Projeto Cabeçote Roletado (N20XF) + MS1 no monza carburado

Assuntos relacionados à performance, conversão para álcool, etc.
Rafaelo
MODERADOR
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: alguem tem informaçoes sobre esse motor GM?

Mensagem não lida por Rafaelo »

LeandroConstantino escreveu:Sim o investimento eh bem alto, sai mais barato monta um motor flex com cabeçote roletado, o bom desses motores eh que eles já partem de 140cv neh, com uma pequena preparação já fica muito melhor, não sei mais acho que vou pesquisa mais sobre e fazer um projeto a longo prazo nesse sentido.
sem contar que é 2X pra dar problema, é 2X gasto, é 2X mais pesado pra ser acionado, nao vale apena 16V pessoal. torque é la em cima a 4200 rpm tirando o projeto urbano de cena, potencia vem em espichar, sei la tem que gostar... é bom pra pista, passeio ja nao acho. se fosse um 16V roletado V.V.T ae a coisa seria diferente. mais sendo 16V GM antigao danao...

por isso pra mim e pra muitos a coqueluche do momento é o cabeçote N20XF 8V roletado. ele ja vem preparado de fabrica como mostrei em um dos meus topicos. tem um CFM maior que os 8V convencional.tem mais taxa.tem melhor escoamento nas sedes das valvulas.tem guias mais curtas. aceita mais giro. menos ruido. mais durabilidade das peças. em fim so coisa boa.

nao precisa fazer preparaçao em cima do N20XF, ele ja vem "preparado" de fabrica otimizado como queiram. so na troca do cabeçote ja vai sentir a diferença. exemplos é o que nao faltam pra falar isso. agora, se quiser taxar mais, polir dutos, mpfi digital prog, cop ignition,4X1 basico ou avançado. ae sim, isso se chama melhoria de eficiencia, se mantem o mesmo comando porem com mais eficiencia. é como meu motor original N20XF e todo o sistema configurado originalmente, ja pego facil facil 160 a 170cv sem muito esforço com oque tenho aqui. se joga um podium a 11.5:1 e socar avanço entao nem se fala :)

por isso acho desnecessario um cabeçote 16V.

Leandro, tem que lembrar que sao 140cv com 2 catalizadores e 2 silenciadores... removendo tudo isso passa dos 155cv sem fazer nada no motor. isso em uma ECU flex, imagina algo otimizado pra monocombustivel hehehehe. tem muito potencial esse cabeçote :smt023
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
LeandroConstantino
Membro SL/E (Ní­vel 3)
Modelo: - SELECIONE --------

Mensagem não lida por LeandroConstantino »

Rafaelo e se eu colocar um cabecote N20XF com uma IE prog e um MPFI? Lembrando que fiz meu motor tem menos de um mes e coloquei pistao alcool nele, meu motor estava todo STD e ele ta carburado ainda e queria planeja um projeto a longo prazo sera que add a parte de cima (cabecote roletado IE prog e MPFI isso tudo no alcool) sera que fica bom? Daria pra fazer?
Rafaelo
MODERADOR

claro que pode fazer. por isso que te falei, colocar 16V é so encomodaçao. vai precisar tirar pistao pra fazer cava. dae ja era toda a referencia do motor lacradinho. correia é caro. tensionador é unicornio de 2 chifres. coletor de escape teria que comprar um especial pra 16V. é so encomodaçao pra um motor que precisa espichar pra acordar.

colocando um N20XF é o 8V familia 2 de sempre, nao precisa trocar escape, nao precisa tensionador 16V, correia é mato, peças baratas mesmo sendo fase 3. so alegria. e vai gerar mais potencia que o 16V originalmente falando. e com muito torque 20kg em meros 2500 rpm... de base.

se tu esta com alcool 12:1 com esse cabeçote vai subir pra 12.2:1 STD oque ficaria bem legal no alcool, ou na gasolina podium entao hehehe vira um trator e potencia nem se fala.

