DÉCO escreveu:.
Veja só: quando você pisa no freio, o fluído pressurizado aciona, nas rodas dianteiras, o pistão que empurra as pastilhas contra o disco; ao tirar o pé do freio, acaba a pressão e o pistão é recolhido, é isso? Mas é aqui que não estou entendendo, pois ao retirar a pinça fora, para que tenha espaço suficiente para por as pastilhas, tenho que aplicar uma força muito grande sobre o pistão para ele se recolher. Ora, se ninguém tá pisando no freio, o que faz ele ficar duro? Vou tirar umas fotos da desmontagem e montagem e postar aqui no Fórum.
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Entendi plenamente o que vc esta dizendo sobre esta dureza, que também encontrei quando fiz este serviço no meu carro e em muitos outros que ja fiz, inclusive existem ferramentas especificas para "retornar" o pistão o suficiente para "caber" a nova pastilha, esta abaixo é uma das várias ferramentas:
Pense em um pistão (embolo) trabalhando numa camisa apenas numa area de poucos mm (pastilha desgastada), quando vc troca pela nova, o pistão passa a trabalhar em uma outra área, onde fazia MUITO TEMPO que ele nao andava, normalmente esta "nova área de trabalho" está suja, oxidada etc, DIFICULTANDO assim o deslocamento do pistão pela nova área, ou seja o "deslizar" do embolo dentro da camisa fica duro.
Se vc desmontar tudo, limpar a camisa com palha de aço (não agride a camisa, se usar lixa, vai agredir a camisa), substituir os reparos, passar fluído de freio no reparo de embolo, passar fluído de freio na camisa, e colocar o embolo de volta dentro da camisa, tudo novinho, vai observar que ele se movimenta com MUITA FACILIDADE, é lento mas não tem resistência.
Eu ja troquei pastilha somente voltando o pistão e colocando a pastilha nova FOI 2 SERVIÇOS, um para por e outro para tirar, por causa do pistão passar a trabalhar numa área que ele fazia tempo que não trabalhava, esta área estava suja e oxidada causando vazamento, HOJE nem perco tempo, já compro o reparo novo, desmonto tudo, lavo tudo, lixo com palha de aço (Bombril), monto, sangro JÁ ERA

fica legal
Se teimar em trocar pastilha sem trocar o reparo, ou o pistão vaza ou o pistão não consegue voltar, causando desgaste prematuro de pastilhas que são novas, AUMENTO ABSURDO de consumo de combustível, SUPER AQUECIMENTO do disco (algum pequeno risco de incêndio) etc...
Abaixo exemplos do estado que as vezes estão os pistões (imagina então a camisa) :
Espero ter sido claro na explicação, fiquei com vontade até de ir no desmanche do meu amigo para poder explicar em vídeo isso, desmontando alguma pinça por lá...
abraço[/quote]
Déco, essa ferramenta é interessante para fazer o pistão recolher. Realmente, o danado estava duro, mas eu consegui fazer ele recuar da seguinte forma: parafusei a pinça sem as pastilhas; nesse espaço, coloquei o cabo de uma chave de roda e lentamente fiz o pistão recuar. Vi essa dica na net.
A explicação que você deu sobre a área que o pistão deixou de se mover, devido ao desgaste das pastilhas, é algo que realmente procede. Nunca eu ia imaginar nesse fator. Então, como ainda não vou trocar as pastilhas, pois elas estão "boas", coloquei elas de volta e o freio está macio ao pisar. Os dois pares de pastilhas novas custam 18,00 [barato] e quando for trocar, vou fazer o procedimento de limpar com bombril, passar fluido, etc. Dei uma olhada nas duas rodas e as camisas dos pistões estão sem furos ou rasgos.
Todos os dias eu passo numa rua que tem uma leve descida, mas bem pouca mesmo. Com o carro parado e funcionando, se tirar o pé do freio, ele desce bem devagar. Noutra rua, com o sinaleiro fechado, que tem um declive menor ainda, tirei o pé do freio e o Monza ficou parado. Porém, observei que outros carros a minha frente estavam com as luzes de freio apagadas, o que significa que eles estavam com o pedal do freio sem pressão por parte do motorista ou seria uma grande coincidência todos tirarem o pé do freio e puxarem o freio de mão.