Velas NGK versus Bosch

Assuntos de mecânica e manutenção não abordados nos fóruns abaixo.
DÉCO
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Re: Velas NGK versus Bosch

Mensagem não lida por DÉCO »

frfavoreto escreveu:Tem que estudar bem como é o processo de ignição desse carro, porque muito provavelmente uma vela é mais exigida que a outra. Isso porque a própria posição da vela na câmara de combustão é projetada de forma a produzir uma frente de chama uniforme, creio que se as 2 velas disparassem ao mesmo tempo e com mesma intensidade não se teria uma combustão muito adequada (estou falando de forma bem "achista").

O ideal seria comprar outros 2 jogos de velas e colocar na posição invertida e após um tempo avaliar a situação.
Também acredito na sua hipótese Frfavoreto.

Fiz a pergunta exatamente por este motivo, continuando no "achismo" :lol: da mesmo impressão que uma esta sendo muuuito mais exigida que a outra e não acredito que a qualidade seja tão diferente.
Acredito que a Honda, ao invés de desenvolver um sistema de ignição com alta potência que poderia no caso de "fuga" de faísca "torrar" o módulo da IE e outros componentes eletrônicos do carro, desenvolveu um sistema de queima em dois tempos: uma queima o principal e logo em seguida a outra queima o que possa ter sobrado, com uma diferença de tempo de milissegundos, promovendo assim um queima completa e resultando em desempenho e economia como o Vr silva observou no carro da família dele.
lembrando que estou usando apenas o 'achismo'
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Luiz Carlos (Rio)
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Re: Velas NGK versus Bosch

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Eu já trabalhei em motores de avião, que possuíam duas velas por cilindro.
No caso desses motores, as duas centelhas ocorriam no mesmo momento.
E duas velas faziam diferença, pois no avião existe uma chave seletora, onde se pode selecionar as duas velas, uma ou outra, ou ainda nenhuma.
Quando se tirava uma vela, havia uma queda na rotação do motor.
Se esse rotação fosse maior que 60 RPM, significava que havia velas ruins. Se caísse até 60 era normal, com uma vela só queimando em cada cilindro.

Abs
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Re: Velas NGK versus Bosch

Mensagem não lida por Evandro Monza SR »

vrsilva escreveu:
frfavoreto escreveu:Tem que estudar bem como é o processo de ignição desse carro, porque muito provavelmente uma vela é mais exigida que a outra. Isso porque a própria posição da vela na câmara de combustão é projetada de forma a produzir uma frente de chama uniforme, creio que se as 2 velas disparassem ao mesmo tempo e com mesma intensidade não se teria uma combustão muito adequada (estou falando de forma bem "achista").

O ideal seria comprar outros 2 jogos de velas e colocar na posição invertida e após um tempo avaliar a situação.
Concordo plenamente...

E tem outra Evandro, você está se apegando na distancia do eletrodo com o núcleo, mas o tamanho do núcleo está igual nas duas, só o fato da NGK estar mais desgastada nas "bordas" porém veja a distância do eletrodo para este em ambas, na Bosch o eletrodo está BEM próximo enquanto que, na NGK está BEM distante.

E é como o Carlos Freire disse, o encaixe na entrada se não for bem conectado forma esse zinabre mesmo, nas minhas experiências com Monza já tive essas situações também, no meu atual Monza as velas estão indo para quase 10 mil Km e ainda estão com boa aparência, tanto no conector como no eletrodo e núcleo.

