carburador de fusca no monza 2.0

Assuntos específicos sobre Injeção eletrônica e Carburador.
Rafaelo
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Re: carburador de fusca no monza 2.0

Mensagem não lida por Rafaelo »

se o objetivo é esse entao ele poderia deixar a mistura do carburador original mais pobre. oque é um crime diga de passagem.

se esse pessoal conhece-se um pouco de engenharia mecanica nao precisaria fazer oque fizeram. infelizmente isso nao é de conhecimento e oficinas.
pq será que ele nao aumenta a taxa de compressao? te garanto que nao faz mal algum fazendo o calculo correto e se o problema é dinheiro vai custar uns reais apenas. é so pensar um pouco que tem saida mais profissional do que esse tipo de coisa feita sem conhecimento como colocar um carburador mais estreito sacrificando potencia e torque.

alias, essa conta nao fecha, pq se o motor fica mais fraco ele fica mais gastao pq tem o peso que nao mudou... ou seja da elas por elas.

o monza carburado tem um baixo índice de eficiência termica, uma pela baixa taxa(gasolina)* e a outra parcela é pela igniçao fraca bobina asfatica. ja é sabido que a melhoria nesses 2 itens melhora o consumo e a potencia e o custo nao é alto. temos exemplos aqui mesmo nesse fórum.

monza com taxa 8.8:1 atualmente é muito baixo devido o alto nivel de alcool e que falar do monza fase 1 de apenas 8:0(eu ja tive um e nao quero ter mais) isso é terrivel., ja era baixo na epoca que lançaram, hoje esses motores nao tem o mesmo rendimento(potencia/torque). hoje temos aspirados gasolina com taxa de 10.3:1(ideal pra epoca atual) como o I30. e os VHC com alcool a quase 13:1 sao excelentes 1.0

tao simples e o pessoal complica.... uma pena.
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José Leal
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Re: carburador de fusca no monza 2.0

Mensagem não lida por José Leal »

Conversando com meu mecânico, ele disse que o Monza (Classic SE 90) que pretendia pegar fazia no máximo 7km/l na gasolina. Eu sabia que dava para melhorar a parte de ignição, mas achava que a taxa estava em um nível aceitável. Mas 8,8:1 realmente é pouco. Dá para subir facilmente para 10:1 sem azia.
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Rafaelo
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Re: carburador de fusca no monza 2.0

Mensagem não lida por Rafaelo »

8.8:1 é nada pra os padroes da epoca, ja era ruim desde lá, hoje nem se fala com esse combustivel adulterado. hoje em dia é a mesma coisa que queimar dinheiro no escapamento, o poder energético se vai pro ralo ou melhor pro escape :) . a gasolina comum de baixa tem propriedade quimica ate 13,3:1 de compressao sem problema(é claro projeto original pra isso, nao é o caso do monza)

usando o que vem no monza 10 ate 10.5:1 fica excelente sem grilar, sem esquentar, e com mais potencia e torque que antes e consumindo menos combustivel tambem.

como disse antes, o pessoal é muito leigo nessas mecanicas aqui no brasil, existe uma marca de rebaixamento permitido pelo fabricante no próprio cabeçote que muita gente acha que é enfeite, ate ja mostrei isso aqui por diversas vezes, inclusive explicando como verificar a taxa atual do motor. a fabrica estipulou -1.5mm permitidos(profundidade da marca). se rebaixar isso ja se atingi 10:1 na gasolina. e se for injetado 9.2:1(cabeçote STD) passa dos 10.5:1 facilmente.

o unico inconveniente que o cabeçote acaba sendo limitado a retifica posterior. mais com a economia que ficaria se paga um cabeçote e ainda sobra dinheiro em todo esse tempo andando.
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Re: carburador de fusca no monza 2.0

Mensagem não lida por José Leal »

Rafaelo, desculpe-me no atraso da resposta...

