Denatran apresenta novas placas padrão Mercosul
- Carlos A. Freire
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Re: Denatran apresenta novas placas padrão Mercosul
Entendo que será como nas outras vezes que houve mudança de placa. Para os veículos novos já colocam a placa nova.
Para os veículo que tem a antiga, tem um prazo grande para troca e assim que for fazendo nova transferência de propriedade troca-se a placa também.
Lembro que tive um Passat TS e mudei de placa amarela para cinza, e depois no Monza 87 que tive, foi também foi necessária essa mudança. não estou bem de memória, mas acho que no Passat eu troquei por minha conta, sem a necessidade, pois não havia transferência e o carro já estava no meu nome, quando veio a mudança de placas.
Lembro que no Passat me arrependi, pois as placas eram de má qualidade e enferrujavam fácil.
Abs,
Carlos Freire
Para os veículo que tem a antiga, tem um prazo grande para troca e assim que for fazendo nova transferência de propriedade troca-se a placa também.
Lembro que tive um Passat TS e mudei de placa amarela para cinza, e depois no Monza 87 que tive, foi também foi necessária essa mudança. não estou bem de memória, mas acho que no Passat eu troquei por minha conta, sem a necessidade, pois não havia transferência e o carro já estava no meu nome, quando veio a mudança de placas.
Lembro que no Passat me arrependi, pois as placas eram de má qualidade e enferrujavam fácil.
Abs,
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Re: Denatran apresenta novas placas padrão Mercosul
José Leal, me referi exatamente a PLACA PRETA, que vai sair para dar lugar a placa padrão apenas com letras e números pretos, o charme e ela com fundo preto, dá um ar nostálgico de coisa antiga mesmo.
Leocastro, aqui em Minas não se obrigou ainda a troca das PLACAS por aquelas com códigos, e acho que com essa mudança Minas vá passar essa etapa indo direto para PLACA MERCOSUL.
Leocastro, aqui em Minas não se obrigou ainda a troca das PLACAS por aquelas com códigos, e acho que com essa mudança Minas vá passar essa etapa indo direto para PLACA MERCOSUL.
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Re: Denatran apresenta novas placas padrão Mercosul
Entendi Jorge!jorgeAP escreveu:José Leal, me referi exatamente a PLACA PRETA, que vai sair para dar lugar a placa padrão apenas com letras e números pretos, o charme e ela com fundo preto, dá um ar nostálgico de coisa antiga mesmo.
Leocastro, aqui em Minas não se obrigou ainda a troca das PLACAS por aquelas com códigos, e acho que com essa mudança Minas vá passar essa etapa indo direto para PLACA MERCOSUL.
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Re: Denatran apresenta novas placas padrão Mercosul
Leocastro, vintage total essa sua placa!
Por aqui tá com essa frescura de placa com código de barras e lacre com rastreamento. Provavelmente o IPVA do ano que vem vai ter o acréscimo para a troca (para quem pagou IPVA a partir de junho desse ano já teve o acréscimo). E depois, mais para frente a placa Mercosul.
Jorge, agora entendi sua colocação. Mas até que achei legal essa nova padronização.
[OFF]Os Velozes e Furiosos já previram essa placa nova...
Por aqui tá com essa frescura de placa com código de barras e lacre com rastreamento. Provavelmente o IPVA do ano que vem vai ter o acréscimo para a troca (para quem pagou IPVA a partir de junho desse ano já teve o acréscimo). E depois, mais para frente a placa Mercosul.
Jorge, agora entendi sua colocação. Mas até que achei legal essa nova padronização.
[OFF]Os Velozes e Furiosos já previram essa placa nova...
Hoje ando de Escort SW e tenho um filho maravilhoso!
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Re: Denatran apresenta novas placas padrão Mercosul
É essas joias de carros anos 50, 60 70, principalmente os carros dos anos 60 para trás eram praticamente todos pretos e a placa preta neles parece um casamento perfeito.
A mesma coisa achava da placa AMARELA "pensem vocês colocar uma placa amarela numa FERRARI modelo TESTARROZA dos anos 80 é um pecado sem perdão".
A mesma coisa achava da placa AMARELA "pensem vocês colocar uma placa amarela numa FERRARI modelo TESTARROZA dos anos 80 é um pecado sem perdão".
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Re: Denatran apresenta novas placas padrão Mercosul
O pessoal da PP não curtiu muito, mas o padrão novo está ai... as sequencias brasileiras estão no fim. No Corsa a placa traseira é 1994 e a frontal 1999.
"Mas design, que palavra é essa? Devagar com o andor!"
Corsa Wind 1994 - Azul Haydn
Monzas que já passaram na família:
SL/E 1.8 2p alc 1984 - Dourado Cobre
SL/E 1.8 2p alc 1989 - Verde Amazônia
650 2.0 4p gas 1993 - Vermelho Goya
Corsa Wind 1994 - Azul Haydn
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- Luiz Carlos (Rio)
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Re: Denatran apresenta novas placas padrão Mercosul
Olá pessoal.
O tópico é antigo, mas o assunto é atual, haja vista que alguns Estados já estão adotando o novo modelo de placa.
