Tanque Amassado

Assuntos de mecânica e manutenção não abordados nos fóruns abaixo.
Rafaelo
MODERADOR
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Tanque Amassado

Mensagem não lida por Rafaelo »

existem 2 tipos de repuxadeira de lataria, uma a frio e outra a quente. a frio usa cola quente e tem pouco poder de retração é mais indicado pra grandes ares e planas, a quente usa fusao de pinos e serve pra qualquer amassado, inclusive os arredondados pequenos onde precisa muita energia pra repuxar.

tu tem que ir ate uma funilaria com o tanque em maos e explicar oque tu quer, so nao esqueçam de encher com agua, o calor pode explodir o tanque, depois é so usar ar comprimido pra tirar a agua e logo encher de combustivel que nao vai estrar nada.

pra tirar é simples, retire todo o combustivel, pode usar a propria bomba efi ligada e desconectada da TBI e ligada a uma bombona. esvazia rapido.
depois remover todas as mangueiras e fiaçao, e por ultimo remover as cintas em baixo é tudo muito auto instrutivo, so precisa que ele esteja em livre acesso pra descer o tanque sem atrapalhar. uma rampa, elevador, cavaletes é o suficiente.

em casa vai suar muito, ainda mais agora que agente ta nos 40 e poucos graus, ta um verdadeiro infernos nossos estados RS e RJ rsrsrs, tenta achar uma rampa que tu possa se meter em baixo e conseguir descer ele.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
rafamts
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GL
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Mensagem não lida por rafamts »

Valeu Rafaelo, ótima informação. Realmente aqui no RJ o calor tá de rachar ( literalmente). Mas em breve resolvo essa questão do tanque.

Grande abraço,
Rafael
coy
Modelo: Monza Club
Combustível:: GNV

Mensagem não lida por coy »

Fiquei com uma duvida, apos desamassar nao vai soltar tinta iternamente fasendo o tanque enferrujar em alguns anos?
Qual seria a forma de se evitar isto?
http://www.monzeiros.com/forum/viewtopic.php?t=28526
MARCONI ALBERT
Rafaelo
MODERADOR

dentro nao tem tinta Marconi, nem banho quimico tem, pq se tivesse o combustivel dilui ele. ou a tinta amolece. o meu 82 o tanque esta com pontos de ferrugem la dentro, porem é so superficial, o ideial era banhar ele de niquel, mais isso custaria um monza novo hehehehe. zinco a gasolina dilui dae nao funciona. ja o niquel nao... mais é carissimo esse banho.

o certo nem agua é usar, o certo é usar gas inerte com o argonio ou helio, sao gases protetores de atmosfera, ela remove o ar dentro e nao enferruja no momento da pulsao do pino. mais como tu vai explicar pra um funileiro isso? aqui no brasil? os cara nem sabe e nem querem saber, ja vai ser dureza achar um cara que desempene ele na repuxadeira, imagina fazer uma atmosfera dentro desse tanque rsrsrsrs.

o pessoal usa atmosfera de proteçao interna pra tubulaçao pra soldar TIG,MIG,MAG pra nao furar ou contaminar. ate CO² daria.... problema é achar a pessoa certa.
coy
Modelo: Monza Club
Combustível:: GNV

Mensagem não lida por coy »

Valeu Rafaelo, eu pensava que tinha alguma tina especial ou tratamento.
http://www.monzeiros.com/forum/viewtopic.php?t=28526
MARCONI ALBERT
rafamts

Eu sou desconfiado de mecânico e lanterneiro. Talvez seja o ciúme que tenho pelo meu carro ou mesmo o desgosto já sofrido com certos profissionais. Ultimamente estava comprando algumas ferramentas para uso pessoal com o intuito de eu mesmo realizar as manutenções no meu carro. Por falar nisso, andei vendo o preço da repuxadeira elétrica ( bem caro por sinal ).

Rafaelo, para usar essa repuxadeira tem que ter alguma capacitação prévia? O seu uso é complicado para um amador? Não vi modelos 110V.

Abraço,
Rafael
Rafaelo
MODERADOR

existe um minimo de conhecimento da area de estamparia, como por exemplo identificar onde serao colocados os pinos pra repuxar. tambem é preciso saber aquecer a chapa pra nao estourar os pino quando começar a repuxar no martelo dinamico. tambem precisa saber configurar a maquina pra fundir os pino de acordo com a espessura do material, senao fizer corretamente acaba furando a peça, piorando a situação, senao fundir certo vai quebrar o pino. essas coisa... nada que uma boa estudada no equipamento e alguns conhecimento nao resolvam

eu tb nao confio em ninguem, so confio em mim mesmo. nao deixo ninguem fazer nada no meu monza e tambem nao tem pq eu 3° serviço, todos os tipos de serviço e trabalhos eu posso fazer, ate industrialmente falando. é muito comum o pessoal se profissionalizar por conta propria. e quer saber? acho o mais certo. se esse pessoal nao sabe nem identificar uma coisa, nem trabalhar deveriam.

existe uma outra tecnica usando solda TIG e pregos, faz a mesma funçao de uma spotter.

ah precisa do martelo dinamico pra repuxar os pinos.
rafamts

Desculpem a qualidade das fotos. Não consegui fazer melhor.

O amassado no tanque é bem nessa parte mais escura. Deu uma ´´vincada`` :oops:

Imagem

Silencioso com 6 meses Mastra. Quer raiva de mim mesmo :smt021

Imagem

Imagem

Será que posso ter problemas quanto a esse amassado no silencioso intermediário? Para desamassar vai ter que usar a repuxadeira também, né?

Tudo isso aconteceu porque fui ´´inaugurar`` um portão de garagem que coloquei no meu terreno. Só que o solo está fofo e o carro patinou para sair. E o bobão aqui ficou forçando e o carro deu uma bela raspada naquele ferro que fica chumbado no chão para fixar o portão e que, por sinal, estava com uma ´´tonelada`` de massa. O monzão arrancou massa e ferro. Que lambança!!!!!!!!

Abraço,
Rafael
Responder