Isolar ar cond para melhor rendimento
-
- MODERADOR
- Mensagens: 10170
- Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
- Cidade: serra gaúcha
- Estado: Rio Grande do Sul-RS
- Modelo: Monza Hatch
- Motor: 2.0
- Ano: 1982
- Combustível:: Etanol
- Injeção: MPFi
Re: Isolar ar cond para melhor rendimento
verdade, com o passar do tempo o pessoal arranca pq cai. no vectra hatch tambem tem aluminio mais é inteira sem corte, as ponta sao prensadas dae nao tem como escapar. é onde passa pelo radiador.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
- Carlos A. Freire
- MODERADOR
- Mensagens: 17883
- Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
- Cidade: SAO PAULO
- Estado: São Paulo-SP
- Modelo: Monza GLS
- Motor: 2.0
- Ano: 1996
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: EFi
Re: Isolar ar cond para melhor rendimento
Rafaelo escreveu:verdade, com o passar do tempo o pessoal arranca pq cai. no vectra hatch tambem tem aluminio mais é inteira sem corte, as ponta sao prensadas dae nao tem como escapar. é onde passa pelo radiador.
No meu Monza é assim. Prensadas nas pontas e inteira.
Abs,
Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
São Paulo-SP
- frfavoreto
- Membro GLS (Nível 6)
- Mensagens: 572
- Registrado em: 01 Ago 2011, 13:32
- Cidade:
- Estado: - SELECIONE --------
- Modelo: - SELECIONE --------
Re: Isolar ar cond para melhor rendimento
Boa dica Carlos, não tinha pensado nesse detalhe da capa de aspiração do ar. Pior que mesmo usando a opção de recirculação do ar interno este passa obrigatoriamente por essa capa do mesmo jeito, absorvendo calor do motor. Vou pensar numa forma de isolar essa parte também.
Um detalhe para essa isolação original (metálica) da mangueira que passa por cima do radiador é que se ela se despedaçar a vibração do motor faz com que ela corte esta mangueira. No meu ela chegou a comer a mangueira num ponto logo acima do radiador, mais um pouco e ela teria causado um rasgo e vazado o gás refrigerante.
Pergunta sobre a capa da aspiração de ar do AC: poderiam me ajudar dizendo quantos parafusos tenho que remover para retirar essa capa e fazer uma limpeza interna? Só deu pra ver 2 deles, um perto do motor do ventilador e outro mais próximo do meio do carro. Como eu duvido que alguém tenha feito essa limpeza anteriormente no meu carro, pretento fazê-la.
Um detalhe para essa isolação original (metálica) da mangueira que passa por cima do radiador é que se ela se despedaçar a vibração do motor faz com que ela corte esta mangueira. No meu ela chegou a comer a mangueira num ponto logo acima do radiador, mais um pouco e ela teria causado um rasgo e vazado o gás refrigerante.
Pergunta sobre a capa da aspiração de ar do AC: poderiam me ajudar dizendo quantos parafusos tenho que remover para retirar essa capa e fazer uma limpeza interna? Só deu pra ver 2 deles, um perto do motor do ventilador e outro mais próximo do meio do carro. Como eu duvido que alguém tenha feito essa limpeza anteriormente no meu carro, pretento fazê-la.
Kadett Sport 2.0 EFI 96 completo
A peça mais difícil de se encontrar é um bom mecânico
A peça mais difícil de se encontrar é um bom mecânico
-
- Membro GL (Nível 2)
- Mensagens: 110
- Registrado em: 13 Jan 2012, 21:26
- Cidade: Iconha
- Estado: Espírito Santo-ES
- Modelo: Monza GLS
- Motor: 2.0
- Ano: 1995
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: EFi
Re: Isolar ar cond para melhor rendimento
No caso dessa espuma isolante não seria necessário a outra sanfonada de aluminio cobrindo ela. Digo isto pois por ser uma espuma ela poderia pegar fogo caso ela se soutasse e entrasse em contato com alguma parte quente do motor, já que a tubulação do ar passa muito próximo do coletor do escapamento.frfavoreto escreveu:Isolei a tubulação fria e percebi uma melhora. Se observarem vão perceber que a ventoinha do radiador sopra ar quente diretamente nessa tubulação fria o tempo todo, daí a necessidade de se isolar termicamente para ter um rendimento melhor.
Usei apenas 2 metros de espuma isolante, a mesma usada em AC residenciais onde o compressor é externo. Custou-me R$1,50 numa loja especializada e deu para isolar desde o compressor até a entrada da caixa evaporadora, na parede corta-fogo.
Poucos tem o que muitos desejam
Fotos do meu monza atualizadas
https://plus.google.com/photos/10803417 ... 1051764849
Fotos do meu monza atualizadas
https://plus.google.com/photos/10803417 ... 1051764849
-
- Membro SL/E (Nível 3)
- Mensagens: 204
- Registrado em: 04 Out 2007, 07:42
- Cidade:
- Estado: - SELECIONE --------
- Modelo: - SELECIONE --------
Re: Isolar ar cond para melhor rendimento
bom, no outro monza que eu tinha, a espuma derreteu mas não chegou a pegar fogo. (na parte entre o coletor e o radiador)
coloquei o termômetro dentro da saida do ar do lado do motorista e como a temperatura e umidade no Rj tem variado mto, fica meio difícil um estudo preciso, já que tenho pouco tempo disponível. (trabalho com um Bongo da Kia). Hj vou comprar o material, instalo e tiro mais fotos.