Aqui no Estado do Rio adotaram a placa e já houve mais de uma modificação depois da adoção.
Então, permitam-me falar um pouco sobre ela e as mudanças ocorridas.
A placa modelo Mercosul copiou a filosofia da placa da União Européia. Lá, como os veículos circulam livremente entre os vários países do bloco, tornou-se imperioso unificar tudo, para facilitar a fiscalização, inclusive com o uso de câmeras inteligentes, aquelas capazes de ler os caracteres das referidas placas.
O modelo adotado no Mercosul foi logo implementado na Argentina e Uruguai.
Agora que essas placas estão circulando no Rio de Janeiro, deu para ver algumas de suas características ao vivo, e confesso que não gostei do que vi.
Em primeiro lugar, na Argentina as letras e números estão dispostos de forma a facilitar a leitura e memorização (quando se procura guardar na memória a placa de um carro que cometeu um atropelamento, etc, para depois anotar num papel). Já na placa brasileira, a dificuldade começa na mistura que fizeram de letras com números. Espremeram os caracteres para poder inserir um monte de penduricalhos inúteis, como brasão do estado, do município, etc. As letras e números também me pareceram enfeitados demais. Vejam abaixo uma placa da Argentina e outra do Brasil: Eu, inicialmente, critiquei o tipo de letras e números. Achei estranhos. Depois descobri que esses caracteres foram criados inicialmente na Alemanha, em 2000, e observando com atenção, é mesmo difícil adulterar os mesmos usando, por exemplo, fita adesiva. Para adulterar é preciso mexer na tinta de fundo da placa, e essa é reflexiva, uma outra tinta seria fácil de detectar, principalmente pelos dispositivos usados para multar, como radares, etc.
Abaixo uma amostra dos caracteres FE-Schrift. O F e o E são iniciais, em alemão, do substantivo Falsificação (Fälschung) e do verbo Impedir (erschweren). Sobre as modificações já feitas, a primeira foi abolir o lacre, lacre esse que estava sendo usado (e cobrado).
A segunda foi eliminar os brasões do Estado e Município. Antes, toda vez que um veículo mudasse de cidade ou estado, havia necessidade de nova placa. Coisa de maluco...ou gente interessada em ganhar dinheiro às custas dos proprietários de veículos.
Eu ainda acho que tem coisa sobrando. Se o nome do país já está na faixa azul, para que a sigla BR no canto esquerdo? A placa da Argentina não tem isso.
Abraços e feliz 2019 para todos.
O tópico é antigo, mas o assunto é atual, haja vista que alguns Estados já estão adotando o novo modelo de placa.
Aqui no Estado do Rio adotaram a placa e já houve mais de uma modificação depois da adoção.
Então, permitam-me falar um pouco sobre ela e as mudanças ocorridas.
A placa modelo Mercosul copiou a filosofia da placa da União Européia. Lá, como os veículos circulam livremente entre os vários países do bloco, tornou-se imperioso unificar tudo, para facilitar a fiscalização, inclusive com o uso de câmeras inteligentes, aquelas capazes de ler os caracteres das referidas placas.
O modelo adotado no Mercosul foi logo implementado na Argentina e Uruguai.
Agora que essas placas estão circulando no Rio de Janeiro, deu para ver algumas de suas características ao vivo, e confesso que não gostei do que vi.
Em primeiro lugar, na Argentina as letras e números estão dispostos de forma a facilitar a leitura e memorização (quando se procura guardar na memória a placa de um carro que cometeu um atropelamento, etc, para depois anotar num papel). Já na placa brasileira, a dificuldade começa na mistura que fizeram de letras com números. Espremeram os caracteres para poder inserir um monte de penduricalhos inúteis, como brasão do estado, do município, etc. As letras e números também me pareceram enfeitados demais. Vejam abaixo uma placa da Argentina e outra do Brasil: Eu, inicialmente, critiquei o tipo de letras e números. Achei estranhos. Depois descobri que esses caracteres foram criados inicialmente na Alemanha, em 2000, e observando com atenção, é mesmo difícil adulterar os mesmos usando, por exemplo, fita adesiva. Para adulterar é preciso mexer na tinta de fundo da placa, e essa é reflexiva, uma outra tinta seria fácil de detectar, principalmente pelos dispositivos usados para multar, como radares, etc.
Abaixo uma amostra dos caracteres FE-Schrift. O F e o E são iniciais, em alemão, do substantivo Falsificação (Fälschung) e do verbo Impedir (erschweren). Sobre as modificações já feitas, a primeira foi abolir o lacre, lacre esse que estava sendo usado (e cobrado).
A segunda foi eliminar os brasões do Estado e Município. Antes, toda vez que um veículo mudasse de cidade ou estado, havia necessidade de nova placa. Coisa de maluco...ou gente interessada em ganhar dinheiro às custas dos proprietários de veículos.
Eu ainda acho que tem coisa sobrando. Se o nome do país já está na faixa azul, para que a sigla BR no canto esquerdo? A placa da Argentina não tem isso.
Abraços e feliz 2019 para todos.
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Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
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