----------
edit: peça versao teste nao oficial v1.0

*instalaçao da parte de cima N20XF no monza.
eu fabrico peças de aplicaçao original pra instalar o N20XF no monza sem adaptaçao. tem um custo atras disso, mais a qualidade é a mesma de um peça GM - peças feita em CNC,pinturas especiais alta resistencia,acabamento refinado,estudos de simulaçao, etc. segue os principios da engenharia mecanica. ou tu pode adaptar... ae é contigo. forneço as peças de instalação plug and play pronta pro uso, é so instalar e usar faz em casa mesmo, nao precisa de mecanico algum. (suporte do cabo do acelerador monza MPFI).

peça original desenvolvido por mim de aplicaçao original pra motores N20XF em monzas: suporte cabo do acelerador
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

forneço essa peça, caso alguem queira so entrar em contato comigo. :smt023

sim, pode fazer isso que tu tem em mente, desde que tenha um ECU prog de aplicação original como é o caso das MegaSquirt,outras IE prog podem nao servir.... so tem que escolher o modelo correto pra a aplicaçao. porem tem uma coisa, vai precisar fazer o sistema de acionamento do distribuidor. como teu motor nao usa sensor fonico pra captar a rotaçao e depende do distribuidor terá que fazer isso. isso em formato de adaptaçao que fique claro. "modificar o comando original"

outra opçao seria: ainda estou estudando o desenvolvimento de uma peça plug and play pra isso(sem adaptaçoes). a pessoa so compraria a peça e instalaria originalmente sem precisar adaptar,sair correndo atras de mecanico, nada disso. em breve termino o estudo dessa peça. seria a 2° peça do kit de instalação N20XF(parte de cima) em monzas.
LeandroConstantino
Membro SL/E (Ní­vel 3)

Mensagem não lida por LeandroConstantino »

Rafaelo, duvidas. No caso eu colocando o cabeçote N20XF poderia usa a gaiolinha do Monza mesmo com o comando roletado eh isso? Ai só teria que fazer a cava no comando para o distribuidor? O melhor coletor MPFI eh o de plastico ou metal? o cabo de acelerador eh Monza ou Vectra (MPFI)?
Rafaelo
MODERADOR

pode sim, ja vimos como é o sistema de lubrificaçao do motor pode colocar sem adaptar. so instalar.

entao, a cava é a parte de adaptação, como te falei posso fazer a peça que evita isso, evita tu ir ate uma retifica e achar alguem que o faça. com a peça é so instalar. mais é uma saida porem bem mais cara que comprar a peça. sim, nao escapa disso.

sem sombra de duvidas o de plastico, uma hora abro um topico tecnico pra ele.

nao nao. monza MPFI mesmo. a peça(suporte cabo acelerador) foi projetada pra ser usada o cabo mpfi monza sem adaptaçao.
rafael_club
Membro Classic SE (Ní­vel 8)

Mensagem não lida por rafael_club »

rafaelo to com aquele projeto seu guardado kk pra quando eu pegar uma grana eu fazer,mais vo te contar ja tenho até vontade de comprar um cabecote roletado de tanto escutar a galera falar bem mais ae meu comando vai pro saco nem vo poder usar. :smt010
500EF
MODERADOR
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Ano: 1990

Mensagem não lida por 500EF »

LeandroConstantino escreveu:Ai eu vi esse motor do vectra B X20XEV que segundo as pesquisa que fiz ele eh do vectra cd 2.0 16v.

Minha duvida cabe no monza? Qual seria os pontos positivos e negativos ele?
Vamos partir do final.

Qual o seu objetivo? E quanto pretende disponibilizar de grana?

Se responder que quer 200cv aspirado, o projeto é um.

Se disser que quer 150cv aspirado, dá para seguir por outro caminho mais curto (e mais barato).

Se a intenção for mais do que isso, aí é melhor turbinar o seu motor mesmo.
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Rafaelo
MODERADOR

rafael_club escreveu:rafaelo to com aquele projeto seu guardado kk pra quando eu pegar uma grana eu fazer,mais vo te contar ja tenho até vontade de comprar um cabecote roletado de tanto escutar a galera falar bem mais ae meu comando vai pro saco nem vo poder usar. :smt010
se tu quer colocar o sistema rolete no EFI, é simples,baixo custo. so precisa utilizar a peça de acoplagem do distribuidor. essa como falei ainda ta em estudo tecnico e economico. vou fazer uma de teste e se der tudo certo eu comercializo ela, dae escaparia de qualquer adaptaçao.

agora se a ideia for passar pra MPFI digital ae a coisa muda. boa parte tu ja sabe oque precisa.

mais tu nao queria usar teu sistema convencional com comando de maior duraçao nao?
Responder