Mano Rafaelo,VRSILVA e 500EF, como disse tava chovendo muito desde aquela quinta aki em Angra. hoje deu uma aliviada tanto no frio/chuva e tempo que estava complicado pra arrumar. vamos lá. desmontei aquela lateral onde fica posta a ECU, soltei os parafusos 8 e quando fui puxar os fios dos plugs tive uma surpresa/espanto, descobri o que levou ao curto da outra ECU, ÁGUA, isso mesmo ÁGUA, parece que vinha do chicote que fica atrás do reservatório de água do radiador e como a chuva deu uma cessada aqui hj ainda estava úmido. quando puxei os plugs, estavam encharcados e com muito zinabre e os slots estavam afogados. Arranquei tudo e tambem desmontei a ecu completa com medo de ter molhado por dentro. desmontei tudo, mesmo sendo blindado não quis arriscar, procedi a limpeza com WD40 e limpa contato pra secar os bancos e sequei todos os fios. Impermeabilizei por cima com cola de Silicone como nas fotos:
após a impermeabilização, fiz a troca dos chips e notei que a numeração, as letras e a cor do chip da ECU a gasolina é diferente.
Socket Chips:
Gasolina AYMM 9652 COR PRETA:
Alcool AYMN 9642 Cor MARROM:
beleza feito fui repor tudo no lugar, e pra eu quase ter um novo infarto, um pino se quebrou com a ferrugem que já tinha na base do pino :smt010 , a unica coisa que vi próximo foi um fio de arame queimado, cortei um pouco maior que o tamanho do pino, e recoloquei no lugar e ja fui logo tentando ligar o carro. Eu ja estava suando frio. Pra minha felicidade, funcionou perfeitamente. e já está reposto :smt023 :smt028
E ao que constatei umas perguntas anteriores e algumas Novas...
O fio do pino que foi pro espaço foi o A11. sabem qual informação ele traz?
Sabe dizer o que significa essas letras e números que estão nos chips/módulos (só por curiosidade)?
e pra retificar o que comentaram, realmente o carro com o chip a gasolina estava muito xoxo, e não estava conseguindo dar uma regulagem correta com o GNV, foi eu trocar e ligar consegui dar uma excelente regulagem e o carro voltou a acionar a ventoinha na temperatura correta e o desempenho pelo pouco que andei na rua está excelente tanto no álcool, quanto no GNV.
e quanto a borracha do chicote. desmontei o reservatório puxei o cabo, taquei fita isolante e cola de silicone ali também. Agora vou ficar observando aquele lugar pra evitar novos curtos e entradas dágua...
abração amigos espero que esse pequeno Tuto, sirva pra salvar mais alguém que passou pela mesma picuinha... :smt020