Ontem qnd peguei o carro (que estava no sol) marcava em torno de 34°c.
Estava no Rio Comprido (entre zn e centro do rj) e fui pro Valqueire (zo) com transito bem leve, sem isolamento ainda e mantendo 70/h. O mais frio que chegou (dentro da tubulação) foi 12.8°c. Qnd parava no sinal, a temperatura aumentava RAPIDO pra 14° e ia subindo gradualmente até 19 e pouco. A noite choveu
coloquei o termômetro dentro da saida do ar do lado do motorista e como a temperatura e umidade no Rj tem variado mto, fica meio difícil um estudo preciso, já que tenho pouco tempo disponível. (trabalho com um Bongo da Kia). Hj vou comprar o material, instalo e tiro mais fotos.
Ontem qnd peguei o carro (que estava no sol) marcava em torno de 34°c.
Estava no Rio Comprido (entre zn e centro do rj) e fui pro Valqueire (zo) com transito bem leve, sem isolamento ainda e mantendo 70/h. O mais frio que chegou (dentro da tubulação) foi 12.8°c. Qnd parava no sinal, a temperatura aumentava RAPIDO pra 14° e ia subindo gradualmente até 19 e pouco. A noite choveu
93' SL/E completo
2.0 Gas.
2.0 Gas.
-
- Membro SL/E (Nível 3)
- Mensagens: 204
- Registrado em: 04 Out 2007, 07:42
- Cidade:
- Estado: - SELECIONE --------
- Modelo: - SELECIONE --------
Re: Isolar ar cond para melhor rendimento
bastante e com a água batendo no condensador gelou bem mais. 6.2°c hehehehehe
93' SL/E completo
2.0 Gas.
2.0 Gas.
-
- Membro GL (Nível 2)
- Mensagens: 143
- Registrado em: 13 Jun 2012, 19:28
- Cidade:
- Estado: - SELECIONE --------
- Modelo: - SELECIONE --------
Re: Isolar ar cond para melhor rendimento
Leonarjoe, seu amigo trabalhou na Nestlé? Eu trabalho na Nesté Chocolates em Caçapava, na área de Refrigeração.Leonarjoe 2.0 escreveu:Bom galera, vi uns topicos sobre melhorar o rendimento do ar condicionado do carro colocando uma segunda ventoinha e tal, mas não vi nada sobre isolar as tubulações tanto de baixa (fria) qnt de alta pressão (quente).
Com o carro parado principalmente, as tubulações ganham calor irradiado pelo motor, principalmente a mangueira que sai do compressor (que passa entre o radiador e o coletor de descarga) e o filtro secador (que recebe direto o vento quente da ventuinha e o calor irradiado da mangueira que está logo abaixo dele).
Um amigo meu que trabalhou na Nestlé aqui do Rj me deu um termômetro e eu inclusive queria fazer o teste de temp do ar no cofre do motor com o capu fechado parado e andando e com a parte de tras do capu levantado nas mesmas condições, só que o termômetro só marca até +50°c.
conforme for fzndo vou postando

Apenas no isolamento da tubulação o a/c irá ganhar muito em rendimento pela alta temperatura que é naquela região em que passa a tubulação, porém algo que eu não consigo dizer com certeza pois não tenho detalhes de fábrica do sistema de a/c do monza, mas caso o isolamento vir de fábrica e por algum motivo não está ali, tudo bem, mas caso não tiver isolamento de fábrica, eu não aconselho isolar, pois a a/c pode ser ajsutado para trabalhar sem o isolamento, no qual, isolado, em temperaturas ambiente mais baixas, com o a/c ligado, pode acontecer de retornar líquido para o compressor, pois existe o acumualdor que retem o líquido, porém dependendo da quantidade de líquido, pode sim acabar chegando ao compressor.
Abçs
- frfavoreto
- Membro GLS (Nível 6)
- Mensagens: 572
- Registrado em: 01 Ago 2011, 13:32
- Cidade:
- Estado: - SELECIONE --------
- Modelo: - SELECIONE --------
Re: Isolar ar cond para melhor rendimento
Depois de ler este seu comentário fui dar uma olhada no carro e aconteceu exatamente isto, a espuma que ficou logo a frente do coletor de escape se derreteu! Porém não há risco de incêndio porque esta espuma é anti-chama.enildo passos jr escreveu: No caso dessa espuma isolante não seria necessário a outra sanfonada de aluminio cobrindo ela. Digo isto pois por ser uma espuma ela poderia pegar fogo caso ela se soutasse e entrasse em contato com alguma parte quente do motor, já que a tubulação do ar passa muito próximo do coletor do escapamento.
Kadett Sport 2.0 EFI 96 completo
A peça mais difícil de se encontrar é um bom mecânico
A peça mais difícil de se encontrar é um bom mecânico