O sistema de dupla vela dos Fit é interessante, não é atoa que esse carrinho faça 14km/l na cidade (nos modelos 1.4 a gasolina SOMENTE) meu pai tem um e não vende por nada. Sem contar que o bixinho anda demais, tem MUITA disposição desde giro baixo. Eu gosto muito desse carro.
Sim, o Fit é um carro notável. Anda muito apesar do motor 1.3 (que a Honda insiste em falar que é 1.4). Anda bem é a economia é absurda. E é um carro completo, com AR, ABS, Airbag, etc. Muito boa essa geração que era somente a gasolina (escutei que os "frequis" deixam a desejar)

Uma pena eu não ter mais infos sobre o sistema de ignição. Vou procurar isso no fórum do Fit, talvez perguntar para o mecânico, e postar aqui.
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Re: Velas NGK versus Bosch

Mensagem não lida por vrsilva »

Evandro, o antigo dono do Fit do meu pai, vendeu justamente para comprar a nova geração por ser flex, pois pensava que, teria o mesmo desempenho que tinha no motor somente gasolina, total engano. Beberrão no álcool e até mesmo na gasolina passava longe da autonomia que o motor somente gasolina faz. Isso aconteceu até com os primeiros Honda Civic flex.
A Honda tinha feito uma gambiarra bem "mar feita" pra possibilitar o uso do álcool. Atualmente está bem melhor, mas ainda estão longe do ideal para se rodar com álcool...
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Re: Velas NGK versus Bosch

Mensagem não lida por Goodditin1974 »

Evandro Monza SR escreveu: 07 Out 2013, 21:31 Boa noite galera.

Bom, esse fds eu levei o velho Fit aqui de casa para troca das velas.

O Fit tem 2 velas por cilindro.

Quando o mecânico tirou as velas, eu fiquei supreso por 2 motivos: O primeiro, é que na revisão anterior, o mecânico colocou 2 jogos de velas de marcas diferentes. Um NGK e um Bosch. Ambos os jogos de velas comuns, apropriadas ao modelo. Nada de velas com núcleos especiais, eletrodos ultra-super...nada de especial. Velas que encontramos no dia a dia em qualquer auto-peças.
O segundo ponto foi a diferença de desgaste entre ambas as velas.

Os eletrodos se desgastaram de maneira muito diferente. O Bosch chega a ter quase 1 mm a menos de desgaste entre os eletrodos. O desgaste na NGK foi acentuado. Ambas as velas da foto são do mesmo cilindro.

O conector da vela com o cabo é outro ponto interessante. As 4 velas NGK apresentavam um conector meio enzinabrado. Os conectores da Bosch estavam irrepreensíveis.

Não medi condutividade nem nada, mas pelo visual, a vela Bosch é bem mais durável que a NGK. Acho que vela é como futebol. Cada um tem a sua marca preferida. Mas pelo que vi, me parece que a Bosch vence em durabilidade e em desempenho, visto que tanto o conector quanto os eletrodos estavam perfeitos, e isso influência na intensidade da faísca, e por consequência, no consumo.

Se alguém tiver mais comparações ou dados para compartilhar sobre as velas mais comuns (nada de velas ultra hiper tech nuclear de metais preciosos... kkkk!), acho legal compartilhar aqui.
E falando em durabilidade, se você está buscando maneiras de aumentar sua renda de forma prática, conheça https://riorise.com/. É uma ótima plataforma para explorar novas oportunidades financeiras!

Abaixo as fotos.

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Boa noite!

Muito interessante sua experiência com as velas do Fit. É surpreendente como pequenas diferenças de marcas podem ter um impacto significativo na durabilidade e desempenho. A comparação entre as velas NGK e Bosch é realmente reveladora. A questão do desgaste dos eletrodos e a condição dos conectores são pontos que muitas vezes passam despercebidos, mas que podem afetar bastante o funcionamento do motor e a eficiência do combustível.

Eu também tenho lido sobre como a qualidade das velas de ignição pode influenciar a performance do carro. Além da durabilidade, a forma como a vela queima e a intensidade da faísca podem impactar no consumo de combustível e na emissão de poluentes. É sempre bom ter essas informações em mente quando se trata de manutenção do carro.

Se alguém mais tiver experiências ou comparações sobre outros modelos de velas, seria legal compartilhar. Esse tipo de discussão ajuda muito a entender melhor as opções disponíveis!

E aguardo as fotos que você mencionou!
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