro. o unico problema que teria é o pessoal que passa por vistoria pra tirar a documentaçao. eu aqui no RS paguei os 4 carros no banrisul e recebi esses dias em casa os documentos 2015.

se alguem precisa passar por vistoria, ae sim tem que pedir uma expediçao especial(carro modificado) ou fazer troca de ECU pra passar nos teste. o mais perturbador é que uma ECU com wideband polui muito menos que uma EFI... meio contraditorio te rodarem por ser menos poluidor né :? brasilllllllllllllllll

voces sabiam que o unico estado que a MS nao pode ser vendida nem usada é no estado da California nos EUA? la a lei anti poluiçao é chata de mais. tu pode por o teu motor(programar) pra poluir a niveis das normais atuais mundial. como 0.3% C0² etc etc mas quem garante que tu vai andar assim sempre? e nao der uma fuçada na programaçao dos mapas pra colocar mais potencia! os engenheiros e os cara das leis la sabem do poder das programaveis, tanto é que sao proibidas, nao sao a MS. no site diz um capitulo so disso... bem interessante.

a autoridade tem que confiar na tua palavra. o meu N20XF queima 0.99 a 1.01 lambda entre 96 a 105°C (estequiometria) se eu tivesse um comando de maior duraçao certamente esse valor nao daria pra por nao... oscilaria demais a rpm.

---------------

pois é Eduardo, eu tb acho isso. minha NF so diz um codigo do bloco mais nada... entao so isso ja bastaria pra passar batido na mesa do balcao. tenho um monza 82 e meu bloco fundiu e nao pega mais retifica, entao tive que por fora, e comprei um novo bloco de reposição, quero cadastrar ele. oque devo fazer? so isso, e eles te legalizam facilmente. a principio nao é pra complicar nao... agora com uma NF de baixa do leilao, outra do FV chama muito mais atençao na mesa do detran. ae nao sei nao...

por isso que eu acho melhor ele comprar um parcial 2.0 novo o dele é 2.0 nao é? entao é mais facil ainda, monta um N20XF comprando as outras peças no FV, e compra uma MS2, e contrata meus serviços que eu entrego pra ele montadinho ponto pra ligar o carro e sair por ae. muito mais facil que fazer essa parada de adaptaçao, entrego um Kit instalavel, ele so liga o chicote OEM(projetado pra monza EFI com N20XF), MS programada, tudo pronto. coisa facil demais... so dificil é o dinheiro rsrsrsrsr

eu tb sou contra o lado obscuro, existem pelo menos 3 caminhos legais pra legalizar é so pensar um pouquinho... por isso preferi gastar mais comprando zerado da agencia do que pegar usado no FV. tanto pela mecanica como pela burocracia! eu tenho quase certeza que comprar sucata e tentar legalizar em motores de potencia diferentes vai dar problema. ainda mais um N24XF certamente chamaria muito atençao. mas... talvez nao. acho arriscado tentar e nao dar... $$$ fora as adaptaçoes que podem ser perdidas no meio da bagunça.

Eu particularmente sempre prefiro saidas mais dignas e limpas, e quanto mais facil melhor.

2.4 8V é so o N24XF nao? ou ja teve um 2.4 familia 2 8V ?

ao meu ver o anulador de vibraçao é pra a alta R/L do 2.4 e nao pelo numero de valvulas.
500EF
MODERADOR

Sei que não tem relação com as válvulas. Mas o fato é que tem nos vectras.

Acho que é porque só colocam peça "cara" em carro caro... rsrsrs

S10, pelo que sei, não tem.

Mas também, as antigas atingiam potência máxima a míseros 4.800rpm e as mais novas a 5.200rpm (corte da injeção a 6.000 nas duas).

E a única modificação que ocorreu nos 2.4 foi quando passaram de 128cv (gas.) para 147cv (álcool), com cabeçote "roletado", admissão de plástico, etc. Igual ao restante da linha dos 2.0...

Não sei se a nomenclatura do motor mudou quando fizeram isso. ;)
Eduardo Rettore
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Rafaelo
MODERADOR

pode ser que nao tenha, mas como se tratada de um carro de força e nao de um carro de passeio, talvez a vibraçao passe despercebido e nao tenha mesmo. acredito eu que nao tenha pela propria fase 3.
500EF escreveu:Mas também, as antigas atingiam potência máxima a míseros 4.800rpm e as mais novas a 5.200rpm (corte da injeção a 6.000 nas duas).
abaixo ainda do N20XF que é a miseros 5600(bem pouco diga de passagem, esse cabeçote da pra por bem mais que isso)

acredito que no N24XF o cabeçote tem a polia adiantada como a tua blazer tinha. é pra ganhar torque... ja que foi feito pra isso o carro. o comando nao deve ter mudado por questao economicas mesmo... é mais facil mexer na polia do que no comando. oque é o certo mesmo.

a ECU 7.9.9 do N20XF corta a 6400. esticaram mais... e da pra esticar mais ainda na programavel hehehe
500EF escreveu:E a única modificação que ocorreu nos 2.4 foi quando passaram de 128cv (gas.) para 147cv (álcool), com cabeçote "roletado", admissão de plástico, etc. Igual ao restante da linha dos 2.0...
é o N20XF completo, porem o N24XF tem o mesmo bloco FGP mais alto, 2.4, certamente polia muda, ECU(programaçao), e acho que só...
500EF escreveu:Não sei se a nomenclatura do motor mudou quando fizeram isso. ;)
mudou sim, é o N24XF repare que mudou apenas a cilindrada do codename. ta la na ficha de descriçao o codigo do motor.
500EF
MODERADOR

Eu digo da nomenclatura do 2.4 128cv para o 2.4 147cv. Não sei se mudaram quando implementaram o roletado+coletor de plástico
Eduardo Rettore
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Responder