Placa dianteira x Arrefecimento (tuba)

Assuntos específicos relacionados ao sistema de ar e arrefecimento.
Rafaelo
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Re: Placa dianteira x Arrefecimento (tuba)

Mensagem não lida por Rafaelo »

ah legal nao sabia que eram diferentes nossa ja subiu a lista de peça se um dia eu colocar AC no momento so tem o quente
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Carlos A. Freire
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Re: Placa dianteira x Arrefecimento (tuba)

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Rafaelo escreveu:ah legal nao sabia que eram diferentes nossa ja subiu a lista de peça se um dia eu colocar AC no momento so tem o quente
Rafaelo,

a carroceria e caixa de ventilação do Monza com AC é diferente do modelo sem AC.
O Monza sem AC, tem o motor de ventilação embaixo da máquina do limpador de para-brisas, e tem a capa plástica grande. O Monza com AC de fábrica, o motor de ventilação na carroceria fica atrás do alternador, e a capa plástica embaixo da máquina do limpador de para-brisas é pequena. Então uma adaptação de AC no Monza, nunca ficará igual ao modelo com o equipamento de fábrica. O pessoal que trabalha com AC que conheço, não aconselham a fazer adaptação de AC no Monza, principalmente pela diferença na carroceria.

Abs,

Carlos Freire
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Rafaelo
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Re: Placa dianteira x Arrefecimento (tuba)

Mensagem não lida por Rafaelo »

Carlos a carroceria é a mesma tanto com ar como sem(acho que vc se refere ao cortes da parede corta fogo essa sim sao cortadas diferentes mas e a mesma peça. claro senao tiver AC nao tem pq "rasca a lata"), o que muda e como vc falou o motor de ventilação do arquente(sem AC) e em cima perto do limpa vidro e tem um buraco que faz o ar passar forçado para caixa de ventilação nesse caso e so colocar uma chapa e solda e essa parte esta pronta.

tb tem que tapar a entrada e saida do furo la embaixo do radiador do ar quente, e tem que abrir 5 furos novos 2 do evaporador, 2 arquente, 1 dreno mas acho que tem a referencia tb nao lembro pq o meu ta tapado com manta

tem tb que fazer um corte na parede corta fogo em cima para colocar o controlador de fluxo(tomada de ar) la em cima... mais um duro redendo pra o ventilador do AC, e mais um na saida da caixa de ventilação que entra na caixa evaporadora(nos radiadores) basicamente é isso

sim tem que botar a caixa de ventilação do AC essa que vc falou, tem que trocar a caixa de ventilação por a do AC,as manqueiras, dutos de ventilação,seletor do ar,ate porta luvas, a entrada de ar que faz pegar ar de dentro pra recicla tb tem que corta e por ae vai.

e outro detalhe importante que o pessoal nao nota, ou pq tem tinta demais ou pq tem o material isolante na parede corta fogo ja tem a referencia com os furos ponteados pronto para colocação das peças que compoem o AC. no meu por exemplo ja esta marcado onde deve corta e furar, entao a carroceria e a mesma. na parte da frente do condensador tb ja tem os furo pronto para encaixar o apoio do condensador onde passa os fio tb.

se comprar as peças tudo certo fica 90% original so nao fica 100% por que teve que se soldar aquela entrada antiga do ARquente ventilador.

por isso que falei que tem muita peças eu ja tenho algumas orginais pra colocar faltam varias ainda ate agora so tenho o chicote completo do monza 88 sl/e que tem AC e o resto.

é muita peça :(
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Carlos A. Freire
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Re: Placa dianteira x Arrefecimento (tuba)

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Carlos ae eu discordo contigo a carroceria é a mesma tanto com ar como sem(acho que vc se refere ao cortes da parede corta fogo essa sim sao cortadas diferentes mas e a mesma peça), o que muda e como vc falou o motor de ventilação do arquente(sem AC) e em cima perto do limpa vidro e tem um buraco que faz o ar passar forçado para caixa de ventilação nesse caso e so colocar uma chapa e solda e essa parte esta pronta.

tb tem que tapar a entrada e saida do furo la embaixo do radiador do ar quente, e tem que abrir 5 furos novos 2 do evaporador, 2 arquente, 1 dreno mas acho que tem a referencia tb nao lembro pq o meu ta tapado com manta

tem tb que fazer um corte na parede corta fogo em cima para colocar o controlador de fluxo(tomada de ar) la em cima... mais um duro redendo pra o ventilador do AC, e mais um na saida da caixa de ventilação que entra na caixa evaporadora(nos radiadores) basicamente é isso
Rafaelo,

se as carrocerias do Monza fossem vendidas, teriam códigos diferentes entre os modelo com AC e sem o acessório.