Então, se eu pegasse um Monza carburado (igual ao que estava pensando), colocasse os pistões do motor EFI e fatiasse o cabeçote "no tudo que dá", poderia rodar tranquilamente ainda? Mesmo sem os recursos do controle de ignição?
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Re: carburador de fusca no monza 2.0

Mensagem não lida por Rafaelo »

Jose, tudo é uma questao de calcular pra determinar uma taxa de compressao, não posso te afirmar que "tirar tudo oque tem la" é o correto, nao sabemos os valores. ta faltando informaçao pra agente calcular a taxa infelizmente não temos.

entao nao temos como saber qual seria a taxa pretendida, tu tem que ter os valores das peças primeiro, so depois calculamos e projetamos uma taxa de compressao especifica, rebaixar cabeçote discriminadamente pode dar problema. se tirar toda a marca de retifica do cabeçote pode ser muito como pode nao ser. se tu me retornar com os valores posso calcular a taxa dita ideal pra gasolina de 30% alcool atual. se por pistao injetado 9.2 + rebaixar toda a margem de segurança atingi mais que 10.5:1 oque pode começar a incomodar pra padrões de ajuste STD.


veja isso:
pistao gasolina 2.0 - 9.2:1 taxa modelo injetado(EFI,MPFI antigo,powertech 2.0 gasolina)
Imagem

pistao gasolina 2.0 - 8.8:1 taxa modelo carburado fase 2
Imagem

reparou que o pistao 2.0 gasolina injetado é menor a camara? se tu por esses pistoes no teu cabeçote original STD no motor carburado vai subir a taxa sem mexer no volume da camara do cabeçote. por isso que se precisa calcular antes de sair fatiando e trocando as peças.



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obs: hoje mesmo subi no forro e peguei umas peça do monza pra montar oque tava faltando e me deparo com o carburadorzinho simples no canto comido pelo pó kkkkkkk e lembrei do topico aqui, fui fuçar nele e lembrar do mecanismo que ja tinha bravamente deletado da cabeça, e realmente tem uma valvula desafogadora que funciona pelo vacuo tb. se tiver muito puxado o afogador a valvula corrigi a posição, e se acelerar ou melhor entrar em carga ela abre um pouco a passagem de ar progressivamente. so pra deixar claro :smt023 atirei num canto denovo pq começou a bater uma depressão e um estado de angustia, malditos tempos :lol:
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Re: carburador de fusca no monza 2.0

Mensagem não lida por edder225 »

de repente,não sei pois não sou especialista nos motores GM,se quer economizar então adapte o carburador do monza 1.6.o bura 1.8 e 2.0 não sei se tem diferença,então deixo a duvida para os colegas responderem...
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Re: carburador de fusca no monza 2.0

Mensagem não lida por Rafaelo »

edder225 escreveu:de repente,não sei pois não sou especialista nos motores GM,se quer economizar então adapte o carburador do monza 1.6.o bura 1.8 e 2.0 não sei se tem diferença,então deixo a duvida para os colegas responderem...
edder vai trocar 6 por seis. o problema esta na deficiência volumétrica. se colocar o solex simples de 35mm no 2.0 seria o mesmo que andar com apenas 1 estagio no 2E o motor ficaria fraco, e pra min isso é um tipo de crime. tirar potencia em prol de economia nao é negocio, que acaba-se acelerando mais pra compensar a perda de potencia :wink:

existem 3 maneiras de manter economia sem tirar o carburador do motor. na ordem de custo
1° aumento de taxa(aumento eficiencia termica)
2° aumento potencia centelha(aumento eficiencia termica)
3° troca cabeçote por um de alta eficiência como o fase 3 roletado.(aumento eficiência volumétrica)

se juntar as 3 seria o melhor.

todos os 3 casos aqui no forum tem exemplos positivo pra economia e potencia melhor oque vinha da fabrica.
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Re: carburador de fusca no monza 2.0

Mensagem não lida por edder225 »

Neste caso vc não lucraria mais colocando o carburador do monza 1.6,do que tentar adaptar um de wolks?Não sei se é viável no modelo 2.0,se não for talvez possa usar o bura do 1.8(não sei se há diferença para o bura do 2.0)sei que há adaptadores de coletor onde vc coloca um carburador simples em um coletor de entrada dupla...
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