origem o eixo piloto do cambio.
como este modelo de motor nao tem o rolamento na ponta do eixo piloto ele cria uma folga com o tempo e surge este barulho chato.
para mim foi 01 erro ter o eixo piloto muito longo e nenhum rolamento na ponta para manter o centro.
mas a montadora sabe o que faz e eu nao questiono,somente melhoro algum erro que vejo.
eu resolvi colocando 01 rolamento da marca Ina(acho que da linha volkswagem)mas nao tenho certeza.
fiz em 01 monza de amigo e no meu.
tive que fazer uma adaptacao(encamisar)mas o resultado final ficou muito bom.
nao bate e o disco de embreagem fica centralizado,diferente de antes que ele saia fora do seu centro com facilidade devido a folga.
no monza 1996 nao tem como fazer,pois o eixo piloto nao tem a ponta.
ao menos de 01 amigo aqui do forum que eu montei o motor e nao tem.
fiz no meu 1987 e no 1989 de 01 amigo.
nao posto por se tratar de adaptacao.
embora,eu me inspirei em 01 passat que eu tive que tinha o rolamento e quando desmontei o monza estranhei a face
do volante do motor estar desgastada fora de centro,como se o disco ficasse mexendo fora de centro,tipo trepidando um pouco.
acho que a linha volks toda tem este rolamento e para mim nao custou nada fazer.
nao sei se bate com seu caso,mas se quiser conferir,basta descer o cambio e mexer com o eixo piloto com a
mao para cima e para baixo que vai escutar o clak,clak perfeitamente.
estes dias troquei a embreagem do meu carro e notei a face do volante certinha

espero ter ajudado amigo :smt023