O que eu quiz dizer de carroceria diferentes, são os cortes para o modelo sem AC para o modelo com AC. É logico que as estruturas não mudam.
Eu tive um Monza SL/E 91 completo menos ar. O carro estava muito bem conservado, o carro era show de bola, mas não tinha AC. Em minhas viagens ao interior paulista, o AC fazia muita falta. Encaminhei para adaptação de AC e os instaladores me desaconselharam. Em qualquer carro eles fazem, mas no Monza (talvez o Kadett, mas não tenho certeza) eles não aconselham, pois não deixam como original. Me aconselharam a trocar o carro por um que tenha o equipamento original de fábrica e, foi o que fiz depois de algum tempo com SL/E 91. Troquei por um GLS 96 completo e na época semi novo.
Com carro novo ou com a carroceria intacta, você teria coragem de cortar e fazer soldas na carroceria? Eu não faria e não faço, a não ser que for por muita necessidade no caso de reparação.
Para fazer esse serviço, teria que primeiro passar em um funileiro para fazer o serviço na carroceria para depois ir até o instalador de AC, pois aqui eles não fazem esse serviço.
O resto... caixa de ar com as válvulas de acionamento por vácuo nas portas, com radiador de ar-quente e evaporador, mangueiras e tubos, filtro secador, compressor do AC, conjunto de acionamento, alternador (para suprir a nova necessidade), radiador de água, eletro-ventilador do radiador, eletro-motor de ventilação, carenagens, coxim de motor, condensador (parece um radiador),instalação de um kicker no carburador (para marcha lenta), se for injeção eletrônica alterar o módulo, alteração na parte elétrica, carga de gás com lubrificante, entre outros... Somando tudo isso... não sei se é mesmo vantagem optar por uma adaptação, para que fique próximo ao original de fábrica.

Abs,

Carlos Freire
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Re: Placa dianteira x Arrefecimento (tuba)

Mensagem não lida por Rafaelo »

Sim eu entendi oque vc quis dizer em relação a carroceria e o corte(capa) da parede corta-fogo no modelo que tem AC e o modelo que nao tem.

mas oque eu disse é que ja esta pronto a furação desse modelo de ar-quente pra faze a instalaçao do AC tanto que ja tem as marca,furos,ponteamento para a furação etc na chapa oque falta e fazer os buraco pro ventilador,o controlador de fluxo etc. praticamente nao existe adaptação e so tapa uns furo e fazer outros só que tem ser realizado com ferramenta certa, e persistencia pra nao fica algo mal feito.

realmente é muita coisa a ser feita mas como eu mexo com pintura automotiva e funilaria em geral no meu caso isso é facil pelo menos pra min. ja tive que trocar nesse meu monza uma parte do assoalho(rampa da pedaleira) que esta enferrujada por vazamento d fluido tive que corta a chapa compra a chapa da mesma medida e recorta e solda,pintar etc.

pra quem nao tem experiencia e o mais importante ferramentas adquadas realmente eu nao recomento ate pelo custo, como meu carro e de garage e ja tenho desde 1982 e ja gastei muito em peças e pintura e muitas horas de serviço pra min vale e muito apena. como meu carro atualmente esta todo desmontado da pra faze a solda e os corte sem problema de causar algum tipo de problema de faisca ou coisa piores, mas concordo contigo que se fosse um carro montado e se fosse novo eu tb nao faria isso!!!

vlw
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Luiz Carlos (Rio)
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Re: Placa dianteira x Arrefecimento (tuba)

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Com certeza a retirada da placa dianteira melhoraria muito a passagem de ar pelo radiador, o que faria o eletroventilador trabalhar menos e até economizaria combustível.
Sobre o projeto do Tubarão, tiveram que instalar aquele defletor plástico sob o radiador, cuja finalidade é direcionar o ar, com o carro em movimento, claro, para o radiador.
eu, no Chevette, melhorei a abertura em frente ao radiador, colocando duas chapinhas de uns 5 cm cada, que aparafusei um lado nos furos originais de fixação da placa, e na ponta das tais plaquinhas aparafusei a placa propriamente.
Assim ela ficou uns 5 cm mais para baixo.
Não ficou ideal, mas aumentou significativamente a área aberta ao vento.
Pena que vendi recentemente o velhinho, senão postaria uma foto dele aqui, para se ter uma idéia melhor.

Abraços
Luiz Carlos
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Luiz Carlos (Rio)
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Re: Placa dianteira x Arrefecimento (tuba)

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Existem também, como todo mundo sabe, placas menores, porém dentro das medidas mínimas previstas em lei.

Abraços
Luiz Carlos
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Marcel Murai
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Re: Placa dianteira x Arrefecimento (tuba)

Mensagem não lida por Marcel Murai »

Eu acho q não vai adiantar nada tirando ou movendo a placa de lugar. A termostática está lá pra controlar....vc pode até congelar o radiador com nitrogênio que a válvula termostática está lá pra controlar a circulação e manter a temperatura ideal do motor.
detalhe: tenho um tubarao também e não tem o defletor superior do capô, não tem defletores das grades laterais e mesmo assim não tive problemas quanto a isto. Os problemas que tive com arrefecimento eram vazamento,bomba dagua e sensor com de temp. c/ problema...nada a ver quanto a má ventilação.
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